Comentários para:

Religião na escola

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rodolfo G. Neves

    O que as pessoas não entendem é que o laicismo do Estado não significa que este combate a religião na sociedade, mas antes, dá a base de uma coexistência entre as diversas religiões, incluindo a opção ateísta. Belo texto, Hélio, a parte final foi brilhante.

    Responda
  2. sandro marcello

    O principal argumento dos religiosos contra os ateus, é incutir a crença que sem religião não há ética, ou seja se Deus não existe, então vale tudo. Mas isto é uma mentira, ateus normalmente são pessoas com grande senso de moral e ética, diferente da maioria dos criminosos comuns ou dos políticos corruptos que invariavelmente se dizem seguidores de uma religião. Educação e religião são coisas absolutamente distintas e jamais podem ser misturadas.

    Responda
  3. Nicholas Diamond

    As religiões são um grande mal para a humanidade, mas isso está tão impregnado nas sociedades que uma lavagem cerebral é feita desde o instante em que uma criança nasce, o que torna quase impossível que um dia nós nos livremos das religiões e da fé em seres superpoderosos. O ensino religioso é praticamente um estupro intelectual mas a maioria das pessoas infelizmente é a favor disso. Só sendo muito cético e questionador para conseguir escapar ileso desse emburrecimento vendido pelas religiõe

    Responda
  4. Selminhoc

    Sawicki Ensinar etica no nosso mundo atual? Me engana que eu gosto. Para seu governo, toda etica eh baseada em religoao, direta ou indiretamente.

    Responda
    1. Andy

      Os unicórnios cor-de-rosa também agem na nossa consciencia, devemos orar pra eles também?

    2. Selminhoc

      Muito bem Sawicky, e Deus atua justamente na nossa conciencia.

    3. willy

      sr Selmo. não concordo. O bem e o mal estão em nossas consciencias. Prefiro quem age corretamente por temor a sua consciencia do que a deuses e fantasmas imaginarios. Se formos ler a biblia ela esta cheia de pessimos exemplos (Lod é um deles. para mencionar um). Socrates e Aristoteles são bons exemplos de analise de etica, onde as pessoas agem de forma correta por instinto, sendo o mal uma consequencia da ignorancia. Eu tento fazer o bem nao por temor a um deus, mas por temor a minha conscie

  5. TaisDantas

    Apesar de ser católica, eu concordo com parte do texto que diz: "ciência é na escola e religião no tempo"

    Responda
  6. Alves Silva

    Veja como uma hermenêutica equivocada, ou mesmo a falta dela, pode levar um indivíduo a afirmar certos absurdos. Quando a narrativa bíblica foi escrita, não era ainda conhecida a teoria de Copérnico. O que significa que, quando as Escrituras dizem que o sol se deteve "em Gibeon" se trata de um fenômeno natural isolado. Ou seja, a prolongação do irradiar solar sobre a Terra. Chega a ser engraçado o esforço de alguns ateus querem atestar a inexistência de Deus e da veracidade das Escrituras...

    Responda
    1. Alys Riveri

      Também acho muito engraçado o esforço de alguns (não só ateus, ô esperto) que querem atestar a inexistência de Deus e da veracidade das Escrituras, sendo que ninguém provou a existência de Deus ou a veracidade das Escrituras. Curioso a Ciência ter que provar que não existem coisas que sequer são comprovadamente existentes.

  7. Alves Silva

    No Marrocos, durante o verão ocorre, em um dia do ano, o fenômeno chamado "o sol da meia-noite", onde o sol nasce por volta das seis da manhã e se coloca próximo do começo do outro dia. Um dia inteiro sob o domínio do sol. Na Espanha, o sol se põe às 23:00hs. Não podemos dizer nesta circunstância que o "sol parou"? Foi um fenômeno semelhante que aconteceu em Gibeom. Usar este fato como uma impossibilidade é negar acontecimentos que ocorre até os dias de hoje. Pobre apologia ateísta.

    Responda
    1. Vinícius Loyola

      hahahahahahahah hahahah hahahahahah hahahahahah aahhaahah Melhorou meu dia!

    2. Andre

      hahahahaha Alves vc esta delirando. O "Sol da meia noite" só acontece em regiões próximas ao polo da Terra. Seja polo norte ou polo sul.Aconteçe na Finlandia, Noroega ,Antartica e etc.E o Marrocos fica próximo ao equador.Nunca tem sol da meia noite lá.O fato do sol se por as 23h na Espanha é apenas uma conveção politica em relação ao fuso horario.Assim como nosso horário de verão.Um fenomeno fisico que fissese o Sol parar, destruiria terra tambem. Va estudar um pouco antes de comentar

    3. Tietri

      Confesse para nós. Você estava sob profundo transe místico quando escreveu esses comentários, não é verdade?

  8. Everton

    O pior que no 'ensino religioso' ensina-se somente o cristão. Deveriam ensinar mais filosofia, mecânica, contabilidade, dignidade e ecologia nas escolas. Se Jesus não é mitologia, por que Hércules o é?

    Responda
  9. EC

    Estamos chegando em um ponto que, as pessoas que professam alguma religião, serão perseguidas, como se portassem uma doença contagiosa, principalmente se professar uma religião cristã. Liberdade religiosa pra que?

    Responda
    1. Andy

      Selmo Cristo, que tipo de auto-estima uma pessoa em condições miseraveis tem? Ir a igreja e o pastor falar que tudo vai melhorar com a fé? Isso é ilusão, conversa proselitista para manter fiéis. Se a vida do cidadão melhorar vai ser devido a conhecimento técnico, oportunidade de emprego e relacionamento com pessoas melhores, não oração para seres imaginários e charlatanismo de supostos benfeitores.

    2. Andre

      Selmo o que aumenta a auto estima das pessoas de baixa renda é educação de fisica quimica, filosofia, matematica. Religião só ilude.

