Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. bamba

    Caro Clóvis Rossi, não sei se é pior uma ditadura ou uma ditadura democratica, como existe há 40 anos no estado do Maranhão , o Ditador Sarney e sua família imperam como falso democrata, onde também no nordeste ainda existe o coronelismo e a compra de votos, isto é Democracia ou uma Neo Ditadura, travestido de Democracia.

    Responda
  2. william

    PETROLEO É PURO PETROLEO.

    Responda
  3. Louhan Lanes Nobre

    A última vez que os EUA(nesta ocasião, França e grã bretanha, também), não interferiu nas loucuras de um "Ditador (Hitler)", uma guerra sobreveio ao Mundo. Espero que, desta vez, não aconteça o mesmo...

    Responda
    1. Pavel Albinka

      Em termos práticos, auto ajuda é o que o governo vem fazendo com ele mesmo! Todos os sindicatos estão prostrados de joelhos frente a seus mandatários e cargos, nenhum escapa! No mais, temos um povo vendido que tende a se comparar entre "bons e maus". Não gosto dessa visão maniqueíta, mas Lula a vem impondo e ela vem sendo aceita.

    2. Pavel Albinka

      Gramsci, tudo errado! Teu suposto conhecimento dos fatos termina neste teu post. Tuas palavras, citações ou frases, são de outros e são tão vazias quanto você! Podemos voltar lá para analisar o papel do sindicalismo e de sua redenção?

  4. Marcelo

    Clóvis: não acredito que a Rússia ou a China vetariam a zona de exclusão área, especialmente agora que ela é apoiada até mesmo pela Liga Árabe. Uma invasão da Líbia com tropas terrestres naturalmente seria diferente, mas os EUA e outras potências ocidentais já indicaram que essa possibilidade está praticamente descartada. No momento, o fato concreto é que, a menos que o ocidente faça alguma coisa (armar os rebeldes, zona de exclusão aérea, etc.), Gaddafi vai vencer.

    Responda
  5. emerson de faria

    O capitalismo e a democracia são os piores regimes que existem com exceção de todos os outros. Qualquer regime democrático trôpego é preferível a uma ditadura, onde um pretenso salvador da pátria toma para si o butim do Estado e o reparte com seus asseclas, deixando a população à míngua.

    Responda
  6. santos

    tudo falso

    Responda
  7. humborges

    O "cabeça de gringo" com seu "complexo de vira-lata", é fundamentalista e acha que os EEUU são eleitos por Deus para comandar o mundo, e por isso o expansionismo americano é apenas o cumprimento da vontade Divina: - falseia a história e diz que os próprios iraquianos dizimaram e aleijaram quase 1 milhão no Iraque - só tem palavras e fotos posadas como provas de massacres e manifestação de massa contra Gaddafi - diz que servidor tem é que se ferrar (como o Tea Party em Ma

    Responda
  8. pitico

    Uma tentativa de previsão coerente: Se Kadafi retomar Bengazi, os rebeldes vã passar a usar táticas de guerrilha em todo a Líbia, porque creio que a revolta está consolidada. E essa situação persistirá por um longo período até Kadafi morrer e algumas reformas serem implantadas pelo sucessor ou ele ser morto e recomeçar a Guerra Civil. Hoje em dia, as guerras não são mais ganhas ou perdidas, vide Iraque e Afeganistão.

    Responda
  9. Reginaldo Batista

    Nessas alturas é impossível Kadafi sair vencedor. O máximo que pode acontecer é uma protelação com todo o planeta contrário. A hipocrisia ocidental é risível, mas é sempre bom lembrar que países não são pessoas, portanto, não têm personalidades. Os ditadores vão e vem, sempre foi assim. O resto é sonho... e luta contínua.

    Responda
  10. Marcos Patrício

    No fundo, a chamada "impotência" sentida pelas principais nações do mundo com relação aos acontecimentos tristes na Líbia reside na falta de MORAL de algumas destas mesmas nações, pois é sabido e consabido do leitor mais atento que elas ajudaram o o próprio ditador líbio chegar ao poder, e com ele mativeram estreitas e lucrativas relações até bem pouco tempo não é Tio Sam??????

    Responda
  11. Fred

    E se Kadafi ganhar? bem provavel.

    Responda
  12. humborges

    Todas essas acusações repetidas ad nauseum pela mídia imperial e também por este colunista do corpo editorial com tanta parcialidade estão sendo desmentidas no decorrer dos acontecimentos. Os leitores que procuram a objetividade e a verdade dos fatos se sentem ludibriados e manipulados como na invasão e carnificina no Iraque. Esses mesmos jornalistas que queriam destruir Saddam Hussein e tomar o petróleo iraquiano também insistiram que haviam armas químicas de destruição de mas

    Responda
    1. humborges

      Não estou defendendo a ditadura de Saddam, elogiado contra o Irã e demonizado depois. Sua queda poderia se dar pelas forças internas do país, grandes mobilizações de massas, como no Egito, na Tunisia, no Brasil, na Argentina, sem a carnificina anglo-americana, que ainda continua por aquela região. Para o povo iraquiano, com centenas de milhares dizimados e aleijados, o país destroçado, qual época seria bem melhor? A dita Grande Imprensa sempre noticiou pró-Ditaduras, no

    2. Luiz Felipe

      Cuidado com os seus argumentos. Assim você justifica os anos de chumbo da ditadura militar luso-tupiniquim.

