Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gil

    E se não tivessem feito nada, como estaria? Como seria amanhã, uma segunda feira, com a Marginal como era antes e com todos os caminhões trafegando por ali?É claro que precisamos de soluções, mais transporte coletivo, menos carros.Que tal usar sua coluna para começar uma campanha buscando novos empreendedores para o transporte coletivo. Algo ali precisa ser mudado, e não adianta ficar apenas cutucando político. Eles tem bons calos.

    Responda
  2. João Pedro

    Não existe mágica, existe trabalho. Primeiro, um transporte público de qualidade e que compense financeiramente. Depois, pode até colocar o pedágio que poucos reclamarão. Simples assim, mas como demora, ninguém quer fazer. Na Europa, se não me engano, é assim, vale mais a pena andar de ônibus do que de carro, as pessoas perceberam, deu um alívio no bolso e funciona. Obviamente que os políticos daqui não são europeus e os eleitores também não.

    Responda
  3. GEROMINHO

    ... O seu problema não é o que você fala......o problema é a sua história. Você já foi cunhado do mercadante, logo, continua a ser parente do mesmo..........isso é um ANTECEDENTE DESABONADOR. Ademais, a gente conhece um petist@ quando ele abre a boca ou quando pensa..........

    Responda
    1. GILBERTO DIMENSTEIN

      Caro Dirceu Nem a inquisição iria tão longe. Ser condenado por causa de uma relação familiar. Você não nada melhor para acusar? Gilberto

  4. Marcelo

    O Ideal seria fazer tudo, metro, tunel, barco, ciclovia, viaduto, etc. A demanda é imensa. Não existe dinheiro pra fazer tudo. O Governo Federal deveria ajudar, já que São Paulo contribui tanto. Ahh, esqueci, o tema é local, quem pensa em se candidatar em ser presidente só quer trampolim, etc. Já foi dito pelo candidato mais sensato que o dinheiro do trem bala serviria para construir muitos quilometros de metro. Pois é Dimenstein, a cidade é muito grande pra pensar localmente.

    Responda
  5. gil

    São Paulo já está SUFOCADA. Existe solução? SIM. Qual? PROIBIR O TRANSITO DE CARROS PARTICULARES EM DIAS DA SEMANA. Quanto custaria? NADA. Seria aceito? NÃO. PAULISTANO GOSTA DE SOFRER, DESDE QUE SEJA DENTRO DO CARRO. Colocar uma quantidade X, dentro de um Y menor, é impossível. Tem que ser por cima, ou por baixo. Realmente, nenhum candidato tem solução magica para a equação. Não adianta ficar batendo nessa tecla.

    Responda
    1. GEROMINHO

      O dimentirastein tem a solução. Vote no addad..........

  6. Julee

    caro Gilberto, o próprio titular da pasta disse, em entrevista a uma rádio de São Paulo, que o trânsito não será prioridade na lista de propostas dos candidatos à Prefeitura. Assim, dá para entender porque nenhum deles apresentou nada até agora.

    Responda
  7. Carlos Gomez

    E agora, Sr. Gênio Dimenstein?? O que o senhor pode dizer sobre a fusão DEM PSDB??

    Responda
  8. petralhissimo

    "Faça das suas tripas o coração" para tentar alavancar o seu amigo haddad!

    Responda
  9. petralhissimo

    Foram gastos 2 bilhôes? Foram desviados quantos - vc saberia dizer? O resultado foi de todo pífio? E a transposição já trouxe algum benefício? Já foram mais que o dobro da marginal por lá! Ah! se for do pt pode?

    Responda
  10. gallo66

    Essa é uma questão que os políticos brasileiros jamais querem discutir. Vão continuar gastando bilhões em obras que ficam acima do solo. Mas jamais nossos governantes vão investir seriamente em ampliar o metrô, por exemplo. Parece-me que a extensão do metrô de São Paulo é apenas 10% da do metrô de Nova York. Pelo tempo que existe o metrô de SP, já deveria ser um pouco maior.

    Responda
  11. JC

    Comentar o que esse Senhor escreve sempre é muito chato. Ele é especialista em tudo. Tipo Jô Superior, Datenada, Lobada, Kajurada, sei lá, M....D2. Está a serviço de quem? Do povo, para o povo? Tenho certeza que não. Não se pode esconder a verdade por outros interesses.

    Responda
  12. Slater

    Mas toda vez que leio esta coluna é a mesma história: "Uns insistem em dizer que sou do PT, outros juram que defendo o PMDB." Todo o resto parece ser tão pequeno quando comparado ao ego de quem escreve...

