Comentários para:

O fantasma de Bin Laden

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. tarciso alencar

    Clovis, nos anos sessenta do século passado os governos da América do Sul foram um a um, como num efeito dominó, sendo transformados em ditaduras militares. Motivos, interesses e suas origens de há bom tempo são conhecidos. Que interesses e a quem interessa essa onda que corre as nações do norte da África? Gostaria de ver alguém competente publicar algo sobre isto.

    Responda
  2. Tufy Kairuz

    nao sei se Paul Kennedy disse isso, mas o chamado Ocidente tb deveria levar em consideracao suas acoes, no passado, presente e futuro daquelas regioes. Quantos aos arabes, sao turbulentos, ingovernaveis e violentos,certo?

    Responda
    1. Pachaca

      Você quis, por acaso, dizer, indomesticáveis?

  3. ivanjotta

    Até onde vimos as revoltas no norte da África e Oriente Médio pedem democracia, direitos civis, qualidade de vida para as pessoas. Algo q pode surpreender setores racistas da mídia sempre interessados em colocar os vários povos que professam o islamismo em um mesmo saco chamado "terrorismo". Esta era a resposta fácil destes "sabidos de plantão", dizerem q seria impossível a democracia nestes países. Bem, a demanda parte do próprio povo, é uma onda q varre toda a região.

    Responda
  4. rosalves

    Como assim? Um ministro de Berlus.coni tem sinais claros de loucu.ra, senão demên.cia. Como aceitar ser chefiado por uma fa.cista gro.sso e mac.hista?

    Responda
    1. Pachaca

      Tem mulheres lindas que vendem seu corpo aos homens ricos. Se estes são machistas, aquelas são o quê?

  5. carlos

    Pois é, mas não é no mínimo estranho o fato do Egito, após a queda de Mubarak, ter liberado o Canal de Suez para passagem de dois navios militares iranianos, para manobras em frente à Israel, em conjunto com a Síria? Me parece que existem informações de que nós não dispomos.

    Responda
  6. Luiz Felipe

    O fato é que tanto lá quanto cá, o povo de saco cheio está. Aliás, saco cheio e barrigas, cabeças, corações vazios, especialmente de esperança de transformação estrutural e libertação plena. Tanto lá quanto cá, no caminho da libertação, maus fados há. Lá o saco está cheio de ditadores e suas insanidades. Cá o saco está cheio de estelionatários eleitorais e seus sofismas e bravatas, até porque são estes que aprisionam tudo no velho lugar comum e não deixam as coisas mudarem de verdade.

    Responda
  7. Carlos Garibaldo

    A suposta democracia puritana ocidental, "a la George Bush", utilizou personagens emblemáticos para justificar suas ações. Osama, Sadam, Khomeini, Fidel e tantos outros. Não me impressiona que o Cadafi, aprendiz dos norte americanos na arte de ludibriar seu povo, também tente se valer do mesmo expediente. Só que o sujeito tá completamente gagá, e não se liga que já deu o seu tempo. Agora é só bater os cadeados e entregar os betes. Game over.

    Responda
    1. carlos

      Osama é "personagem emblemático"? Então as 2000 pessoas mortas nas torres gêmeas (alguns brasileiros inclusive) também são "personagens emblemáticos"??

  8. Ricardo

    O BinLaden tem mil e uma utilidades. Agora se transformou em palha de aço. Bush, Blair, Kadaffi, qual será próximo a citar o homem que ninguém vê ? Talvez o Serra atribua ao Bin sua derrota nas eleições. Não sou profeta, nem faço previsões. Prefiro o estudo de cenários. Talvez o autor, se estudasse um pouco não necessitaria escrever tanto sem dizer nada.

    Responda
  9. JorgeO

    Bin Laden, bicho papão, lobo mau...

    Responda
  10. Antoni Mendes

    Bertrand Badie: "On a stupidement parié sur le mutisme de certaines sociétés, sur leur indifférence à la démocratie, sur le désordre fugace de la "rue arabe" : ces impressions de nature raciste sont aujourd'hui à tout jamais démenties." Traduzindo: Apostamos estupidamente no mutismo de algumas sociedades, na indiferença à democracia, na desordem fugaz da ´rua árabe´: estas impressões de natureza racista são agora totalmente desmentidas.

    Responda
  11. Antoni Mendes

    Bertrand Badie

    Responda
  12. Lucia Helena

    P. Kennedy adapta os dizeres de John Donne, que de tão bonitos, transcrevo: "Nenhum homem é uma Ilha, um ser inteiro em si mesmo; todo homem é uma partícula do Continente,uma parte da terra. Se um Pequeno Torrão carregado pelo Mar deixa menor a Europa, como se todo um Promontório fosse, ou a Herdade de um amigo seu,ou até mesmo a sua própria, também a morte de um único homem me diminui; porque Eu pertenço à Humanidade. Portanto,nunca procures saber por quem os sinos dobram. Eles d

    Responda
    1. Pachaca

      Pena que ninguém se comova com o assassinato de brasileiros por bandidos que nem sabem que os sinos dobram também por eles.

    2. Pachaca

      Quando criminosos matam impunemente trabalhadores, mulheres e pais de família aqui, ninguém se lembra de perguntar por quem os sinos dobram. Mas quando acontece alguma coisa lá fora, brotam poetas de plantão.

    3. Lucia Helena

      É? Ah! Então tá!

  13. Eliomar Leal

    Particularmente, sou cético em relação à viabilização de governos democráticos nestas regiões(África, Oriente Médio), no atual estágio político.

    Responda
  14. Eliomar Leal

    Particularmente, sou cético com relação a viabilidade de governos democráticos nestas regiões (África, Oriente Médio), no atual estágio político.

    Responda
    1. Hans Malkovic

      Basta observar a realidade e verás... a maior ignorância é aquela que dá mais valor aos preconceitos do que aos fatos.

    2. Moises Lopes

      Ceticismo ou ignorância? Estou em dúvida ...