Marcelo Leite > Espiritismo galopante Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Anteriores 1 2 3 4 Próximas
...e mente aberta para aceitar que temos fim, que a vida é uma só é muito dificil pois não queremos terminar, acabar....queremos acreditar que vamos perdurar para sempre na forma de espÃrito pois essa é uma suposta realidade mais agradável, mais florida, mais romantica. Por isso cada vez mais pessoas aderem a essa crença. Medo de acabar e de não ver mais as pessoas que amam. Justificável, mas ilusório!
Muitos se ofendem e falam que ninguém tem as verdades, ninguém pode criticar. Pode-se criticar idéias tolas a qualquer momento. O que é preciso é cabeça aberta para aceitarmos as criticas feitas a nossas convicções. Muitos dizem que o espÃtirmo tem base e verdade cientÃfica e isso não é verdade segundo todo o conhecimento cientÃfico acumulado até hoje pela humanidade. Isso pode mudar? Pode, mas ainda não mudou! Até se provar algo, é preciso mente aberta...
Poderia enumerar qual conhecimento cientÃfico acumulado comprova sua observação? Pelo que consta na ciência, tudo munda o tempo todo, afinal foi a mesma ciência que tantas e tantas vezes teve que reescrever teorias antigas em função de novas descobertas. O espiritismo há séculos já afirma a existência de matéria negra em abundância, invisÃvel aos olhos, motivo de piada! Piada até ontem quando foi detectada. CERNE te diz algo? Pesquise antes de vomitar asneiras
O teor raivoso dos espÃritas e afins demonstra a falta de argumentos para defender uma posição. Esse comportamento é muito tÃpico de quem: 1 - está firmemente sentado sobre uma posição e quanto mais evidências forem apresentadas, mais essa posição se fortifica e 2 - de quem nunca leu além do que sua própria doutrina, de quem nunca tentou questionar sua fé para comparar, para verificar, para se instruir, para experimentar! Fé é inversamente proporcional ao nÃvel intelectual da pessoa, na médi
Querido Igreja Universal, até onde eu sei e a Ciência sabe, ninguém faleceu, filmou ou documentou de alguma forma o que há do outro lado e voltou com evidências para mostrar. Posto isso, é preciso reforçar que segundo as leis naturais que regem o universo, não há vida após nosso falecimento. Não há consciência em um cérebro mor-to ou fora dele. Essa é a verdade vigente. Pode mudar um dia? Pode, mas não mudou! Então eu sei a verdade vigente. Se mudar e ficar comprovado, posso me adaptar. E vc
Mas eu não quero saber que a vida continua depois da mo.rte.Eu quero é saber antes. Afinal quando vc mor.rer e deixar de existir não vai ter como se arrepender por ter seguido inutilmente uma re.ligião.Vc deveria ter a humildade de dizer; não sei . A respeito da vida após a mo.rte,ao invés de hipó.critamente pedir isso.E caso não saiba o Universo não precisa de criação para existir.
Você é mais um daqueles que diz: "Sou ateu, graças a Deus"? Ninguém é obrigado a acreditar naquilo que não vê e pode pegar. Mas quando se morre a incredulidade e as ilusões se acabam quando se descobre que a vida continua. A ciência é boa em descobrir as coias, mas veja, apenas descobrir, descobrir algo que existe na natureza. Bem, que criou? Isso já é outra pergunta? Então no mÃnimo, tenha humildade em dizer: não sei!
Creio que filmes os brasileiros tratando da espiritualidade, dois, especialmente, num primeiro momento materializaram descrições maravilhosas feitas no livro que voce deveria ler antes de criticar, Nosso Lar. De outro, faz juz a um homem de caráter e bondade irreparáveis, que a história oficial, com certeza, esqueceria, quanto aos ignorantes que tanto o perseguiram e tentaram desvalorizar, ficam hoje buscando picuinhas.
Só de olhar para a cara do tal marcelo leite nota-se a arrogancia olhar feio sorriso pior ainda,se julga INTELECTUAL, se assim o fosse teria mais jeito em comentar certos assuntos,deveria se inteirar mais dos assuntos para depois dar opinioes,lamentável senhor....RESPEITE as opnioes alheias as suas...que pena que ainda dão espaços para tanta mediocridade,instrua-se....LAM ENTÃVEL.
