Marcelo Leite > Espiritismo galopante Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 Próximas
não estudei o assunto, mas sei q livros e trabalhos cientÃficos sobre os fenômenos de quase-morte não são recentes como o autor dá a entender (pois há mtos anos vi obras e notÃcias correlatas, por completo acaso). a arrogância do autor, superficialmente no tom, e nuclearmente pelas suas impropriedades, aparentemente o fez se sentir a vontade para escrever sobre um tema do qual sequer considerou necessária uma rápida pesquisa.
Até o dia de hoje, que eu saiba, a ciência não conseguiu dar a última palavra em tudo que investiga, bem como nada se comprovou sobre a existência de outras vidas ou outros planos. Então dizer que a ciência é um engodo ou que a existência do espÃrito é lixo intelectual é no mÃnimo preconceituoso. Espera- se mais de um jornalista, que deve antes de mais nada analisar fatos com imparcialidade. Neste texto, a única coisa clara é o gde preconceito e desconhecimento do jornalista sobre o e
pessoalmente, considero q o baixo nÃvel e a alta questionabilidade do texto o tornem indigno mesmo do nÃvel de qualidade da Folha, da qual se espera q qq opinião, mesmo subjetiva, tenha algum caráter jornalÃstico.
ps. ao autor: cuidado com o tom blasé de seus francesismos. trabalhos cientÃficos já demonstraram (como curiosidade agora) q as avaliações dos considerados peritos em vinhos não guardam relação com as qualidades objetivas de seu objeto de estudo, mas sim com o sistema de valores subjetivos (e supostamente distintivos) tÃpicos dos "entendidos". um pouco de Amor à Arte te faria um bem danado.. =)
In.crÃvel como os cren.tes em su.perstições, misti.cismo, ocul.tismo, ou tudo em que o único in.dÃcio que leva a essa cren.ça é a ex.periência in.dividual (aà até con.cordo, acre.dite no que qui.ser, mas não quei.ra estar cer.to nem ter ra.zão sem po.der pro.var pela ra.zão e lógica e filosofia cientÃfica) ficam o.fen.didos e o.fen.dem quando confrontam opiniões, geralmente abalizadas, con.trá.rias a sua cren.di.ce Acre.ditar em es.pÃri.tos etc é tão factÃvel qto a.creditar em vam.pi.ros /p
Voce conhece algum ser humano que escreveu mais de 400 livros e com estilos diferentes?? Isto são fatos reais, os livros existem!! Seu mentor espiritual é " Emmanuel" e tem também " André Luiz" que foi um médico brasileiro. Seu livro " Vozes do Além" envolve vários poetas brasileiros, inclusive a Viuva de Humberto de Campos processou Chico Xavier por plágio. Isto são fatos históricos conforme reportagens no Estadão à epoca.
Primeiro, como já disse, psicografados é questão de fé, não fato. Se o supracitado era médium, é questão de fé, não fato. Unir fé e razão? Esse é o peixe que se tenta vender para satisfazer anseios de vidas (não vou usar o termo almas) que buscam sentido na vida além das experiências que aqui estão. E pronto, mais essa, meu livre arbÃtrio agora não pode ser fundamentar minha vida e decisões pautadas pela razão, virou influência do outro mundo.
Wellington. Voce nunca leu nada sobre espiritismo por preconceito e está perdendo tempo na vida. Voce sabe o que são mais de 400 livros psicografados por um único medium(Chico Xavier). Raciocine, alias o Espiritismo une a Fé e a Razão. Voce escolhe por quem voce quer ser mediunizado, é o seu livre arbÃtrio e eu não posso fazer nada para te ajudar se voce insiste em ser mediunizado por espìritos ateus desencarnados que estão vagando em redor do orbe terrestre.
Digo isso pois não posso provar que vampiros definitivamente não existem. Então, por essa lógica rasteira (que se camufla de cientÃfica) fica a dúvida e, logo, eles podem existir. A busca do conhecimento pela razão não torna o cético menos (e nem mais) limitado, como vários comentários tentam colocar mediante a existência de uma consciência superior. Só não critique o método cientÃfico e o conhecimento racional para dps tentar fundamentar sua crença no método cientÃfico.
Caro André, eu perguntei se voce conhece algum outro ser mortal no sentido de já concluir que Chico Xavier é unico. Se voce conhece algum caso clinico, um que seja, favor informar nossos amigos aqui presentes para que possamos investigar. Se a ciência explica fÃsica e neurologicamente, então eu exijo no mÃnimo milhares de casos comprovados e estudados com metodo cientifico rigoroso.