    Responda
  13. Henrique Costa

    Acho importante também, caro Dimenstein, dar crédito ao autor do monstrengo de R$ 2 bilhões, que você não citou. Aquele sujeito que, respondendo (e desrespeitando) as criticas de especialistas e cidadãos, naquele momento perguntou: "Vocês querem chegar em Guarulhos como? De burrico?" Este mesmo senhor é candidato novamente, e o articulista disse em outra ocasião que o acha competente. Quem está errado?Abraços

    Responda
  14. Jairo Pessoa Guimarães

    Haja dinheiro, para atender aos enigmas do trânsito. Tudo isto, para convergir com a modernidade dos automóveis, cada vez mais um acessório indispensável. Sugiro que se aumentem considerávelmente as passagens de ônibus, para ampliar o sistema viário.

    Responda
  15. David Fermi

    Muita gente tem carro na Europa (e nao estas carroças que tem a cara de pau de vender aqui), mas muitos usam transporte público para ir trabalhar, estudar ou até sair. Pq ? Por que é acessível, confortável e eficiente. O segredo é este oferecer um transporte onde nos sintamos cidadaos. Pq todo dia que pego Metrô me sinto sardinha enlatada, galinha, boi, cavalo (que viajam num calor desgraçado) e apertado. Quando digo que nao somos civilizaçao. Vejam Berlim, Londres, Paris, Madrid, Barcelona.

    Responda
  16. David Fermi

    Vejam o CEU (Escola que a Marta) implementou. Lá fora escola tem campo de futebol, piscina, anfiteatro, tatame, música. Estrutura completa. O que fizeram com o CEU ? Deveriam ampliar, virar referência nacional, mudar estrutura, mas isto custa caro. Por isto acho que para uma cidade, estado ou naçao melhorar tem que reconhecer o que é e onde quer chegar. Pra isto deveria reconhecer que somos LIXO para sermos civilizados, honestos e termos serviços decentes ao menos próximos a primeiro mundo.

    Responda
  17. EVANDRO

    Enquanto compensar financeiramente o uso do carro, não se sujeitarão a qualquer sacrifício, ainda que mínimo, o que não é o caso, pois o transporte público é um fracasso. Mas, ou se pune a utilização, com pedágio urbano, ou nada.No Brasil, a cultura da fuga é mais forte que qualquer apelo à consciência.A saúde pública não presta, corremos para os planos,A segurança pública, idem, erguemos muralhas, barricadas, segurança privada etc.A educação... corremos para o colégio particular.

    Responda
  18. David Fermi

    Um último comentário cético, duro mas realista de nossa sociedade. R$ 3,00 de tarifa é tarifa de Europa e serviço pior que Bolivia, Peru, Venezuela. Em Buenos Aires tarifa é R$ 0,60 lá é sujo, feio o Metrô mas entendo pelo custo. Aqui pelo que custa acho um roubo, aliás nos roubam em tudo, impostos e saúde, educaçao e cultura é piada. O Brasil comparando com primeiro mundo é piada. Morei na Espanha e Japao. Nao compara, pra isto melhorar primeiro temos que reconhecer que Brasil é um lixo. /

    Responda
  19. David Fermi

    Vou além em meu comentário. Será que o prefeito e secretário de transporte nao conhecem Berlin, Madrid, Paris e Londres ?Quando eu reclamo e digo que o Metrô e CPTM é um lixo dizem q estao fazendo o possível e nao reconhecem que precisa melhorar. O comodismo e ufanismo em achar q td no Brasil é maravilhoso nao deixa sairmos de uma naçao bárbara, medíocre para civilizada, decente, honesta e sem corrupçao. O jeitinho brasileiro e o comodismo só fazem mal ao Brasil.Tarifa a R$ 3,00 ? Piada Naci

    Responda
  20. David Fermi

    Gilberto morei fora do Brasil em Madrid e nao dá pra em SP pedir que deixemos o carro para usar transporte público, pq o TP precisa ser confortável, eficiente e acessível(em R$) o que nao é nenhuma destas 3 coisas. Sao realidades diferentes. Aqui teria que se investir pesado em Transporte público, desde que eficiente, confortável e acessível...o que sinceramente nao tenho nenhuma esperança que teremos um transporte assim no Brasil, em SP. pois os governantes e o povo sao sujos, hipócritas.

