Ciência > Planetas fora do Sistema Solar viram coisa banal Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Henrique Fonseca

    Espero sinceramente que o Leonardo esteja correto em sua hipótese. A teoria evolucionista facilita tudo para todos, ou seja, nada de prestação de contas por seus atos, nada de julgamentos, nada de inferno e etc. Morreu já era! Mas onderem que a única verdade científicamente comprovada até o aqui é a de que absolutanmente "n a d a" foi encontrado em se tratando de vida fora da terra. Se a terra para o homem for a obra sublime do criador, complicou. Pense nisso !

    Responda
  2. mrfukaya

    Por mais que parecesse óbvio que encontraríamos planetas rochosos fora das fronteiras do Sistema Solar, para a Ciência era necessária a prova.Creio que o próximo passo é aperfeiçoar a forma de visualizar os planetas, já que por enquanto a detecção é apenas pelo distúrbio gravitacional provocado pelos planetas ao redor de uma estrela. Se conseguir receptar a luz refletida por um planeta e a analisar por espectrômetro que sabe não encontramos compostos que induzem a sugerir que há vida.

    Responda
  3. Leonardo Correa

    Vida baseada em arsenico, banalizacao na identificacao de planetas universo a fora... estamos vivendo um momento fabuloso!! Quero crer, q ainda terei a oportunidade, de receber a noticia q finalmente encontramos uma forma de vida completa; nao apenas pequenos trechos de aminoacidos encrustados em meteoritos. Porem o q mais me intriga e o q com certeza mais me fara rir, serao os teistas fazendo malabarismo com os trechos da biblia para tentar explicar esse acontecimento. Nao posso esperar! ah

    Responda
    1. Henrique Fonseca

      Leonardo Espero sinceramente que esteja correto em sua hipótese. A teoria evolucionista facilita tudo para todos, ou seja, nada de prestação de contas por seus atos, nada de julgamentos, nada de inferno e etc. Morreu já era! Mas pondere sempre que a única verdade científicamente comprovada até o momento é a de que absolutanmente "n a d a" foi encontrado em se tratando de vida fora da terra. Pense nisso ! Henrique Fonseca

  4. Beto

    Quem quiser saber a lista dos planetas confirmados e acompanhar as novas confirmações (a maioria desses falados no artigo ainda não foram confirmados) com as características já conhecidas de cada um basta ir em exoplanets ponto eu. Tem versão em português e tem recursos para vários tipos de gráficos. O número atual é de 528 exoplanetas confirmados.

    Responda
  5. scicoti

    Banal não no sentido vulgar, mas corriqueiro, porque o universo está repleto de outros planetas...

    Responda
    1. scicoti

      Puxa! Como o Google é esperto! Parabéns!

    2. Anderson Oliveira

      Coloquei Define: Banal no Google sabe o que ele retornou? insignificant e, trivial

  6. John Shepard

    Cada comentário aqui... afff

    Responda
  7. Adriano Castro Rosa

    Infinito e eterno, essa é a definição do universo.

    Responda
    1. norsonbotrel

      Rafael, na verdade, o universo não teve "início", pois não havia tempo. É uma coisa meio estranha, mas é isso mesmo que a teorização aponta hoje.

    2. Selch

      Definição religiosa lembre-se, não científica.... Nosso universo teve início, é finito... e terá fim....Nem eu nem você nem nossos descendentes estarão aqui, mas isso é fato.

  8. jlinharess

    Acredito que haja planetas com, VIDA MAIS INFERIOR A NOSSA, NAO COM INTELIGENCIA SE NAO JA ESTARIAM , DESFILANDO NO CARNAVAL DO BRASIL ,COMO NOS TEMOS MANIA DE INFERIORIZAR A NOS MESMOS EU PERGUNTO PORQUE VIDA EXTRATERRENA E MAIS INTELIGENTE QUE NOS?QUEM DIS ISSO SOMOS NOS.

    Responda
    1. Anderson Oliveira

      Vc imagina o tamanho do Universo? se sim multiplique por um trilhao que ainda deve ser maior. A luz da estrela mais proxima da terra, o sol jah demora 8 min para chegar aqui, do segunda estrela mais proxima que esta a aproximadamente a 40 trilhões de quilômetros demora aproximadamente a 4,2 anos, vc realmente acha que se uma civilização mais inteligente que nós ia chegar aqui como? a menos que consiga viajar muito acima da velocidade da luz (e quando muito acima seria algo em torno de 1000 v

    2. Selch

      As arveres somos nozes.....

    3. Andre

      Caro Jose Linhares.Vc fala sobre o que não sabe.Se existisse inteligências superiores a nossa no Universo,pelo simples tamanho do Universo garante que eles podem nunca vir a tomar conhecimento de nossa existência.Recomento que procure no You.Tube o video "Cosmos - A Enciclopédia Galactica " de Carl Sagan .

    4. Carlos Sousa

      que procaria esse site da Foia, funcionamento eh de lua

  9. EulerSantiago

    O universo está a nos ensinar uma lição: Valorize a vida, a sua e a dos outros. A vida é preciosa. Só nos video-games temos várias vidas. Na vida real só temos uma. Se não cuidar, game over.

