-
Ricardo
Comparar China de 1989 com Egito de hoje só se for pelas pessoas na praça.. Na China as manifestações tinham um viés ideológico, patrocinado pelo Ocidente. Os chineses foram corretamente reprimidos pelo exército, com soldados que não falavam o idioma de Pequim, onde ocorreram as manifestações. No Egito o povo quer comida e emprego e acredita que com a saída de Mubarak apenas, conseguirá seu objetivo. No Egito não teve a propaganda pro-democracia dos EUA, como tentou com a China.
-
mi
Quem viver verá. Ainda existem muitos países que vivem sob o jugo do autoritarismo, porém seus comandantes já estão com a "pulga na orelha." Os ditadores do Iêmem, Itália, Irã, Coréia do Norte, Cuba, países africanos, (Senadores brasileiros), etc. devem repensar suas ações buscando a eficiência a eficácia e a efetividade de uma gestão pautada na austeridade e integridade ou estarão na mira do poder avassalador das redes sociais.
-
SemNick
Walmir, vc falou tudo... Como seria e será diferente quando o povo brasileiro aprender a usar a internet e a tecnologia para se mobilizar a favor da cidadania, contra as robalheiras dos maus politicos brasileiros! Será que é sonhar demais cada escândalo de políticos fazer cair ações importantes na bolsa e o mercado financeiro reagir, pois seria horrível para estas empresas ver seu nome associado a políticos que usam o bem comum e público a favor de seus interesses pessoais? /p
-
Ricardo
Com raras exceções as revoluções populares acontecem apenas por motivação ideológica. Quando o estômago ronca e o bolso fura as revoluções acontecem. Um povo que tem saúde de qualidade gratuita, educação gratuita, acasso gratuito a cultura raramente faz revoluções. Existem democracias que são piores que ditaduras. A liberdade democrático não pode ser entendida , apenas, pela alternância no poder. Nos EUA, troca-se de presidente a cada quatro anos. E o que mudou ao longo de décadas ?
-
-
andre silva
Realmente essas ferramentas de comunicação citadas no texto acima são hoje fundamentais, e inclusive, como instrumento de revolução social. Mas no caso dos paises do bloco do ocidente principalmente, cujos controles sociais não são tão evidentes porque, infelizmente, a mass media é veículo de manobra para o poder politico e econômico os twitters, blogs facebooks da vida acabam por se resumirem a troca de informações meramente superficiais e não muitas vezes totalmente alienantes. Que pena.
-
caio1945
É só uma questão de conteúdo. O conteúdo das redes sociais e das conversas em celular é exatamente o mesmo da coisa cabeluda entre a orelhas da maioria dos brasileiros, isto é: conversa fiada. Exemplo: você mesmo(a) faz parte ou entrou em um blog, página de rêde social de natureza cultural, política ou profissional? Faça uma enquete e verá que menos de 1% do povo em geral, no Brasil, as usam para fins de auto-informação e participação séria. Idem com o que se passa nos celulares.
-
-
j.a.mellow
É bastante interessante essa consideração acerca do poder da comunicação por meios indutivos como é o caso dos meios promovidos pela informática, o que nos deixa de certa forma confortados com aquelas teorias, em que uma população inteira poderia ser comandada por um único cérebro, que formaria a opinião. Nosso amigo que comentou anteriormente falou na deletéria Globo, mas o exemplo do Egito, com todo o aparato de repressão...nós todos temos que ficar confiantes, mas eternamente vigilantes.
-
Alvaro Braga Marçal de Oliveira
Aqui no Brasil os servidores de SP. unidos pela Internet ,derrotaram o Alckimin na eleição anterior ,foi até avisado, agora os servidores mais uma vez Unidos pela internet derrotaram o SERRA e devagar vamos derrotando este desgoverno do psdb e sua corriola que ganha altissimos salarios e vivem a maior mordomia ,enquanto a maioria dos servidores ganham um salario base de R$ 284,00, provocando um descontamento coletivo e geral. "REclasificação de cargos,carreiras,salarios e escolaridade
-
caio1945
Desculpe, em vez de "o polo", leia-se "o povo". Ou talvez "o povo, ora, o povo!"
-
caio1945
Se ficarmos nas mãos das decisões dos "servidores", nós, do Brasil de Verdade, estaremos literalmente fritos. Aliás, "servidores" são os únicos, com a molecada, que podem ficar o tempo todo fuxicando nas redes sociais e outros e-meios, sem perderem o emprêgo. Enquanto isso, o Brasil de verdade e que paga impostos, está trabalhando. Só vai resolver mesmo quando "servidor" passar a ser servidor de seu verdadeiro patrão: o polo e não do simples gerente chamado "governador", prefeito ou presiden
-
-
TERESINHA ROSA MACHADO
Muito boa sua reportagem, concordo com todo aparato relativo à tecnologia e globalização!Gostaria de conhecer Mark Zuckerberg, ele e outros, tiveram uma "tacada" de mestre em Marketing, a internet foi usada com maestria por eles, agora sim tenho muito prazer em conhecer o que roda o mundo, internet, depois do Egito, sinceramente, espero que o mundo árabe CHORD !!!
-
Luiz
Uma diferença gritante em relação ao Brasil. Lá a internet e aqui a TV Globo. Assim, aqui nos embalamos nas tele novelas, futebol e BB. Ligamos a TV e esquecemos nossas mazelas, nossos políticos, nossos governantes, nossa fome, nosso desconhecimento, nossa saúde, nossa moradia, nossa aposentadoria, nossa diLLma!!!
-
caio1945
Isso mesmo. Brasileiros "baratinhos" ficam entorpecidos diante de um BBB, ensandecidos diante de um FLA-FLU, atoleimados pelos jogos eletrônicos, (Você completa a lista), tudo com uma latinha da loura na mão, falando besteira ou da vida alheia nos intervalos. Enquanto isso, na Política e na Economida de SEU país, la nave va! O Leviatã enfia descaradamente a mão no SEU bolso e de todos, e... "tudo bem, num bôa". Quando será a egiptianização do brasil? ... Resp.: NEVER!
-
andre silva
Com relação a presidenta, nada tenho a comentar pois me parece uma pessoa bastante séria, desde muitos anos antes. Agora com relação aos seus outros comentários sr Luiz concordo plenamente e, ao contrário, do que dizem mudar de país nada adianta, porque todos países tem suas mazelas. Infelizmente, por exemplo, somos muito mais fortes economicamente que a Argentina, mas culturalmente somos bastantes prejudicados pela desiformação, aliás informações demais e alienantes.
-
Juliana
Sr. Luiz, não há como comparar a situação do povo egípcio com a dos brasileiros... A Dilma já provou ser grande estadista e está fazendo um bom trabalho, se não está contente, mude de país...
-
flavio santos
Basta nao ligar na globo. EU nao assisto. Leia um livro. entao, nao use NOS, pois eu to fora deste pronome totalizante, e sinceramente nao acredito que na era da net e da tv a cabo, a globo tenha tanto poder assim. isto e mais estigma, complexo de coitadinho que o brasileiro tem.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.