Ambiente > Empresa controla poluição de incinerador com seis caramujos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. LeoB

    Um detalhe aos "comentaristas", o fato de ser pulmonado, não implica em dizer que gastropodos tem "pulmões". Tem sim uma parede vascularizada na cavidade no inteior do manto, que faz trocas gazosas "semelhantemente" a um pulmão. PS. As editorias de ambiente e ciências do jornal aparentam ter profissionais com baixíssima qualificação, pois nem traduzir as matérias conseguem, os assuntos saem truncados, as vezes incompreensíveis e tecnicamente errados.

    Responda
  2. CINTIA MARIA OLIVEIRA LEME

    Acreidto que qualquer pessoa, como eu, ao ler o título onde consta o verbo "controla", entende que há controle sobre a poluição através de bichinhos pequeninos. Achei fascinante a idéia de tal descoberta. Mas a decepção foi rápida. Não há controle e sim monitoramento. Faltou edição e atenção.

    Responda
  3. Robnilsonm

    Concordo com o Alexandre, não há um controle e sim um monitoramento apenas. O A. Fulica é um molusco pulmonado terrestre, ele respira como nós seres humanos. esse caramujo é o tão temido gigante africano por transmitir ao homem e outros vertebrados o nematóide Angiostrongylus cantonensis.

    Responda
  4. Odete Segalla

    Não falem de caramujos!!!!!!!!!!Em várias partes do Brasil elas estão sendo uma praga. E causam doenças!!!!!!!!!!!!

    Responda
  5. Carlitos

    O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

  6. Freitas

    só a U.O.L e a F.O L.H.A juntas rsrsrsrs, da nesta meleca ai. rsrsrsr

    Responda
    1. lemarcondes

      A U.O.L é da F.O.L.H.A hehe..Logo, elas sempre estarão juntas ;)

    2. Nelson Bora (Somewhere)

      Cássio,Faz muito tempo, eu ainda tentativa dar um voto de crédito a esses veículos, por qualquer justificativa que pudesse isentá-los de tanta mediocridade.Todavia, a repetição de tantas e inaceitáveis barbaridades me afastaram de ambos, em definitivo. Afinal, quando leio (qualquer coisa que seja), quero ser informado, orientado, instruído -- jamais o contrário.Já imaginastes o quão "para trás" fica quem lê e acredita nestas baboseiras?Saudações,

  7. arcale

    Além de tudo, estão tratando caramujos e caracóis, que são animais bem distintos, apesar da aparência semelhante, como se fosse tudo a mesma coisa. Detalhe: somente os caracóis possuem pulmão. Os caramujos (Gastropoda Opisthobranchia ou Gastropoda Prosobranchia) são aquáticos e não têm pulmão, pois vivem em agua doce ou no mar. Ao contrário de um Caracol (Gastropoda Pulmonata), que é terrestre e morre afogado se jogado na água.

    Responda
  8. Daniel

    ok

    Responda
  9. Mendonça

    Enquanto isto, na Alemanha, carne suína contaminada com dioxinas. Dioxinas e furanos são saídas não desejadas o processo de incineração, que são dispersados por quilômetros (atravessam fronteiras) pela pluma de poluição emitida pelos incineradores. A nosso planeta terra, coitado. Pobre de nós.

    Responda
  10. Pois é

    Se ele é alternativa do scargot, um de 20 centimetros dá "pra ajanta legal !!!"

    Responda
    1. Lucas Mamoru

      Mas tem gosto ruim, por isso não vingou. Além de não vingar, tiveram a 'brilhante' ideia de soltar os animais na natureza, o que vem causando um enorme estrago em plantações e suprimindo o crescimento populacional de outras espécies com nicho semelhante.

  11. Alexandre Roberto Pereyra

    Mais uma manchete de araque. Primeiro, a empresa não controla poluição, mas sim monitora com o auxílio dos animais, segundo, os animais citados como caramujo são caracóis. A espécie Achatina fulica (foi introduzida no Brasil na década de 1980 como alternativa econômica ao escargot) são animais criados na 'terra' e possui pulmão, já os caramujos são animais aquáticos e respiram por um sistema semelhante aos peixes. Manchete de araque.

    Responda
    1. LeoB

      Esqueceu de mencionar que, como alternativa econômica ao scargot, foram um fracasso (além de danosos a saúde pública). Viraram uma praga em várias regiões e hoje são combatidos como perigosos vetores de doenças que atacam humanos.

    2. Nelson Bora (Somewhere)

      Corretíssimas as suas observações, Alexandre. Para criticar de modo competente é preciso tomar conhecimento -- não há nenhuma incoerência nisso. Não é de hoje que este jornal vem deixando muito a desejar, desfazendo da inteligência e capacidade crítica dos leitores -- que assim, se afastam progressivamente dele. "Azar" de quem? -- De todos! Saudações,

    3. Fernanda Deconto

      muito me admira vc criticar a reportagem e ainda perder seu tempo pra comentar!!!!não gosta, não te interessa o assunto.....NÃO LÊ!!!!

    4. Lucas Mamoru

      Tudo isso é jargão popular, mas o Alexandre está correto sim. De acordo com a sabedoria popular, caracóis são terrestres e caramujos são aquáticos.

    5. Vinícius Loyola

      Caramujos são animais aquáticos? de onde c tirou essa? nem todos são.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.