    3. Selminhoc

      Campos, no tocante as pessoas de baixa renda, o que ocorrre eh o contrario: pesquisas qualitativas feitas em lugares de baixa renda revelam que igrejas possuem um papel fundamental em aumentar a auto-estima das pessoas, inclusive da dos jovens.

    4. willy

      liberdade religiosa para acabar com as religiões. todas elas são canceres.

    5. Andy

      A propósito, a doença contagiosa que os religiosos portam é a obscuridade, que é transmitida através do seu proselitismo. Pessoas de baixa renda e em desespero são grupos de risco dessa doença.

    6. Andy

      O fim das religiões é o próximo passo da evolução social. Quando mulheres não forem mais apedrejadas por uma lei maométicas e pessoas não forem proibidas de usar preservativo por causa de uma lei cristã, talvez o ser humano esteja mais preocupado com os problemas e os prazeres do mundo real.

  10. Osmar F. P.

    Vixi! Quase ninguém comentou a coluna da semana passada... isso obriga a pobre, patética e atoa ameba transformer - que se julga evoluída -, tornar ao tema 'religião'. É preciso livrar o pão de cada dia. Tudo bem. Vamos concordar que as duas fábulas, a religiosa e a científica, sejam ensinadas para as indefesas crianças? Assim elas serão livres para escolher e, quem sabe, as que simpatizarem com a fábula da amebinha transformer até consigam, no futuro, explicar melhor a evolução do NADA. /p

    Responda
    1. willy

      Caro Selmo, o homem não veio do maca-co, somos apenas "primos" descendentes de um provavel ponto comum. e de fato, o mais legal da ciencia é que ela vive se questionando, se atualizando, nada em ciencia é dogma, e o melhor é que a ciencia nos convida a duvidar dela e tentar achar novas provas e teorias. abs.

    2. Selminhoc

      Sawicki Se vc ama o bom senso, nunca diga que ciencia eh fato. O mundo cientifico esta repleto de picaretas dizendo que o homem veio do macaco somente para ganhar espazo na midia e dinheiro do governo para financiar pesquisas. Na ciencia pura, a palavra provar eh proibida.

    3. willy

      religião é fabula. ciência é fato.

    4. Andy

      Acho q quando vc está doente, pede para um benzedeiro ou um pastor te curar. Ainda bem que existem pessoas que não são obtusas como vc e estudam duro para descobrir curas pras doenças ao invés de ficar orando para um fruto da imaginação coletiva.

  11. Tietri

    Ateus e agnósticos tentando argumentar com religiosos envolve um equívoco de base. A religião é por definição antidialógica. A verdade revelada rejeita a priori toda e qualquer argumentação contrária. Os colegas ateus e agnósticos estão perdendo o seu precioso tempo. Eu espero apenas que os fanáticos que enchem estas páginas de absurdos não queiram antecipar minha condenação ao inferno me incinerando num auto de fé. A propósito, nas aulas de religião ainda se ensina a queimar infiéi

    Responda
    1. Tietri

      Dirigindo diretamente a pergunta a você: Posso ficar tranquilo, não serei condenado à danação eterna? Em relação a supostos coleguinhas da União Soviética, observe que o marxismo, ainda que ateu, se aproxima muito das religiões enquanto modelo de pensamento reducionista. Entregar a vida nas mãos do Cordeiro de Deus ou nas do Guia Genial dos Povos são formas equivalentes de fanatismo.

    2. Esta pergunta você pode dirigir aos católicos ou aos muçulmanos. Mas alguns coleguinhas seus, da antiga União Soviética, também gostavam de praticar algumas barbaridade, tais como essa.

  12. Marcos Rodrigues Noleto

    Caro Hélio, no que tange a separação "Igreja/Estado" você está biblicamente certo. Pois foi o próprio Jesus (Deus em carne/Emanuel) que ensinou esse princípio(Mat. 22:21). Quanto ao texto que diz que o "sol parou", foi escrito muitos séculos antes de Copérnico. Os escritores eram homens do povo e falavam à luz dos conhecimentos da época. Assim como se dizia que o "pensamento vem do coração", pois ainda não se sabia da existência da mente.Quanto aos mitos, você foi educado nos helênicos! E En

    Responda
    1. willy

      jesus é apenas um mito baseado em vários profetas, e no mito de horus. só isso.

  13. José Araujo

    Sei que não é bem o caso, mas vale a pena comentar. Em Porto Alegre existe uma lei que diz que as escolas Municipais devem ter em seu currículo aulas sobre o Holocausto.

    Responda
  14. Astroinpe

    Se a religião for usada apenas para conforto espiritual e conscientização de valores morais, tudo bem. A Bíblia deve ser entendida sob o ponto de vista moral e espiritual, e não analisada como fatos históricos verídicos.

    Responda
    1. willy

      a biblia é o pior e mais pernicioso livro da historia. deveria ser banido para sempre.

    2. Selminhoc

      e nem por isso a pessoa religiosa, sincera torna-se tudo isso que vc falou por causa de "um livro de lendas". Ah, Moureira, exsitem tantas lendas inventadas na Ciencia, na politica (principalmente), no meio cultural e vai assim...A verdade e a justiza sao as duas realidades que se fossemos desvenda-las ao publico, haveria a mais sangrenta das guerras.

    3. João Adalberto Moureira

      A moral do livro de lendas é gen0cida, mis0gina, escr@avista, hom0foba...

  15. Gustavo

    "Cuidado, não estou afirmando que não seja possível estudar a religião com ferramentas científicas." Como pode se medir um fenômeno que tem origem no coração do homem? Se alguem medisse a minha experiência religiosa eu não seria mais eu! É evidente que acreditamos em coisas que não vemos, mesmo o mais ateu teria que aceitar esse argumento como verdadeiro (senão começaria duvidar até do noticiario).