    Responda
    1. Andre

      Concordo com a sua opnião sobre o valor da vida. Mas não que seja isso que esta reportagem esta ensinando .

  10. Anderson Oliveira

    Banal para leigos, para quem gosta, e uma area tentadora e interressante, aonde podemos entender muito sobre o universo e ate sobre a formação do nosso sistema solar. Achar estrelas então é banal? achar galaxias é banal?Asteriodes, objetos transneptunianos entaum? A foia as vezes destroi uma noticia por pessoas que nao sabem escrever...

    Responda
    1. jose

      Trivial seria a melhor definição. em exatas, utilizamos para tudo que é simples ou acontece com grande frequencia. Banal, definitivamente, Não foi a melhor escolha!

    2. Anderson Oliveira

      Rebeca existem inumeras outras palavras que definem isso melhor que banal (comum seria uma delas).E acho que a maioria das pessoas do meio cientifico aceitaram normalmente a descoberta de outros planetas fora do sistema solar, acho que a reclassificação de plutao causou muito mais confusão...

    3. Rebeca

      Prezado Anderson. Acredito que a reportagem quem dizer que se tornou banal não no sentido de não ser mais interessante, e sim no sentido de não ser mais algo extremamente novo. Antes era algo "de outro mundo" a descoberta de algo fora de nosso sistema, mas agora está mais que comprovado a existencia de luas, planetas e outros sistemas. Ninguem está banalizando, tornando insignificante as descobertas, apenas aceitando com mais naturalidade.

    4. evandro souza

      É...tem muito brasileiro que sabe ler..é alfabetizado e tudo...mas ler nas entrelinhas ainda é tarefa difícilima pra muitos....

  11. Marquinho

    Tanto o mundo macroscópico quanto o microscópico, são infinitos. O que muda, a cada dia, são os instrumentos que nos dão condições de enxergá-los. Mas, a medida em que o homem descobre que nada sabe, em seu interior está cada dia mais oculto, mais tenebroso. Crianças sendo estupradas, mortas, abandonadas, prostituídas, famintas, na "cara" das autoridades governamentais, sem haver efetiva ação destes para extirpar estes comportamentos, é o meio do poço. O mal que r

    Responda
    1. jose

      pois é... já pensou que não somos apenas nada mais que um insignificante elétron ou partícula que o valha de uma poeira de uma dimensão maior? "E/ou" contemos um universo dentro de nós, que lá dentro de uma partícula existe toda uma galáxia? O universo é o mais ambicioso desafio que o ser humano deve tentar comperender. Se algum dia conseguirá, não sabemos, aliás, diria que é improvável. Mas devemos tentar!

    2. norsonbotrel

      Vai pregar prá, Marcos. Aqui ninguém tá interessado nisso.

    3. Selch

      Aquele refrigerante do nordeste?

  12. dibo

    E pensar que até bem pouco tempo ouviamos cientistas circuspectos e cheios de si, negando veementemente a possibilidade de existência de sistemas, iguais ou mesmo diferentes do nosso, com um cortejo de planetas com possibilidades de abrigar vida. Mesmo essa questão de vida em outros mundos, coloca a ciência em uma saia justa. Dizem ser tão dificil ou até imossivel que exista. Igual a nossa pode ser dificil, diferente deve existir aos borbotões.

    Responda
    1. jose

      A diferença é que a ciência naturalmente se desenvolve através de debates, linhas diversas de pensamento, constante evolução e melhoria, enquanto outros continuam com seus dogmas universais, independente da realidade demonstrar ser completamente contrária. Deixe a ciência fazer seu trabalho, o único mal que fez para a Igreja foi tirá-la da nobreza, coisa que iria acontecer mais cedo ou mais tarde, como foi com toda e qualquer civilização que um dia dominou o planeta.

    2. Anderson Oliveira

      ate um tempo atras acreditavamos q a terra era quadrada, q eramos o centro do universo, que o Sol girava ao nosso redor, q o universo era finito, que as tantas galaxias encontradas eram nebulosas da via lactea. Nao considero uma saia justa, considero uma evolução do pensamento de acordo com as novas descobertas realizadas

  13. tersiog

    Pode ser coisa banal "encontrar" exoplanetas, ou melhor supor a sua existência, pois muitos sequer foram observados diretamente. Dados escassos como tamanho e distância até sua estrela são insuficientes para se dizer se são ou não outras "Terras". Resumindo a história, nosso bom e velho planeta ainda reinará por muitas gerações se soubermos preservá-lo. Caso contrário, será o fim da espécie humana porque não teremos para onde ir

    Responda
    1. Mairan Teodoro

      Caro Tersio, A notícia aplica a palavra 'banal' no sentido de que muitos outros exoplanetas já foram encontrados. De fato, existem mais de 2 centenas já detectados; sejam eles Terras, super-Terras, Júpiteres ou outros. Com a tecnologia astronômica de hoje, não é preciso 'tirar uma foto' do exoplaneta. Utilizando rudimentos de Física, é possível determinar, com precisão e acurácia, a massa do exoplaneta de várias maneiras diferentes e classificá-lo de maneira apropriada.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.