    3. humborges

      Graças a Deus e a Allah quase não há feridos nem mortos, pelo tamanho do ataque que a mídia descreve. Provavelmente porque não há civis inocentes sendo atacados. O alvo de Gaddafi são os armamentos dos grupos rebeldes "postos pra correr". Os atuais governos europeus, todos de direita, querem resolver sua crise econômica imperando sobre o mundo, junto com os EEUU, e retomar a dominação que tinham com petroleiras e bases militares instaladas na Líbia, expulsos qu

    4. humborges

      Inventaram uma rebeldia em massa da população contra Gaddafi que nunca existiu. Forjaram "também só com palavras" o massacre de civis inexistente. Descrevera m "batalhas sangrentas" com ridículas fotos "de estúdio" que não convencem. A "massa de líbios refugiados" revelou-se de trabalhadores estrangeiros, com os pobres somalis caçados como animais, espancados e roubados pelos "grupos rebeldes armados". Agora os jornalistas que escreveram tudo isso dão se

  13. Miro Junior

    "CAIRO - Forças de segurança da Arábia Saudita abriram fogo contra manifestantes durante um protesto em Qatif, no leste do país, e pelo menos uma pessoa ficou ferida, segundo informações desta quinta-feira, 10, da agência de notícias Associated Press. ".... Estes ditadores jogam no time dos EUA, tô esperando para ver quem aqui vai se indignar contra....

    Responda
  14. Izzo non Ecziste

    Pô, CRossi, você tem uma plateia nada nada amistosa. Acho que vou baldear-me para cá.

    Responda
  15. Intrépido

    Valdir Pereira foi muito feliz e inteligente na sua análise. O que existe na Líbia é mesmo, ao que tudo indica, uma luta intestina pelo poder e a riqueza do país. E o ocidente (leia-se EUA e Europa) estão meio que em dúvida de que lado vão ficar, pois em se tratanto de oriente médio e países árabes muçulmanos não se sabe o que virá depois de Kadafi. Tudo é possível, até a Al Qaeda. Quanto ao "jornalista", Valdir falou tudo. Sofreu um processo de mimetização modelito NYT e congêneres.

    Responda
  16. B RW

    francamente que análise sem nexo. Até onde sabemos numa guerra, morre gente. Alias aqui morre mais e náo vivemos no inferno. os tais jornalistas que levaram alguns "chega para lá", estao vivos, melhor do que ser metralhado . Carnificina? nao fosse internet livre, ficariamos a mercê de notícias "viciadas"ideológicamente. NYT, francamente.. O sr GADAFI não é bonzinho, mas quem é? o povo está ao seu lado, as batalhas sao crueis. meia dúzias insurreitos querendo o poder..

    Responda
  17. André

    Que curioso! A maior potencia mundial, administrada por um presidente eleito de forma no mínimo duvidosa, ataca o Iraque alegando que o ditador local, seu antigo aliado, possuia armas de destruição em massa. O alegação era falsa e todo mundo sabia mas isso não impediu a invasão que causou a morte de pelo menos 100 mil civis segundo a ONU.  Agora Kadafi que na sua repressão brutal matou talvez uns 2.000 civis é a personificação do mal. Afinal como se chega a essa conclusão??

    Responda
    1. André

      Que argumento mais rasteiro. Voce não disse nada, não apresentou argumentos e ainda manda os outros estudar.

    2. Diego Quirino Vital

      Ruy, antes de postar, estude, se vc nao sabe o que está falando, é melhor ficar calado.

    3. André

      Hans, fora a "grande maioria" que foram mortos por atentados quantos podem ser atribuidos a força civilizadora dos EUA? uns 20mil? 15 Mil? Para um pais que não tinha nada que fazer lá não deixa de ser um numero impressionante de assassinatos. O que eu quero mostrar é a hipocrisia das grande potencias. Não estou defendendo Kadafi que é outro criminoso, só que com um menor poder de fogo.

    4. Hans Malkovic

      a) a grande maioria dos 100 mil civis foram mortas não por tropas americanas, mas por atentados terroristas da al qaeda, e da "resistência". Hoje os terroristas estão praticamente expulsos e o Iraque é um lugar bem mais seguro do que o Rio de Janeiro. b) Kadaffi está atirando em seu próprio povo, que decidiu que não quer ele como líder. São duas situações completamente diferentes, e para misturar um caso com o outro é necessário uma grande quantidade de confusão mental.

