Comentários para:

Encontros e desencontros

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Rogério

    Também não podemos desprezar o instinto de rebanho do animal social que "deseja" um líder forte que guie o rebanho para a segurança do pasto eterno, que afaste as feras que espreitam por toda parte, mesmo que este líder seja apenas uma idéia divina, ou simplesmente os intermediários deste ser supremo.

    Responda
  2. Rogério

    Seu eu fosse um criacionista responderia que Deus utiliza o caos, a entropia e seus mecanismos aleatórios. Vejamos que, para eventos aleatórios, há a famosa probabilidade, o que não deixa de ser uma certa forma de prever o imprevisto, ou talvez uma nova forma de achar que estamos no controle hehehehe.

    Responda
  3. ap

    Assino sua mensagem principal: "que essa tendência pelo controle, que tem como reverso o não perceber o acaso como agente, está também nas crenças sobrenaturais dos ritos animistas, do vodu, das rezas (e benzeções) e na origem dos cultos das religiões: a crença no sobrenatual busca transmitir a sensação de que alguém controla o curso dos acontecimentos." Assim, Hélio, a religião está para a escrita (perene) e a história, como o sobrenatural para a memória (precária) e a pré-história. Certo ?

    Responda
  4. ap

    Hálio, você diz "que esse amor pelo controle, que tem como reverso uma certa fobia do acaso, está também na origem das religiões. Do vodu e dos cultos animistas às rezas, a religião busca transmitir a sensação de que alguém controla o curso dos acontecimentos." .... Que salada você fez, além de incorreção de termos... imprecisão de conceitos... inversão de estágios na evolução da cultura... Acho que é a urgência ditada pelos prazos editoriais. Como você é um cara honesto, relevo e justifico.

    Responda
  5. Marcos Rodrigues Noleto

    Me deixa esclarecer de uma vez esta questão do "crer": a fé é um dom de Deus (Efésios;2:8). Todos temos fé. Vc por exemplo, cita os experimentos cientificos que combatem a fé religiosa como se os tivesse presenciado. Isso é fé na ciência. Nós religiosos, temos fé nos oráculos, na revelação. Os senhores materialistas,ateus e cia, sofrem da "patologia do óbvio".Só que, para crer em Deus, a fé é um "grão de mostarda", para crer no "acaso", a "fé" precisa ser um caroço de abacate (Heb. 11:1). /

    Responda
    1. Tietri

      Na escola em que você estudou não havia laboratórios? Evidência empírica e revisão por pares são essencias para o método científico e dispensam o que você chama de crença. Observe ainda que embora a comunidade científica produza consensos, está sempre disposta a acatar novos paradigmas. Algum cristão admitiria a possibilidade de Cristo não ter ressuscitado?

    2. Andre

      Caro Marcos.Para te esclarecer.A definição da biblia sobre a fé é mentirosa.A fé consiste em nutrir um sentimento de amor por uma hipotese a qual acredita ser verdade.E este sentimento de amor substitue a necessidade de comprovação e evidência para transformar a hipotese em verdade.A ciência prova o que alega, não é preciso fé diante de provas.Enquando vc reagem a estas provas,como alguem diante a prova que a pessoa que ama lhe trae.Nunca se deve crêr em nada,pois que crê ja esta errado. /p

  6. ap

    Hélio, num dos comentários abaixo, onde se lê "metade do século 2º", leia-se "metade do 2º milênio a. C. "

    Responda
  7. ap

    Hélio, neste 2011, a 11 de setembro completam-se 10 anos do atentado do World Trade Center, de comprovada inspiração fanático religiosa. Ao meu ver há 10 anos a fé religiosa, a partir desse ato terrorista que vitimou milhares de inocentes aos olhos de todo planeta, teve comprometida sua validade de 3500 anos, desde o patriarca bíblico Abraão, com aquele ato de terror, sobre o qual, ao saber, Bin Laden fez um hino de louvor a Alá, em estilo semita, e divulgado pela imprensa, como eu mesmo li.

    Responda
  8. ap

    Hélio, continuando a discorrer sobre a fé, refletida em seu Encontros e desencontros, como iniciei comentário abaixo, na metade do século 2º, o patriarca hebreu, Moisés, hagiógrafo do lvro bíblico do Gênesis, no capítulo 12 inicia a narrativa da saga de Abraão, nosso pai na fé. Começa então no judaismo o cíclo bíblico da fé. Não esquecer que Moisés foi educado no palácio do Faraó. No Novo Testamento, o autor da Epístola aos Hebreus, consolida e convalidaa importância da fé no Cristianismo.

