Comentários para:

A grande chance de Dilma

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rogério

    Sérgio Malbergier,seu texto é um exemplo clássico de jornalismo manipulador e tendecioso.A todo momento nota-se seu esforço maior em desqualificar as ações do governo Lula e parecer elogioso ao governo Dilma, que o senhor certamente passará a bater tão logo seja dada a oportunidade.O que o sr. tenta negar é que se o Brasil é hoje um protagonismo internacional, isso é devido à política internacional do governo Lula e o Amorim.Com vocês do PIG, a presidenta joga o jogo e pra ganhar.

    Responda
  2. rickdays

    BRASIL Pais Rico e Pais SEM Porbreza!!!

    Responda
  3. artis

    A sabedoria popular sempre é mais sábia do que imaginamos. Acertou quando elegeu e reelegeu FHC Acertou quando elegeu e reelegeu Lula E agora acertou novamente elegendo Dilma. Acho que os que se dizem "formadores de opinião" devem profundamente repensar seus conceitos....que certamente não são mais ouvidos. Ainda bem!!!

    Responda
  4. Lume

    Texto lúcido e bem escrito. Dilma começa bem, o único problema é controlar o PT, um entrave fisiologista.

    Responda
  5. machaim

    Malbergier, brilhante seu artigo! Parabéns

    Responda
  6. carlos

    Parabéns pelo texto! Perfeito! Votei em Serra, mas torço por Dilma! Lula nunca mais!!

    Responda
  7. Ferreira

    Parafraseando o Chico Buarque, desde que não fale fino com Washington e grosso com o Paraguai, não vejo nada demais.

    Responda
  8. satulogico

    "terminar governo vendo os Estados Unidos em crise" Ninguém merece isso. Sobretudo partindo de um chefe de Estado. Sem mais comentários!!!!

    Responda
  9. Galo_Doido_77

    Espero que essa visão dos EUA sejam apenas fruto de ingenuidade do colunista, e ão da mais absoluta e desbragada má-fé, como sempre vejo neste periódico. De qualquer maneira, sigo na torcida de que nunca mais na história deste país um Chanceler aceite retirar seus sapatos para ser revistado ao chegar num aeroporto norte-americano, como fazia o Celso Lafer. E que nunca mais voltemos a virar as costas para os irmãos africanos e latinoamericanos, como antes. Celso Amorim deixará saudades.

    Responda
    1. carlos

      Só se for para vc! Para mim, não vai deixar saudades nenhuma! JÁ FOI TARDE!!

  10. Lela

    Gostei do texto, que me trouxe mais otimismo. Nossa presidenta mostra ser a mulher certa na hora certa, demonstrando pragmatismo e inteligência.

    Responda
  11. Caio Augusto

    Ótima matéria... Depois de tantos projetos e cortes incoerentes, que às vezes parecem até nos prejudicar, é bom saber de fatos que estão a favor no "Governo Dilma". Agora, realmente é a nossa hora. Basta apenas não deixar o poder subir o ego.

    Responda
  12. caio1945

    Sr. Malbegier, ótimo o conteúdo da sua coluna hoje. Resumiu apropriadamente o negrume que o anterior presidente vinha impondo ao país. Se a atual presidente ainda estiver mesmo com a fibra de seus velhos tempos e a cabeça dos novos tempos, teremos indubitàvelmente anos melhores pela frente, e não mais teremos que pagar salários, honorários e proventos de gente inútil; pelo menos não tanto! Faço votos.

    Responda
  13. Edinaldo Sales

    O jornalista, deveria ser menos ignorante no que se refere aos planos de expnsao do etal brasileiro. A dois anos atras o presidente Lula ja confirmou que plantaria a cana de acucar na africa e no caribe, paises que receberiam fabricas brasileiras do produto. Santa desinformacao...!

    Responda
  14. ApelidoPraQ

    Particularmente estou me surpreendendo positivamente com o governo da Dilma, se comparado ao anterior, em especial no que tange a política externa. Espero que ela continue surpreendendo.

    Responda
  15. TST

    Este locutor americanizado chega a ser ri.dí.cu.lo, é impressionante a visão geopolitica deste figura, que pensa ser entendido do assunto. Vá prá EUA

    Responda
  16. sem apelido

    concordo que o país tem que manter relações economicas com o hemisfério norte do globo. Mas quando o colunista afirma que o país, durante muito tempo, foi caolho ele, provoca um erro juvenil. o brasil sempre se relacionou com o norte rico e nunca com o sul pobre. com o governo lula o hemisfério sul foi incorporado e isto é louvável. mais parece que o colunista está ajoelhando, rogando, implorando a presença da Europa e EUA mas nunca o interesse em comercializar. ainda temos muito de colônia!