    Responda
    1. Alexandre

      Eu duvido do noticiário! Leio, escuto, tento analisar criticamente e tendo a dar mais crédito àquilo que tem mais evidências independentes de ser verdade, que se encaixa na lógica e no conhecimento consolidado, ou que me permite fazer previsões mais acertadas para o futuro. Detalhe é que "experiências religiosas" podem ser medidas, bastando verificar que regiões do cérebro são ativadas quando delas...

    2. Gustavo

      Caro André, por experiencia religiosa não estou me referindo somente ao fenômeno fisiologico e sim ao fato de que o homem se faz perguntas como "porque vale a pena viver?". Isto se deve porque o homem foi feito para desejar o infinito. Essa é a consistencia da experiencia religiosa. Este desejo do homem é dado, por isso não faz sentido alguem me dizer como viver essa experiencia, nem mesmo o Dr. Michael Persinger.

    3. Andre

      Mas a ciência ja é capaz de medir a experiencia religiosa. E é um fenômeno que vem do cerebro e não do coração.E ja esta sendo muito bem entendo ,atraves das experiencias do Dr.Michael Persinger. Deus e religião não passa de um processo auto-ilusório produzido defeitos de funcionamento do cerebro .

  16. Selminhoc

    Caro Senhor Helio, O que te parece melhor: Ensinar as criancas que devemos respeitar as autoridades em honra a Deus ou deixa-las instituir as proprias autoridades em que pais e professores nada representam em suas vidas? E olhem que jha hah muito pais e professores vem tendo as suas autoriadedes minadas devido justamento a este nosso atual estado de Laissez Faire mora em que vivemos.

    Responda
    1. Alexandre

      É melhor mostrar a elas que uma conduta ética, moral elevada, valores de tolerância e solidariedade, pensamento crítico e rompimento com os preconceitos são a base sobre a qual podemos edificar uma sociedade melhor. Sermos "bons" por que um "big father" nos observa só mostra o quanto ainda temos de evoluir para substancialmente nos diferenciarmos da sociabilidade de outros primatas. Um deus que vigia e pune, nesse sentido, não só não ajuda, como atrapalha.

    2. willy

      ensine-se ética. ser bom por temer um deus inexistente é hipocrisia. Devemos ser bons por temermos nossas consciências.

    3. Selminhoc

      Moureira vc estah confundindo sala de aula com pessoas nao religiosas, gente que explora o nome de Deus para fazer loucuras, esses que vc citou nao sao religiosos, sao loucos! Nao confunda religiao com caso de policia!

    4. João Adalberto Moureira

      Cristo voltou! A pergunta é para o Hélio, mas sugere que ele teria dito o que não disse. Seria melhor ensinar as crianças que elas não devem temer a ninguém, e sim respeitar a todos. Se ensino religioso impedisse que alguém deixasse de fazer algo por temor a deus não teríamos padres pedófilos, pastores explorando miseráveis e, todos eles, sacerdotes, mentindo sobre milagres, aparições, santos e tantas interpretações absurdas do livro de lendas.

  17. Selminhoc

    Caro Senhor Helio, O que parece melhor: Levar ensino religioso as escolas com dooutrinas que elevam a dignidade do ser humano ou deixar os traficantes vender cocaina nas portas das escolas como jah vem ha muito acontecendo? E deixar que essas criancas passem o resto da vida escravizadas em suas miseraveis vidas de apenas 30 anos, a media de idade em que eles sao mortos de overdose ou mortas pelos traficantes? O que parece melhor: ensinar a ele a orar ou resmungar,

    Responda
    1. Alexandre

      Acesse a biblia online e constate você mesmo. Nela, há 289 vezes a palavra "castigo" e 86, a palavra "perdão". Há 613 referências a "guerra" e 485 a "paz". Jeová, deus beligerante, cruel e autoritário, foi invenção necessária, política e psicologicamente, para coesionar as tribos de Israel para dominar seus vizinhos. A Bíbia é dominada por ódio, guerras, castigo, defesa da escravidão, misoginia, homofobia, etc. Que o NT seja bem menos horroroso que o AT não redime o conjunto da obra.

    2. Andy

      Ler os Evangelhos para aprender lições de moral q qualquer ser minimamente inteligente saberia é forçar a barra. Ajudar os outros pq vai acumular pontos no céu é uma grande bobagem. Vc ajuda uma pessoa pq é movido por emoções como empatia, compaixão ou senso comum, não com um objetivo egostico futuro. Amar uns aos outros sem mais nem menos? Amor é um sentimento fugaz, que leva tempo para realmente amadurecer entre duas pessoas. Uma coisa mais realista como "RESPEITO" seria melhor empregado.

    3. Selminhoc

      Sawicky Em Romeu e Julieta talvez. Mas Hamlet e outros so falam em assassinato, traicao e guerras. Eh melhor entao ler os evangelhos que soh falam de paz, amor e fazer o bem aos outros.

    4. willy

      que tal ensinar etica? civismo? sua antinomia ad absurdum não é correta. aprendem-se mais valores eticos lendo shakespeare do que lendo a "biblia"

    5. Selminhoc

      Campos,   Quem dah mais prejuizo a sociedade? Uma pessoa com valores religiosos em que se abstem de drogas, vida promiscua ou uma sem valores que acha que pode fazer tudo, inclusive se drogar a teh uma morte por overdose ou uma que depois de rejeitar fundamentos morais estraidos de religiao, escambar-se para o lado criminoso? Jah foi provado atraves de pesquisas qualitativas que em lugares de baixa renda, igrejas em muito contribuem para elevar a auto-estima dos jovens afetadas pela pobre

    6. Andy

      Nem um nem outro, ambos são daninhos à mentalidade humana.