    Responda
  9. ap

    Hélio, com a expansão da secularização a que aludi no meu último comentário, os saberes religiosos das religiões abrâmicas ficaram abalados em seus fundamentos. A baixa mais séria tem sido a fé religiosa, como a entendemos hoje: adesão incondicional a Deus e à sua palavra. A fé inicialmente foi uma instituição clerical egípcia, para fazer o povo egipcio acreditar que o faraó também era um dos deuses, quando o Alto Egito e o Baixo Egito, no 3º milênio a. C., formaram então o Antigo Império.

    Responda
  10. João Pedro

    Pequeno manual para os defensores do design inteligente O que é mais inteligente? Um relógio que só sabe marcar as horas ou um computador com um sistema que se auto-atualiza através de elementos que tem à disposição, como a internet? O computador foi criador por um ser que previu isso. Desse modo, o que seria mais inteligente e digno do Criador? Um animal absolutamente estático ou um ser que poderia se adaptar a algumas condições ambientais, usando os elementos que tem à dispos

    Responda
    1. João Pedro Strabelli

      Mas eu realmente acredito que Deus existe. Como também acredito que ele é muito mais inteligente e cria coisas muito mais inteligentes que os softwares de computadores e celulares que se auto-atualizam sozinhos.

    2. Elinne Barros

      Vc acha mesmo que essa sua analogia fraca prova alguma coisa? Realmente estou convencida de que deus existe depois de ter lido isso. Ai, ai...

  11. Osmar F. P.

    Esse "ateu" atormentado dá uma pena... tadinho. Ele faz uma força incrível para acreditar na fábula científica. Sim, exatamente aquela: No princípio era o NADA. Aí, do NADA, uma cabeça de alfinete fez BANG! Aí, tudo surgiu, inclusive uma ameba que foi se transformando... girino, sapo, galinha, porko, boi, vaka, dinossauro, urubu, makako e, por fim, em um evolucionista ateu. Acho tão lindinha e divertida essa fabulazinha que não me canso de repetir aqui. Ele parece que não.

    Responda
    1. Elinne Barros

      MAis interessante mesmo é a fábula do criador onipresente, onisciente que se arrependeu da sua criatura e depois resolveu destruir tudo... e... depois mandou um filho para matá-lo e salvar estas criaturas... e ... outros absurdos mais.

    2. Fernando

      Hehehe, Alguém parece muito incomodado aqui. Mas vamos ao "argumento": "no princípio era o nada", acho que uma singularidade é alguma coisa, aliás, seria mais parecida com um "tudo", uma vez que tudo estaria contido nessa "cabeça de alfinete". Segundo erro: "do nada, uma cabeça de alfinete fez bang", não sei de onde tirou que é "do nada", tanto trabalho para a física entender um pouco como isso pode ter acontecido, justamente para ficar num plano físico e não mágico, e você diz que é

    3. AndreCosta

      Que o seu deus tenha piedade da sua estu. pidez, Osmar

  12. ap

    Hélio, é enorme ainda hoje a quantidade de fiéis das religiões abrâmicas: judaismo, cristianismo e islamismo. Mais da metade da população do planeta se declara crente em Deus uno e/ou trino, espiritual, pessoal, todo poderoso, criador do céu e da terra, denominado Javé, Deus Pai e Alá. O desenvolvimento científico e tecnológico, sobretudo das comunicações e o acesso imediato ao conhecimento pela Internet, faz expandir a secularização, fenômeno social antagônico que está balançando o religios

    Responda
  13. Paulo Monteiro

    Eu sou ateu. Agora, estabelecer uma relação entre associação de particulas e 'vida' é um assunto que inevitavelmente pode levar a loucura; Nao podemos negar que esse processo de afinidade atomica, depois molecular, depois ceular - mesmo que preponderantemente sujeito ao acaso - pode ter dado origem a uma forma de vida universalmente hegemonica (um 'deus' por exemplo); Isso porque se seres humanos surgiram de processos aleatorios, o que impediria a existencia de um ser ta

    Responda
    1. Fernando

      Interessante, PauloTalvez num outro plano, antes do Universo, se é que podemos falar em "antes" nesse caso. Mas lembre que o Deus bíblico não é explicado dessa forma, Ele não foi criado, muito menos criado por processos aleatórios. Já é difícil explicar esse "processo de afinidade atomica" até onde podemos ver, expandir isso a um Deus seria um tanto complicado.

  14. João Pedro

    Aliás, uma dúvida, se juntam filosofia com ciência, se já juntaram física quântica com as ideias marxistas, por que não ciência e religião. Além de um ótimo motivo para discussão (nem sempre sensatas), ambas são frutos da obsessão humana por controlar tudo, seja através da lógica, seja através do mito. Ainda acho que ambas, apesar de diversas, tem vez numa discussão que volte a um pouco antes do Big Bang (um antes não temporário, se alguém conseguir imaginar isso).

