-
LAURINDO RODRIGUES FILHO
É muito simples. Fechem as indústrias do tabaco.Proibam as plantações de fumo.
-
Raffael Vizzotto
Apenas um comentário ao desavisado: Coutinho é português, não brasileiro.E obrigado, Coutinho, recorro à sua coluna quinzenalmente para me assegurar de duas coisas: primeiro, de que você ainda não foi assassinado pelos ditos tolerantes progressistas deste mundo; segundo, de que posso estar louco, mas sozinho não estou.
-
edurne
João, Existem estudos na América do Norte que comprovam que o fumo passivo pode causar câncer do pulmão. Vide o caso de empregados de bares não fumantes que contraíram essa forma de câncer. A tradução para "mayor" em português do Brasil é : prefeito. Para Danilo B: João Pereira Coutinho é português.
-
norsonbotrel
A lógica da proibição de fumar e urinar é a mesma: você até quer fazer, mas não tem o direito de incomodar os outros ao fazer.
-
lhilho
O anti-tabagismo é, hoje, o anti-semitismo de ontem. Qual será o de amanhã?
-
Não Interessa
CONCORDO PLENAMENTE, COUTINHO!!! CADA UM DEVE TER O DIREITO DE EXERCER LIVREMENTE SEUS HÁBITOS! Eu, pessoalmente, gostaria de poder sair jogando inseticida na cara das pessoas. Mas nãããoooo! Ai de mim se resolver fazer isso.
-
brasil2013
Sabe o que mais? Eu não tô nem aí com vocês fumantes, há tempos que vocês sabem dos males dessa d-roga, então quanto mais o cerco apertar, mais feliz vou ficar, e viva a di-tadura contra o cigarro!
-
Caio Teixeira de Freitas Jr.
O autor provavelmente nunca foi à NY para criticar o "ar puro" de lá: é muito mais limpo que o de sampa. Também parece desconhecer que NY é a Meca (sem direito a fundamentalismos) de todo e qualquer estilo de vida. Não sei se o autor é fumante, se não for, deve estar levando grana das indústrias do fumo. Os não-fumantes agradecem a iniciativa.
-
Itto
Era uma vez um anúncio que dizia: E depois de fumar... drops Kids Hortelã! Um garoto propaganda da Marlboro, aquele que montava um alazão e com sua pose dava as suas inesquecíveis tragadas, morreu de câncer. Que maravilha fumar! Há quem diga que fumar é morrer devagar, pois cada tragada reduziria a expectativa de vida em dois minutos. A resposta foi: Tudo bem, não tenho pressa de morrer! Desejo vida longa ao prezado fumante, mas é bom parar enquanto pode!
-
Galo_Doido_77
Texto extremamente injusto com os mendigos. Até porque sempre se pode não dar a esmola. Mas não podemos prender a respiração para não aspirar a fumaça no fumante. Ainda que para alguns, o cheiro não seja melhor do aquele oriundo da flatulência. É uma questão de tempo para que seja tão raro ver fumantes nas cidades como, atualmente, tuberculosos. Nossos pulmões agradecem!
-
valdiro
ACHO QUE O COLUNISTA NÃO CONHECE OS ESTADOS UNIDOS. LÁ NÃO É IGUAL O BRASIL. VÁ URINAR NA RUA PRA VER O QUE ACONTECE? NO MINIMO VAI PRA CADEIA ALEM DA MULTA
-
valdiro
o colunista foi muito infeliz em fazer essa materia porque está mostrando que ele é vici@do, e alem de mais ele é mal informado dos malifícios do cigarro , e depois ele acha que é certo as pessoas aguentar baforada de fumaça na cara.