Caro Luiz Henrique. Eu conheço Fernado Passoa. Todos os feito de Chico Xavier é condizente com os feitos de um esquizofrenico. Tudo que ele fez pode ser explicado fisica e neurológicamente.
Voce conhe algum ser mortal comum que escreveu mais de 400 livros e com estilos diferentes??? Seu livro "Vozes do Além" é uma coletanea de varios poetas brasileiros, tendo inclusive a viuva de Humberto de Campos processado Chico Xavier por plágio(qua qua qua). Os livros existem e são reais,não são Hipotéticos. Chico Xavier é o maior genio da literatura mundial de todos os tempos ou ele os psicografou?? Me explique!!
leia " o Evangelho Segundo o Espiritismo" de Kardec. Lá ele explica tudo. Cristo falava por parábolas que somente seus discipulos e espiritos mais elevados tinham condições de compreender na época. Ele prometeu enviar o espirito da verdade quando a humanidade como um todo tivesse elevação espiritual para compreender, o que ocorreu a partir do século XVIII. a FÉ E A RAZÃO CAMINHARÃO JUNTAS, ISSO È INEVITÃVEL QUEIRAMOS NÓS OU NÃO!!!
Assim como vc também coloca "verdade prometida por Jesus" de forma a ser fato e não hipótese. Pelo contrário, o evangelho até que se prove o contrário não é reconhecido nem no berço de surgimento da religião cristã (o judaÃsmo não o reconhece) e no ocidente herdeiro da tradição religiosa hebraica-cristã ainda se junta aos livros do chamado velho testamento para montar a bÃblia, que se torna o único registro de existência dele, não provada cientificamente e nem provada historicamente.
A instrução cabe a quem procura validar sua crença naquilo que critica. O conhecimento racional não caminha, por mais que queiram, de mão dadas a crença supersticiosa e mÃstica. O método cabe à investigação cientÃfica, o que não é o caso na obra do supracitado. Assim como é de conhecimento do mundo mineral que sua obra não é reconhecida de tal maneira nas academias, e nem como pensador sério no seu berço (Europa), ficando a cargo do Brasil a exaltação à sua obra pseudocientÃfica.
Meu caro Wellington, voce anda assistindo filmes de vampiro e está misturando assunto sério com passatempos infantis. Leia a obra de Allan Kardec e avalie o seu método de investigação, o qual ele dedicou a sua vida inteira investigando os fenomenos naturais(não existe milagres e outras coisas mais). O espiritismo representa uma revelação da verdade prometida por Jesus no evangelho, pois agora a humanidade tem elevação espiritual para entender esses fenômenos. Instrua-se!!!
É in.crÃvel como os cren.tes em supers.tições, misti.cismo, ocul.tismo, ou tudo em que o único indÃcio que leva a essa cren.ça é a experiência individual (aà até concordo, acredite no que qui.ser, mas não queira estar certo nem ter razão sem poder provar pela razão e lógica e filosofia cientÃfica) ficam ofen.didos e ofen.dem quando confrontam opiniões, geralmente abalizadas, contrárias a sua cren.dice. Acreditar em espÃritos e em vida após a morte é tão factÃvel qto acreditar em vampiros.
Muito bom o artigo. O mercado de livrinhos, filmes, novelas, etc., sobre Chico Xavier, anjinhos protetores mascara o que na verdade esses produtos são: meras tábuas de salvação que prometem uma felicidade fora dessa vida (como se existisse algo além da matéria) e faz com que as pessoas se acomodem, à espera de um hotel fazenda celestial, como aquele em que os personagens de certa novea da Globo (com texto péssimo, aliás) passariam a eternidade. Leiam mais textos cientÃficos, e menos a
1) A Teoria da Relatividade Geral explica "detalhadamente" o que é a gravidade. Aconselho você estudar um pouco antes de escrever estas bobagens. 2) A "prova" da existência de "deus" é desnecessária para aqueles que não sentem necessidade da existência de um ente fictÃcio para que a própria vida faça sentido. O ônus da prova cabe à queles que tentam impor suas próprias idéias a outras pessoas, portanto, VOCÊ É QUEM É OBRIGADO A NOS PROVAR A EXISTÊNCIA DE "deus".
Como disse antes (Raul Seixas):"... limitado, que só usa dez por cento de sua cabeça animal..."