    Responda
    1. Antoni Mendes

      ai ai ai !!!

    2. Andre

      Caro João .A religião não é uma forma de entender como o munonde existe,pq simplismente não consegue fazer isso.A religião obriga a aceitar seus dogmas ,e não prova nada.A religião consisti em não usar neuronios,não pensar a respeito.Simplismente aceitar.A ciência não explica tudo e a religião não explica nada.

    3. João Pedro

      Permita-me discordar em parte. De certo modo, e limitando a amplidão do assunto, a religião é uma forma de entender como o mundo existe, quem o fez e, através disso, controlar tudo. A ciência também é, de certo modo e limitando a amplidão do assunto, uma forma de entender como o mundo existem, o que o fez e, através disso, controlar tudo o que for possível. Não são iguais, já que uma é mais logos e outra é mais mithos. Mas ambas usam os neurônios do nosso cérebro (até mesmo por

    4. Andre

      Caro João Pedro.Vc esta bem desatualizado.Ciência e religião não podem se justar pq são contrarias.A religão é fruto da obsessão de controlar tudo,mas a ciência é fruto a obsessão de conhecer tudo.Se a religião fosse um carro a credulidade seria a gasolina deste carro e o ceticismo seria a areia jogada no tanque deste.Se a ciência fosse um carro o ceticismo seria a gasolina que o impulsionaria,e a credulidade a areia jogada no tanque deste carro.

  15. João Pedro

    Pequeno manual sobre a discussão religião-ciência Da mesma forma que um religioso (em geral) não aceita discutir a existência de Deus, a não ser para provar que Ele existe, um ateu não aceita juntar na mesma discussão ciência e religião, a não ser para provar que elas não podem andar juntas. Assim, cada um aceita discutir o assunto desde que isso não mude suas opiniões. Ou seja, não temos discussão. Mas leio os comentários, às vezes para dar risada (perdoem a franqueza).

    Responda
    1. João Pedro

      Infelizmente eu não tive o prazer de poder conversar com um desses ateus que você mencionou (exceto aqui) ou um religioso que aceite discutir o assunto sem ser dono da verdade. A maioria aceita conversar exatamente nas condições que descrevi acima. É uma pena. Uma boa discussão costuma fazer bem para o cérebro.

    2. Tietri

      Você parece conhecer poucos ateus e agnósticos. Aqueles que conheço estão sempre dispostos a ouvir os argumentos dos religiosos, ocorre que ao longo do debate descobrimos que não se trata de argumentos, são na verdade dogmas. Eu mesmo adoraria presenciar um milagre, isso certamente abalaria minhas convicções, infelizmente ainda não tive esse prazer.

  16. Paloma Fonseca

    Ter controle sobre minhas coisas, por mais simples que sejam (como organizar meus arquivos pessoais, meus livros, meu quarto), confere uma ordem em meio à falta de sentido do mundo. Na medida em que escrevo, que cuido das coisas a meu redor ou que atribuo significado às vivências pessoais, estabeleço um ordenamento psíquico que me ajuda a suportar o acaso. Na incerteza de que esse ordenamento me assegure a longevidade, ao menos fio-me na verdade de que o sentido está em mim, e não alhures.

    Responda
  17. andrefadel

    Seria interessante imaginar um longuíssimo estudo de caso em que uma espécie fosse monitorada por centenas de anos e detectássemos ínfimas mudanças genotípicas e fenotípicas. Mas se nem a ciência moderna tem quinhentos anos... PS: Uma pena o espaço do Helio ser tão limitado; gostaria que ele se aprofundasse mais e mais nos tópicos que aborda. E que os fanáticos se retirassem e migrassem para o site do Pastor Soares.

    Responda
  18. andrefadel

    A qualidade da discussão melhoraria se as religiões fossem ignoradas. Não dá para discutir com quem acredita em cobras falantes. Outro ponto interessante é que nós mesmos não conseguimos imaginar o que são 6 milhões de anos, quem dirá bilhões. Nosso cérebro não consegue imaginar tudo isso, não dá. É somente por meio da razão e da lógica dos estudos de geologia e química que conseguimos estimar a idade dos fósseis. Mas ainda não conseguimos imaginar esse montão de temp

    Responda
  19. Mali

    Êta forçassão de barra esta salada de non sense.Só convence o orgulhoso descendente de ameba descerebrada que escreveu.Que acha que algo tão complexo e inteligente como células que se reproduzem e criam dois sexos diferentes com o propósito procriação ( outra palavra não aceita na seita dos fanáticos religiosos ateus ) de procriação ser obra do acaso.Os Cristão preferem reconhecer esta inteligencia como DEUS.Tendo e

    Responda
  20. João Pedro

    Pequeno manual de instruções aos não ateus que tentam converter o Helio: Imaginem uma país em que, por força de algum problema crônico, todos tivessem dislexia grave e não conseguissem ler de jeito nenhum. Como vocês converteriam as pessoas? Empurrando uma bíblia na mão de cada um e mandando ler? É exatamente isso que acontece quando se pede para ele ler algo que ele não acredita e já tem as respostas contrárias prontas.