-
valdiro
ricardo entenda de uma vez; o refrigerante tem fumaça e cheiro?. o fast food tambem? o que se discute aqui é o direito dos não fumantes
-
valdiro
sr. joão pereira vejo que o senhor nao entendeu a lei, ela é feita para protejer os não fumantes. a fumaça e o cheiro incomoda sim e tambem faz mal a saude eu falo por causa propria . quando alguem chega perto de mim fumando eu sinto um pigarro na garganta. está mais do que comprovado que faz mal
-
valdiro
sr. joão pereira vejo que o senhor nao entendeu a lei, ela é feita para protejer os não fumantes. a fumaça e o cheiro incomoda sim e tambem faz mal a saude eu falo por causa propria . quando alguem chega perto de mim fumando eu sinto um pigarro na garganta. está mais do que comprovado que faz mal
-
Ju Goulart
Tudo é questão de respeito e tolerância. E um pouco de cortesia. Afinal, mesmo que argumentem que os fumantes estão poluindo o ambiente e prejudicando os outros....é sempre bom lembrar que o ato de fumar se faz por dependência e não para afrontar a sociedade saudável.
-
Sidão
Matou a pau, portuga!!!!!! Não fumante só enche o saco.
-
Umberto
Isso mesmo João P. Coutinho, fume, uri ne no poste e de uma de mendigo nas ruas de nova york, bem como aproveita para soltar a franga também porque de besteira eu percebi que você entende bem. Só não entendo como você conseguiu emprego na Folha!
-
José da Silva
Boa sorte, João! Apesar de não fumante, vejo que estão exagerando no "combate" aos tabagistas. Multar que faz xixi na rua, só se houver banheiros por perto e o infrator solenemente os ignorar. Agora, multar os mendigos? não seria mais lógico cobrar-lhes o Imposto de Renda?
-
deminha
Sua liberdade termina onde começa a minha. Respeito é bom e todo mundo gosta. Fumar junto de outras pessoas que não fumam é sim falta de respeito. Quem fuma não o faz por questão de direito. O faz porque é um fraco, um vici@ado que não consegue dominar o vic-io. É domin@do por êle.
-
virgilio campos
Mais uma coisa: Thomas Mann, famoso escritor alemão Prêmio Nobel, dizia dos nazistas: "Gente que começa queimando livros vai terminar queimando gente!" E não deu outra! Era essa a turma que queria proibir as pessoas de "queimarem cigarros". Seria bom que o Mr. Bloomberg, que é judeu, entrasse para o Partido Nazista Americano (ele existe, sabiam?).
-
virgilio campos
Isso é fascismo puro! Esquecem que a 1ª lei ecológica do mundo foi editada por Hitler para preservar o bucolismo da sua mítica Germania das florestas e dos nibelungos. Ele e Mussolini eram anti-tabagistas fanáticos e queriam proibir o cigarro na Alemanha e na Itália; só não o fizeram porque os marechais da wermacht avisaram que haveria uma rebelião se o fizessem (todo mundo no exército fumava). Já Churchill e Roosevelt eram fumantes inveterados! Quem deles serviu melhor a democracia?
-
Sem Piada
Vai ver que foi por isso que perderam a guerra; estavam todos fumando e nem conseguiram ver o inimigo no meio de tanta fumaça. Além disso militar que fuma é um alvo fácil, especialmente durante a noite.
-
-
Sciencechemy
Tenho certeza de que não devemos fazer apologia ao uso regular de fumo. Por outro lado, essas constantes proibições trazem o risco de um dia percebermos que estamos vivendo iguais as personagens de um antigo filme chamado "O Demolidor" (Demolition Man, no original) onde, até mesmo falar um palavrão era passível de multa.
-
Krüger
A Cruzadas começaram com uma causa nobre, nosso Golpe de 64 também, a inquisição nem se fala! Me preocupa a escalada das coisas, pois atacar e o cigarro é fácil, difícil é conter uma lista de produtos banidos por uma onda moralista! Aliás, o atual estágio do politicamente correto já está nesta fase!