Assim não da!! Desisto!!! Voce desconfia até da sombra!!! quer ver para crer?? Olhe à sua volta e comprove a existência de Deus, ou voce acha que pode fazer melhor?? Sua Ciência só estuda as leis naturais , mas não explica nada!!! Me responda porque da lei da gravidade?? Nem Einsten tem a resposta.. JA QUE VOCE GOSTA DE PROVAR TUDO, ME PROVE QUE DEUS NÃO EXISTE. eSTOU ESPERANDO!!!
Marcos, existe sim, algo além da matéria. Existe a energia escura e a matéria escura que você sabe(lendo muitos artigos cientÃficos, como se depreende) não são detectáveis pela Ciência atual e que compóem juntas 95% do universo, segundo matérias rigorosamente cientÃficas publicadas nos ultimos anos. Portanto, cuidado com afirmações peremptórias .... Todo o universo da ciência é baseado em 5% do Universo .
Existem livros (a qtde quem está afirmando é vc) publicados como sendo do supracitado. Daà dizer que foram psicografados ou escritos pelo mesmo é uma afirmação que deve ser provada, o que nunca foi. Quem quiser fique a vontade para acreditar, mas não venda como verdade. Assim como qdo vc fala em "quem viveu na época do Divino Mestre Jesus" vc também está colocando como verdade a existência histórica não provada e nem relatada a não ser na BÃblia da existência de Jesus.
Chico Xavier psicografou mais de 400 livros!!!! Preciso falar mais alguma coisa?? Quantos livros o reporter escreveu?? Chico Xavier é genio?? Leiam os romances históricos de Emmanuel e se deliciem com as narrativas de quem viveu na época do Divino Mestre Jesus!!! Não percam tempo com nhe-nhe nhem de filósofos de gabinete formados na USP E ESCAMBAL À QUATRO!!!
Você está perdoado. O tamanho da sua ignorância é imensa. O que posso dizer é que não se deve julgar ou opinar sobre o que não se conhece. Estude um pouco o assunto, tenho certeza que mudará de opinião. As evidências são gigantes.
Absurdo, uma critica tão pesada e totalmente sem nexo! Ainda bem que a doutrina espÃrita prega o perdão e a caridade acima de tudo! por isso esta perdoado. mas cá entre nós simples mortais, vamos ser simples e respeitar as obras de Deus, é o mÃnimo que podemos fazer e nao custa nada!
tem até juiz querendo aceitar carta psicografada como prova. vamos chegar ao absurdo de pedir testemunho do morto. antigamente isso era motivo de piada. agora é coisa séria. imagino a frustração que um divulgador cientÃfico deve sentir. alguém falou que adulto não tem mais jeito mesmo. pensamento crÃtico se forma na infância. se aà não é incentivado, depois só pensamento mágico. essa turma realmente deve usar 10% do cérebro, como alguém escreveu aà embaixo.
Esse cara e um religioso que leva a serio seu credo. Chega a ser hilario o seu esforco para desqualificar crencas e opinioes alheias. E dificil esquecer que a restricao mental politica, religiosa ou cientifica ja produziu monstruosidades como Hitler, Stalin e outros. Ateus, cientistas e religiosos sao absolutamente iguais: condenam tudo que nao reze por suas bilblias. Tomara que os dois cineastas continuem filmando aquilo que lhes apetecer. Quem nao gostar, tire as calcas e pise em cima! /p
Bem Marcelo, vamos lá, aceitemos seu "cientificismo cético" (algo mal humorado, é verdade, mas aceitemos.  Agora concordemos num ponto crucial:  enquanto a Ciência ortodoxa atual estiver confessando  que  desconhece rigorosamente TUDO a respeito da  energia escura e da matéria escura que compõem 95%  do universo, não dá para afirmar nada, nada mesmo,  sobre outras possibilidades de existência extra-corporal, vida após a "morte", anjos, Deus e deuses, etc.
Marcelo...você está emitindo uma opinião recheada de preconceitos, o que cientificamente anula sua analise. Antes de crÃticar nos diz o bom senso que devemos estudar o assunto a ser abordado, e logo se vê que você não conhece nem os principios básicos do Espiritismos, leia Willian Crokies, Conan Doyle, Camille Flamarion ou Carl Gustav Yong ou até mesmo Platão e Sócrates...que são sabios reconhecidos e homens de ciência!
É uma pena que, na época em que vivemos, as pessoas ainda precisem recorrer ao misticismo para ter paz no coração.
