Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Maria Manuela Frade De Almeida

    Rossi Como sempre, li com enorme prazer esta análise irretocável.

    Responda
  2. henrique collares

    Comparar Mubarak à Gamal é de uma creti.i.ce sem tamanho. Não significa apenas querer enganar a opinião publica, mas enganar a si mesmo com os fatos. Estes, aliás, cada vez mais rebeldes em relação ao colunista.

    Responda
  3. Dewey

    Quando caem, as ditaduras deixam uma herança indesejável que é corrupção e a deformação do caráter das pessoas acostumadas a enriquecer pela esperteza e não pelo trabalho honesto. No caso do Egito, a maioria dos espertos são militares ou ex-militares armados até os dentes. Esse é um forte motivo para ser pessimista quanto ao futuro do país.

    Responda
    1. Luiz Felipe

      O novo desafio do povo egípcio agora, depois da derrubada do ditador, é de junta, ou seja, juntar os militares mubarakianos e mandá-los à pqp, junto com o chefe dos mesmos, caso não façam, urgentemente, aquilo que povo egípcio quer e necessita: Democracia, já, aqui e agora. O mundo democrático está de olho nesses caras, cujo prazo de validade como políticos já esgotou-se há muito tempo.

  4. Esclarecimento

    "Realizado o impossível, vem o mais difícil" - Clóvis Rossi não passaria numa prova de redação de vestibular.

    Responda
    1. Remédio Amargo

      Paulo Ugolini, Se como membro do Conselho Editorial, Clóvis Rossi comete esse deslize lógico, dá para imaginar o que os recém-formados jornalistas escrevem por aqui, não dá? Sabe qual é a atitude do jornal quando se faz um comentário como o seu? Te colocar na geladeira. Volta e meia escrevo sobre esses erros. Fui obrigada a abrir um novo cadastro, com outro CPF, porque todos os meus comentários passavam pela moderação e deixaram de ser publicados. Não estranhe se o mesmo te ocorrer.

  5. Luiz Felipe

    É isso aí. Quem morre calado e chorando (do jeito que tirania gosta) é carneiro. O povo tem mais é que virar Leão e mostrar quem é o patrão, senão não teMM Solução.

    Responda
  6. Remédio Amargo

    Estou com Alaa El-Aswany, que diz que "um homem verdadeiramente apaixonado se torna uma pessoa melhor", e acrescenta: "Uma revolução é algo parecido: todos os que dela participam sabem que tipo de pessoas eram antes de que começassem as manifestações e agora se sentem diferentes". Acho que o que ocorreu no Egito entra para a História como um marco para um novo curso político no Oriente Médio. Tudo o mais é especulação tendenciosa do ocidente.

    Responda
  7. LUIZ CARLOS ALMADO

    Caro Clóvis, o conheci há muito através amigo comum. Parabéns pelas análises sérias, conscientes e de clareza impar. Abraços.

    Responda
  8. Arame Farpado

    Depois de conquistada a democracia terão de aguentar os Sarneys e Malufes da vida eleitos democraticamente.

    Responda
  9. Doktor Strangelove

    De que adiantou todos aqueles tanques, todos os caças Rafale, Griphon ou da Boing ?De que adiantou o porta-aviões Minas Gerais e o submarino atômico? As bombas atômicas? O apoio dos USA? Misseis terra-ar? De nada serviram. Foi dinheiro jogado fora. Lima a mira, Mubarak, pois os caras ainda vão inseri-los no esfíncter localizado na sua região ínfero-lombar. A próxima guerra será vencida a cuspe, fezes, leptospirose e tocos de árvores, como vimos na região serrana do Rio.

    Responda
  10. Turco

    No dia em que a tomada do poder por milicos significar democracia eu serei a rainha da Inglaterra e terei o Papai Noel como Peimeiro Ministro. Os milicos apenas empurraram o provecto ditador para fora e continuaram no poder, que já exerciam de fato. Vai ficar tudo como antes. O povo é apenas um detalhe.

    Responda
    1. Luiz Rodrigues

      Isto ocorre em qualquer regime, mesmo democrático, basta que o povo se desmobilize e baixe o nível de exigencia. No Brasil , também, o povo é um mero detalhe!!! Passaram as eleições e dê-lhe aumento de salários, pela correção monetária(Inflação)!! Peça reajuste de salário pela correção monetária e ouvirá ser coisa pré-REAL!!! Muito fora de moda. Exceto para parlamentares , presidente, ministros ,etc.. Grupo fechado!!! Grupo que não faz parte

  11. Carlos

    A revolta, q agora sim, podemos qualificar de revolução abriu espaço para a democratização no Egito. Anacrônico compararmos a revolução q colocou Nasser no poder há décadas atrás e a atual revolução. A situação de vigília q os egípcio se propõe agora e o papel das redes sociais no evento são questões a serem melhor exploradas e estudadas. Td ainda está nebuloso mas a verdade é q cada vez mais as ditaduras estão sendo empurradas para o passado.

    Responda
  12. ronaldo saad

    Clovis !   Que prazer ler seus artigos !   Folha, parabens por ter alguem tao lucido, esclarecido em suas fileiras !   Voce tem o dom !   Abracos

    Responda