-
Guila Sarmento
O colunista foi infeliz. Alguns leitores, exagerados. Começa pelo cigarro depois acaba nos livros? Só pode ser uma piada. Sr. colunista, o sr. vai dar uma urinada no poste? Podia pelo menos escolher dar uma urinada numa terra ou árvore, a terra absorve, já o concreto? Por mim, o máximo de cerceamento dos fumantes, sim!
-
Marcelo Silvestre
O curioso é o colunista João Pereira Coutinho, que em uma coluna anterior tinha discriminado de forma clara as pessoas que fazem tatuagens, defender agora a liberdade do fumante sobre o próprio corpo e sobre o corpo dos fumantes passivos. Ou vc defende a "liberdade" ou não. Não existe meio termo.
-
Ricardo
Proibiram o fumo em locais públicos, tudo bem. Algumas perguntas: - Quando irão proibir o consumo de refrigerantes que contém ácido fósforico e que contribuem para doenças ósseas ? - Quando irão proibir o consumo de alimentos fast food, de baixo valor nutricional, e que contribuiu para aumentar o número de obesos em uma sociedade de obesos ? - Quando irão proibir a aquisição livre de armas de fogo ? Que sociedade estanha essa a sociedade norteamericana.
-
Marcelo Silvestre
Resposta: NUNCA. Pq tudo o que vc citou não interfere na liberdade de terceiros. Vc come fast-food mas não obriga um vegetariano a fazê-lo, de forma passiva. Mesmo as armas de fogo é um exercício de futurologia vc dizer que ela será usada de forma errada. Mas quem fuma obriga outros a fazê-lo contra a sua vontade, como as crianças em parques e praias.
-
-
Filibuster
João, se você acha que a relação entre o fumo passivo e o câncer não está estabelecida, sugiro que se informe melhor (em publicações científicas, de preferência).
-
minha opinião
Caríssi mo, provavelmente você irá escoltado né? Primeiro porque se fôr preso e não tiver quem o ajude, ficará por um bom tempo por lá, de repente até se esqueça que fumar é bom demais. Segundo, se vierem aqueles guardas extremamente mal educados te passarem uma descompostura em público, é bom ter alguém "bom de soco", prá não deixar barato .
-
Marcelo Silvestre
Beira o ridículo o alarmismo dos fumantes em relação às suas liberdades. E a NOSSA liberdade, que não queremos ter fumaça e câncer baforados na nossa cara? A liberdade de um termina onde começa a do outro. O problema do fumo é que os fumantes nunca respeitaram os não-fumantes. Antes da proibição jogavam fumaça na gente dentro dos elevadores, enquanto comíamos nos restaurantes... Como eles nunca tiveram bom senso, os não-fumantes acabaram pressionando por leis.
-
Camerucho
Fundamentalismo da saúde parece ser o termo correto. A sociedade não mais permite desvios de conduta. Concordo com a inconveniência das baforadas perto de terceiros. Porém, espero que não abra precedentes para um possível cerceamento de outras liberdades individuais. Na verdade, a grande quantidade de leis para garantir a convivência na sociedade, está tornando o mundo muito chato.
-
Marcelo Silvestre
Parabéns pela consciência em relação aos terceiros. Acho que existem soluções tecnológicas para isso, como o cigarro sem fumaça e o cigarro eletrônico. É apenas questão de bom senso. Mas a indústria do cigarro convencional pressionou a ANVISA para proibir o cigarro eletrônico no Brasil, pq "pode dar câncer". Detalhe: quando é para favorecer a indústria do cigarro, não precisa ter estudo científico algum.
-
-
kimbo
Que apelação!!!Que comparações medíocres!Que perda de tempo!Que espaço jogado fora!
-
Jessy
Não sou fumante e não sou simpatizante do cigarro, mas me incomoda muito que as leis são criadas apenas para o cidadão comum, não para os criminosos. É como se fosse uma espécie de reserva de mercado.Aqui no Brasil, por exemplo, existe lei para tudo, mas os criminosos as ignoram e se riem delas. Cientes da hipocrisia da letra e da impunidade reinante, continuam perpetuando seus maos feitos. Registre-se que quem "redige" as leis são os chefes de quadrilha aquartelados no senado, câmeras, etc.