  18. Carlos Garibaldo

    Parece que de tanto pensarem em religião: cultos, missas, pastores, padres, bispos, dízimos, batizados, confissões, fogueiras, etc.... as pessoas esqueceram de Deus. Abaixo as religiões. Isso mesmo, devemos ser a favor do banimento das religiões, que em 90% dos casos são instituições que só buscam influenciar pessoas (poder) e obtenção de ganhos. Sem as religiões talvez possamos ter um íntimo contato com Deus. Não precisamos de "intermediários".

    Responda
    1. willy

      nem de deuses

  19. Carlos Garibaldo

    Independente da crença em Deus ou não, acredito que as aulas de religião devem, de fato, ser abolidas do currículo das escolas públicas. O termo "religião" não é mais servível no caso, eis que hoje em dia existem centenas de religiões. Talvez pudesse ser ministrada a disciplina de "Noções Preliminares de Teologia", que mais democraticamente estudaria as maiores religiões do mundo e a questão principal: Deus, o criador. Até para ateus, como o Schwartzmann a matéria seria instigante.

    Responda
    1. Andre

      O problema Carlos é que o Universo não foi criado. Se a criação não aconteceu, então pq insistir na existência de um criador.

  20. Bruno

    Segundo os defensores do banimento das religiões,ensino religioso não pode, como se religião não fizesse parte da vida dos seres humanos, não tivesse nenhuma relevância no ethos humano e não tivesse nada a ver com a civilização e a cultura da espécie humana! Para eles a religião é como se fora um produto em prateleiras de supermercado...francamente! As crianças PODEM ser bombardeadas diuturnamente com tudo o q há de podre, pela midia, mas ensino religioso não pode. Interessante essa lógica..

    Responda
    1. Selminhoc

      Bruno Silva, Nota dez para vc. O que estah havendo hoje eh uma inversao completa de valores. Enchemos a cabeza de nossas criancas com todo o tipo de porcaria: horas de videogames super-violentos, cigarros, bailes funks horriveis, horas e horas de porcaria na TV, Internet, etccc..., mas quando se fala em religiao...ah..nao..eh perigoso !

    2. andrefadel

      Mas é justamente por esta grande importância antropológica da religião que a postura ideal seria estudar a história das religiões e do comportamento humano. Pensamento crítico nunca fez mal a ninguém. Embora eu esteja inclinado a concordar que assuntos mais importantes como matemática, física e português mereçam mais atenção.

  21. Cristina

    Sr. Hélio, muito interessante seu artigo, no entanto quando citar passagens bíblicas, procure saber o que realmente está sendo dito, para que época foi aplicada e por qual motivo. O ensino religioso é importante, mas deve se ter seus limites, devido estarmos num país de liberdade religiosa, uns dos topicos no ensino religioso devera ser o respeito acima de tudo com Deus e as pessoas (conforme a Bíblia ensina).

    Responda
  22. Emeoliv

    Prezado Hélio e leitores: a Bíblia não é um manual de Ciências Naturais, biologia ou Física. É o livro que conta a História da Redenção humana por Jesus. É um livro teológico, moral. Por ir contra a imoralidade e as vontades humanas, é tão odiado, evitado e criticado. Em vez de criticar a religião, Hélio, por que não corre contra os peixes gordos mesmo, os corruptos e os imorais que destróem as bases cívicas e morais do País?

    Responda
    1. Andy

      A biblia não tem base moral nenhuma para ensinar nada a ninguém. Ela é presa ao seu tempo e não acompanha as visões das diversas sociedades que a usam como "guia". É mais fácil encontrar conceitos morais relevantes no "Senhor dos Anéis" do que nas "Parábolas de Salomão".

    2. Cristina

      Concordo plenamente com você.

  23. Eustáquio B.

    Os ateus reclamam que a religião quer impor os seus dogmas ao mundo... mas eles fazem EXATAMENTE IGUAL...

    Responda
    1. Andre

      Só que o ateísmo não tem dogmas .Assim como a ciência .

  24. Sônia Guiachetto

    Lei n° 9475, de 22 de julho de 1997 que legisla sobre este assunto do seguinte modo: Art.33° - O ensino religioso, de matrícula facultativa, é parte integrante da formação básica do cidadão e constitui disciplina dos horários normais das escolas públicas de ensino fundamental, assegurado o respeito à diversidade cultural religiosa do Brasil, vedadas quaisquer formas de proselitismo.

    Responda
  25. Andy

    Muito pertinente esse tópico. Mostra a realidade crua do nosso país, um país ainda mergulhado nas trevas do obscurantismo religioso onde profissionais da educação se escondem atrás do terço para explicar o que sua falta de inteligencia não abrange.Acabar com o ensino religioso na escola pública é tão importante quanto acabar com o império de charlatões profissionais da bonança sobre as massas menos esclarecidas.

    Responda
  26. Sônia Guiachetto

    Boa tarde! Gostaria de lembra-lo que a Disiplina Educação Religiosa, consta da Grade Curricular, mas é de caráter optativo para o aluno. Obrigada,

    Responda
    1. Andy

      Optativo formalmente, impositivo culturalmente.

  27. césar figueiredo

    Um professor vai ser sempre tendencioso , para com sua própria crença ; as religiões devem ser tratadas superficialmente , pelos professores de história ou filosofia !

    Responda
    1. Andre

      Uma correção Suzana . Vc não tem nenhuma verdade religiosa . Se existisse alguma verdade religiosa ,não existiria este debate .

    2. Morry

      Exatamente. Eu tenho minha verdade religiosa e nem por isso concordo com ensino religioso obrigatório. Aliás, sinceramente, ensinar religião para criança é o fim da pi cada, religião é escolha pessoal que devia ser feita por quem é adulto e capaz de discernir o que é melhor pra si mesmo.

  28. Rogério

    Perfeito Hélio Ao contrário do que alguns pensam, o que se deseja não é extinguir o ensino religioso, mas colocá-lo no seu lugar, o das ciências humanas. As religiões e seus livros sagrados são fontes de conhecimento valiosos quando analisados de forma critica e racional. Independentemente da formação, religiosa ou não, todos nós estamos impregnados de alguma forma pelo conteúdo desses livros, entendê-los é um pouco mais do "conhece a ti mesmo".

