Comentários para:

Na penumbra

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Filipe Berger

    O Brasil só não está vivendo um novo racionamento de energia elétrica porquê tem chovido o suficiente nos últimos dez anos.

    Responda
  2. beto gomez

    Eliane Cantanhede sempre se presta a aterrorizar o público, seja por "apagões" aéreos, elétricos etc. A conclusão desse artigo é nenhuma. Texto pobre.

    Responda
  3. Marcelo Silvestre

    Sobre o apagão em SP e a incompetência do PSDB, nenhuma palavra. Essa é a Eliane. Quem abaixa demais...

    Responda
  4. Cesar

    Por que não diz que a responsabilidade é do governo tukano/demo de São Paulo?

    Responda
  5. frkln

    Eliane me responde uma coisa: a profissao de reporter eh so falar mau? que jornada voce escolheu pra sua passagem aqui na terra minha cara senhora.

    Responda
  6. Juliana

    Credo, que horror... essa matéria dá arrepios de tanto mau agouro... Sra. colunista, vá se benzer... eu hein...

    Responda
  7. leonel prado

    eliane. não confunda;funda com b.unda e nem centavos novos com sentar nos o.vos. os incompetentes dos t.ucanos de sampa que não sabem trocar uma lampâda são os responsáveis pelo apagão e não o governo federal.você sabe muito bem,mas é tão descarada que tenta limpar a barra do psdb que garante o dinheiro que o teu marido ganha para comprar o licor de m erda que usas para ficar cheirosa.

    Responda
  8. caio1945

    Como engenheiro há + de 45 anos, recomendo os jornalistas olharem o estado das instalações de distribuição, com olhos de leigo. Você não precisa ser engenheiro: basta uma olhada crítica sôbre limpesa, ordem e "estética" nas instalações (coisas absolutamente básicas em todos os ramos profissionais, e mais: mortal na engenharia elétrica), para constatar a baixa qualidade da manutenção dos sistemas elétricos aéreos. Ponham bons profissionais inclusive executantes, no Setor, para começar!

    Responda
  9. claudio isola

    Essa Eliane é uma figura mesmo...mete o pau o goveno federal e deixa de lado o estadual de são paulo, responsavel pelo blecaute de ontem. Isso cansa a alma da gente. Está "colonista" escreve com o fígado. Quando o figado está bom ela consegue ver coisas boas no governo federal. Quando não, ela desanca por desancar. Dificil realmente entender a alma dessa mulher.....

    Responda
    1. Marcelo Silvestre

      Caro amigo anarquista, vc realmente acredita no que escreveu? Seria de uma inocência surpreendente.

    2. O anarquista

      A jornalista não omitiu o apagão de Sâo Paulo, não livrou a cara de ninguém, já sobre o apagão federal ela escreveu mais porque no momento que escreveu o texto era sobre o apagão federal que ela dispunha de mais informação, o apagão em São Paulo ainda não dispõe de mesmo volume de informação apagão federal por ter ocorrido mais recentemente, é matemático, quanto há mais tempo do ocorrido mais informação.

    3. caio1945

      O que é que vc entende de GTD elétrica para definir a cabeça do "culpado"? Não sou partidário dêste ou daquêle. Sou apenas engenheiro. Creio que a crítica deve ser direcionada às estatais que operam, em primeiro lugar.

  10. marcos

    N a chuiça, é assim tudo lindo ! rsrsrsr

    Responda
  11. julio

    engraçado como para os ptistas tudo tem 2 pesos e 2 medidasapagão, blecaute e interrupção transitoria de energia tem todas o mesmo significadoabram o dicionario.mas acho muito engraçado ver ptista encher o peito pra bradar o que pensa em epoca de campanha e agora ter de colocar o rabito entre as pernitas...

    Responda
    1. Marcelo Silvestre

      É? Então me responda pq este jornal sempre usa apagão para criticar o Governo Federal e o de ontem, em SP, foi chamado de blecaute?