Meu comentário acima trata exatamente disso! Veja como a Isa apenas ataca, com raiva, cegamente. Qual é o contra argumento dela? Nenhum....
Só palhaçada
Ótimo texto para um crÃtico de cinema. Ops! mas o autor não é um crÃtico de cinema. É somente um repórter que conhece uma pequena parte da Ciência e que, a partir desse limitado conhecimento, considera-se apto a fazer comentários sobre o Espiritismo, misturando no mesmo contexto a ficção "vampiresca" com a crença espÃrita. Isso é ridÃculo! Demonstra, claramente, a falta de conhecimento do autor a respeito da doutrina espÃrita. O texto apresenta uma confusão lamentável de ideias e preconceito
Luiz, nervosinho hein! Amigo, hoje em dia pode-se ler, falar, psicografar, ouvir e ver gente morta, não importa. Todas essas coisas juntas não comprovam que isso aconteça realmente, que espÃritos existam, cientificamente falando. Chico Xavier e sua obra (uma obra de caridade formidavel) apenas comprovam que o cérebro humano é uma das coisas mais extraordinárias que aconteceram até hj nesse planeta e ponto final! O resto é alegoria e sensacionalismo.
Duvido que voce é ex-espirita, pois voce não entendeu nada da doutrina. Outra coisa, não letras diferentes, mas letras de pessoas que já haviam falecido. Voce nunca leu uma linha de Kardec, issso qualquer idiota percebe!!!  Se voce afirmar que leu, eu afirmo com toda a certeza que voce é a pessoa mais burra que eu ja conheci!!!
Respondendo a Igreja Dinheiro. Primeiro o tribunal não queria provar que era uma falsificação os menbros do tribunal eram credulos. Segundo pessoas que possuem disturbios mentais como esquizofrenia e multiplas personalidades, conseguem escrever com letras diferentes. Terceiro a carta só tinha redundancia humana na que realmente comprovasse sua autoria.Conheço varios casos de pessoas esquizofrenicas que aprendem outras linguas ouvindo radio e vendo revistas.Sou ex-espirita e hoje nego CX . /
Só no Brasil? Quem disse que foi Kardec que o criou? Se ainda tivesse folheado alguns livros poderia fazer juÃzo de valor. Mas falar baseado em achismo? Porque as assinaturas das cartas psicografadas após passarem por exame grafológico deram com autênticas? Sendo uma até aceita como prova no Tribunal? Como um homem sem estudo foi capaz de escrever textos em inglês de tras para frente ao vivo frente a jornalistas? Ele não sabia falar inglês! Não precisa acreditar, mas daÃ
"...somente um reporter" ? veja o Curriculum dele antes de emitir opinioes equivocadas... Talvez vc tenha um curriculum melhor nao eh mesmo? Ah, outra coisa: esse espaco eh para a emissao da opiniao dele, nao eh pra agradar a todo o mundo, infelizmente pra vc, a opiniao dele, eh a da ciencia, e nao da crenca. E pra terminar: pq o espiritismo q foi criado como uma tese de doutorado de um pedagogo frances, fez sucesso apenas no Brasil? pq? nao sera que eh pq os brasilei
Depois de ler os comentários dos "religiosos de plantão" eu tenho que mais uma vez dar parabéns pela coragem e lucidez ao escrever esse artigo. Até no meu facebook eu postei o link! Muito bom!
Adorei o artigo. Fui ver o filme "Biutiful" e não sabia do conteúdo espiritual/religioso do filme. Confesso que fiquei um pouco decepcionada, sou agnóstica e futura estudante de Medicina. Eu já havia visto "Amores Brutos" e "21 Gramas" do mesmo diretor. Não entendi porque nesse ele resolveu ser tão "religioso".
posso te add no face (sam emerick) ? tbem sou agnostico.
infeliz comentário ao misturar arte com ciência, uma trata do afeto, a outra do fato, duas dimensões do ser humano, e por o sê-lo, emociono-me qdo vejo um filme, teatro, leio um romance, um poema, e aplaudo a boa performance do ator, diretor, escritor...assim como digo Bravo! ao cientista que me explica um fato, portanto, nesse artigo, não houve arte nem ciência, apenas uma troca das mãos pelos pés.