    Responda
  29. Viviane Cristina Cândido

    Apesar da pressão das Igrejas, alegislação garante a área de conhecimento. Daniel Dennett (2006) propõe oestudo da religião pelos cientistas. A Bíblia é um livro sobre a vida doscrentes. Ser religioso não garante a vontade de Deus. A religião tem a ver coma vida das pessoas, precisamos um contraponto entre o que advém dela e da razão.É tênue a fronteira entre secular e religioso, nas escolas estão em relaçãocrentes e não crentes, na religião e na ciência. ER para estas reflexões.

    Responda
  30. Viviane Cristina Cândido

    Apesar da pressão das Igrejas, a legislação garante a área de conhecimento. Daniel Dennett (2006) propõe o estudo da religião pelos cientistas. A Bíblia é um livro sobre a vida dos crentes. Ser religioso não garante a vontade de Deus. A religião tem a ver com a vida das pessoas, precisamos um contraponto entre o que advém dela e da razão. É tênue a fronteira entre secular e religioso, nas escolas estão em relação crentes e não crentes, na religião e na ciência. ER para estas reflexões e diál

    Responda
  31. iunes

    Prezado Hélio e acólitos, é impressionante a devoção dos pseudocientistas ao naturalismo científico, que se não é uma espécie de religião, não passa de filosofia. Todos sabem, com base na biologia molecular, que não existe suporte científico algum à teoria da evolução, no que diz respeito à macroevolução.O papa de vocês, Richard Dawkins, já reconheceu que a teoria da evolução não é compatível com nenhum dos mecanismos biomoleculares complexos mas "Darwin deve ser mantido até surgir algo

    Responda
    1. Tietri

      Senhor Iunes, antes de entrar num debate, faça a lição de casa... Phillip Johnson é motivo de piada na comunidade científica. Em relação à AIDS, leia as alucinações de Johnson na própria página do maluquinho, digite virusmyth Philip Johnson no Google. Ainda, em ciência não há lugar para argumentos de autoridade. Um diploma de Harvard não impede que o seu portador diga asneiras. E não se preocupe com o meu currículo, preocupe-se em refutar meus argumentos sem invocar um Papai

    2. iunes

      Phillip Johnson não é um lunático e tampouco um espantalho de palha. Indique-me em qual livro ele disse que não existe o vírus da HIV. O homem formou-se em direito pela Harvard e é professor catedrático de direito da Universidade da Califórnia. Essa tentativa de desqualificar o homem é patética, ainda que viesse de uma pessoa qualificada e com currículo superior ao dele, o que certamente não é o caso.

    3. iunes

      Senhor Tietri, no fundo a questão é a mesma: no princípio era a matéria, e a vida e a inteligência são frutos da organização aleatória da matéria! Ora, isso é a mesma coisa que afirmar que metal e plástico podem criar um software de computador, quando na realidade a matéria é simplesmente o meio utilizado pela inteligência. O código binário da vida (DNA) é informação e inteligência pura: citosina, guanina, etc, e apenas a matéria utilizada

    4. Tietri

      A verdadeira ameaça do criacionismo e sua vertente pseudocientífica, o design inteligente, ocorre quando seus sequazes pretendem que suas fábulas sejam contadas nas aulas de ciência. A educação científica de nossas crianças já é ruim, não deve ser prejudicada por místicos, eles já tem a escola dominical de seus templos para divulgar suas doutrinas.

    5. Tietri

      Finalmente chegamos ao ponto. Phillip E. Johnson é um lunático que, entre outras maluquices, advoga que a AIDS não é causada pelo HIV. Concluo então que sua referência a Dawkins trata-se pura e simplesmente de fofoca, mas que coisa feia senhor Iunes.

    6. Tietri

      Senhor Iunes, não creio que ninguém se sinta ameaçado pela "Inteligência", salvo os paranoicos que imaginem que se trate de alguma organização secreta intergaláctica. Estávamos falando sobre seres vivos, não sobre computadores. Metal e plástico não se autorreplicam e não sofrem pressões ambientais de caráter seletivo, não seja infantil. Em se tratando de seres vivos o hardware é o software. Sua distinção evoca o dualismo cartesiano mente-corpo há muito tempo superado.

    7. iunes

      Leia Phillip Johson, é ele quem conversou pessoalmente com DawKins sobre a desagradável evidência de que a seleção natural por meio de mutações aleatórias não podiam explicar os mecanismos biomoleculares irredutivelmente complexos. Para saber mais, vc terá que se dar ao trabalho de procurar a resposta do papa do Naturalismo Cientifico ou Materialismo, que não se confunde com ciência pois não se ampara nem no método empírico e tampouco nos registros fósseis.

    8. iunes

      Bem, muitos se sentem ameaçados pela clara evidência de que A inteligêcia está por trás de todas as coisas. A maravilha do DNA não está na matéria, e sim na tremenda informação codificada. Se vcs preferem crer que o acúmulo de metal e plástico deixados ao acaso por bilhoes de anos criarão o computador em que escrevem, sintam-se à vontade. Mais importante do que o hardware é o software. Mais importante que a matéria é a informação (inteligência).

    9. Tietri

      O senhor poderia fazer a grande gentileza de indicar onde podemos encontrar a referida declaração de Dawkins? Em relação a Michael Behe, a tese da complexidade irredutível é minoritária na comunidade da biologia molecular e é empregada como argumento para a teoria do design inteligente. A questão é que não há nada de inteligente no design dos seres vivos, ele é apenas adaptado ao meio por aleatoriedade e seleção. Um projetista inteligente não faria seres tão vulneráveis à o

    10. Andre

      O prof. David Snoke simplismente ignora todas as evidências apresentadas que a seleção de Darwim pode muito bem explicar a construção dos mecanismo moleculares. Ele esta desesperado para cavar uma lacuna,para colocar dentro seu deus das lacunas.

