Ciência > Salário igual "expulsa" cientistas brasileiros do país Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Estou terminando graduação em ciências biológicas e me sinto 'mergulhado' nesse ambiente de ser cientista. O tempo todo não sai da nossa cabeça se vale a pena ou não estudar tanto pra trabalhar no paÃs do futebol. Pra maioria não vale a pena, e o melhor que podemos fazer para ter o tão sonhado retorno financeiro é: desistir da carreira cientifica e ir pra concurso público ou ser cientista nos EUA ou Europa. patriotismo uma ova! a gente quer ser recompensado, seja aki ou em outro lugar.
A igualdade de salários não ocorre com todas as classes de pesquisadores. Os dos institutos de pesquisa do paÃs têm os seus bem defasados em relação as universidades, executando as mesmas funções de pesquisa. Somado as várias dificuldades, desanima o cientista e os leva a buscar alternativas fora do paÃs.
Estou voltando para o Brasil, depois de um pos-doutorado aqui na Europa. Estou animado para voltar, para prestar concursos nas universidades,o que espero que tenha vários esse ano de 2011. E dessa forma aplicar tudo que foi aprendido e investido na minha formaçao de volta para o meu paÃs.
Voltar para o Brasil, para ganhar salários menores, enfrentar essa Burrrrrrocracia e ainda correr o risco de ser assaltado na primeira esquina ou ser feito de refém dentro de sua própria casa...............Quem vai querer????????????????????
Além do salário expulsar os cientistas para outros paÃses, não há isonomia salarial entre os pesquisadores das universidades e institutos de pesquisas em São Paulo.
Mercadante...CALA A BOCA! VOLTA VC PRO INFERNO, IMBECIL!!
DESVIAR O CURSO DO VELHO CHICO DÃ MAIS VOTOS!!!!!!
Estão protestando na Sede do Conrinthians porque este time se desclassifcau de um torneio. Só isto? E onde iremos com isso? ...
Nossa como existe confusão neste PaÃs. Não se saber oque é melhor: ser pilantra, traficante, polÃtico analfabeto, ou procurar melhorar nosso povo abandonado à sorte. Sucateamento da Educação, baixos salários aos professores, aprovação automática; e agora Cientista indo para fora do PaÃs correndo de burocracia. Perdemos o focu de tudo. Então,Mudem a bandeira, o hino, a constituição tudo. já!
O problema não é só o salário, é a politicagem, a péssima qualidade de vida, a falta de perspectivas... não dá para criticar quem escolhe viver num paÃs civilizado ao invés de no Brasil.
Entre as primeiras providências tomadas pelo Bonachão Risonho, fez extinguir um sistema que gratificava professores produtivos em nossas universidades federais. Quando estressados pela imensa burocracia, pelas atividades didáticas e pelas responsabilidades da pesquisa que tentamos fazer, ainda temos que ouvir comentários do tipo "você trabalha porque quer... "No Brasil, o premio que os pesquisadores recebem é um diploma de B.u.r.r.o.Mas ainda sonhamos... governos passam. Esse também passará.
Ops! Segurem o Dimy, ele tropeçou na barra das calças logo na entrada. Não deixem de fazer o teste do dedinho passeando em frente aos olhos e não esqueçam o banquinho.
pais vive emperrado porque investimentos em pesquisas são pifios,o veiculo lançador brasileiro teve um investimento de 300milhões de reais em 8 anos de fhc,o submarino nuclear esta a decadas na plancheta as empresas privadas não investem em pesquisas,apenas as estatais,o problema central esta na burocracia cara e ineficiente,pagamos otimos salarios e aposentadorias a burocratas,não sobra o suficiente pra pesquisa e infraestrutura e tudo mais.
"Se um dia me perguntarem o que acho dos cientistas e pesquisadores que desenvolvem atividades cientÃficas e tecnológicas no Brasil, responderei que muitos deles serão obrigados a comer marimbondo e cuspir abelha." (Cientista Herbert Alexandre Galdino Pereira)
"Se um dia me perguntarem o que eu acho dos cientistas e pesquisadoresque desenvolvem atividades cientÃficas e tecnológicas no Brasil,responderei que muitos deles serão obrigados a comer marimbondo e cuspirabelha."