Fiquei impressionada com o texto; uma crÃtica a 2 filmes de cunho espiritualista. O tom foi desrespeitoso. Sabe, tanto na ciência quanto na religião as pessoas buscam a verdade. E isso deve ser respeitado. Quis saber + de você, p/ ñ precipitar-me. Surpresa: em "Pajelança para Claudia Andujar" de 10/11, você fala com entusiasmo do um ritual xamânico experimentado por uma defensora dos yanomami. Era menos espiritualista? Como é bonito respeitar as diferenças, cientÃficas ou não.
Que religião que busca a verdade?! Essa é boa! religião busca o reino do pirim pim pim...
A verdade que fere é pior que a mentira que consola. Chico Xavier. Isso é a melhor definição do espiritismo que alguém poderiar dar...preferir ser consolado por uma mentira. Só mesmo um espirita como CX para definir tão bem o espiritismo.
Para vc ver CX estava errado.Mesmo a verdade que fere acaba por fazer a bem a pessoa e a mentira mesmo que confortavel e que consola acaba no final por fazer mal a pessoa.Por isso o Espiritismo e toda forma de religião acaba por fazer mal as pessoas no final.
No livro do Gênesis 2:7 temos : "Então formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida e o homem passou a ser alma vivente". Amados ao soprar as narinas do homem ; Deus dotou o homem de fôlego de vida ou espÃrito , dando então vida ao homem . Mas também o homem passou a ser alma vivente , que é a sua conciência , mente ou inteligência . Portanto o espÃrito é galopante , a medida que mais sêres vivos chegam a êste mundo em espÃritos encarnados .
Afffff citar o genesis é a ignorância ao quadrado
Parabens MARCELO LEITE pelo exelente e esclaredor texto . Sou um ex-espirita e sei o quando eles são propensos a auto-ilusão .
Porque o exame grafotécnico da assinatura presente na carta psicografada por Chico Xavier usada em um Tribunal não foi capaz de provar que tratava-se de falsificação? Certo cientista ao analisar aranhas, cortou uma de suas patas, soltou-a e esta ainda se locomovia. Então cortou uma a uma, e ainda se movia. Ao cortar a última, esta parou de se locomover. O Cientista empurrou-a, e, por último, gritou "Vamos, ande", ela não andou. Concluiu: ARANHA SEM PATAS NÃO OUVE
Cara Igreja do Dinheiro.Vc não esta informada o quanto a ciência tem avançado na compreenção do cerebro.A ciência ja sabe muito bem delinear o real papel do cerebro. Veja um pouco dos estudos de Michael Persinger por exemplo.
A desculpa da ciência é atribuir ao subconsciente prodÃgios e mudanças de personalidade, quando esta sequer saber delinear o papel real do cerebro. Não se sabe se esquizofrênico é o paciente ou o psiquiatra! ARANHA SEM PATAS NÃO OUVE! É assim que a metodologia cientÃfica pesquisa. Quase todos os descobrimentos foram ao acaso, a lâmpada, o telefone, tudo por acaso, com grande esforço, mas sem inspiração superior nada teriam descoberto. S
Respondendo a Igreja Dinheiro. Primeiro o tribunal não queria provar que era uma falsificação os menbros do tribunal eram credulos. Segundo pessoas que possuem disturbios mentais como esquizofrenia e multiplas personalidades, conseguem escrever com letras diferentes. Terceiro a carta só tinha redundancia humana na que realmente comprovasse sua autoria.
Poucas vezes li uma coluna tão eivada de preconceito e desrespeito à crença alheia. A ciência não cessa de nos surpreender e intrigar, no mais das vezes, com aniquilamento de teorias até pouco tempo antes tidas como verdades universais. O articulista, como um messias, trata o conhecimento humano atual do Universo como arrematado e definitivo.Tolice, ego e arrogância vertidos em letras.
Desde quando a crença alheia não pode ser questionada? Na verdade ela pode e deve, para que as pessoas enxerguem o quão manipuladas podem ser. Não se deve, jamais, desrespeitar uma pessoa por sua religião, mas essa religião pode, sim, ser questionada.