    Responda
  21. Marcelo Fleury

    SÃO PAULO MAIS SÃO PAULO Queiram perdoar-me aqueles que não concordarem, mas neste momento concordo com Gilberto Dimenstein. Devemos deixar de lado quaisquer outros interesses e nos concentrar no que é melhor para São Paulo, pois nos últimos anos os interesses da cidade estiveram relegados a segundo, terceiro..., planos. É chegada a hora de cobrarmos mais respeito a nossa metrópole, pois aqui se trabalha. São Paulo tem jeito. Para prefeito, um candidato de respeito! São Paulo merece m

    Responda
  22. Osvaldo

    Jornalista, os R$ 2 bilhões do contribuinte que o governador José Serra em mais um projeto rodoviarista jogou na lata do lixo dariam para no mínimo 15 km de metrô que é o que a cidade precisa. Mas como os R$ 2 bilhões do contribuinte jogados fora iriam aparecer mais rápido para a eleição de 2010 na Marginal do que no metrô, está provada a péssima administração de Serra em São Paulo.

    Responda
  23. Osvaldo

    "A reação deveria ser imediata porque ali se gastaram R$ 2 bilhões, com oimenso aplauso dos motoristas paulistanos, para ampliação dasmarginais. Resultado: desprezível." Jornalist a, porque você não diz que quem gastou R$ 2 bilhões nas obras de ampliação da Marginal foi José Serra às vésperas da eleição de 2010?

    Responda
    1. Osvaldo

      Jornalista, você ainda está devendo o desperdício de mais R$ 1,8 bilhão no governo Serra, já que ele não continuou por incompetência gerencial as obras do antecessor Alckmin na calha do Rio Tietê. Tudo o que foi feito no desassoreamento por Alckmin foi perdido no desgoverno Serra. E o que falar do MP/SP que ignorou isso?

  24. Luiz Felipe

    E de que adianta dizer alguma coisa se depois não cumpre nem mesmo que assinou, à moda aquilo era só um papelzinho ?

    Responda
  25. Alex

    A questão é mais cultural e social do que de engenharia civil. A cidade cresceu demais muito rápido, recebeu gente de todo lugar muito rápido. A questão é que o brasileiro que está esperimentando a estabilidade econômica pela primeira vez em muitos anos, quer mesmo é andar de carro, não de transporte público. Com mais dinheiro no bolso as pessoas querem conforto. A solução no meu ponto de vista não é imediatista, mas de longo prazo, com o desenvolvimento da malha metroviária dentro da cidade

    Responda
  26. Alex Santos

    Realmente é necessário cobrar propostas de todos os candidatos. Agora, a bem da verdade, o Serra investiu R$ 2 Bi nas marginais e foi aplaudido pelos motoristas. Ótimo! MAS nao foi apenas isso... ele TB investiu na parceria com o governo estadual para o plano de expansao E integração do metro e trem. Pra encerrar, é chato mesmo esta história de marketeiro dando ordens... candidato fraco dá um trabalho danado... Joao Santana que o diga...

    Responda
  27. Antonio Alves de Souza Filho

    A solução para o trânsito se resume em uma só frase: investimento em trasporte público. Não adianta invencionices como pedágio urbano ou similares. Pois seria apenas mais uma fábrica de dinheiro, fora de controle como é hoje o ipva, a arrecadação com milhões de multas, inspeção veicular e etc. Infelizmente a prefeita que tentou enfrentar o problema do tranporte público, foi preterida pela população. Só enxergaram a taxa do lixo na época.

    Responda
  28. alvarenga

    Gilberto eu não faço parte dos "motoristas aprovam". E não tenha dúvida que o futuro prefeito será eleito sem apresentar qualquer solução p/ os problemas do transito.

    Responda
  29. odair

    a solucao e o metro o resto é pura balela , logo vira o pedagio nas marginais

    Responda
  30. Nezinho do Jegue

    Nos primeiros dias de proibição de caminhões na Marginal do Tietê, mais de 80.000 caminhões foram multados, ou seja, o problema não é a ineficiência da medida e, sim, a falta de respeito às leis que predomina no Brasil. Com certeza, vão recorrer das multas e nada acontecerá. O que falta por aqui é polícia que trabalhe de fato e faça cumprir a lei, uma vez que o cidadão é mal educado e não respeita nada. O colapso não virá pela falta de estrutura mas, sim, pela falta de educação do povo!