Se até hoje nada aconteceu em sua vida que comprove a existência de vida após a morte, espera-se, pelo menos, um pouco de respeito aos que partilham dessa opinião. Ou então a gente se encontra do outro lado para maiores esclarecimentos.
Honestamente fico surpresa pela ignorância em misturar assuntos como vampiros, luzes no fim do túnel com espiritismo e psicografia. Há muito se comete o erro de generalização nos fatos que a ciência cética não pode explicar, seremos nós os juÃzes para dizer se algo é ou não possÃvel, não se trata de uma fato verdadeiro até que se prove o contrário? A melhor explicação para o desconhecido é a luz, cada um terá seu tempo para encontrar a sua, mas por favor, mais estudo e menos julgamento.
Marcelo Leite - uma sugestão para escrever os seus artigos: Procure escrever e opinar sobre assuntos dos quais você tem conhecimento. by
Caramba, como pode um jornalista de um jornal tão importante como a folha chamar de LIXO, algo que não entende.Caro amigo, sou cético em muitas coisas na vida.Mas com questão a espiritualidade e ciencia estamos cada dia presenciando a aproximação da duas.Não aja como os inquisidores, que obrigavam a dizer que o mundo era plano e que o sol girava ao redor do sol.Se não apoia determinado tipo de linha de racicionio, deveria pelo menos colocar sua opnião de forma mais digna.
Como mencionaram muito apropriadamente aqui, os filmes AVATAR, O SENHOR DOS ANÉIS, ou qualquer outro que não seja baseado em evidências cientÃficas, segundo o autor do texto, devem ser considerados LIX.O, ainda que bem feitos e narrados!
Avatar e Senhor dos Anéis são ficção, todo mundo sabe disso e não há polêmica. Agora tente argumentar com algum seguidor que Espiritismo e outros congêneres sejam igualmente ficção... Logo os "seres iluminados" aparecem para te apedrejar...
Sou cético e ateu não convicto (o que quer dizer que não sei tudo), contudo, achei a comparação ou posição no texto (primeiro parágrafo) do termo "espiritismo" (religião ou doutrina Kardecista) com vampiros dentre outros, um tanto quanto, se não ignorante, pelo menos preconceituosa. A procura da verdade sobre a existência de "algo" além da vida, ou de uma "inteligência" por traz do universo não pode e não deve ser tratada levianamente. Penso que quanquer credo deve ser tratado
Caro Tietri.Um deus que amaldiçoa quem não o teme,me parece mais com um demonio do que com um deus.Nenhuma crença é digna de respeito pelo simplis fato que de uma crença é uma hipótese não provada.Se não foi provado não mereçe respeito.
Leia a o livro A GENESE de Allan Kardec pseudônimo de Hipolite Leon Denizard Rivail, discipulo da escola de Pestalozzi, publicador da 1ª Grámatica francesa e professor e publicador de diversos livros sobre Aritimética, você gostará da leitura, pois percebe-se que você é uma pessoa curiosa e inteligênte e não preconceituosa. Abraço! Ah.. nesse livro tem um texto Pasicografado de Galileu que fala da formação do sistema solar.
Brilhante opinião! Parabéns.
Qualquer credo deve ser tratado com respeito? Inclusive o Aum Shinrikyo, ou o Templo dos Povos, e também todos os credos que amaldiçoam os Ãmpios (como nos ensinam a BÃblia e o Alcorão. Provérbios 3 : 33 e Alcorão 2 : 89)? Esses textos sagrados estabelecem que Deus amaldiçoa os que não O temem. Devemos respeitar credos que amaldiçoam os que não comungam dos mesmos?
Muito bem, Marco. Você demonstra respeito e conhecimento de causa, coisas que esse articulista fanático parece desconhecer. Parabéns pela postura respeitosa e isenta!!!
Temos que ser flexÃveis, tolerantes e aprender a conviver com as diferenças existentes nesse mundo. Infelizmente seu texto mostra, de forma clara, sua falta de conhecimento sobre a Doutrina EspÃrita, que tem como pedra fundamental o cristianismo embasado em conhecimento cientÃfico, filosófico e religioso. Façamos assim: leia as obras básicas de Kardec e depois vemos se você, autor, terá a mesma opinião.
Eu li e continuo concordando com o Marcelo Leite .
