Ciência > Empresa diz produzir diesel com sol, água e gás carbônico Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Caio Augusto

    É complicado acreditar que essa bactéria pode dar em alguma coisa, não pela capacidade, mas porque não seria conveniente para os países que lucram com a comercialização de petróleo "permitir"que uma "simples" bactéria acabassem com seus negócios. Infelizmente o empresariado ainda é muito egoísta e não pensa que haverão outras pessoas que futuramente irão morar nesse mesmo planeta. Parafraseando um trecho do filme O Dia em que a Terra Parou: a raça humana só aprende na necessidade.

    Responda
  2. mrgiller

    Estamos andando para trás, temos que nos livrar dos hidrocarbonetos, motores a explosão, lixo do século 19. porque temos que manter-nos escravos por tanto tempo de uma tecnologia tão antiquada? È algo que desafia a lógica do bom senso. Ja deveríamos estar andando com veiculos tipo Jetsons com energia limpa e nao poluente. E esta turma jurassica insiste nestas porcarias. Haja paciência viu!

    Responda
  3. Wesley Sidney

    na verdade, se você procurar se informar sobre as cianobacterias, elas podem se multiplicar a uma velocidade tão rapida a ponto de fixar o carbono e produzir materia organica suficiente para alimentar uma biomassa 10 vezes maior do que a biomassa dela mesma, isso é possivel graças a extrema eficiencia na fixação de carbono que esses organismos tem, por isso acredito que eles sejam capases de produzir biocombustivel na quantidade suficiente e muito mais do que isso, com qualidade muito melhor

    Responda
  4. Pensador

    Caros, Existem princípios que até mesmo as cianobactérias têm que seguir. Um deles é a conservação da energia. Ou seja, a energia gasta na produção do combustível (óleo ou etanol segundo a matéria) tem que ser obtida a partir da luz. Mais além, a bactéria precisa de energia para o seu próprio metabolismo. Isto é lei física!!! Mesmo considerando uma eficiência de 100% (impossível!!!), a área necessária para a captação de luz para produção seria enorme...

    Responda
    1. carlostreseme

      pedro, voce tem razao, mas o que na fala a reportagem eh que para cada bacteria que produz etanol, tem 10 que ficam soprando para ela ter mais energia e poder dar conta das leis da fisica.

  5. Vinicius

    É incrível a má-vontade da indústria em geral, obviamente controlada por grupos que lucram poluindo o planeta. Quando aparece alguém propondo um micro-organismo que simplesmente produz combustível como subproduto da fotossíntese a reação deveria ser a mais entusiasmada possível, e não esse ceticismo absurdo.

    Responda
    1. Valquíria

      Vá com calma... talvez seja muito novo para não se lembrar de inúmeras declarações do género, daquelas que irão revolucionar o mundo. Há uma célebre, a da fusão a frio anunciada por alguns químicos... não deu em nada porque era mentira (erro de avaliação deles). Se esta descoberta for realmente verdade, iremos colocar esse combustível nos nossos carros em breve, queira ou não a indústria de que fala. (Se eu fosse você esperava sentado!)

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.