    Responda
  31. kaffa

    bem....a cidade já está em colapso...!!..pois não existem soluções que possam ser feitas.....sem ter que mudar hábitos de milhões de pessoas.....não se trata de um corrégo...ou uma avenida.....ESTAMOS falando de São Paulo capital........onde a sua "sociedade" não conseguio Educar-se socialmente para com ênfase a cidadania e cuidado com a cidade.......no mais...o que vemos são as consequências por óbvio descaso administrativo e educativo.....

    Responda
  32. Edson Barbosa

    É interessante que o candidato que gastou os $$$ 2 Bilhões não se manifeste. Serra e a imprensa paulista não questionaram o valor ainda justificando que a perda de árvores seria para resolver o problema das marginais. E o metrô que ele prometeu continua........ na promessa!

    Responda
  33. Julio Sousa

    20 anos de PSDB em São Paulo ...

    Responda
    1. João Pedro

      Concordo. Mesmo não pensando nada de bom de todos os outros candidatos.

  34. Marcelo-SP

    Passo na marginal do Tietê TODOS OS DIAS de semana. É INEGÁVEL a melhora do trânsito depois da ampliação! Lógico que em certos dias ou horários há engarrafamentos. Mas na média, até por uma razão de física (mais espaço), o trânsito tem fluído melhor na via. Mas o "isento" Dimenstein não se conforma, tentando diariamente catar números ou declarações de "especialistas" (petistas...) para minimizar o fato ou negá-lo. Logicamente para atingir a aprovação de Serra pelos paulistanos.

    Responda
  35. Roberto Dimitrio

    Eles não falam porque se eles falarem vai ser considerado propaganda eleitoral antecipada, o que pode gerar multas bastante salgadas.

    Responda
  36. RevBR

    Alguém acha que um candidato pode se eleger prefeito sem informar ao caro eleitor o que pretende fazer de verdade para não deixar a cidade entrar em colapso? É POR ISSO QUE SEU CANDIDATO, GILBERTINHO, LEIA-SE, HADDAD.... NÃO IRÁ VENCER EM SP! Já que você mora nos EUA, Gilberto, que tal propor AS SUPOSTAS SOLUÇÕES? Você é um RETOMADÍSSIMO urbanista! Em vez de ficar MANIPULANDO SEU LEITORES A FAVOR DE CANDIDATOS, proponha suas soluções....

    Responda
  37. caio1945

    MOTORISTAS APROVARAM? De onde é que saiu esta afirmação? Eu sou motorista em S Paulo capital e sempre estivemos convencidos de que o problema do trânsito tem outras causas e não a falta de vias. Todos sabemos disso. Mas o lobby das grandes empreiteiras é suficiente para "comprar" contratos da prefeitura, pagando propinas a prefeitos e vereadores. As soluções verdadeiras passam longe de prefeitos e vereadores, mas passa por um saneamento da corrupção do sistema público. O resto é retórica vaz

    Responda
  38. Ã RIR PRA NÃ O CHORAR

    É muito mais fácil criar alguma altenativa infima ao problema mas que gera polêmica afastando assim o foco, como o caso dos caminhões, do que propriamente uma solução que aponte aquilo que não foi realizado em 20 anos.

    Responda
  39. Crasse Média

    A todos, boa páscoa, bom pessach !

    Responda
  40. Luis Oliveira

    A culpa é de quem faz propaganda pro uso do transporte individual, ou seja, da mídia, das montadoras que querem vender, de quem baixa IPI dos carros... então haja falta de consciência ecológica e consciência de status quo.

    Responda
  41. imaterial

    Investimento em metro, tanto subterraneo como suspenso, de onde vem o dindin, se retirar dos donativos pra se fazer estadios, clube que quer ter estadio tem que custiar e nao ganhar, quem deve ter ganho é a populaçao que trabalha e nao cartola.

    Responda
  42. Ricardo Candido de Araujo

    Gilberto, sempre defendi a necessidade, aliás, a OBRIGATORIEDADE de São Paulo ter um "Prefeito exclusivo", q pense na cidade e não na política estadual ou federal. Infelizmente, com as candidaturas até agora colocadas a promessa é mais do mesmo. Sou carioca e resido em SP desde 1982, e já naquela época, quando o lema era "São Paulo não pode parar", estava mais do q evidente q a cidade precisava parar, para pensar seu futuro. Não fizeram, no q deu? O futuro a está atropelando e parando

    Responda
    1. imaterial

      Gilberto nao esta errado no pensar, e esse é o real problema, que politico iniciara programas que ajudam a cidade se sao custosos e demorados e ultrapassa o seu mandato, porisso que nunca vai ter soluçao, so jeitinho pra sempre.