    11. iunes

      Sobre Behe, "Os Limites da Evolução" :Professor David Snoke, Departamento de Física e Astronomia, Universidade de Pittsburgh "No livro The Edge of Evolution Michael Behe avalia cuidadosamente a evidência de que o mecanismo de mutação aleatória e seleção de Darwin pode realizar em casos bem documentados Poderia tal força aparentemente impotente e inconsciente ter realmente construído os mecanismos moleculares sofisticados encontrados em toda a natureza? A resposta, ele insiste, é não./BR

    12. iunes

      "suas alegações são falsas e mentirosas", é a típica agressividade de quem não quer dialogar. Não existe nenhuma prova de que as reações químicas conplexas já "foram reduzidas" pela ciência. Até porque a não reduz nada ela apenas constata, e o fato constatado e que na visão, por exemplo, são centenas de substância químicas que atuam necessariamente e modo ordenado e conjunto, não havendo nenhuma possibilidade de surgimento gradual de tal mecanismo. Leia Michael Behe, ou estude bioquímica /p

    13. Tietri

      Os mecanismos moleculares de uma bactéria não merecem o adjetivo "complexo"? Em qual mecanismo molecular as moléculas envolvidas não atuam em conjunto? Isso é um truísmo. É bem conhecido o fato de que os seres vivos carregam um grande número de moléculas que aparentemente não tem função. O DNA está repleto de trechos desse tipo, esse fato na verdade depōe a favor da evolução. Aguardo pela referência sobre Dawkins. Saudacōes evolucionistas.

    14. Andre

      Sua alegações são falsas e mentirosas.Existem provas e mais provas que a visão, a coagulação a transmissão do impulso nervoso pelas células neurais e tudo mais que vc chama de complexidade irredutivel. Ja foi reduzida a muito tempo.Sua afirmação que tudo indica um surgimento ao mesmo tempo não passa de mentira.Existem sim todas as gradações demostrada em evidências fisicas e fisiológicas.

    15. iunes

      Leia "A Caixa Preta de Darwin", de Michael Behe (Biólogo Molecular). Quando Richard Dawkins foi questionado sobre as teses de Behe, disse que não havia explicação para os processos descobertos e descritos pela biologia molecular à luz da seleção natural e mutação aleatória ( ou seja, a teoria da evolução não é compatível com a realidade molecular). Isto sem falar na explosão de vida do Cambriano- de unicelular direto para organismos complexos - todos os filos animais surgiram

    16. iunes

      Exemplo de Mecanismos biomoleculares irredutivelmente complexos são a visão, a coagulação a transmissão do impulso nervoso pelas células neurais etc. São aqueles em que todas as moléculas atuam necessariamente em conjunto, e tudo indica que surgiram ao mesmo tempo, pois a seleção natural não explica a manutenção de deteminada mutação responsável por uma molécula sem nenhuma função. Assim, todas as moléculas dos processos já citados teriam que ter surgido simultaneamente e não gradualmente.

    17. Tietri

      Peço a gentileza de informar a referência para a afirmação: Richard Dawkins, já reconheceu que a teoria da evolução não é compatível com nenhum dos mecanismos biomoleculares complexos. E o que seriam mecanismos biomoleculares complexos?

    18. Rogério

      "Todos sabem, com base na biologia molecular, que não existe suporte científico algum à teoria da evolução" E o que diz a "biologia molecular" de tão terrível assim para a teoria da evolução?

    19. andrefadel

      Dizer que não suporte científico à teoria da evolução é forçar a barra. Claro que Darwin pode ser refutado, isto é ciência! Mas ainda não foi apresentada nenhuma teoria à altura; ao contrário, vários cientistas hoje se empenham em estudar sua estrutura basilar, o "alfabeto" das espécies: os genes. Se a bíblia tivesse mencionado os genes há 1800 anos, eu ficaria impressionado.

  32. cgarcia

    ISTO ESTÁ ME LEMBRANDO UM GRANDE MURAL ONDE CADA UM CHEGA E COLOCA S/ OPINIÃO, NO CASO EM QUESTÃO , S/ RELIGIÃO O QUE ACABOU SE TORNANDO UM MOMENTO DE PREGAÇÃO P/ AS MAIS VARIADAS CORRENTES E TODAS EMBASADAS NA DITA CUJA " BIBLIA " , O LIVRO DAS DISCÓRDIAS . REALMENTE TIRO O MEU CHAPÉU P/ ESTES SEGUIDORES , POIS NÃO DEVE SER FÁCIL CONTINUAR ACREDITANDO "NELE" E NOS LIVROS SAGRADOS QUANDO HÁ TANTAS EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS QUE ATÉ PROVAM O CONTRÁRIO OU QUE ATÉ MESMO SE CHOCAM C/ A REALIDADE. /

    Responda
  33. joana oliveira

    Parabéns!

    Responda
  34. Esperança

    Cara, Angela Pinho, os nécios na fé jamais e nunca entenderão na fisica, lógica e loucacidade do saber, ás coisas espirituais são mistérios ocultos aos homens, cabendo Deus fazê-los conhecidas tão somente aos que Ele escolheu e predestinou antes da fundação do munda. Quanto aos sábios deste mundo, não passam de cacos de barro nas mãos do Criador.

    Responda
  35. josydinorah

    Religião cada um tem a sua... a escola é para todos e deve ensinar a ciência, a mattemática, a história, alfabetizar e criar cidadãos com senso critico e politico... deixa o senso religioso por conta de templos, igrejas e malucos de plantão por ai ( o q mais se vê hj)...