    Responda
    1. Fernando

      Caro João, usando uma metáfora bíblica, o Hélio "mordeu a maçã", perdeu o paraíso. É irreversível, uma vez confrontada a religião, nunca se volta atrás. O motivo é simples e também é o motivo porque religiosos temem tanto os ateus (mais que religiões rivais): A DÚVIDA é como um virus. Não é a toa que quase a totalidade das religiões precisa de ritos para exaltar a fé. já o Hélio não precisa rezar a Darwin, nem precisa torcer para que esteja certo, é uma diferença de princípio.

  21. Hercilio Silva

    Helio é corajoso ao debater assunto de que todos fogem, acho positivo o debate. Entretanto acho que discutir com religioso não dá em nada, é opinião formada e ciência e religião não se misturam, não adianta insistir. Só duas coisas são importantes: a liberdade de culto e o estado laico. Religião e lei não combinam, nem mesmo religião é assunto de sala de aula, as alegações em sentido contrário são tentativa de nos enrolar, estado laico não é ateu, mas não tem religião, nenhuma, nada e acabou

    Responda
  22. Ricardo

    O autor misturou psicologia, filosofia, religião, biologia, etc... Até aí, tudo bem. A interdisciplinaridade é fundamental para a compreensão da realidade, que inclui a tendência de rejeitar uma solução de facilidade, como é o acaso. O autor misturou e se enrolou. Não basta apenas entender a natureza como um todo. É fundamental saber estabelecer as conexões e interrelações.

    Responda
  23. Abrão Chacham

    Muito bom! Como quase sempre.

    Responda
  24. Rodrigo Vasconcelos

    Eu sou ateu, mas, se fosse crente, daria de ombros para uma coluna como essa. É que a essência da fé é justamente crer sem exigir provas, crer até mesmo a despeito de provas em contrário. Só muito recentemente, a partir do século XVIII, com o avanço notável das ciências exatas, é que religiosos sentiram necessidade de justificar racionalmente sua própria fé. Se eu fosse religioso, a um ateu que me exortasse a enxergar a irracionalidade da minha fé, eu responderia: descobriu a América, hein?

    Responda
    1. andrefadel

      Perfeito!

    2. Kinob

      Caro xará, Independente do fato de você ser ateu, acho que ao menos devemos nos ater aos fatos históricos e o que você disse não corresponde aos mesmos, uma vez que a justificação racional da fé já existia desde os tempos da Era Patrística a qual viveu Santo Agostinho já sentia a necessidade de justificar racionalmente a fé, se o fez ou não, aí já é outra história. http://pt.wik ipedia.org/wiki/Patr%C3%ADstic a

  25. Umberto

    Hélio, gosto da maneira como escreve, seu jogo de palavras e da maneira como aborda as coisas. Agora, discutir religião, ou melhor se existe um criador, é o mesmo que chover no molhado. Somos ainda como vermes para compreender a incomensurável amplidão dos espaços que nos cercam. Exemplo disso é a trajetória da Terra em torno do Sol a uma velocidade de 107.000 Km/h e, o que é muito bom, sem bacadas, trombadas ou

    Responda
  26. psiu

    Quanto mais frágeis, mais crentes. mais fanatico religioso o é

    Responda
  27. mnfala

    Legal o texto, mas o que mais me impressionou foi a experiência no asilo, como alquem pode pensar em tal coisa? É uma tremenda falta de moral, ou só eu que penso assim? Retirar a liberdade, a opção de escolha, de uma pessoa é o maior dos crimes! E ainda se surpreendem quando a taxa de mortalidade aumenta. Santa ignorancia batman! queriam o que? Que eles ficassem mais felizes?

    Responda
  28. Eduardo Brito

    Boa noite. A hipótese de existência de um criador ou de que a vida veio de fora da Terra só transfere o problema, não? Afinal, quem teria criado o criador ou a vida que veio de fora até nós?

    Responda
  29. ap

    Assim Hélio, a partir do advento da consciência em sua trajetória, ela que teima em mantê-la em cada lance seu que aflui no tempo, a humanidade tem sido esse desfilar de gerações desequilíbradas, num universo físico e natural restante que nasce, balança, se transmuda e pode até findar-se, mas não perde o equilíbrio, como o ciclista. São encontros físicos naturais X desencontros humanos, que a consciência não tem pudor de mostrar.