    Responda
  17. sfrdg

    Lula e Amorim fizeram um excelente trabalho, colocando o Brasil em destaque e desafiando o senso comum direitista de que é preciso tirar os sapatos para os EUA e Europa. Se há algum sinal de respeito e de mudança de posição, é exclusivamente por causa disso. Se agora é outro momento, se deve ao fato de o Brasil ter se imposto como pensador independente, senão teríamos permanecido desrespeitados como sempre. É isso que as pessoas não se ligam. Em suma, quem não chora, não mama.

    Responda
    1. rosalves

      A coreia do norte tb está sempre em destaque. Falem mal, mas falem de mim.

  18. Guilherme Freitas

    O desespero do colonista para que o Brasil se ajoelhe logo aos EUA é assustador. Calma, meu caro, não se preocupe, a política externa de Lula, mesmo "retrô" como vc diz (como se houvesse algo mais retrô do que a política dos EUA, que faz embargo a uma ilha comunista e defende golpe em Honduras), fez com que o Brasil alcançasse nível de influência internacional jamais visto. Celso Amorim foi eleito o melhor ministro do mundo, e não é à toa. Lula foi eleito o homem mais influente. Por que será

    Responda
    1. Akhenathon Akhton

      Um jornalista estrangeiro publicou uma matéria dizendo que Amorim era o "melhor chanceler" do mundo. Vai saber quanto ele levou...

    2. Claudio Goldman

      Nossa ! Onde o Amorim foi eleito o melhor ministro do mundo ?

  19. Alex Mitiura

    Parabéns Malbergier pela excelente abordagem. Realmente lamentável e torpe a política externa anterior. Não sou PT e nem fui Dilma nas eleições, mas torço para que ela, pelo menos nas relações externas, não fique caolha e faça acordos e alianças mais sensatas e inteligentes e que, indiretamente, acabe por nos beneficiar....Alexandre / PR

    Responda
  20. BRUNO MOURA MENEZES

    kd meu comentário? ñ te privilegio mais, hunft

    Responda
  21. Agustinho de Andrade

    Com poucos dias de governo a Presidenta Dilma conseguiu mostrar o quanto a politica externa do Lula era pequena e mediocre

    Responda
    1. rblc

      Concordo Giorno. Lendo os comentários percebe-se o quanto esse povo é medíocre e colonizado. Como é que um país desses vai pra frente?? sem esperanças...

    2. sfrdg

      Meu caro, vá se informar. Amorim foi eleito o melhor ministro de Relações Exteriores pela respeitadíssima revista Foreign Affairs (busca no google). Fica repetindo o blá blá blá sem argumento da mídia nativa, que não vê um palmo à frente do nariz, e das correntes fakes de e-mail. Esse é o nível de nossa classe média.

  22. José Francisco Miranda

    Antes, o Brasil só enchergav com o olho da direita. Com Lula, passamos a enchergar com o olho da esquerda. Isso fez com que não estávamos vendo com o outro olho. Dilma, está com os dois olhos bem abertos para não perder uma única oportunidade se quer. AVANÇA BRASIL QUE TE QUERO GRANDE!

    Responda
    1. von kaio

      Como sabidamente após a queda do muro de Berlim,a esquerda deixou de existir por falta de proposta,depois das poucas e boas aprontadas pelo Ex,as possibilidades da utilização do 3ºolho ,são inegaveis...

    2. Akhenathon Akhton

      Agora então é hora de ENXERGAR com os dois olhos e sair dessa visão capenga de mundo que Lula nos legou...

    3. Glauco

      Muito bem colocado. So faltou dizer que com o Lula tb passaram a enchergar a gente, ... com respeito.

  23. Dimas Souza Oliveira

    E a chance de melhoria da população brasileira é a renúncia da bonequinha eleita, perdidona, boca aberta. FORA DILMA_LOGRO.

    Responda
    1. C

      Que raiva é essa Dimas? Calma, tá tudo bem viu? Não choral...

  24. Arcos

    Malbergier, parabéns pelo excelente texto. Espero que suas palavras sejam lidas. antônio victor

    Responda
    1. Marrco Santos

        Com Lula, eramos omissos, com Serra, seriamos submissos....  Que, realmente, as palavras de Sergio malbergier sejam lidas e seguidas. Ai teremos o Brasil que queremos. Oxalá !

  25. BRUNO MOURA MENEZES

    Meu querido não tente deturpar diplomacia altiva, que pense no país, não seja guiada por uma subserviência, de um inconsciente de vira latas que se herda da elite brasileira, com capricho e ideologia retrô... Lula soube elevar esse país no tamanho que ele é, coisa nunca antes feita. Qdo teve que ser contra, ñ titubiou em ser, qdo foi a favor, tbm ñ se esquivou, ou vc se "esqueceu" que qdo os americanos elegeram um preto pela primeira vez presidente, ele teceu loas e elogios à América??

    Responda