"Se um dia me perguntarem o que eu acho dos cientistas e pesquisadoresque desenvolvem atividades cientÃficas e tecnológicas no Brasil,responderei que muitos deles serão obrigados a comer marimbondo e cuspirabelha." (Herbert Alexandre Galdino Pereira)
o maior problema é a burocracia, sem dúvida, que torna os cientistas no brasil menos competitivos que seus pares dos paÃses desenvolvidos. Para piorar, o C.G.U, A.G.U, T.C.U tratam os cientistas como bandidos, partindo da premissa que todo pesquisador é corrupto até provar o contrário. Enquanto isso, fazem afagos na famÃlia S.arney. assim dá para entender a resistência de alguns cientistas em retornar ao paÃs.
CARO,RAFHAEL CARDOSO A ATITUDE DO SENHOR MERCADANTE TEM SIM SEU PONTO POSITIVO,O QUE NÓS NÃO PRECISAMOS É DE COMENTÃRIOS DESVALOROSOS COMO O SEU,,VAMOS TENTAR REALMENTE CONSERTAR AS COISAS,,VAMOS TENTAR..!!..O BRASIL NÃO PRECISA DE CIDADÃOS COMO O SENHOR,,REALMENTE VC HONRA SEU SOBRENOME..!!..
Salário de 11 mil? Só se for professor titular, a grande minoria da USP e muitos o são não por mérito. A grande maioria se aposenta como Professor Associado, com salário menor que 7 mil. Repatriar? Tem que oferecer melhores condições, não apenas salário. Por que Japão, Coreia do Sul, Alemanha, Inglaterra e EUA recebem tão bem um estrangeiro? E aqui? Eles não servem? Retorno social? Veja o que a pesquisa básica ("aqui que não traz nada") deu à Alemanha nos últimos 100 anos. Produto é p/ empre
Obviamente, deveria haver mais investimentos no campo da ciência no Brasil. Mas, não sejamos hipócritas ao ponto de dizer que o patriotismo deve falar mais alto, pois duvido que a maioria das pessoas trocaria melhores oportunidades e salários fora do Brasil pelo "orgulho de ser brasileiro".
Educação??? No Brasil??? Elegemos pessoas que nem se quer terminaram o ensino fundamental, e sentem orgulho disso, de ter chegado em grandes cargos na politicos por "trabalho e esforço" mesmo sem ter estudo... Palhaçada...
O que adianta passar 12h por dia no laboratório durante 6 dias por semana e publicar nas revistas internacionais de alto nÃvel de impacto, lecionar 20h/semana, se tem colegas seus que chegam à s 10h e saem à s 16h e, geralmente, enforcam a sexta-feira? Ganham o mesmo tanto que você, OU ATÉ MAIS, pois são hábeis na polÃtica de conversa de corredor e acabam agariando cargos burocráticos... têm menos úlceras, não sofrem de insônia, são chefes de laboratórios inoperantes... e são mais feliz
Lembrando que são 11.000,00 por ano...
Concordo plenamente com o cientista, tem brasileiro que não inova e nem publica nada e ganha o mesmo salário dos que fazem muito pelo desenvolvimento do paÃs! Passou da hora de fazer algo pela educação brasileira! Se essas pessoas que não fazem nada pelo desenvolvimento ganhassem menos elas não reclamariam em nada porque elas não fazem porque não querem mesmo, por pura acomodação, e também não devem gostar do que fazem, deveriam estar em outro local de tabalho !
Respeite os demais leitores e não publique conteúdo ofensivoEvite o uso de expressões com todas as letras maiúsculasMensagens que desrespeitem as regras estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação.
a iniciativa d o mercadante e louvavel! mas se nao for possivel, e so nomear uns torneiros mecanicos e ou sindicalistas como cientistas e pronto, no velho sistema pt de governar.