    Responda
  30. ap

    Assim, Hélio, para mim, consciência é continente (p.ex. um copo), e não um conteúdo (p. ex. a água do copo), que a carência fundamental que desequilibra o ser humano, pois nada o repleta definitivamente, deriva de uma consciência apenas receptora de conteúdo, como o copo do exemplo, mas que perdeu a capacidade de contenção por ter furos, ou por nunca ter tido fundo. iEntão o vazio da consciência se repleta com tudo isso estampado em Encontros e desencontros, até com o acaso, ou sua negação.

    Responda
  31. ap

    Hélio, em mais uma instigante matéria, Encontros e desencontros você diz: Não parece exagero afirmar que já nascemos com preconceito contra ele (o acaso). Ora, meu caro, me parece que nós nascemos apenas com reflexos inatos, como os ANIMAIS; na medida em que vamos percebendo o mundo exterior, vamos desenvolvendo nossa mente e quando nós humanos começamos a nos perceber como sujeitos, nos distanciamos definitivamente DELES que mantém o equilíbrio natural que nós perdemos com a consciên

    Responda
  32. Antoni Mendes

    Outra vez essa polêmica infindável; com tanta coisa pra comentar sobre ciência, insistem nesse diálogo de surdos; que os cientistas deixem a religião com os crentes ou a tratem como um fato a ser estudado, analisado... afinal não seria tão disseminada se não tivesse uma função, no mínimo exercita a capacidade de controle, mesmo que não controlemos nada, mas se até num formigueiro essa capacidade é essencial, então, que sejamos como as formigas às ordens da rainha, melhor, de uma deusa dançar

    Responda
  33. Selminhoc

    Senhor Helio, Como senhor explica as mais de 900 profecias da Bilbia que foram cumpridas? O acaso? Me poupe!

    Responda
    1. Tietri

      Jamais lhe ocorreu que a bíblia não é o diário oficial de deus, seria uma colagem de textos essencialmente literários, narrativas muitas vezes copiadas de povos mais antigos que os próprios hebreus? A cronologia da escrita não corresponde à suposta cronologia canônica, mas para admitir isso não se pode considerá-la como sagrada... Não seria crível que os redatores dos evangelhos o tenham redigido exatamente de forma a confirmar as profecias? Ser profeta a posteriori é fácil.

    2. Selminhoc

      Nao Andy Somente sao referidas de acordo com algum contexto historico-religioso. In felizmente.

    3. Andy

      Essa foi a melhor. 900 profeciais realizadas e nem uma nota no jornal?

    4. Selminhoc

      Tietri -Ainda o profeta Isaias que viveu pelo ano 700 A.C. no seu livro homonino, capitulo 45 fala da queda da Babilonia como imperio, fato que ocorreu em 539 A.C, que dizer por volta de 200 anos antes. -Sobre Jesus: Nasceria em Belem (Miqueias 5:2); da tribo de Juda (Gen 49:10); um infanticidio ocorrria em seu tempo (Jer. 31:15); falava por parabolas (Salmos 78:2); Traido por um seguidor (Sal. 41:9 e 109:8); od discipulos o abandonaram (Zac. 13/:7); pregado na cruz (Sal. 22:16

    5. Selminhoc

      Tietri -Em Sao Mateus 24:2 Jesus predisse a destruicao de Jerusalem, um fato historico que ocorreu no ano 70 AD, quase quarenta anos depois. -Em Daniel 8:20 e 21, o profeta viu em visoes o aparecimento da Medo-Persia e da Grecia como grandes reinos, o que ocorreu num espazo de 150 anos. -Em Isaias 45:1, o profeta nao somente predisse o aparecimento de um general Persa que dominaria as nacoes, mas revelou o seu nome: Ciro, que juntamente com Dario governaria Babilonia. Te

    6. Tietri

      Vamos deixar por 5, então.

    7. Selminhoc

      Tietri, Com um exiguo espazo de 500 caracteres seria impossivel. Mas me passa o seu e.mail que eu lhe mandarei. Grato

    8. Tietri

      Prezado Selmo XPTO, poderia citar 450 dessas profecias?

  34. João Pedro

    Já que esta coluna que menciona a religião fala de outra coluna que também fala de religião e também remete a outra coluna que também fala de religião, e todas tem um ponto em comum, a necessidade da separação entre religião e ciência e outro ponto em comum, que a interpretação literal de Deus é paradoxal, uma vez que a própria Bíblia incita ações proibidas por ela própria, pergunto: existe alguém não ateu que acredite em um Deus não pessoal?

    Responda
    1. João Pedro

      Aliás, e embora pareça não é crítica, a separação rígida entre ciência e religião já é, mesmo que em pequeno grau, uma ação daquela tentativa humana de nosso cérebro tentar controlar tudo através de classificação.