-
Marlon Marques
O problema não é apenas proibir as pessoas de fumarem. Começa com o cigarro, depois é um livro, uma vertente de pensamento, e por aí vai... Quando nos damos conta o sujeito já está a 30 anos no poder.
-
Marcelo Silvestre
Não concordo. Você já viu algum fumante não fumar na praia pq tem um bebê em algum guarda-sol próximo? Mesmo que aquela família tenha chegado antes? O fumante tem o direito de prejudicar a própria saúde, mas não tem o direito de prejudicar a saúde dos outros contra a vontade deles. É tão simples de entender... Princípios básicos.
-
Marcelo Silvestre
Não concordo. Você já viu algum fumante não fumar na praia pq tem um bebê em algum guarda-sol próximo? Mesmo que aquela família tenha chegado antes? O fumante tem o direito de prejudicar a própria saúde, mas não tem o direito de prejudicar a saúde dos outros contra a vontade deles. É tão simples de entender... Civilidade básica.
-
Kinob
com certeza
-
Camilo_Coelho
A saúde é um "fundamentalismo" moderno. Se você é obeso, se você fuma, come em fast food, não está nem aí pro colesterol... você é um infiel, indigno, maldito, farrapo humano, etc, etc... Não quero defender o ato de fumar. Mas proibir as pessoas de fazê-lo até mesmo em locais abertos é totalmente absurdo...
-
-
Carlos Moreira
Pode continuar fumando onde quiser, colunista... Mas, faça isso desmesuradamente, quem sabe não nos abrevia o tempo da sua convivência?
-
Torreal
e o Estado mais uma vez legisla sobre as decisões individuais, transformando cidadãos em criminosos.e a caretice, o puritanismo, o bom-mocismo, o politicamente-correto agradecem.logo não teremos nenhuma opção além de sermos escravos do trabalho.prazer pra quê?seres humanos valem muito mais como robôs domesticados.
-
Camilo_Coelho
E a claque de focas amestradas, vendo as liberdades individuais e o domínio sobre o próprio corpo sendo cerceados por medidas "politicamente corretas", ainda bate palmas de maneira efusiva. Como disseram aí: hoje é o cigarro, depois um livro, uma corrente de pensamento... etc.
-
-
danilobc
Acho natural num país que também não se pode beber em público. O que eu não entendo é porque um brasileiro está preocupado com os fumantes americanos. Eles que cuidem da vida deles....
-
GIOVANNI MICHELETTI
Caro Danilo B, sua análise simplista do texto reduz seu tom irônico. Não se trata de estar preocupado com o fumante americano; trata-se, isto sim, de uma constatação de como o poder público interfere na vida do cidadão, seja em Nova York ou qualquer outra parte do globo... Há, em tempo: o colunista João Pereira Coutinho é português.
-
gildamaranhao
Ele não é brasileiro. É português. O que gera mais uma questão: o que um sujeito desse tem para dizer para brasileiros? Pelo visto até agora, nada.
-
Tiozinho do Dog
Há motivos para tal preocupação, sim. Jájá isto chega aqui, assim como toda essa onda de politicamente correto que assola a civilização ocidental... Se bem que para mim, quanto menos locais onde se possa fumar, melhor...
-
du
Em primeiro lugar, ele é português, mas isso não é o importante, achei interessante que ele acha que um fumante é melhor que alguém que urina em público, quando para mim, que não gosto da fumaça, dá na mesma, não tenho de suportar os maleducados jogando fumaça na sua cara e bituca no chão, quer se matar, se tranque no carro de vidros fechados. Ainda por cima acha que pela cidade ser poluída, tanto faz, prefiro que trabalhem para trocar aqueles taxis beberrões por veículos elétricos.