Não acho que esta seja a maneira certa de trazer estes profissionais ao paÃs. Será investido, em pessoas que nem moram mais aqui, um dinheiro que poderia ser investido em quem realmente faz pesquisa no Brasil.Outro ponto importante é que o salário na USP não é cerca de 11 mil, isto é somente para os grandes chefes e Livre-Docentes, os salários são cerca de R$ 360,00 a R$6000,00. Isto é para aqueles que conseguem bolsa que são poucos!
Penso que o paÃs tem que investir nos profissionais que possuem verdadeira capacitação. Não importando a crença politica, o local de nascimento, a religião, etc, etc, etc,.... O que vale é unica-- e-- exclusivamente competência e resultados. O resto é pura pirotecnia sem o menor valor.
11 mil é salário de professor titular. Concordo com vc. Se o paÃs tem poucas grandes instituições de pesquisa é mais por falta de verbas para financiá-las do que por falta de pesquisadores de excelência. Lendo a reportagem ontem, senti que os cientistas de fora tão se achando um Ronaldinho Gaúcho. Só voltam se forem obedecidas suas exigências. O paÃs tem que investir em quem acredita no paÃs e vive nele. Penso assim!
Por incrÃvel que pareça, os salários dos professores universitários no Brasil são hoje competitivos comparado aos salários pagos em alguns paÃses europeus (França, Espanha, Portugal, etc.). Nos EUA, com certeza ainda se ganha mais, mas o custo de vida é mais alto e, portanto, em termos de paridade de poder de compra, a diferença não é na verdade tão grande assim. No caso da Inglaterra e da Alemanha, não sei dizer, mas a diferença (a favor deles), se houver, também não é significativa.
E a burocracia. A burocracia emperra quase todo porjeto de pesquisa no Brasil, se perde muito tempo com trâmites que deveriam ser simplificados, mas no fundo estão cada vez mais complicados. Importar algum item necessário pra sua pesquisa? Senta e espar...em alguns casos demora tanto que tem pesquisador que muda o projeto pra não precisar disso. Nem preciso dizer a consequência né? Projetos mal elaborados que no fim só levam à perda de dinheiro. Ciclo vicioso terrÃvel pra ciência. /p
Marcelo, o problema não é o valor bruto, mas sim o fato de TODOS os pesquisadores ganharem a mesma coisa independente da produtividade. Isso não estimula muito. Tem muito pesquisador que fica encostado lá na universidade porque sabe que seu salário vai ser o mesmo do cara que produz muito. Pra que se esforçar? Não é uma questão de concorrência com o exterior, é uma questão de concorrência dentro do próprio paÃs pra estimular a produtividade.
Concluindo, como todo liberal, acredito que as pessoas têm direito de viver e trabalhar onde quiserem. Não acredito em controles de imigração ou barreiras à mobilidade da mão de obra através das fronteiras. Essa desculpa entretanto dos pesquisadores de que saÃram do Brasil porque as condições de trabalho aqui são muito ruins ou se ganha muito pouco é um argumento que, cada vez mais, não se sustenta na realidade, principalmente comparado à Europa, onde as condições são à s vezes até piores. /
Vejo gente falando que esses 3000 não fizeram nada de relevanta fora do Brasil. Então pesquisa básica não vale nada? Só pesquisa de aplicação imediata. Então o cara que resolveu usar um laser pra fazer um cirurgia tem mérito, mas o cara que desenvolveu o laser 50 anos atrás não? Presta atenção, é por isso que a ciência rasteja no Brasil, brasileiro em geral só enxerga um palmo na frente do nariz, não consegue fazer projeções a longo prazo. Nesse caso, engenheiros são suficientes...
SEm uma reforma no Judiciário, isto é, o Povo tem de tomar as rédeas, fazer pressão por Justiça, cassando parlamentares, "cassando" juizes, "trucidando" os corruptos em praças públicas. Cortar mordomias públicas com o nosso dinheiro. Não deixar os Tribunais mandar e desmandar por questão e decisão politica. REFORMA GERAL NA JUSTIÇA e CRIAÇÃO DE CONSELHO/TURMA JULGADORA DA JUSTIÇA FORMADA POR UM TERÇO ADVOGADO, UM TERÇO PROMOTOR UM TERÇO DE MAGISTRADO. PE´RIOD DEFINIDO, MANDATO DE OITO ANOS.
oops
Infelizmente o dr. Muotri está certo...