    2. João Pedro

      Pergunto porque várias colunas sugerem que as escrituras pregam ações, digamos, impróprias (Êxodo 21:7 e Deuteronômio 13:7). Segui-las ao pé da letra, além de crime, seria acreditar num Deus que agisse como um ser humano. Fica faltando aí a possibilidade de um Deus distinto de um conjunto de leis físicas (Newton e Leibniz) e de uma pessoa que fica lá em cima cuidando de detalhes (religiões em geral, em maior ou menor grau). Ou seja, um Deus não compartimentado entre essas definições.

  35. Pedroso

    Comentário bastante oportuno e claro. O binômio controle/religião resta evidente. Um religioso se autocontrola, o que exige toda uma gama de autonegações; e em contrapartida espera e busca controlar, manipular. Tudo na linha, se eu não posso, você também não pode. Como bem colocou Burfus Skinner (Psicólogo Americano), quando escreveu sobre as Agências Controladoras, no caso aqui a religião. Nesta, alguns se sobressaem em face de contingências, e se estabelece uma religião, o controle.

    Responda
  36. Celiaaaa

    Hélio (como quase sempre) brilhante.

    Responda
  37. Rodolfo G. Neves

    Ainda não nos rendamos ao materialismo evolucionista. Não devemos esquecer que estamos cercados por imaterialidades. Sensações, percepções, razão, emoções e sentimentos são coisas imateriais que embora existam para o sujeito do conhecimento existe também no universo, já que não estamos fora dele. Mesmo com óbvias relações de causalidade com o ambiente (como doce logo sinto prazer), o mero jogo de de hormônios e enzimas no meu cérebro não me convencem de que um mundo fora da matéria inexista!

    Responda
    1. Kinob

      A teoria da evolução é válida sim, bem fundamentada e aceita na comunidade científica, sobre isso não tenho nenhuma reclamação, o problema são quando os ateus extrapolam essa teoria além do seu escopo. A TE (teoria da evolução) não tem nem como explicar os nobres valores éticos que você citou, ela nem foi feita para isso, embora em alguns casos pode nos ajudar a entender alguns fenômenos, o que é sempre bem vindo.

    2. Rodolfo G. Neves

      Desculpem-me pelos erros de concordância, escrevi com demasiada pressa. Acrescento ainda que valores como caridade, honra e justiça, apesar de mudarem de cultura para cultura, são os que mais nos distanciam do neutro arranjo e rearranjo evolutivo, chegando até a contradizê-lo em certos aspectos. A já velha analogia do sofware e hardware (mente e cérebro) serve para mostrar que um sem o outro perde o sentido. Assim, um universo material sem um componente imaterial também. Deus não seri

    3. Kinob

      Nem devemos mesmo, o próprio conceito que apreendemos das coisas materiais são imateriais, nem por isso são coisas isoladas da realidade, aliás até alguns ateus sabem disso, o materialismo é uma filosofia pobre e primária.

  38. Ricardo Candido de Araujo

    Repito: Toda vez que o assunto é o surgimento da vida como a conhecemos ou evolução desta, alguns comentários postados me fazem questionar os motivos pelos quais nos preocupamos tanto com os Talebans dos outros, já que os temos, e muitos, por aqui mesmo...

    Responda
    1. Celiaaaa

      Disse tudo!

  39. Marcelo Silvestre

    Sabe qual é o ridículo em se debater com um religioso? É que um religioso já possui a "verdade" formada em sua cabeça, ele não está aberto ao diálogo. Mesmo que ele creia nas coisas mais absurdas, aquilo para ele é a "verdade" e ele jamais questionará seus dogmas. É mais fácil debater com uma porta.

    Responda
    1. Juliano Daitx

      Uma vez Heidegger disse que um teólogo jamais poderia filosofar. Isto porque, para ele(o teólogo), há sempre uma resposta que serve de ponto de partida para qualquer investigação. O Teólogo já está desde sempre salvo e pressupõe o ser que dará fundamento à sua teoria. Complicado isso.

    2. Tietri

      É isso mesmo. Um bom teste para identificar um fanático é pedir que ele imagine que está se preparando para participar de um debate e depois indagar se ele consegue se imaginar, após o debate, assumindo que estava errado e dando razão ao antagonista. Enquanto cientistas e filósofos (não teólogos) estão, em princípio, dispostos a admitir erros e ansiosos por expandir seus conhecimentos, os religiosos se comprazem com seu estado intelectual monolítico. O problema é o poder na mão de fanáticos.

  40. Paulo Rafael

    Gostaria de ter tantas certezas quanto as do Hélio (ou as certezas dos crentes), mas só posso dizer que não sei nem se estou vivo ou se isto tudo que me cerca existe. Não sei, é a certeza humana.