Triste ver a ignorância disfarçada em boa redação. Para inÃcio de conversa esses dois filmes a que você se refere não são espÃritas e sim espiritualistas, há significativa diferença entre eles, aquele se restringe a Doutrina Codificada por Kardec e este à todas as práticas que acreditam na existência do mundo espiritual. Querer que um colunista cheio de marra e "conhecimento" pesquise e mesmo que não concorde com a religião alheia comente apenas o filme é um pouco demais. Dê-se ao respeito.
Como disse um grande sábio: " QUEM FALA DO QUE NÃO SABE CORRE O RISCO DE CAIR NO RIDICULO"
Só para complementar: Está dando pra ficar dessacocheio desses ateus fanáticos que apareceram nos últimos seis ou sete anos.
Boa! O pleonasmo está totalmente perdoado! hehehe
Os religiosos fanáticos (perdoe o pleonasmo) dos últimos milhares de anos não o incomodam?
Qualquer espécie de ceticismo deve ser considerada como tola. Tanto a sua, o chamado "ceticismo cientÃfico", daqueles que só crêem no que vêem e experimentam, quanto o dos "espiritualizados de fachada", que pensam que tudo é zen, lúdico, etc. Agora, filme é filme, se formos seguir na tua linha de pensamento, Avatar, Senhor dos Anéis e tantos outros são imensas por.carias.
O ofÃcio do articulista dita: pautar-se só no que pode ser medido, pesado, legitimado por experiências. Ora, a AstrofÃsica lida com eventos impossÃveis de serem testados, não obstante faz circular teorias consagradas. Lamentável é esse todo de desfaçatez, cinismo raso, análise chã, escorado na arrogância de quem sabe "tudo" o que há entre o céu e a terra. Ao fim e ao cabo, fica a coragem de Clint Eastwood, de González Iñárritu e de cientistas sérios que testemunham e
Êeeeee Marcelão, cuspiu para cima hein meu caro!?Como você fala de mÃdias que usam temas na agenda para girar a indústria cultural, sendo que, você mesmo se rebaixa ao nÃvel. Intertexto, sujo que fala do mal-lavado. Vamos lá, você é mais do que isso. Apesar de um céticozinho, queira mais de você mesmo! Muita luz para você meu irmão!
Caro Marcelo, Lembre-se de que há muito pouco tempo atrás a ciência achava que o mundo era plano..... e a terra o centro do universo...... e por essas certezas pessoas foram mortas, aviltadas e presas. Existem leis universais imutáveis..... amplie sua vião e seus horizontes.... não por nós, mas por você mesmo. Um fraterno abraço
Quem achava isso era a igreja católica. Ciência provou o contrário.
A ciência? Achei que fosse a Igreja quem escolhesse as verdades nesse "muito pouco tempo atrás" citado...
Marcelo Leite,  vc apenas mostrou que não sabe nada sobre o que escreveu! Vai estudar e pesquisar, meu caro! Pesquisa cientÃfica? É o que mais foi feito em termos de mediunidade desde a primeira metade do século XIX! Pelo visto vc nunca ouviu falar de W. Crookes, Akasakof etc. Para sair da ignorância, leia "No InvisÃvel", do francês Leon Denis, que como o próprio tÃtulo completo mostra, trata-se de um "tratado sobre espiritualismo experimental". E da próxima vez, poupe os leitores da Fol
As impressões do colunista Marcelo Neves já foram e poderiam ter sido mais elegantes. Talvez a coluna fosse melhor compreendida se alocada na parte especializada na crÃtica de cinema. Desafio o repórter a fazer melhor. Sei, por leituras anteriores, de que ele é capaz, principalmente quando aborda temas do seu metiê.
Mais uma asneira do autor. Não vi os filmes, mas pelo que li no texto do Marcelo Coalhada, ou melhor Marcelo Leite, ambos partem de um conhecimento cientÃfico e exploram caminhos. Isso é ficção cientÃfica. O autor azedou e critica o estilo ou os filmes ? Ou será que não sabe o que escreve ? Vampiros, fantasmas, alguns jornalistas não estão na esfera da ficção cientÃfica. São delÃrios gigantescos.
Entendo que as pessoas deveriam escrever sobre temas que tenham conhecimento e se abster de fazer comentários sobre o que desconhecem, como parece ser o caso deste colunista. Até o tÃtulo "criado" foi infeliz!!!
Cala-te boca! Senhores dos pensamentos, escravos das palavras!