  18. Luiz Rodrigues

    A mentira maior nesta matéria é contar com escrúpulos nas ações da ONU. Quando da invasão do Iraque (Bush filho) o Conselho de Segurança da ONU foi contrário. EUA ignoraram a resolução e invadiram. Quem levantou a voz para protestar na ONU? Ninguém! Po rtanto, argumentos baseando-se na ONU é uma falácia. E o Brasil teima ser do corpo permanente do Conselho de Segurança da ONU. Para quê? A ONU,de tão ineficaz em assuntos de paz, se torno

    Responda
    1. humborges

      Os imperadores sanguinários, a história mostra inúmeros, têm também seus motivos "particulares" e "familiares" para provocar, emotivamente, a carnificina de milhares de pessoas, apenas para realizar suas "vinganças pessoais". Um motivo determinante de "Bush filho" para dizimar Saddam, seus filhos e netos, foi o atentado frustrado contra "Bush pai" (já fora da presidência) em visita de negócios na Arábia Saudita, que a Cia. afirmou ter sido a mando do Saddam, por conta da 1ª invasão do

    2. Pavel Albinka

      Paradoxo: "Quem tem, tem, e procura cuidar muito bem dele". Muito embora não se preocupe com todo o resto!

    3. Izzo non Ecziste

      Epa, péraí, quem invadiu o Iraque foram as forças de coalizão, cujo símbolo é um V deitado.

  19. Alvaro Braga Marçal de Oliveira

    É facil ,provar que o Alckimin paga aos servidores salario base de R$ 284,00 menos que um salario minimo ,que é proibido pela Constituição é so ver o holerite anexo dos servidores, contra provas não ha argumento. Foi esta prova que derrotou o SERRA. Mas ele Alckimin ,Beraldo, Cerri e corriola governante recebem altissimos salarios mais toda as mordomias. Tabela Unica para todos os servidores ,para não acontecer em SP. o que esta acontecendo na Libia.Sabemos como incia uma Revol

    Responda
    1. Hans Malkovic

      Petistas estão sempre do lado de ditadores, provavelmente porque invejam o regimes ditatoriais.

  20. Marcelo Silvestre

    Se os países ricos realmente quisessem por fim ao regime de Kadafi bastaria pararem de comprar petróleo da Líbia. Simples assim. Mas por 42 anos financiaram coniventemente o regime Líbio.

    Responda
  21. Alvaro Braga Marçal de Oliveira

    Esta ditadura de Kaddafi se assemelha a ditadura democratica do psdb massacrando o povo e servidores de SP> por mais de 16 anos em proveito próprio. Uma psudo democracia onde o Alckimin e sua corriola pagam aos servidores um salario base de R$ 284,00 menos do que um salario minimo que levam estes servidores ao estado de inanição ,Enquanto Alckimin, Beraldo,Cerri e toda a curriola recebem altissimos salarios para verem o povo e servidores na miseria.É hora de greve total,sabemos como i

    Responda
    1. Hans Malkovic

      Petistas estão sempre do lado de ditadores, provavelmente porque invejam o regimes ditatoriais. Seu comentário é a prova viva disso.

    2. Hans Malkovic

      Servidor tem mais é que se ferrar. Recebem salários e aposentadoria integral para fornecer um serviço porco para a população, que paga com sangue, suor e sacrifícios os seus salários através de impostos. Servidor público deveria ser extintos e mantidos um mínimo possível.

  22. valjuca

    Clovis Rossi, ja foi bem melhor em suas análises. Hoje, faz coro com articulistas americanos, que nada têm de imparciais e não primam pela realidade histórica de um país, como a libia. Misturam, a falacia da democracia ocidental, com a experiência milenar dos povos orientais que promovem a "democracia" a seu modo. A disputa, com certeza, na Libia não é pela democracia ocidental e nem pela troca de regime: é luta intestina pela hegemonia do poder e suas riquesas. Que os gringos fiquem fora de

    Responda
    1. André

      Fala-se muito em povo Libio, mas que informações temos? Cada área tem um chefe tribal que está defendendo seus interesses (o que é legítimo), mas não acho que o que esteja acontecendo sejam manifestações populares. Me parece mais uma inssurreição armada de grupos paramilitares.

    2. Hans Malkovic

      "democracia a seu modo" da "realidade histórica" da Líbia é bombardear os manifestantes? Para mim você está tentando disfarçar a barbárie com palavras bonitas, apenas isso. Para a sua informação o próprio povo líbio é quem está pedindo ajuda ao ocidente, querem ajuda em forma de armamentos e logística. A únicas pessoas que estão se intrometendo sem serem chamados são alguns comentaristas dessa coluna.

  23. Miro Junior

    Com tantos reportes em campo, como não vemos nenhuma imagem da carnificina?...é dureza ter que ajudar o ditador da Líbia mas esta história não está cheirando nada bem...Está mais para Chaves 2002 que para qualquer outra coisa...

    Responda
  24. OSSAMI SAKAMORI

    Se Kadafi ganhar, vai cair a cara de todo Ocidente. Se Kadafi perder, perde o Ocidente do mesmo jeito, porque a força que quer se instalar, dizem, é do grupo terrorista Al Qaeda ! A essa altura... ?

    Responda
    1. von kaio

      A oportunidade foi única,e leva-nos a ter saudades do Sr.Busch.Neste momento Kadafi já estaria como Sadan,entocado...