-
-
Marcos Andrade
Pois é, mas é exatamente por causa de pessoas como vc, sr. João Pereira Coutinho, que leis assim existem...
-
Fernando Rennó
esse Michael Bloomberg parace até o Jânio Quadros quando proibiu os biquínis, puro moralismo populista
-
Sem Piada
O simples mendigo é um farrapo humano; quem urina na rua é um selvagem incontinente tomado de urgências caninas... e pelo colunista o fumante em Nova York acaba comparado a um farrapo humano e a um selvagem incontinente. E tem razão: a vontade de qualquer toxicodependente se aproxima mais de um farrapo humano que de uma consciência livre e se a urgência para urinar é fisiologicamente normal o que dizer do estresse agitado de quem precisa inalar sua dose de nicotina para poder seguir?
-
Sem Piada
Uma observação: apesar de recorrer à comparação entre o mendigo e um farrapo humano em meu raciocínio e como resposta ao texto do colunista, não sei por que um mendigo tenha que ser um farrapo humano. Entre um mendigo que viva honestamente da caridade alheia (e sem pobres muita gente não podia ser caridosa e perdia a vez no céu) e os muitos co-rruptos e lad-rões de terno e gravata é fácil saber quem tem mais dignidade, apesar das aparências em contrário.
-
-
Silvio
Alguns fumantes são tão ignorantes - como esse colunista - que ainda tem a coragem de achar que estão certos de soltarem fumaça fedorenta na cara dos outros. Parabéns para Nova York, parques são lugares onde as pessoas buscam lazer e saúde, e não ter que respirar essa fumaça nojenta que algum mal educado despeja na sua cara sem se importar se te incomoda ou não.
-
Oliveira jr
Poxa, até que enfim um jornalista sério! Conte com meu apoio. Mas não conte nada ao Serra, ele pode querer tornar-se vereador em NY e proibir a tosse causada pelo cigarro permitido em outros lugares - tossir de fumo passivo também causa doenças em terceiros, sabia? Não existem provas científicas, só conjecturas absurdas, como as que afirmam mentiras sobre o fumo passivo. Parabéns pela coragem de dizer a verdade.
-
deminha
Meu ex-sogro, já falecido, fumava 2 maços por dia e dizia que era o melhor prazer que tinha e que ninguem iria lhe tirar aquele prazer. A voz dele começou a sumir e ficar rouca. Foi ao médico q diagnosticou principio de câncer de faringe. Muito a conta-gosto deixou do cigarro e conseguiu evitar uma cirurgia que o obrigaria a usar uma prótese e teria que aprender a falar novamente. Esse é apenas um relato dos malefícios do cigarro. É para pensar.
-
Marcelo Silvestre
Quem disse que não existem provas científicas? Você? A indústria do cigarro? Uma parente minha, idosa, estava com câncer no pulmão, terminal. O médico disse para a família: "Isso era esperado, ela fumava muito..." Aí ele foi informado que ela nunca fumou na vida, mas foi casada com um fumante, do qual estava divorciada já há alguns anos. O médico ficou assustado, já que o raio-x e a biópsia indicavam alguém que fumava pelo menos dois maços de cigarro por dia há décadas.
-
-
Murilo Correa
Os fumantes se defendem como podem... Aos poucos vão sendo reduzidos ao redor do mundo, meu pulmão agradece! Já o do meu pai, morto pela enfisema... enfim.
-
jose silva
Você precisa aprender o que é respeito, civilidade, urbanidade, caro jornalista. Urinar na Times Square, que é isso, companheiro? Seria legal uma reportagem: JORNALISTA DA FOLHA URINA EM PÚBLICO EM NY. ? Quanto às pesquisas da relação fumo câncer, a Folha mesmo já reportou muito sobre isso. Desculpe não ser mais moderado. O jornalista não o foi.
-
Miguel Reis
Daí vem a pergunta: QUEM MANDOU SEU PAI FUMAR? Resposta: ele.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.