    Responda
  41. Ulisses Pimenta

    O problema de certos cientistas ou filósofos é que facilmente se esquecem de que as suas respostas são baseadas nas parca iluminação do conhecimento atualmente existente. É muita pretensão achar que estamos no auge da civilização...

    Responda
  42. Renato

    Sem esquecer todo aquele pessoal que acredita em sistemas de previsão da Bolsa, da Loteria, da Roleta, etc.

    Responda
  43. Eduardo Bonfandini

    Não entendo porque ainda hoje, pleno 2011 as pessoas ficam discutindo ciência contra religião. Chegará o dia que a ciência e a religião descobrirão que falam as mesmas coisas com palavras diferentes, pois cada uma tem uma parte da verdade. Para aqueles que se consideram ateus, faço uma pergunta: Já viram um belo quadro ser pintado pelo acaso? Abraços a todos!!

    Responda
    1. Andy

      Religião é mito, observações e fantasias q tem tanta relevancia quanto a lenda do curupira e tupã aqui no Brasil. Comparar seu conhecimento com a ciencia é tão rid iculo quanto comparar um barbudo pingaiado com um presidente

    2. Renato

      Não entendeu nada!

  44. Osmar F. P.

    Esse "ateu" atormentado dá uma pena... tadinho. Ele faz uma força incrível para acreditar na fábula científica. Sim, exatamente aquela: No princípio era o NADA. Aí, do NADA, uma cabeça de alfinete fez BANG! Aí, tudo surgiu, inclusive uma ameba que foi se transformando... girino, sapo, galinha, porko, boi, vaka, dinossauro, urubu, makako e, por fim, em um evolucionista ateu. Acho tão lindinha e divertida essa fabulazinha que não me canso de repetir aqui. Ele não! Vai entender.

    Responda
    1. Oliveira Mussi

      Realmente, faz bem mais sentido acreditar em um amigo imaginário onipresente e onipotente que escolhe não interferir e, apesar de ser apenas amor, deixa acontecerem guerras e outras mazelas, fome, genocídio, estupro por honra etc.Mas o big bang nao faz sentido porque nao se explica o que haveria antes. Com certeza.Mas me ocorre: se esse amigo imaginário criou tudo, quem criou ele?

    2. Andy

      Osmar, vc por acaso leva seu filho doente para um benzedeiro ou algum pastor milagroso ou tem o bom senso de levá-lo ao médico?Se leva ao médico, então pq não faz algo de util a sociedade e estuda um pouco, assim pode usar os meios de comunicação para transmitir informações reais, não bobagem de crente.

    3. Renato

      hahaha. Boa, Caio.

    4. caio1945

      Quanto de Física e Filosofia teria estudado o Sr. Osm..., antes de publicar a cacofonia de seu comentário (ou será, de fato, palpite)?

  45. Diego Tietz

    Infelizmente, a maioria da população não tem (ainda) estrutura emocional para aceitar a ideia de que é o acaso que rege as suas vidas. E que o termo "justiça" é uma abstração humana. Enquanto isso, seguem não só acreditando como propagando (e aos seus filhos impondo) a existência de uma baby-sitter cósmica.

    Responda
    1. Kinob

      Tietri, O que tem a ver o c.u. com as calças? Estamos a tratar da existência de Deus. Mesmo assim, esse problema é bem interessante, inclusivo me interesso por essa área da matemática, no entanto, enfie uma coisa na sua cabeça: não é porque temos conhecimento limitado (põe limitado nisso) que esse conhecimento seja falso, isso ocorre nos princípios que provam de forma inequívoca a existência de Deus. Temos uma noção limitadíssima do que bem a ser Deus, mas não falsa. Entende?

    2. Tietri

      Ah, tá... Agora fiquei tranquilo! Já podemos encerrar a discussão, afinal "grandes" filósofos "provaram" a existência de Deus... E nós ignorantes, aqui, gastando palavras à toa... Se não for pedir muito, será que esses grandes sábios também poderiam provar a conjectura de Goldbach? Para eles deve ser fácil... Afinal eles contam com inspiração divina...

    3. Kinob

      A ciência segundo sua concepção, pois não é objeto da ciência, que é falseável por princípio, versar sobre a existência ou não de Deus, a ciência é agnóstica quanto a isso.

    4. Kinob

      Eu já disse, vou dizer mais uma vez: Em nenhum momento disse que Deus é auto-evidente, disse que podemosprovar a existência de Deus a partir de princípios auto-evidentes. Leiacom mais atenção as coisas. ESSES PRINCÍPIOS AUTO-EVIDENTES NÃO PROVAM A EXISTÊNCIA DE DEUS, MAS A DEMONSTRAÇÃO A PARTIR DELE SIM.