Cada um com sua evolução paticular. Ceticismo e ateÃsmo significam atraso moral. Nosso colega terá muitas passagens para aprender. Chegará o dia em que todos compreenderam as leis universais.
Vc pode acreditar no que quiser e isso é um problema seu! Se faz bem pra vc, continue! Se vc ajuda alguém baseada nessa crença, ótimo. Porém tudo isso junto não prova que sua crença seja verdade. Experimente ler sobre outros assuntos e adotar uma postura mais receptiva a argumentos contrários sérios. Vc pode se surpreender....
Graça a Deus eu estou muito atrasa, pois acredito muito em contos de fada. Você também um dia vai acreditar. Fique em paz
Atraso moral?!?!?! Putz, eu estava tentando evitar comentar essa coluna, mas a Fernanda me pegou de surpresa. Leia a coluna dessa semana do Helio Schwartsman com uma explicação bastante simples sobre o que acontece na sua mente Fernanda e na mente das pessoas que se iludem com as diversas religiões. Atraso significa acreditar em contos de fadas depois de virar adulto!
Então não há tempo a perder. Façamos todos nós coisas boas.
Atraso moral é criticar a moralidade de quem não se conheçe.Os céticos e ateus são pessoas até mais morais e éticas que as teistas.Enquanto vcs acham que precisam de muitas passagem para aprender,os ateus aprendem em apenas uma vida, pois sabem que só tem uma para fazer o que é certo.Quando vc morrer só deixara seus atos e isso influenciará a vida de muitos.
A Doutrina EspÃrita nos ensina calar diante da ignorância, assim devemos fazer. Podemos compreender o nÃvel de desenvolvimento de certas criaturas, incluindo o autor do artigo, alimentaram o cérebro e criaram "verdades" que apenas a experiência própria poderá colocá-los diante da espiritualidade com o devido respeito, a menos, é claro, que sejam filhos de chocadeira, daà sim, talvez aà não exista Espiritualidade maior no processo da vida, apenas uma chocadeira (ciência).
Caro Leandro, não existem verdades baseados em experiências próprias. Essas verdades se chamam sensações e se qualificam como SUAS verdades, particulares.
"Doutrina"... Todos um bando de alienados
Considero-me bastante cético, mas acho totalmente despropositada a ideia do autor de desacreditar o filme como "ponto baixo na carreira de Damon e Eastwood" por conta dos poderes do personagem de Damon. O filme não precisa ser um tratado de lógica e ciência. Aliás, a fantasia é dos melhores ingredientes de obras artÃsticas, sem contar q, como Júlio Verne endossaria, as vezes a fantasia é visionária.
É compreensÃvel a rejeição do autor por assuntos não materialistas, pois é difÃcil separar o joio do trigo quando ainda não se tem preparo espiritualista. E convenhamos, há muito joio e pouco trigo.
Amigo Marcelo, penso ser interessante que você tente se inteirar melhor sobre o assunto "espiritismo". Para um jornalista, escrever com o "mÃmino entendimento" do assunto, é arriscado. não acha? Então estude, entenda, compreenda da matéria para somente depois e com convicção, escrever e publicar matérias sobre o assunto Abraços e bons estudos...
Há muito tempo faltava a Folha um comentarista com coragem para abordar a temática da não existência de deus, ou ao menos a falta de provas com relação a sua existência. Gleiser há muito rende-se ao comportamento estável selecionado de acreditar em alguma divindade, talvez a única caracterÃstica que realmente nos distingue dos demais animais. Ciência e religião, qualquer que seja, não devem se misturar. O povão que se divirta com BBBs e filmes que tentam reforçar sua ignorância.
Deus jamais vai provar sua existência pra voce, pois basta olhar em volta e será suficiente a comprovação de sua existência. Ou voce quer que ele realize um milagre especial pra voce??? Por acaso voce se considera superior e acha que Deus tem obrigação de dar uma prova especial pra voce?? O esforço tem que ser seu, ou voce é daqueles que quer tudo mastigadinho e explicadinho?? O milagre da vida acontece todos os dias e voce todos os dias vira suas costas para ele. Acorde
Ótimo texto, Marcelo. O impressionante é que as mesmas pessoas que pedem respeito à sua "religião", não respeitam a opnião de quem não compactua com cha. rlatães como Chico Xavier, Papas, padres, pastores e apostolos.