´´e estranho que a gente nao ve os trabalhos desses cientistas em destaques,e nao conseguem premios top da ams e ams e nem na europa. gostaria de conhecer o trabalho dessa gente. grato ant onio carlos motta
Não vê os trabalhos deles no Fantástico. Procura nas melhores revistas cientÃficas internacionais que tu encontra.
Então, eis mais uma vez um tema que traz calor ... Eu gostaria de saber, se for possÃvel é claro: - Dentre estes 3 mil pesquisadores, quantos produziram algo útil, lá mesmo onde estão ?
Se eles não tivessem produzido algo de útil, com certeza não estariam mais lá ganhando muito bem. Provavelmente estariam aqui num emprego público onde teriam a estabilidade garantindo a mediocridade. Para saber o que fizeram deve-se procurar em revistas especializadas em ciências, geralmente publicadas em inglês.
Tu não vê a produção cientÃfica deles no Fantástico.Procura nas melhores revistas cientÃficas internacionais que tu encontra.
"O patriotismo é o último refúgio de um c.a.n.@.l.h.a." -- Samuel johnson
Mercadante, voce eh um fan.farrao !!Eu sinto saudades do Brasil, mas voltar para o mercado acreditando em promessas ? To fora !Aqui a meritocracia existe, nao tem o esquema do cracha, de indicacao, de amigo do dono.Uma pena, porque o Brasil eh uma potencia presa pela buRRocracia imposta pelo governo, que nada faz para melhorar a vida dos cidadaos.Volto pro Brasil, mas apenas para visitar familia e amigos.
Parabéns Danilo. Vc é quem decide onde, como, quando, e por quanto vai trabalhar. Cada ser humano deve ser senhor do seu destino, e nunca confiar em nenhum governo,e nenhum politico. É de gente assim que mundo precisa.
O Brasil não precisa de vc.
Danilo, melhor nem voltar. O Brasil precisa de BRASILEIROS com orgulho de ser Brasileiro.
PERFEITO!!! O que sempre quis ler ou ouvir. COMPETITIVIDADE é essencial. Aqui, sejam competentes ou incompetentes, os funcionários públicos ou de estatais com o mesmo tempo de serviço e mesma função ganham OS MESMOS SALÃRIOS, o que é um absurdo. Que bom!!! É o começo de um novo tempo, graças a Deus!
Mercadante é um incompetente e as atitudes que vem tomando só confirmam isso. Ele e o PT acham que o paÃs é movido a base de "Bolsas". Era só o que faltava! Criar bolsa-Cientista para tentar atrair os pesquisadores de volta! Esquece ram que esse tipo de profissional é inteligente e crÃtico e não cai nessas ladainhas populistas.
Não, meu caro Logh..., não se esqueceram. De fato nem se tocaram! São primários demais. São algo como precursores dos Escherichia Coli na escala evolutiva. Agora, de fato mesmo, os condutores da estratégia de pesquisa do paÃs precisam começar lançando a pedra fundamental da vocação da pesquisa no paÃs. Enquanto atuarmos como metralhadora giratória, sem foco, não saimos do lugar. Que tal declarar o foco, por uns 100 anos, na pesquisa para a agro-indústria e agromercados? Só para dar cartas!..
Isso é o que dá um paÃs que valoriza jogador de futebol e despreza a educação.
Faço aqui uma provocação: Qual produto para a sociedade resultou o trabalho da maior parte desses que não se acham valorizados no Brasil? Publicações em revistas especializadas nada acrescentam para o povo, senão para os que estudam sobre o assunto. Até patentes precisam ser reavaliadas, pois é preciso mensurar qual o retorno social que ela trazem e que implicam em alto investimento. É obvio que existem cientistas no verdadeiro significado da palavra. Se existem certamente estes retornarão.
