Folhinha > Conheça Maria Bonita, a cangaceira que faria 100 anos nesta terça-feira Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Acho que a foia publicou essa reportagem com a intenção de sacanear o Lampião e a Maria Bonita. Não tem quase nada a ver com os fatos. Textozinho ruim!
E porque alguém se interessaria em saber algo sobre a vida de uma mulher, que de bonita, só tinha o apelido, pobre, ignorante e ainda mulher de meliante. Estamos no sudeste folha.....acoooooooooooooooooo oooorda....
A história é feita de personagens, eventos e momentos. Não cabe se idolatrar, nem chamar personagens históricas de bandidos. O texto é tão mal escrito, tão sem falta de estilo, que ou o autor realmente é ruim mesmo, ou então fez este texto numa das ressacas do carnaval.
E porque alguém, intelectualmente falando quer saber algo sobre Maria sei lá do que.. mulher de bandido.... é bandida também e depois era desinteressante, pobre, ignorante e ....burra  ....eta falta de assunto hein folha....
Nao vejo homenagem a alguma mulher cientista brasileira, agora essa que foi bandida de profissão aparece como se fosse boazinha. Ela escolheu a profissão de meliante e isso nao deveria servir de exemplo para pessoas honestas. Nota zero para essa cidade que vive de cultuar filho bandido. Todos devem ser farinha do mesmo saco. Estamos muuuuuuuito longe ainda do primeiro mundo onde honestidade é qualidade obrigatoria não excessão.
Acho que de triste memória é a história polÃtica do paÃs, permeada de indivÃduos nefastos e nocivos ao brasileiro comum, que vivem a dilapidar o dinheiro público da nação com a maior desfaçatez do mundo, amealhando fortunas, à s custas do contribuinte. Estes sim, fizeram e fazem mais mal ao paÃs que um simples casal de subnutridos da caatinga brasileira, que ousou um dia se insurgir contra o status-quo vigente. Se pegaram em armas, " Quem sabe, faz a hora, não espera acontecer".
" Se pegaram em armas, " Quem sabe, faz a hora, não espera acontecer"." rsrsrsEles eram pagos para fazer trabalho de jagunços custeados pelos mesmos coronéis que você afirma que combatiam. Trabalhavam para as oligarquias do sertão e, se estavam contra os interesses da República, estavam alinhados com as elites do Nordeste. Grande diferença...
Após ler execrável matéria, solicito ao jornalista "i"responsável, que estude sobre outras "marias" que acordam cedo, colaboram para o engrandecimento desta nação que é carente de ver bons nomes exaltados, pois esta "Maria" deveria, sim, ser colocada no devido lugar de "repúdia" ou então no futuro leremos sobre (Marcos Roberto Camacho" Marcola") como sendo alvo de uma lembrança romântica e saudosa. Mães, pais, filhos e amigos de ambos cangaceiros certamente não os acham tão memoráveis assim.
caro Sr. Luciano, sou o autor da matéria, Moacir Assunção, e concordo parcialmente com suas crÃticas no que diz respeito á tal aura romântica da personagem. Esclareço que houve um erro de edição e esta não é a minha opinião sobre o casal. Com relação ao irresponsável, discordo frontalmente. Maria Bonita é, gostemos ou não, um personagem histórico e como tal deve ser tratada. Não tomei nenhuma posição, apenas noticiei um fato, que pertence à história. Com relação à s Marias, sempre falo delas.
Um jornal prestigiado como esse deveria ter mais cuidado ao permitir a publicação de texto com interpretação histórica tão parcial e distorcida. Trata-se de péssima informação ao leitor. Recomenda-se que o autor estude melhor o assunto ou então diga logo que o texto é permeado de romance sobre o cangaço.
Amigo...já deixou de ser faz tempo viu....é lamentável ver a decadência deste jornal....péssimos jornalistas, matérias ridÃculas, erros de português absurdos...
Bem, no meu curso de História do ensino médio não foi essa historinha bonita que me ensinaram, não.