Da árvore má somente poderemos tirar maus frutos e da árvore boa apenas bons frutos, reconhecerão as pessoas pelos bons frutos que irão produzir.
5 milhões de pessoas erradas.
Querido Marcelo, o que fizeste hoje de bom ao teu próximo além de ofender a religião de no mÃnimo 5 milhões de pessoas?
O cara pega duas obras de "ficção" e tenta julgar os diretores e as doutrinas citadas nos filmes baseado no roteiro dos mesmos. Acho que ele acordou hoje, meio que, sem inspiração para escrever e nos presenteou com essa pérola.
Um texto que usa coisas como "dessa crendice sem pé nem cabeça" é realmente de dar dó. Qual o seu problema? Pq o tema te desagrada tanto assim? Tem que ser muito dono da verdade e viver numa condições ilusória e medÃocre falar de Chico Xavier. Cada um com sua crença, cada um com sua religião. Se é Ateu ou Cético a escolha é sua. Se a faz por convicção, melhor ainda. Agora, isso não quer dizer que você tenha o direito de chamar a crença alheia de lixo ou coisas
Fabiana, pessoas não podem ser ofendidas nem desrespeitadas, idéias tolas sim! Se tens certeza absoluta sobre sua crença, relaxe. Se está brava demais, é porque alguma coisa vc sabe que está errada....
Nenhuma crença tem o direito de não ser ofendida .
Lamentável tal preconceito.
Lamentável tamanho preconceito e/ou desinformação para alguém que se denomina ''jornalista".
Que se discuta a veracidade dos fatos é aceitável e saudável. Contudo, será coerente simplesmente negar. Sábios como Lombroso, Vitor Hugo, Dumas, Richet , Crokes para não me alongar mais, pensam diferente. De mais a mais, as religiões e filosofias outras desde tempos imemoriais mostram que não somos só matéria. Pesquisem mais antes de dar opiniões sem desmentir os fatos.
Mostram não, acreditam, ou seja, têm fé nisso. Simples e rasteiro, sem provas. Somente a experiência individual que tal qual a de um esquizofrênico, o leva a crer ser a realidade de fato. A fé, tal qual uma doença, leva a crer no inacreditável, improvável, fantástico.
Comentei agora a pouco e já li mais um monte de comentários ridÃculos de pseudo cientistas e sua parapsicologia. Além de não terem prova alguma do que teimam que há ainda são mal educados. Tem que se colocar mesmo vampiros e espÃritos no mesmo saco, ambos nunca aparecem em público! Para os que acham que neurologia é uma brincadeira de fantasma, leiam o caso de Phineas Gage, e vejam como podemos provar que nossa personalidade é o cérebro e quando morremos nossas lembranças não saem voando por
Bem colocado novamente. Parece um câncer, é o vÃrus da fé que ataca aqueles que ao invés de viverem o agora e aproveitarem as experiências que a vida está aà para proporcionar no tempo que têm ficam buscando respostas para o além túmulo porque não conseguem encarar o fato da efemeridade e precariedade de suas vidas.
Gostaria de dizer ao colunista que do meu ponto de vista ele está repleto de razão. Estou cansado dessas "certezas incertas" que estão dominando a mente das pessoas. Uma necessidade tão grande de se conhecer algo além da vida que me parece mais uma doença, como um câncer se espalhando na mente das pessoas. Tanto é, que ainda sem prova alguma dessas "verdades", vemos comentário pouco educados aqui de pessoas que simplesmente não permitem que alguém toque na sua "esperança" além da vida.
Perfeito. Está tudo ao contrário. Da dúvida se pressupõe a verdade. Se não pode provar que não existe, logo, existe. Absurdo. E ainda teimam em querer justificar superstições pelo método e filosofia cientÃfica. Para depois criticarem quem os desautoriza através destes preceitos. Como já disse, tá no mesmo saco, pq dado que não posso provar que um vampiro não existe, logo, se eu fosse um desses, poderia afirmar que sim, eles existem, tal qual espÃritos, fantasmas, reencarnação, pós túmulo, et
Pesquisadores sérios quando céticos são maçantes. Já jornalistas "de Ciência" céticos beiram o ridÃ.culo.