Caro Marcelo Leite, Achei o tom do texto resrespeitoso, por acaso você ignora o mapeamento do cérebro feito pelos Neurocientistas, com conclusões surpreendentes? Não podemos fazer prevalecer a qualquer custo nossas idéias e crenças. Temos que respeitar. Através da Neurociência, estão surgindo descobertas inimagináveis. Temos que nos manter informados antes de imitirmos opinião. Simplesmente. Um abraço, Anamaria
nada como o cinema, na cultura atual, acolhe tão bem nossos ansejos por realizar os desejos fantasticos do homem; a natureza humana precisa do auto-engano para dar um significado à vida
Ah, já ia me esquecendo! A ciência, até o momento, não pôde comprovar a comunicação com os "mortos", mas também não pôde desmentir. Portanto, cientificamente só existe a dúvida...
A ciência, até o momento, não pôde comprovar a existência de fadas, mas também não pôde desmentir. Portanto, cientificamente só existe a dúvida...
O melhor texto da página. Parabéns. Esse é o fulcro da questão, o termo Ciência é empregado sem nenhum cuidado. Um mÃnimo de contato com a Filosofia da Ciência seria necessário para esses comentaristas, mas o fato é que eles não têm nem mesmo rudimentos de educação cientÃfica. Estão sobrando escolas dominicais e centros espÃritas e estão faltando laboratórios. Infelizmente, não vejo possibilidade de diálogo.
Excelente argumentação (detectores de ironia ligados, por favor). Eu daria mais um exemplo: A Ciência não pode "comprovar" a existência de gnomos ou unicórnios, mas também não pode desmentir. Portanto, cientificamente só existe a dúvida... Você pode trocar os gnomos e unicórnios por qualquer personagem "fictÃcio" que quiser!!! Que falta faz para as pessoas um pouco de Educação CientÃfica...
Fools, said I, you do not know (Simon and Garfunkel), crÃticas são bem vindas, crÃticas são saudáveis, mas, à s vezes, um pseudosábio travestido de crÃtico, entende que deve falar sobre algo que não concorda, atribuindo adjetivos depreciativos (lixo), acerca de determinados pontos, ignorando que a sua "Santa Ciência", não domina tudo, buscando achincalhar a crendice de milhares, milhões de pessoas. Caro amigo, emita suas opiniões sim, mas abstenha-se de depreciar o que não acredita ou concord
A democracia permite que depreciemos aquilo do qual discordamos, cabe ao argumentador apresentar melhores diálogos de que sua ideia vale a pena.
Marcelo as pessoas que se interessam pelo espiritismo são as mais céticas, visto que querem resposta para tudo e todas essas respostas se baseiam na ciência, ou seja, o espiritismo explica a ciência, não existe o "sobrenatural", apenas a nossa inteligência limitada ainda não chegou a explicação de tal fato. Existem dois tipos de cientistas os que descobrem algo novo e se consideram Deus e o outro que descobre e dá o crédito a algo maior. E roteirista a mesma coisa.
Leia a o livro A GENESE de Allan Kardec pseudônimo de Hipolite Leon Denizard Rivail, discipulo da escola de Pestalozzi, publicador da 1ª Grámatica francesa e e professor e publicador de diversos livros sobre Aritimética, você gostará da leitura, pois percebe-se que você é uma pessoa curiosa e inteligênte e não preconceituosa. Abraço
Eu me converterei ao espiritismo no dia em que tiver contato com um médium que psicografe teoremas. Adoraria uma mensagem do além de Gauss ou de Euler, ou melhor ainda, de Fermat, explicando no que ele tinha pensado quando escreveu que havia encontrado uma demonstração para o seu famoso teorema. Enquanto isso não acontece, permaneço cético.
Espiritismo não tem nada a ver com Ciência pois nenhuma afirmação espÃrita é falseável. Espiritismo é baseado em Fé, nada mais.
Marcelo, Acho que o que você tem contra o Espiritismo eu tenho contra o cientificismo. Mas não se irrite com isso. Deixe que os homens façam seus filmes e o público os aprecie. Chegaremos lá. Benevides
Marcelo Leite, Só podemos concluir que o Sr. é um p obre coi.. tado ig.. nóbil. O Sr. só mostrou com este texto o quanto não sabe... Me lembrou uma entrevista entre o Amir Klink e o Jo Soares que foi pa. té tica o Amir é um navegante sério e o Jô querendo sempre ter os holofotes para si só queria saber como o Amir resolvia o problema do se.. xo navegando sozinho pelos mares. Como não sabia nada sobre o tema ficou só nas suas piadinhas sem graça. É o seu caso aqui.
