Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. rosalves

    Na Europa dá certo pois existem institui.çoes independentes dos políticos e os servidores são em sua maioria de carreira que continuma trabalham sem precisar de um chefe que os nomeie para os milhares de cargos de boca livre.

    Responda
  2. Dewey

    Quem tece tantos elogios aos belgas, provavelmente nunca teve que trabalhar ou conviver com eles. É o povo mais asqueroso que conheço.

    Responda
  3. Clauber Lima

    Tem uma charge na LibreBelgique em que uma pessoa tenta comemorar com champanhe orecorde belga de país sem governo; o médico diz que a Rainha (Bélgica) deitadana enfermaria está prestes a morrer e que não há nada que fazer. Na verdade aBélgica pode até não ter governo oficial mas tem um articulador que conversacom os partidos e com o rei e as coisas vão ser resolvidas. No Brasil o governonão se articula e as instituições não funcionam simplesmente.

    Responda
  4. marcos

    Esse moço na verdade tem saudades é de como era antes que por sinal era apoiado pelo patrao frias a famosa DITABRANDA !

    Responda
  5. alquimista

    Sr Clóvis Rossi, Ninguém de bom senso quer um govêrno corrupto e que só governa visando beneficiar as elites. Mas qualquer cidadão minimamente informado e consciente do que deve ser o Estado e o governo rechaça tua postura indecorosa quando fazes a pergunta com maldosa ironia. Por princípio sou anarquista (como sugeres ao questionar o porquê do governo); mas tenho responsabilidade e sei que não funciona. Queres a desordem e a barbárie? Eu não. E o Brasil também não.

    Responda
  6. Leonardo Ucha

    Esquece de dizer que há um governo interino na Bélgica. Seria essa omissão intencional? Ora, mas a Bélgica é o melhor país do mundo para se viver... e sem governo ainda... Shownarlismo sem vergonha.

    Responda
  7. Wagner

    Acho que continuaríamos na mesma... porque o país é governaod por um grupo e não por uma só pessoa... mas o que precisamos é de uma revolução, pacífica, doce, pois só ela mudará o nosso país.

    Responda
  8. edileusa abreu

    Certamente voltaríamos a" dita dura". Na verdade, dureza mesmo é saber que o povo brasileiro tem o poder do voto e não sabe eleger seus governantes. Por isso, com governo ou sem governo, nunca chegaremos aos pés de um país como a Bélgica.

    Responda
  9. Luiz Felipe

    Parabéns pelo texto. Tenho a impressão que é por aí mesmo. Não só o coração da Europa mas o mundo todo está cansado dos "joguinhos políticos" (ou seria politiqueiros ?). A modalidade "joguinhos políticos", "palanquismo eleitoral vazio", está esgotada, exaurida mesmo, no mundo todo, inclusive no Brasil, ao que parece. As pessoas mais conscientes, e as inconscientes também porém sem saber se expressar), querem exatamente isso que os belgas parecem querer: um pais bom para todos. PNBC, saudaçõe

    Responda
    1. Luiz Felipe

      Mesmo porque os "joguinhos políticos", dos espertos que estão sempre de plantão, terminam sempre com os já manjados " esqueçam o que escrevi", "era tudo bravata de campanha", "peguei em armas pra fazer bonitinho e chamar atenção", e por aí vai...

  10. Velloso

    Pensando bem, estou chegando à superfície, sentindo que em momentos de "transe" como o que estamos vivenciando, às vezes não nos damos conta do governo ou mesmo as chamadas políticas... Certamente, a presidente Dilma V. Rousseff, que não apresentou apetite em decolar, até o momento, não há de postar-se na inércia. Mesmo porque a dinâmica arrasta. Como dizem os burocratas mais radicais, se nada ifzerem,se não mexerem uma palha, mas cantarolando no banheiro, mesmo assim a "máquina" andará. /p

    Responda
  11. Jessy

    Brasília é a nossa Dubai. Cara, distante, impessoal, reduto da pior espécie de ser que existe: os políticos. E o custo disto é dinheiro e mais dinheiro que não tem de onde tirar... Tenho a nítida impressão de que o Brasil involuiu nestes 8 anos de desgoverno Lula no que se refere a ética, moral, ideais humanos, progresso da sociedade. Hoje a inflação está às portas como que para desmascar este homem. Vamos dar a Dilma tempo para que mostre a que veio, pois sua herança é feia e insaciá

    Responda
  12. Osvaldo M

    Não vi nenhuma novidade, aqui no Brasil estamos sem governo há 8 anos e 2 meses...

    Responda
    1. campeão mundial

      E aqui em SP há quase 20 anos !

    2. alquimista

      Isto porque você come alpiste, ops! esqueci que os bicudos destóem os ninhos das aves menores e são predadores? Fala sério, cara! Estamos sem governo desde sempre. E o período menos ruim foi com Lula, queira você ou não.

  13. Leandro Gomes

    Achei que isso não tinha como acontecer no parlamentarismo. Mas, de qualquer forma, eles possuem um governo interino.

    Responda
  14. Otto

    ah é, quem governa lá é o Presidente da Stella Artois. Aqui seria quem, hahah.... VEJAMOS........ Daniel Dantas?

    Responda
  15. Marcelo Silvestre

    É uma bobagem dizer que a Bélgica está sem governo ou não precisa de governo. Nesse período inteiro tem um governo interino tomando as decisões. Acho que o Rossi tentou levar no bom humor, mas acabou reforçando mais ainda esse mito de que a Bélgica é um país "sem governo".

    Responda
  16. rtao

    que inveja de um lugar como a belgica!!!!sem governo e ainda assim um dos melhores lugares do mundo para se viver !!!!repito que inveja.

    Responda
    1. Marcelo Silvestre

      Sem governo nada. Tem um governo interino tomando todas as decisões. A melhor forma que a humanidade encontrou para alguém governar é através da representatividade das pessoas, ou seja, o voto. O que está ocorrendo na Bélgica é lamentável. Seria como se a Dilma não formasse o governo e enquanto isso o Sarney e outros "líderes" governassem em seu lugar.

  17. Hummer

    Se fosse aqui Clóvis , o P.i.g derrubava ela EM UM MÊS .KKKKKKKKKKKK

    Responda
    1. José Carlos Mendes da Silva

      Seria bom experimentar, pior não vai ficar. jc

    2. Juan

      qual PIG, o a favor do Lula ou o contra ele? aliás, a favor e/ou contra em que momento, já que a depender da situação acha-se que o jornalista (ou veículo) está de um lado ou de outro...acho mesmo que não aconteceria nada: já "não tivemos governo" em alguns momentos, por falta de coesão, mas com o "centrão" dando apoio ou fazendo oposição quando conveniente, e "funcionou... o problema lá é o sistema parlamentarista não-centralizador, no qual enquanto não há maioria não se forma governo