Hippolyte Léon Denizard Rivail, ou Allan Kardec , afirmou certa vez, categórico:"Se algum dia a ciência provar que o Espiritismo, está errado em determinado ponto, abandone este ponto, e siga à ciência". Porém o que vem acontecendo é justamente o contrário. Menos para os céticos, é claro...
Caro Luciano Paulo.Só o fato de Kardec dizer o que disse,mostra que ele não tinha certeza de nada.E saiba que a ciência cada dia prova mais que as alegações espiritas não passa de ilusão.E que o ceticismo é a gasolina que move a ciência.
Quem tem que provar que está certo é o Espiritismo. A ciência consegue provar por A + B que tudo isso não passa de uma farsa, esquizofrenia, charlatanismo.
"...ao menos ser investigadas por seus correlatos fÃsico-quÃmicos no tecidocerebral. Outra, muito diversa, é "falar" com determinada pessoa morta..." Olha seguindo sua lógica, e tão possivel verificar oque foi 'visto' quanto oque foi 'ouvido'. Ambas vão gerar atividade cerebral. Sua Coluna soou muito mais como "Espiritismo = Bullshit", do que vc estar mesmo querendo dar algum credito ao assunto... seja como for isso...
Prezado Marcelo, De fato tem muita imaginação e crendice em toda esta história de fenômenos espÃritas e parapsicológicos. Só que não dá para desconsiderar todos os fenômenos em função disso, seria uma atitude tão dogmática e anticientÃfica quanto à do crédulo. Para quem já teve experiências paranormais fidedignas, os fenômenos são fatos e não crenças. Acho que você deveria pesquisar um pouco mais sobre o assunto e buscar ter experiências pessoais antes de fazer afirmações peremptórias
Para as pessoas que ja tiveram experiencias paranormais supostamente fidedignoas,só resta o tratamento medico para doença mental . Todas esta experiencias espiritas tem uma explicação comprovamente fisica e neurológica.
Fiquei contente ao ler os últimos três comentários. Realmente, colocar no mesmo balaio o Espiritismo, zumbis, vampiros e afins não é algo que faça sentido. Aliás, senti um tom irônico nessas comparações. Felizmente há bastantes obras sobre o tema surgindo, ampliando, assim, o universo das religiões, costumeiramente monopolizado pelas "verdades" da Igreja Católica. Convido o autor a assistir ao filme sobre Chico Xavier, exemplo de humildade e que, sabiamente, não julgava as cren
Escreveu somente pra cumprir tarefa, sem nenhum comprometimento ou responsabilidade. Ele não é o único, mas quer manter a soberba! Jornalista profissional "estuda" antes para não escrever m...,que não é o caso dele. Por quê não te calas!!!
Embora eu seja ateu eu não posso concordar com o autor quando ele chama o espiritismo de "lixo ocultista" ou compara com vampiros (aff!). Toda crença deve ser respeitada, inclusive a nossa não-crença (viu, Datena?). O autor certamente partiu para a intolerância religiosa. Alô, Ministério Público, cadê vcs? PS: Denunciei o artigo ao SaferNet.
A vejo que o certo é exatamente o contrario. nenhuma crença é digna de respeito.
Penso que o arremedo de artigo que conseguiu mÃseros quatro comentários até agora é o resultado de uma mistura triste de necessidade de compor pauta (o articulista TEM de escrever, o quê e com que qualidade, são outros quinhentos), com falta de de assunto e de respeito pelas crenças alheias, menos pesquisa cientÃfica verdadeira e imparcial. Enfim, triste. Perdi meu tempo lendo e escrevendo. Vou dormir.
