Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. skina

    Infelizmente os economistas ainda não entenderam que uma economia sem o estado como motor, é imposível de um crescimento sustentável, porque o capitalismo econômico é insustentável sem a intervenção do estado, porque é o unico que pode equilibrar as diferenças que o capitalismo gera em suas sociedades, somente com a intervenção do estado na economia e a regulação das instituições financeiras podem impulsionar a economia.

    Responda
  2. Leandro Gomes

    A Europa e os EUA estão em decadência, então tempos o sujo falando do mal-lavado. Os dois precisam de mexer ou vão à bancarrota. De vez em quando os líderes precisam agir.

    Responda
  3. Meunome (não trenho)

    Aqui no Brasil já enfrentamos inflação por décadas, graças a Deus nossa inflação é controlada. Nosso Sistema Financeiro vem sendo moldado e aperfeiçoado a esse estágio, tão forte que foi capaz de sobreviver a uma inflação de quase 100% a.m., nosso Banco Central é dirigido por um comitê, tendo à frente um técnico e não um político. No setor fiscal estamos aperfeiçoando e buscando uma sintonia com as ações do próprio BC. Alguns aperfeiçoamentos a serem feitos, sim...ninguém é perfeito.

    Responda
  4. Meunome (não trenho)

    Aquí no Brasil nós passamos por muitas etapas.Não desmereço nenhum dos governos e entendo que o aprendizado é:Somos uma nação, única e integrada, com uma cultura mistificada (herdada de muitos povos) e laica e portanto com espaço para todos os pensamentos e idéias.Aprendemos a preservar o interesse público porque só assim teremos o apoio do povo.Somos capazes de compreender os percalços e enfrentamos todos com atitudes firmes, mas pacíficas.Nosso território e clima favoreceram nossas conquis

    Responda
  5. Weimar Figueiredo

    Falsear a realidade é rotina em política, não deveria ser, mas é. Agora, do analista espera-se q assim não seja. Krugman vem sendo, cada dia mais abertamente, como seu jornal, o New York Times, mero porta-vez de uma elite do Partido Democrata. Os muito ricos do Leste e da Califórnia, o adoram. Tb o adoram todos os brasileiros q não têm acesso a outras fontes de informação dos EUA.

    Responda
    1. Weimar Figueiredo

      Entenda-se: o gajo é porta-voz, não porta-vez

  6. marinas

    O pior pesadelo não é esperar ouvir um discurso político no Brasil nos comparando com o primeiro mundo: Viu que até eles tem pobreza, miséria, inflação, desemprego, muita corrupção? O pior pesadelo será ouvir os políticos dos países de Primeiro Mundo elogiarem Brasil e China, por exemplo, adotarem-nos como modelos e dizerem: não é que é possível um capitalismo socialista ou um socialismo capitalista democrático ou não possível (fictício)?

    Responda
  7. Lvcemberg. matoso

    O POLÍTICO REPUBLICANO NÃO FOI INOCENTE EM SEU DISCUROSO.O OBJETIVO DELE É O DE CONFUNDIR OS ELEITORES DE LÁ. É UM DISCURSO ELEITOREIRO COM O OBJETIVO DE PUXAR A OPINIÃO PÚBLICA A SEU FAVOR. ÓBVIO!!!

    Responda
    1. Weimar Figueiredo

      Que coisa feia a desse republicano em querer "puxar a opinião pública a seu favor"!!! Onde já se viu coisa assim?!! Político nenhum faz isso! Todos eles, menos esse republicano, querem a "opinião pública" contra si, ou ao menos elegantemente neutra. São cavalheiros e, daí, elegantemente apelam para a razão dos eleitores. Ao menos, os políticos da esquerda agem assim como digo. No Brasil, elegância é com o PT, com os sindicalistas e com o MST. Gente fina!

  8. Lincoln Baptista

    O que Krugman esqueceu é que a bolha imobiliária começou graças ao incentivo que o FED deu para que os bancos emprestassem para quem não tinha como pagar para dar liquidez ao mercado imobiliário. A Europa não tem como manter sua previdência, seus gastos em auxilios sociais, está com uma população caindo e tendo sua cultura ameaçada por imigrantes muçulmanos que se recusam a se adaptar a cultura européia e se reproduzem muito mais que os europeus nativos se isso não é fracasso eu não s

    Responda
    1. Lincoln Baptista

      R.acis.ta? Não me referi a nenhuma ra.ça em meu comentário, mas sim a uma cultura específica, se é possível criticar a cultura ocidental épossível criticar a cu.lt.ura islâmica também. A cultura européia tem suasbases na cultura grega e romana, a civilização islâmica sóchegou até onde chegou na idade média graças aos textos gregos econhecimento de civilizações que conquistavam, como os hindus e persas, é bom estudar um pouco antes de vir aqui comentar.

    2. Gaetano Piromalli

      O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

    3. Mateus Ricarti

      Q coisa mais absurda e racista este seu comentario.A tal da "cultura europeia" que voce diz tem suas bases na cultura Islamica.Sociedades europeias estao sim em declinio e muito dependem de estrangeiros que por aqui movimentam a economia, trabalhando tanto em nao lugares nao aceitos pelos "nativos" qto disputando postos de trab q requerem mais espeicalizacao.No mais,Eurpoeus nao sao os melhores para se tratar de "cultura ameacada", basta ver a nossa propria historia.

  9. rosalves

    O dep. é mais um exemplo de como o mundo é vasto do ponto de vista americano. Para a maioria, é inalcansável descobrir o que se passa no resto do mundo.

    Responda