  12. doca

    Cara, que mulher sem ética esa heliane.Inverteu todos os fatos para fazer campanha contra o PT e a favor do PSDB, onde trabalha seu marido. Primeiro que não há mais apagão no País (FALTA DE ENERGIA, como ocorreu no período do FHC). Foi o que a dilma disse, e está certo. Temos energia suficiente para os próximos anos. Isso não impede que possa ocorrer interrupções repentinas nas TRANSMISSÕES, ocasionadas por fenômenos da natureza, etc.No caso de são Paulo, o problema é de ordem ESTADUAL, do P

    Responda
  13. Ricardo Nolasco

    kkkkkk, Esta eliane é uma grande piadista. Ela deve amar este FHC.

    Responda
  14. alemão

    O apagão nos Estados do NE não terá sido proposital apenas para prejudicar a imagem da nossa preidente ?? Tenho lá minhas dúvidas......

    Responda
    1. Marcelo Silvestre

      Será que o "blecaute" de SP também não foi só para prejudicar a imagem do governador?

  15. Jorge Machado

    Apagão secular é o que esta " borr.ada " mídia, através de seus algozes metidos a donos da verdade ????que verdade ? Dna Eliane o pior apagão é o interno, da mente, da alma, do coração....

    Responda
  16. carecone

    Só gostaria de opinar que adeptos do lula/petismo parecem torcidas organizadas de futebol quando são contrariados ou efeitos de sua administração são colocados em xeque e tratam os contrarios da forma mais antidemocratica possivel ou com ofensas ou com violencia ou seja seguem a mente da grande lider

    Responda
    1. Rodrigo Custodio

      Caro Walter, levantar de bancada de jornal televisivo é muito democrático... Pedir cabeça de jornalista que questiona candidato de forma inconveniente é democrático... Dizer que uma determinada jornalista estava "comprada" é típico da democracia PSDB! Reflita!

  17. Rodrigo Custodio

    Cara Eliane, o seu artigo foi escrito muito precocemente... Parece que ainda não havia uma avenida Paulista (coração financeiro nacional) às escuras quando a senhora escreveu o artigo, ou já estava a luz de velas? Cara Eliane, o tempo é o senhor de toda sabedoria... Creio que aqui caiba mais uma máxima: o silêncio nos guarda! Cara Eliane, tenho um santo de devoção: São Paulo! Peço a Ele que nos livre da escuridão da ignorância e do cabresto dos pseudo sábios!

    Responda
  18. Indignado de SP

    Cara Catanhede, engraçado o seu comentario. Voce critica a Presidente Dilma, sobre o apagao nao? Mas entao porque voce nao faz a mesma crítica sobre o apagao que a Cidade de Sao Paulo sofreu ontem dia 08.02.11, problema ocorrido numa subestação na Zona Sul. O Governo cara PIG é do PSDB

    Responda
  19. Simao Brasil

    AES responsável pela instalação, comprou a empresa a preço de banana do governo paulistano, com dinheiro dado pelo BNDES...este na época justificou a venda alegando que não tinha condições de modernizar, entre outras mentiras!! mas o que mais incomoda é postura desta senhora que omiti a culpa do estado de São Paulo no episódio, o PROCON de SP já acionou a Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista (CTEEP) e a AES Eletropaulo, e esta mulher escreve isto!!

    Responda
  20. MachucaSJP

    O que ela quer ligando para a marionete do Sarney (o Lobão). Devia era por o pessoal da Aneel pra trabalhar, afinal, esses apagões sempre acontecem nas linhas de transmissão concessionadas.

    Responda
  21. O anarquista

    Ok, está tudo certo, menos que o apagão em São Paulo tenha durado 4 horas, somando-se os dois cortes de ontem não ultrapassariam os 20 minutos, eu estava na região e sofri os dois apagões.