    Responda
    1. João Adalberto Moureira

      A Josy quis dizer que religião é igual a C+U, cada um tem o seu. Discordo, C+U é mais importante, todos tem, religião é só quem quer, eu não quero.

  36. Sciencechemy

    O que deve haver com urgência nas escolas é aula de Educação Moral e Cívica. Ensinar realmente o que significa o respeito pelo próximo, o perigo do modo "sempre levar vantagem em tudo" e as conseqüências nefastas da corrupção".

    Responda
    1. ap

      Sergio Ambrus - Moral e civismo se aprendem principalmente com o exemplo, e sobretudo com o procedimento das autoridades no exercício de suas atribuições. O que adianta ao aluno aprender Moral e civismo na escola, e chegar em casa e ver na televisão, todo dia, notícias  dessa ou daquela autoridade pelo Brasil a fora, ferindo  princípioa dessas matérias de que ele acabou de ter aula ?

    2. Andre

      Seria melhor aulas de filosofia .

  37. lcarvalho03

    Eu que não dou a mínima pra religião achei o seu texto tão genérico e tão bobo quanto eses que se espalham por trilhões de blogs ateus por aí. Sempre a mesma ladainha preconceituosa e de um fanatismo sutil que, ironicamente, é quase que religioso. Não acreditar no que outras pessoas acreditam não tem nada a ver com não respeitar a crença alheia. Quanto ao ensimo religioso, só se for um ensimo sobre as religiões em geral, quais são, como são, o que fazem de bom etc.

    Responda
    1. lcarvalho03

      Você que não entendeu meu comentário. Eu disse que mesmo sendo agnóstico e mesmo não concordando com o ensino religioso da forma com que é feito, eu achei o texto ruim. Clichê, na verdade. Como boa parte dos ateus são. Eu conheci pouquíssimos ateus lúcidos e não exagerados na vida, o que faz eu acreditar que não são os religiosos que são extremistas, e sim o ser humano em geral, ainda mais quando se agarra em algo pra acreditar e defender, mesmo que isso seja o fato de não acreditar e

    2. Marcelo Silvestre

      Me parece que não lemos o mesmo texto... O curioso é no final vc chegar na mesma conclusão do autor!?! Faltou incluir na sua lista: o que fazem de mal, etc.

  38. norsonbotrel

    "Não estou evidentemente sugerindo que as pessoas devam rifar Deus para ficar com a ciência. Essa é a minha opção, mas não acho que deva impô-la a ninguém." Discordo. Temos SIM que sugerir rifar deus. Deuses e as religões tiveram as suas chances e não deu certo. Está na hora de uma ideia melhor. Que tal pensar em vez de rezar ? Que tal duvidar em vez de acreditar ? Que tal ter coragem de buscar verdaeds em vez de se esconder atrás de "criado por deus" ou "

    Responda
  39. RubensL

    Hélio: Considero vc uma pessoa inteligente; respeito sua posição de ateu (que em si já é admitir que há DEUS - pois, ninguém precisaria se afirmar diante daquilo que não existe, se não existisse de fato não é?). Creio em Deus Pai Todo Poderoso, Onisciente, enfim... não preciso desfilar meu credo cristão para vc. Concordo que religião não deveria ser matéria, nem preocupação escolar, mas vc como inteligente não precisa desdenhar da religião; vc não entende nada de Bíblia como livro

    Responda
    1. Berchol

      O ateísmo é, na verdade, é um subproduto da fé.

    2. Marcelo Silvestre

      Sua teoria de que ser ateu é acreditar em Deus é risível. A que ponto as pessoas chegam para forçar seus valores nos outros... Pela sua lógica, você ao afirmar que crê em Deus admite que ele não existe, afinal não é preciso afirmar sua crença em algo onisciente e onipresente...

  40. Pedro Souza

    Só espero que quando "São Paulo" optou por escolher "História das Religiões", ensine sobre as primeiras religiões, ou formas de crenças, até mesmo aquelas que tiveram importancia historica, e nao se limite apenas a História do Cristianismo, mas todas sabem que no fim será isso mesmo.

    Responda
  41. RAFAEL DAVI MORALES

    O velho testamento deve ser interpretado a luz do novo testamento. "Pela geologia, são 4,5 bilhões. É difícil, para não dizer impossível,conciliar a literalidade das Escrituras com a existência de fósseis comidades substancialmente maiores que os seis milênios." Confira datação por Carbono 14 e você verá que colocar a idade da Terra em 4,5 Bilhões de anos não é real. Pesquise sobre isso e verá.

    Responda
    1. Marcelo Silvestre

      A datação por carbono é a forma mais confiável que a ciência encontrou para estimar a idade de um artefato. Mas o curioso é que religiosos sem o menor conhecimento de ciência se acham mais entendidos do assunto do que os maiores nomes da ciência do mundo. O caro amigo, que nem cientista deve ser, já decidiu que 4,5 bilhões de anos não é real. Sem conhecimento científico algum sobre o assunto, já refutou centenas de cientistas. Para que precisamos de cientistas, não é mesmo? /p

  42. Marcelo Silvestre

    Não existe ensino religioso laico. Poderíamos ter no máximo ensino da história das religiões. Do jeito que está, essas aulas viram um ensino cristão, baseado em passagens da bíblia. Os mesmos que defendem o ensino religioso defenderiam que as aulas se baseassem em passagens do Alcorão ou do Torah? É claro que não.

    Responda
  43. R U I R U Z C A P U T I Carapicuiba

    Religião é tudo de bom.Religião é cultura, bom senso. Se todos fossem mais religiosos e menos materialistas, o mundo estaria muitissimo melhor do que tem estado hoje.

    Responda
    1. R U I R U Z C A P U T I Carapicuiba

      Marcelo, Ao contrario da filosofia tiririca, o mundo poderia ser muito pior.