    5. Andre

      Caro Rodrigo Campos.Não é o ateísmo que esta pregando que somos frutos do acaso. É a ciência que esta provando que somos frutos do acaso.

    6. Diego Tietz

      OK, cite um princípio auto-evidente que prove a existência de deus. Lembrando que não existe auto-evidência hipotética.

    7. Kinob

      Em nenhum momento disse que Deus é auto-evidente, disse que podemos provar a existência de Deus a partir de princípios auto-evidentes. Leia com mais atenção as coisas.

    8. Diego Tietz

      Rodrigo, não vejo como pode ser "auto-evidente". Só porque temos a idéia de deus, isso é uma evidência de que ele existe? Ou então porque várias pessoas "sentem" deus, ele existe? Aqui caímos no tema da coluna, que é a necessidade humana de ver lógica, ou melhor, propósito em tudo.

    9. Kinob

      Olha meu caro Diego, você está apenas repetindo o que os alguns ateus mais famosos estão dizendo. Unicórnios são seres finitos e imaginários, logo não é Deus que é o ser necessário e infinito. Eu não vou aqui dar todos os passos, mas posso te dizer que a filosofia concreta parte da premissa auto-evidente de que alguma coisa há, senão sequer poderíamos professar a própria frase, e partindo disso vai demonstando os outros passos que são vários para chegar a conclusão de que Deus existe.

    10. Diego Tietz

      Mas você ainda não disse como o Mário F. dos Santos "prova" filosoficamente a existência de Deus (ou qualquer outra divindade). E outra coisa: tente apresentar um argumento que serve para provar a existência de um deus mas NÃO serve para provar a existência de unicórnios.

    11. Kinob

      Isso já foi feito por grande filósofos como São Tomás de Aquino e Duns Scot por exemplo, mas Mário Ferreira dos Santos em seu livro "Filosofia Concreta" prova passo a passo a existência desse Ser que chamamos de Deus refutando as teses agnósticas, atéias e dualistas. O ateísmo (materialista especialmente) e agnosticismo são muito pobres filosoficamente e embora sejam vistos como uma "libertação dos dogmas" são na realidade são posturas bem dogmáticas.

    12. Diego Tietz

      Pode ser provado filosoficamente? Como?

    13. Kinob

      Ou ser racional é simplesmente não acreditar num criador? isso é o contrário de ser racional, quem não acredita no Ser necessário, acaba que professando ou o agnosticismo (dizer que sabe que não dá para nada saber) ou o ateísmo que acaba pregando que somos frutos do acaso. Repare que nem estou mencionando o Deus das religiões, mas sim o Deus a que filosoficamente pode ser provado, se coincide ou não com o de algumas religiões, é outra história.

    14. rosalves

      Esta ficando boa a discussâo: ser racional pressupõe controle sobre uma relação de causa e efeito? Ou ser racional é simplesmente não acreditar num criador?

    15. Kinob

      Irracional é acreditar justamente que o acaso seja a base de tudo, aliás como chegar a essa conclusão aparentemente racional se baseando numa filosofia que diz que a própria razão é irracional? Não é porque não conhecemos tudo que podemos dizer que aquilo que nos é desconhecido é obra do acaso. Quanto a questão da justiça, ela tem fundamento na realidade, na nossa relação com as pessoas, não é um abstracionismo artificial como quer sugerir, é algo que intuímos e que a razão por si só não exp

    16. caio1945

      Só para apôr um pontinho ao s/ comentário de fundo bem interessante: a noção de justiça é um corolário da 3a Lei da Física clássica (de Newton): lei da compensação. Essa lei, mais ubíqua do que os mortais imaginam, decreta que "não há almôço grátis", decreta as "partidas dobradas da contabilidade", que "seu carro anda para a frente porque empurra o chão para trás" etc. etc. Isso tudo é justiça, é karma, bem diferente do "direito" rezado pelos rábulas e "juízes". Muitas implicações interessan

  46. loupdemer

    Valha-me Deus e Nossa Senhora....Jesus Amado, invocações que tendem a desaparecer na medida que descobrimos estar, MISERAVELMENTE, sós e isto é INEXORÁVEL! Quanto mais frágeis, mais crentes. A humanidade desenvolve crenças em busca de contestar o que, a cada dia, fica mais óbvio e de modo a não se sentir DESAMPARADA, mas Não somos comandados por ninguém e muito menos existiria um plano estabelecido para cada um desses mais de 6 bilhões de terráqueos. Tudo é obra do acaso, ou po

    Responda
    1. solano

      Excelente texto, bem como os comentários pertinentes. Parabens ao Helio e a seus leitores racionais.