    Responda
  22. Thiago Marques

    O Lobão, serviçal do Zé Sarney, é o que? Qual a especialidade dele no assunto Minas e Energia? Nenhuma. Caiu ali de paraquedas, porque o empregadinho do Sarney é bacharel em Direito e "trabalhou" por um tempinho como jornalista, não sei onde. Como um sujeito desses vai ser Ministro das Minas e Energia, heim, presidente Dilma. Explica prá mim como se eu fosse uma criancinha de oito anos.

    Responda
  23. Fernandobomde

    Nuca mais foi e é perigoso afirmar. Que temos problemas estruturais nas redes, deficiências operacionais, e outras. Pelo que se tem noticiados das causas dos "apagões" é sempre: uma "pecinha" aqui, um "botãozinho" ali , uma torre acolá...Que é factível de acontecer é entendido, não podemos entender o despreparo das pessoas responsáveis por evitar que isso aconteça.

    Responda
  24. José Francisco Miranda

    E ela tinha razão. Apagão nunca mais depois que tomar posse e tirar os incompetentes do setor. A casa já está bem arejada. Ainda tem uns falsários que pediram votos pra deputa e nos enganaram, ema vez eleitos, optaram pelos gordos salários e mordomias dos deputa mas, deixaram a cadeira para o suplente e foram para o executivo. Prá que não sei, não fora eleitos para esse cargos. Mal sabem eles que o povo quer executá-los.

    Responda
  25. Leandro Gomes

    A imprensa tukana é tão mal-caráter que faz de tudo para confundir a crise do apagão (racionamento de energia) com blecaute. Todo mundo sabe que a Dilma estava dizendo de não haver mais esse risco de racionamento. Um sistema elétrico sem blecautes é um sistema de custo infinito. Não existe um sistema tão robusto assim em nenhum lugar do mundo!

    Responda
    1. Leandro Gomes

      Você ter menos blecautes em 35 anos do que em 5 não significa que não teve nenhum nos 35. E houveram blecautes nos 35 porque é IMPOSSÍVEL não ter blecaute nenhum no sistema elétrico. Procure "crise do apagão" no Google e verá que se refere ao racionamento de energia. A Dilma se referiu ao racionamento na frase e todo mundo com um mínimo de inteligência consegue perceber isso. A Dilma sabe muito bem que é impossível não ter blecautes. No governo FHC teve somente o 2o maio

    2. joaquim da silva xavier

      apagão = blecaute em 2001, governo fhc, nào houve apagão. houve crise de geração, que foi resolvida por racionamento. portanto, apagão (ou blecaute) só no governo pT

    3. rosalves

      Não é a imprensa, é o discurso petista que criou a confusão.

    4. marc

      Ue? Vai se informar melhor! Vivi menos blackout em 35 anos em Holanda do que em 5 anos em Brasil. Na verdade, você vai procurar sem sucesso o famoso "nobreak" em loja de informatica la (assim como em Alemanha, Dinamarca, Austria, ... ) A disponibilidade da rede em Alemanha é de 99,997% (Wikipedia). A ultima blackout grande em Holanda (atingindo 50.000 coneções) foi 13/12/07, quando um Apache do exercito atingiu uma torre de transmissao que veio abaixo, bem no meio do rio Rheno...

  26. inuit

    No tempo de FHC,apagão foi o nome dado ao racionamento de energia que o país teve que se submeter. Agora chamam de apagão o que na verdade é um blecaute. Ora, óbvio que ninguém gosta de blecaute, mas confundir racionamento (apagão) com blecaute é um pouco demais... Marco

    Responda
    1. marc

      Ta certo, mas... Se num pais como Alemanha tem 99.997% de disponabilidade (36 minutos de blackout por ano, em media), por que aqui tem que ter 2 blackout de grande proporções em um mes só? Resposta: porque a margem de segurança aqui é menor, e em cima disso não existe tanto rigor na manutenção. O governo pode gastar o dinheiro só uma vez, e todo centavo gasto em cabides de emprego la em cima, faz falta quando é preciso pagar engenheiros, equipes de manutenção e peças. Qu

  27. Edgar Silva

    Não se entrega, impunemente,  ministério de porteira fechada para turma do Fernando Sar.ney , Eduar.do Cunha, etc... e depois querer cobrar eficiencia é ser , no minimo, cara de pau. É o mesmo que o Fernandinho Be.ira Mar ser ministro das fronteiras.