    2. Marcelo Silvestre

      Praticamente TODOS os habitantes do planeta seguem uma religião e crêem em Deus. Isso nunca impediu guerras, a indiferença em relação aos necessitados ou a idéia generalizada do "primeiro eu", seja em relação à nossa família, comunidade ou país. O que vc diz não se sustenta. E isso já tem uns dez mil anos.

  44. andrefadel

    Cara Akira: "Embora a ciência tenha o status que tem hoje, nenhuma teoria científica (segundo Popper), por mais consagrada que seja, foge da falseabilidade." M as essa é justamente a maior beleza da ciência! Se não puder ser posto à prova, não é ciência. Nosso conhecimento cresce apenas com esta sequência dialógica.

    Responda
  45. Meunome (não trenho)

    Renato Machado e Renata em programa televisivo matinal apresentaram reportagens de crimes violentos, mas louve-se! Em excelente trabalho educativo.Achei muita boa a indignação de Renata:"O que será que falta? Ela mesma responde:Será que é falta de amor da família e continua sua indignação.Aquí se disessemos que é falta de exemplos, muitos poderiam se ofender. O Ministério da Educação poderia estudar a possibilidade de regulamentar este estudo,exigindo-se dos instrutores: Preparo!

    Responda
  46. Berchol

    Quem sabe se os evangélicos tivessem a mesma gana dos homoss sexu ais, teríamos um PLC pra nos proteger dessas "opiniões que incitam ao ódio". Bom, nunca precisamos disso.

    Responda
  47. Davitask

    Ótimo artigo. Me estarrece pensar que há alunos no Brasil reprovando a escola pelo único crime de não compartilhar o dogma do professor de ocasião.

    Responda
  48. Akira

    Sua interpretação da Bíblia é simplória demais. A Bíblia não especifica claramente que a parada foi "súbita". É irrelevante saber como foi. O texto bíblico retrata a vitória dada aos que seguiam a Deus e foram feridos pelos seus inimigos. Embora a ciência tenha o status que tem hoje, nenhuma teoria científica (segundo Popper), por mais consagrada que seja, foge da falseabilidade. Também acho que não deveria haver ensino religioso nas escolas, mas acho que a argumentação não com

    Responda
    1. João Adalberto Moureira

      Pior do que dar uma paradinha no Sol para que seu povo cometesse um g*n0cidiozinho, foi retrocedê-lo, uma marcha à ré de 10 graus, para que um rei pudesse acreditar em seu poder, Isaías 38. Se a parada não foi súbita, instantânea, deve ter durado apenas algumas horas, pois evitara a chegada da noite, e, algumas horas para um fenômeno astronômico dessa grandiosidade é a mesma coisa que súbito. É lenda para boi dormir sim.

    2. Marcelo Silvestre

      Não é irrelevante saber como foi. Esse foi o auxílio de Deus ao povo em guerra, segundo a bíblia. Se a passagem não se sustenta em pé em uma análise um pouco mais crítica, pode-se considerá-la "licença poética" de vencedores de uma batalha entre homens, mais nada.

  49. Carlos Eduardo Silva de Souza

    Hélio, ao dizer que "rifa" Deus para ficar com a ciência você faz uma grande confusão a respeito das funções da religião e da ciência. A ciência é um modelo da natureza. É uma formalização das observações que o ser humano faz daquilo com que convive. As "leis da mecânica", o conceito de massa, o número 3, tudo isso foi inventado por nós para modelarmos o que está à nossa volta. Ciência é a explicação de "como" as coisas acontecem.

    Responda
    1. Carlos Eduardo Silva de Souza

      (os comentários estão ordenados ao contrário)

    2. Carlos Eduardo Silva de Souza

      Por isso acredito que o ensino religioso deva, sim, constar no currículo dos alunos. E não só a história das religiões, mas sim o que ensina cada crença. É verdade, existe uma dificuldade enorme em não privilegiar uma determinada religião - o que prejudica a laicidade do Estado. Mas usar isso como justificativa para fazer lobby contra o ensino religioso acaba privilegiando essa posição de falsa neutralidade, é ignorar esses 90% de crentes que você citou. Não é a solução mais adequada.

    3. Carlos Eduardo Silva de Souza

      Não há nada de "esquizofrênico" nisso, e acho muito irresponsável de sua parte escrever tamanha bobagem em um jornal, sem sequer citar um estudo a respeito. Quanto ao ensino religioso nas escolas públicas, a verdade é que, como você disse, o Estado brasileiro é laico. Lembrando que o ateísmo não é uma posição neutra, isso não implica que o Estado deva ignorar a religião. Pelo contrário, tem é a obrigação de oferecer a cada indivíduo subsídios para que ele opte por sua crença.

    4. Carlos Eduardo Silva de Souza

      E uma interpretação menos literal da Bíblia não implica achar que Deus só esteve presente na criação, como você sugeriu ao citar Newton (que não cria nisso). É só você lembrar que Georges Lemaître, que propôs o Big Bang, era um padre católico - e não foi excomungado por isso. Satisfeito? É essa consciência a respeito das funções da ciência e da religião que permitem a uma pessoa desenvolver seu raciocínio lógico sem que isso afete sua crença religiosa.

    5. Carlos Eduardo Silva de Souza

      Mas não explica "por que" as coisas acontecem. Por que massa atrai massa, por que cargas de mesmo sinal se repelem, por que urânio emite raios gama. Algumas pessoas acreditam que haja um Deus, uma força superior responsável pela criação e desenvolvimento da natureza. Outras, como você, dedicam isso ao acaso. Tem todo o direito de pensar assim, mas justificar apelando para a ciência é desonestidade intelectual.

  50. WhoLin Habbá

    Muito boa a reportagem. Silvícola não vai à escola e nem por isso deixa de crer na existência de uma Força Superior. Nosso problema não é religioso. É educacional! E educação vem do berço, aprende-se no seio da família e a refina na prática diária pelo convívio com as outras pessoas.

    Responda