Sou historiador e jamais, em tempo algum mencionei esta casal de criminosos na minha sala de aula ...história faz quem contribui com o pais, os valores estão cada vez mais invertidos, grande parte é culpa desta imprensa irresponsável, pobre do Brasil....futuro negroooooooooooooooo
Se ela estivesse viva seria com certeza eleitora do PT
É mais fácil cultuar e idolatrar os ditos "heróis" norte-americanos, que andavam pelo oeste a cometer as maiores atrocidades com os nativos, e hoje viraram paladinos da justiça, ganharam as telonas e invadiram a nossa cultura. Até os "escalpos" que eu pensava que era coisa dos "selvagens", eram eles que cometiam com os Ãndios, e exibiam como troféus. Outro dia là que um desses sugeitos, que se especializam sõbre o Brasil, "brazillianist", algo assim, se referiu a Lampião como um torturador.
tem muita gente faturando alto em cima deles. para que serve essa lenda prá nós. deixem eles em paz ora....
Outra: os cangaceiros não roubavam apenas coronéis: MUITO PELO CONTRÃRIO. Trabalhavam a serviços de coronéis, muitas vezes contra a própria população camponesa. Recomendo ao jornalista que estude mais acerca do cangaço; e gostaria de saber que fontes foram consultadas para esse texto de exaltação e essa manifestação da miséria - RECONHEÇO E NÃO Hà COMO NEGAR - mas também de crueldade e banditismo.
caro Sr. Gil, o sr. tem razão. Sou o autor da reportagem e houve um erro de edição. Sou pesquisador do assunto e concordo com sua opinião que, aliás, é a minha. Se consultar o meu livro Os homens que mataram o facÃnora - a história dos grandes inimigos de Lampião (Ed.Record -2007), finalista do prêmio Jabuti, o sr. a conhecerá melhor. Houve um erro de edição que já foi corrigido, obrigado e até a próxima, Moacir
Cangaceiro era criminoso....nem vale a pena lembrar esta porcaria...isso é coisa de outra região...aqui é o sudesteeeeeeeeeeeeeeeeeee..... nossos heróis são outros....
Somente o Brasil laureia quem comete crimes..
Deixa de ser ridÃculo, ta cheio de filmes americanos glorificando a história de ban di dos q por la viveram como Bonnie e Clayde, Billy the Kid, Jesse James, entre outros, então antes de vir falar besteira com sua sÃndrome de "VIRA-LATA" procura se informar melhor antes.
Tem muita rua, viaduto e até cidade com o nome em homenagem a politicos que fizeram muito mais mal ao paÃs do a Maria Bonita entre outros. Eu não conheço nenhuma rua com o nome de Virgulino Ferreira, em São Paulo tem até túnel com nome da mãe de um dos governadores.
Há relatos e provas de estupros de mulheres presenciados por Maria Bonita, Mutiliações, roubos etc. Digamos que ela não é lá uma figura muito digna de ser homenageada. Passaou há ser idolatrada pela esquerda,que cultua o banditismo, mas nem por isso dexou de ser o que sempre foi.
passou a ser (SEM H), perdão.
Moacir, a versão mais corrente de história que me foi contada por um historiador em no sertão Sergipe onde ambos morreram é muito menos romanceada. Eles eram bandidos e ponto. Não tinha nada de Robin Hood. Eles se escondiam em fazendas de ricos que o faziam por medo ou para pagar seus serviços contra inimigos. Eles atacavam vilas de pobres também, pilhando, machuicando as pessoas e muito mais.
Lembra outra dupla, mais recente.
A história distorcida pela reportagem. Na verdade Lampião era um b-a-nd-id-o que aterrorizou o Nordeste juntamente com as volantes (polÃcia) causando êxodo rural por medo das atrocidades, tanto do ba-nd-id-o como da polÃcia b-an-d-id-a. A mentira repetida sem contestação, torna-se como verdade.
Bandido é bandido. O superficial que escreveu essa matéria esqueceu de dizer que Lampião chefiava um bando de estupradores. Não atacavam, roubavam, matavam e estupravam só fazendeiros ricos. Faziam isso também com famÃlias de comerciantes e de sitiantes modestos. O crime daquela gente, que os horrorosos do politicamente correto colocam como vilões, era não passar fome. É absurdo glorificar bandido - foi assim que o brizola e darcy ribeiro inventaram o conceito de bandido-cidadão.
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Folhinha > Conheça Maria Bonita, a cangaceira que faria 100 anos nesta terça-feira Voltar
Comente este texto