Caro Marcelo Leite Estou estudando um pouco de filosofia da ciência e particularmente sobre o que é Ciência. Gostaria que você escrevesse um artigo sobre esse assunto .Um abraço Marcio de Campos Villar
Com respeito as demais opiniões Tinha medo mas vou falar São todos charlatões a começar pelo tal que diz que ressucitou e vai voltar. É brancadeira. Como podem acreditar nessas coisas... Se todos estudássemos mais um pouco talvez as coisas estivessem melhores. Fala com mortos e ver mortos só se estive bebado. Aà sim... No mais pura vontade de se iludir achando que vão viver de novo. Só voces...crédulos...
Gente, quer acreditar em espÃrito, acredita. Arruda atrás da orelha, ok. Virgem Maria voando pro céu em carne e osso, problema teu. Mas meter a (neuro)ciência no meio desta história é brincadeira. EspÃrita é muito metido. Acha que sua religião é "cientÃfica" e a dos outros não. Tão cientÃfica quanto a macumba do terreiro da esquina, a missa das sete. Assumam, são crentes. Vossa crença não é racional, é fé mesmo. E o Marcelo tá chamando a atenção a esse surto de irracionalidade.
Concordo com o Marcelo Leite. É um tal de "briga" : vegetarianos x carnÃvoros; ateus x crentes; e outros assuntos mais. No caso de fatos espÃritas, vampiros, e outros, é uma exploração só. Estes assuntos já estão nos cansando...
Triste esse artigo, de um preconceito e vazio lastimáveis (e cientÃficos). Mais sorte da próxima vez...
Gente: calma, juizo e tolerância com quem pensa diferente de nós mesmos. O excesso tanto cientÃfico quanto religioso termina gerando ofensas pessoais imperdoáveis e desnecessárias. Se criticamos os excessos dos xiitas muçulmamos, devemos evitar agir como tais. Ciência exige fatos, demonstrações e comprovações empirÃcas. Fé é a crença metafÃsica sem a necessidade de comprovação na realidade. São esferas totalmente diferentes!! Bobagem desqualificar.
talvez o colunista esteja correto em todas as suposições. contudo, minha impressão é a de q há no texto impropriedades que, dado seu contexto, só podem ser condenadas. a gritante moralidade subjetiva de seu autor não condiz com a imparcialidade que engrandece(ria) a ciência e o jornalismo. moralidade e cientificismo também não condizem a uma crÃtica de arte. eu não saberia dizer
qual sábio ou autoridade de qualquer tipo sustenta a validade de se classificar uma obra de ficção por esses critérios; mas posso dizer q, ao contrário, já vi muito manifestada a idéia de q a arte não pode possuir regras fixas, ou q, aparte qualquer simplificação a um conjunto fixo de elementos, tÃpica dos mais ignorantes, o q dá valor à arte é justamente sua capacidade de fazer as pessoas pensarem melhor, como um exercÃcio.
outra impropriedade diz respeito a dar como assunto resolvido (ou cientificamente resolvido) a espiritualidade. ao se olhar para a História, da ciência, das idéias, é difÃcil sustentar que estejamos mesmo perto de provar qualquer coisa cientificamente. qualquer pessoa que tenha sabido aproveitar desse olhar e contraÃdo humildade (e tolerância aos erros humanos) sabe que há apenas assunções. históricas, sociais, fÃsicas, matemáticas: cientificas. independente do número ou do valor
das conquistas ou das seqüências de negações cientÃficas à s suas assunções anteriores, o fato é que não há até a presente data uma autoridade (cientÃfica ou não) que sustente q o tema da espiritualidade esteja resolvido, ou mesmo próximo de ser resolvido. agravado pelo peso leve da autoridade (cientÃfica) do autor, trabalhar em contexto jornalÃstico como se estivesse imbuÃdo dessa autoridade, é uma grande (e lamentável) impropriedade, o q explica as inúmeras crÃticas bem fundamentadas ao tex
me parece também que elementos ruins possuem tendência a se juntarem, e o texto em questão n é uma exceção. o jornalista cita uma obra sobre o assunto (selecionada há poucas semanas como digna de nota pela Folha.com, dentre milhares de outras) em tom de atualidade, e parece desconhecer a entrevista de Eastwood publicada neste mesmo site, q talvez ajudasse o autor a entender o q é uma obra de ficção, e como uma obra pode ser desvinculada de crenças pessoais de seus autores.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Marcelo Leite > Espiritismo galopante Voltar
Comente este texto