  43. RevBR

    Estou cada dia mais convencido que o DITO CUJO que escreve essas prosas mirabolantes é apenas um oportunista que vai mudando sua opinião dia sim dia não.

    Responda
  44. Pinelijr

    Engraçado, você, Dimenstein apoiou o Kassab quanto a restrição dos caminhões sem se importar no reflexo disto! me poupe agora querer cobrar. Só sei que piorou o trânsito demais, muito orgulho destes demagogos que não recuam nestas porcarias de restrições e finalmente, todos, todos pagamos a conta porque com certeza o custo do transporte de tudo aumentou e certamente está sendo repassado aos poucos ao consumidor final

    Responda
  45. Dewey

    Gilberto, você já deve ter notado que qualquer cidade mediana aí nos Estados Unidos possui mais pontes e viadutos do que a mega São Paulo. Para começar a resolver o problema de trânsito de São Paulo, tem que aumentar os investimentos feitos até agora em mais de cem vezes.

    Responda
    1. Carlos Gomez

      A prioridade deve ser sempre o transporte público e não o carro particular!

    2. Cláudio

      Ah tá.

  46. luiz henrique

    Q tal ceder 1 dia por semana na sua coluna p q os pre-candidatos possam falar de suas propostas. Vc manda uma carta p o candidato perguntando sobre um tema especifico e depois publica as respostas. No final todos nos debateremos.

    Responda
  47. Amanda Lima

    Precisamos de um prefeito com vitalidade, inovação, ares novos, estamos no tempo do facebook, google, chega de pensar em vitrola, fita cassete. São Paulo, vida nova.

    Responda
  48. Amanda Lima

    Precisamosde vitalidade, inovação, ares novos, estamos no tempo do facebook, google,chega de pensar em vitrola, fita cassete. São Paulo, vida nova.

    Responda
  49. AlexCJ

    Vou de carro para o trabalho todos os dias, mas se tivesse uma estação de metrô a uns 10 minutos a pé de minha casa e do local de trabalho e com os vagões não tão cheios que nem uma latinha de sardinha nos horários de pico, eu deixaria de usar carro sem sombra de dúvidas.

    Responda
    1. Julio Simões

      Charles: Se o problema é esse, a malha de Metrô de Buenos Aires é enorme perto do de São Paulo. Da Ciudad de Mexico também. E veja, ambos os países têm problemas comparáveis com os do Brasil...

    2. el morya

      Amigo,vc está comparando EUA,Japão,que sempre foram ricos,com Brasil????que até poucotempo,tinha hiperinflação,moratória e baixos indices de econômia???essas cidades de 1 mundo investem há muito tempo no transporte coletivo,metrô,enquanto a cidade de SP,ou estado,não podiam nem sonhar com vultosos investimentos que americanos e Japoneses tinham,e se hoje SP pode fazer alguma coisa,é devido a seriedade com que foi adm o estado,pense um pouco e não seja tão leviano nos seus argumentos!!!!

    3. AlexCJ

      Em Nova Iorque tem estacao a cada esquina e em Toquio tambem. Fazer sacrificio pelo bem de todos? Facil de falar. Colaborar com a cidade, pago todos os impostos em dia e nao cometo infracoes de transito. Faco tudo que devo como cidado e tenho direito de cobrar. Sim, sei que nao estou em Nova Iorque, mas o que impede de Sao Paulo ser como ela um dia? Acorda voce Rodrigo, esse conformismo teu eh que mantem o Brasil como esta hoje. "Eh Brasil mesmo, entao nao reclama!"

    4. Rodrigo Silva

      Poxa vida. Você ta pensando que esta aonde? Nem em Nova York, Tóquio ou Londres é assim do feito que você gostaria, imagina em Sao Paulo!? Acorda! Um pouco de sacrifício de todos ajudaria em muito nossa cidade. Não espere do poder publico que te carregue no colo, coitadinho. Faça a sua parte e pare de querer tudo da cidade sem colaborar!

  50. email

    Todo mundo sabe o que tem que ser feito: melhorar transporte público. Mas melhorar mesmo, não só gastar um tanto em propaganda de suposta melhoria. Em algumas cidades foi adotado o pedágio urbano (caríssimo) e parece ter funcionado (NY, por exemplo). Mas esse aí vai contra muita gente. Duvido que alguém tenha "peito" pra isso. Se não me engano, na Cidade do México, o rodízio é o dia todo e não é faixas de horário, e se não resolveram o problema, melhorou bastante... Vári

    Responda