Não quero comentar nada, não. O texto por sinal é chato e muito ruim. TÃpico de "ateus fanáticos". Porém, como tem poucos comentários, resolvi postar um para dar uma força pro autor.
Opa, opa, cara... Não sabia que seres humanos (você colunista incluso) eram donos da verdade. Você não passa de um... cético! Tipo de pessoa que, por pura prepotência e arrogância, ignora sua limitação como humano. Sábio Raul Seixas... "...É ter que olhar para o espelho, se sentir um grandessÃssimo i-diota, saber que é humano, ridÃculo, limitado, que só usa dez por cento de sua cabeça animal..."
Opa, Opa... arrogância é criar uma hipótese e se apegar de tal forma a ela que até mesmo a realidade é descartada... Exatamente como vocês se apegam à doutrina espÃrita. Se existe uma criatura humilde é o cientista, que está sempre disposto a rever suas crenças quando elas contradizem a realidade.
Engraçado a pessoa questionar a ciência, seus métodos, e o ceticismo em geral, e usar como fundamento do raciocÃnio uma frase do Raul Seixas. Bela fonte de pesquisa a sua! hehehehe!!! Isso só mostra a quantas anda a educação nesse nosso Brasil...
''Você não passa de um... cético!'' Triste o ser humano que pensa que ''cético'' é ofensa. Muito triste. P.S: O tal ''só usamos 10% do cérebro'' é um mito. Coisa que talvez vc soubesse se analisasse o que lhe dizem com mais cuidado antes de aceitar como verdadeiro ou não...como um daqueles ''céticos'' que vc, na sua ânsia de ser dono da verdade, despreza.
Mais uma vez o ocultismo e o pseudocientificÃsmo que desconhece o básico de biologia, quÃmica e fÃsica. Focando-se na ignorância. Raul foi ignorante, viciado e longe da realidade palpável foi ótimo músico, porém, péssimo cientista. Se usamos só 10% da cabeça, deveria ser muito comum os alvejados por tiros na fronte sobrevivem ao perder apenas os 90% não utilizados do cérebro.
Pensa comigo: há evidências cientÃficas tanto para a comprovação das comunicações mediúnicas como reais, quanto para considerá-las meras reações quÃmicas do cérebro. A diferença é que o espiritismo considera a quÃmica como consequência de uma causa sediada no espÃrito, enquanto a neurologia localiza no cérebro o inÃcio e o fim do processo. De qualquer forma, enquanto nenhuma das duas correntes apresenta provas conclusivas, chamar uma delas de lixo é uma postura pequena, nem um pouco cientÃfi
Concordo com a afirmaçao sobre a palavra "lixo", mas por ter conhecimentos cientificos verdadeiros e nao pronunciar falacias, q certamente te incutiram com pessamentos religiosos, sei q nao existe NENHUMA PROVA CIENTIFICA" que corrobore o espiritismo. Voce conhece a historia das 6 cartas? Nao, entao, o q seria a maior prova do espiritismo nunca transcorreu como realidade. Nada q esteja alem do 2 + 2 esta provado.
André, em outras palavras você está declarando que aquele presente que apareceu para você sob a árvore de natal pode ser obra tanto de seu pai quanto do Papai Noel... e que você não vê motivo algum para privilegiar uma hipótese em detrimento da outra! Afinal, ambas seriam IGUALMENTE PLAUSÃVEIS: tanto seu pai quanto Papai Noel são reais e gostam de lhe dar presentes. Puxa, sua capacidade de ponderar probabilidades é fenomenal! Quanta lucidez!
Postura pequena e pouco cientÃfica é acreditar no sobrenatural por antecipação. Não seja tolo, rapaz: aceitar que o universo seja sustentado por cascos de tartarugas e que os bebês sejam trazidos por cegonhas não valem como hipóteses de trabalho, enquanto não explicamos a estrutura do universo ou a reprodução sexuada humana. Se você iguala as alegações da ciência (fartamente amparadas por evidências) à s alegações da religião (amparadas simplesmente em desejo de acreditar) é um caso perdido.
Coitado! Que ignorância!
Não há evidências nenhuma. Chamar de lixo todas essas bobagens é uma postura cientÃfica. Vc que é desinformado. Informe-se antes de abrir a boca e falar que há evidências onde não há. O que acontece é que alguns vivem no reino da fantasia e outros são mais racionais e lógicos. Ciência é Ciência e ficção é ficção.
Procurem a USP ou na Universidade de Moscou entre outras universidades sérias no mundo,lá há departamentos que estudam esse fenômenos.