    Responda
  28. Ventania

    Bom é morar em São Paulo, onde os TUCANOS governam à mais de 20 anos, e nunca aconteceu um APAGÃO. Acontece alguns CACÕES, mas apagão, não. E a cidade de São Paulo é muita segura, não acontece arrastões nos edificios, como acontece nos estados governados pelo Pt e PMDB, as autoridades, vivem tranquilos, não são assaltados, acontece alguns assaltos n aperiferia, onde mora a RALÉ ...... ISTO É UM PARAISO, COMO ESTES TUCANOS SABEM GOVERNAR, E A IMPRENSA TUCANA SABE BEM INFORMAR.

    Responda
  29. Agnaldo Di Jesus

    Acho que no lugar da Dilma deveríamos colocar como presidenta esta velhinha idosa que faz estas reportagens. Idosa, muito experiente, entende tudo das leis de Kirchoff e Ohm, com certeza seria a pessoa ideal, senão para presidenta, pelos menos para ministra do setor elétrico.

    Responda
  30. Ismael Gal

    Não vamos confundir as coisas. Não existe falta de oferta de energia elétrica. O que existe é falta de competência das distribuidoras de energia. Ao governo compete garantir que haja oferta suficiente de energia para que o Brasil continue crescendo. Afinal, de quem é a responsabilidade pela manutenção e distribuição da energia gerada?

    Responda
    1. Marcelo Silvestre

      A responsabilidade de fiscalizar a CTEEP é da ARTESP, não da ANEEL. Tudo estadual. Incompetência do PSDB mesmo.

    2. du

      A responsabilidade por organizar a distribuição da energia e garantir que uma falha pontual não vire sistêmica é do governo, mas com o Sr Lob@o no ministério, que diz que falhas são normais, que energia alternativa é bobagem, e que a solução para tudo é alagar a Amazônia, não podemos esperar muito.

    3. DilmaSincera

      Já ouviu falar da ANEEL?

  31. walter rizo

    na verdade o Brasil e um APAGAO, Dilma ja militou nessa area, prometeu na sua campanha que nunca mais haveria APAGAO., mais onde tem Sarney, roseana, lobao, sendo uma estatal tecnica, que so tem politico e o que esta entranda, ja a tempos enta negociando com a familia sarney sua estada na estatal, e virao bons negocios para todos

    Responda
  32. DilmaSincera

    E veja o tamanho da ingratidão: o apagão foi no nordeste, que a elegeu.

    Responda
  33. SENNA

    Tomara que o apagão não se espalhe tanto para outros setores do governo. Os que existem já suprem o paiol: apagão de cará ter e falta de ética como foi o do Lula; apagão da falta de vergo nha de acobertar sa la frá rios para a tal governabilidade; apagão na educação com tantas crises e má gestão; apagão da falta de decên cia nas brigas pelos postos que envolvem maior volume de recursos; apagão de reajuste dos vencimentos dos aposentados; enfim, apagão de memória...

    Responda
  34. Otho Mario

    Apagão nunca mais significa excelencia de operação. Para não ter mais apagões a Dilma tem que tirar estes politicos incompetentes do ministerio e colocar tecnicos nas posições chaves.

    Responda
    1. Marcelo Silvestre

      Fala o mesmo para o Alckmin. Manda ele nomear um técnico para a posição de secretário de energia. E manda ele tirar a Soninha do cargo que ela ganhou de presente. Ela nunca entendeu nada sobre artesanato. Informe-se.