Então pesquisa básica não vale nada? Só pesquisa de aplicação imediata. Então o cara que resolveu usar um laser pra fazer um cirurgia tem mérito, mas o cara que desenvolveu o laser 50 anos atrás não? Presta atenção, é por isso que a ciência rasteja no Brasil, brasileiro em geral só enxerga um palmo na frente do nariz, não consegue fazer projeções a longo prazo. Nesse caso, engenheiros são suficientes... Faço minha pesquisa na Europa e até agora não fiquei tentado a voltar...ver
Tanto cientistas como bons profissionais, sempre que podem vão embora do Brasil. Oito anos de governo do PT enterrou o Brasil até o pescoço na ignorância. Agora temos 27 ministros, custando milhões, para que tantos ainda não se sabe, só aà já dá para perceber que de inteligência mesmo há pouco.
Oito anos de governo do sociólogo e acadêmico FHC deixaram as universidades públicas completamente sucateadas e com salários degradados. Boa parte do êxodo de pesquisadores foi motivada por essa má fase. Enquanto isso, assistimos o florescimento das universidades privadas (boa parte delas de nÃvel duvidoso), incentivado por esse mesmo governo.
As Leis brasileiras deixam os cientistas a mercê do controle estatal por inumeráveis orgãos que não estão nem ai para a pesquisa cientÃfica, a não ser para dificultar ou impedir os projetos, e em processos que levam anos aguardando aprovação ou não (cite-se por exemplo os orgãos de controle ambiental, de medicamentos e de registros e patentes). Não tem jeito Ministro, analisando a Legislação brasileira e a ideologia de atuação dos orgãos de controle, só indo embora mesmo.
hahaha que palhaçada, se o senhor Ministro da Ciência e Tecnologia arregaçasse as mangas para tomar medidas que valorizem os cientistas brasileiros eles teriam o maior gosto em vir trabalhar aqui... o patriotismo forçado acabou junto com a ditadura... se para tanto for necessário, as mentes brilhantes brasileiras devem ir para o exterior fazer suas descobertas mesmo, afinal elas beneficiarão não só o Brasil, mas toda a humanidade...
Sem dúvida, uma descoberta em um paÃs como o EUA, a repercussão seria mundial.
O Mercadante ,assim como todos os politicos de todos os partidos,são mal intencionados,e ficam fazendo deboche ,com um sorrizinho nos labios.Em qualquer atividade que não seja para banqueiros,monopolios e corporações traiçoeiras,o Brasil e' um pesadelo de situações escabrosas e indecentes ,que ocupam o tempo todo de cientistas ,artistas e outros que tais ,que dependem de intelecto para viver.Essa coisa ,do pobre coitado,da miseria social,desse patriotismo escr#t# e o voto obrigatorio ja ench
eu até entendo as dificuldades que o governo pode encontrar ao mudar o quadro do investimento em pesquisas cientÃficas no Brasil, mas não consigo ver em como trazer um cara aqui por alguns meses, faz sua pesquisa e depois volta para os EUA ou Europa e divulga sua pesquisa lá, é aplaudido lá, é reconhecido lá, e por aqui continuamos na mesma, enfim...não consigo ver em como isso trará grandes benefÃcios ao campo cientÃfico brasileiro. Continuaremos com as mesmas faltas de investimento real...
E ainda tem gente que duvida que somos paÃs de quarto mundo... taà mais um motivo.
No Brasil o cara tem que fazer tanta polÃtica para sobreviver na universidadepolÃtica, que na hora de fazer ciência, seu tempo já passou e a ciência é feita por estudantes, que acham que vão chegar a algum lugar.
Parabens ao Ministro Mercadante por levantar estas questoes.
A atitude do mercadante é algo louvavel, mas isso não enche barriga... Existe um fator que nao consideraram muito ainda no Brasil, cientista sempre vai querer um desafio, e isso no Brasil não é muito valorizado, pois todos ganham igual... Mas espero que muitos cientistar venham fazer um trabalho voluntario no pais de origem para ajudar ...
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ciência > Salário igual "expulsa" cientistas brasileiros do país Voltar
Comente este texto