Exceto que NÃO Hà ''evidências cientÃficas'' para a comprovação das comunicações mediúnicas como reais. Nenhuma. Zero.
Por favor cite qualquer trabalho cientÃfico, com revisão por pares, publicado em Revista Indexada, que ateste esta sua afirmação: "há evidências cientÃficas tanto para a comprovação das comunicações mediúnicas como reais".
Você pode até comentar o contreúdo de um filme de cunho espÃrita quando o assunto é tratado como história. Mas quando o relato apenas diverse sôbre a vida e obra de um personagem (ex: Chico Xavier) os comentários não podem expressar uniteralidade de opinião, que foi o seu caso. Não sou um crente fervoroso da religiosidade mas admiro quem o é.
Qualquer assunto é passÃvel de opinião, inclusive assuntos religiosos. A nanhuma pessoa, instituição ou filosofia é dado o direito de pairar acima da lei e de questionamentos.
O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.
Machado, Dem.ônio só existe para quem acredita, assim, como não existem "evidências cientÃficas" , segundo o autor, a sua crença é um "li.xo". DaÃ, a indignação de vários leitores sobre os comentários depreciativos do senhor Marcelo...
Pensa comigo: há evidências cientÃficas tanto para a comprovação das comunicações mediúnicas como reais, quanto para considerá-las meras reações quÃmicas do cérebro. A diferença é que o espiritismo considera a quÃmica como consequência de uma causa sediada no espÃrito, enquanto a neurologia localiza no cérebro o inÃcio e o fim do processo. De qualquer forma, enquanto nenhuma das duas correntes apresenta provas conclusivas, chamar uma delas de lixo é uma postura tosca, nem um pouco cientÃfica
André, não há evidências! Por favor, indique onde vc leu sobre essas evidências, qual foi a publicação, qual o nome dos cientistas, qual a revista cientÃfica séria que publicou um artigo que cita essas evidências?
Postura tosca e nem um pouco cientifica é a sua André Meirelles. A neurologia mostra que tudo é apenas cérebro.Que a conciência é um produto da rede de neuronios do cerebro e quando este morre a conciência morre com ele .
Querer fazer criticas a filmes simplesmente por crer que o conteudo nao passa de ficcao na vida real nao faz o menor sentido. Fora que fica claro pelo teor das criticas que o mesmo trata como "credulidade" tudo que nao possa ser constatado pelas ciencias naturais. Mas mesmo as ciencias naturais sempre partem de premissas que nao podem ser provadas. Cabe a quem tem interesse verdadeiro de compreender o mundo confrontar aquilo em que acredita com suas proprias experiencias.
Infelizmente sua mente cega a sua essência. Não é a toa que chegam filmes, livros e relatos dos contatos com os planos superiores. Aqui vai um exemplo pela ciência: "nada no Universo morre, tudo se transforma" Certo? Quando estamos vivos, precisamos de energia para ficarmos em pé, comermos, enfim, fazermos tudo, certo? Quando morremos esta energia também não morre. Ela simplesmente migra! E migra para o que seu livre-arbÃtrio já escolheu há tempos. Abram os olhos crianças. A Terra muda seu e
Especulações sem um pingo de evidência! Sorte sua que o papel (e o teclado) aceitam qualquer coisa. EspÃritas são os autênticos McGyvers de Cristo - aquele personagem caricato de série televisiva da década de 1980, que para escapar de arapucas apelava a uma lógica canhestra, aplicando de modo irreal conhecimentos vagamente cientÃficos. SE houvesse vida após a morte, Newton e Lavoisier estariam se revirando no túmulo, envergonhados por verem suas descobertas sen
Caro Bruno . Vc precisa estudar fisica. Pois a conciencia não é energia. É formada pelas conecções entre neuronios e quando os neuronios mo.rrer a conciencia mo.rre com eles.Os relatos com planos superiores não passa de es.quizofenia.Se tem alguem que perpetua a cegueira em sua essência é vc e os espiritas, que não querem admitir que depois da mo.rte é o fim da conciência.
A crÃtica somente para denegrir é vazia, para criticar um filme é preciso assisti-lo, mas para criticar um assunto tão complexo quanto a vida é preciso muito conhecimento e pouco preconceito, o que vê-se não é o seu caso, é muito triste ver que os meios de comunicação dão voz à s pessoas erradas.que bom que a espiritualidade vai a passos galopantes!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcelo Leite > Espiritismo galopante Voltar
Comente este texto