Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. fabio noronaldo

    Sou professor de Filosofia na rede privada e pública de MG. Concordo que precisamos renovar a educação no Brasil, tarefa não fácil, porém não impossível. Urge a necessidade da comunidade também perceber que a educação não acontece somente dentro dos muros de um prédio. Os pais principalmente os mais novos estão terceirizando a educação de seus filhos para escola, não é justo isso! Os alunos não têm respeito com os professores, os professores são extramente mau remunerados no Brasil e tantas

    Responda
  2. Juliana Roncon

    Texto desinformador, "charter" escolas são escolas públicas administradas por empresas privadas com dinheiro público, defesa desse modelo por aqui, é desculpa para transformar secretarias de educação em balcão de negócios para os amigos do partido, isso independente da sigla. O gerenciamento de escolas de forma comunitária existe, e aqui no Brasil, quando respeitam a LDB.Essas escolas chrters obtém bons resultados porque selecionam a clientela por meio de vestibulinho. Assim é moleza!

    Responda
  3. Lucia Helena

    Pela superficialidade dos comentários, ao menos até esse momento, vejo que nenhuma das pessoas que escreveu, se deu ao trabalho de ler o relatório postado em português, no sítio catracalivre. Me parece que o que há por aqui, é uma espécie de compulsão, que vai entre a vontade cega de espinafrar o colunista à vontade de que tudo na educação brasileira continue dando errado; para que assim, os senhores possam continuar APENAS RECLAM

    Responda
  4. Lucia Helena

    SUGESTÃO: que o site catracalivre sincronize as citações do colunista (tanto as virtuais quanto as do jornal-papel) promovendo-as com destaques eletrônicos inequívocos; ou seja: sem que haja necessidade de que o internauta fique vasculhando a tela, para encontrar o que fora recomendado.

    Responda
  5. Carloso Santos

    UM PÉSSIMO TEXTO. ESTE CARA REALMENTE NAO TEM O QUE ESCREVER, E FICA SONHANDO. COM O TIPO DE POLITICO, ALUNO E FAMILIA DE ALUNO QUE TEMOS QUAL VAI SER O PROFESSOR QUE SE CONDITATARA A UMA VAGA DESSAS ? SÓ NO SONHO DELE MESMO... JA ESTA FALTANDO PROFESSOR COM ESTABILIDADE NAO VAO ACHAR UM.....PARA DE SONHAR GILBERTO....PARA !!!

    Responda
  6. alves

    Isso aqui no Brasil só em sonho, primerio deve ter uma política séria, ema educação séria, políticos sérios...e alunos que entendam o espaço escolar direito, não como um espaço de luta livre e sem limites, onde se faz de tudo, menos adquirir conhecimento.

    Responda
    1. Paulo Araújo

      Eleição para Diretor de escola no Brasil não funciona, basta ver os políticos que o povo elege, tem que ser provimento por concurso público e escola de formação mesmo.

  7. edgler nobrega

    Como professor, acho que o primeiro passo a ser dado no processo de melhoria do ensino, seria: 1) respeito 2) disciplina 3) curriculo adequado 4) salas com menos estudantes 5) salario digno aos professores 6) pespectivas de empregos ao aluno Neste elenco estão apenas o básico, o obvio, coisa que tambem poderia ser feita, melhorar a programação televisiva. Será que os políticos sabem disso?

    Responda
  8. Selminhoc

    Atualmente, as chamadas "charter schools" nos EUA sao escolas publicas gerenciadas pela iniciativa privada. Nada que ver com a comunidade. Tem charter school aqui que coloca o aluno na frente do computador por quatro horas para realizar algumas tarefas com o auxilio de um tutor e depois o manda para casa. Os administradores destas escolas soh visam o lucro. Escolas comunitarias ainda sao uma utopia, por enquanto.

    Responda
  9. Osvaldo Rezende Silva

    Talvez a solução da educação pública passe pela implementação de Cooperativas de Ensino, nas quais, por exemplo, o Poder Público encarregar-se-ia da estrutura física das escolas e os pais da gestão, seguindo diretrizes legais.

    Responda
  10. Bruno

    Prefeituras que contratam empresas para fornecer material didático, treinar e orientar os professores têm obtido excelentes resultados. O exemplo não é seguido por ser um chute na canela da politicagem e do corporativismo. Se conseguirem implantar uma escola charter, os resultados serão bons, pelo menos (bem) melhores que os desse sistema podre, que usa Paulo Freire porque para a cambada proselitismo político é mais importante que ensinar a ler. Vão fazer do mesmo modo com as escolas charter

    Responda
  11. Antonio

    O grande problema dos formadores de opinião neste País é essa mania de tomar como modelo aquilo que não é regra. Ninguém fala do modelo Japonês, Inglês, Francês, Coreano de educação que funcionam muito bem e ninguém fala. Preferem tratar de modismos que não podem ser tomados como modelo para as massas. Educação se faz com investimento e valorização daqueles que fazem a educação. É assim que funciona em todo lugar, o que não ocorre em nosso meio.

    Responda
  12. JMoraes

    Sem profissionais motivados, valorizados, bem remunerados e atualizados, não haverá educação de qualidade. Infelizmente, no Estado de SP, após quase duas décadas de governos tucanos, tudo vem sendo feito no sentido contrário. Os professores tiveram 5% de reajuste em 6 anos. E o colunista, mesmo sabendo desse arrocho salarial, defende a meritocracia do governo paulista que exclui de qualquer reajuste 80% da categoria.Todos os trabalhadores têm reajuste. Por que os professores de SP não?

    Responda
  13. Reginaldo Batista

    Que mérito? Os E.U.A, são o país mais rico do mundo, com um percentual elevado de milionários, ricaços e de classe média, universidades de ponta que formam professores de ponta, ademais, são anglo-saxões, de ideologia protestante e baseada em uma forte ética do trabalho. Para nós, lugar bom pra morar, ruim pra viver(Chico Anísio). Estamos em outro planeta. E muito bom.

    Responda
  14. Rogério Freitas

    Vejo que o Sr. Gilberto continua com uma visão simplista sobre a educação. Está implícito no texto que a culpa pela educação de má qualidade no Brasil é de diretores e principalmente dos professores. Gostaria de saber o que a comunidade fará com os alunos que não querem aprender e vão à escola exclusivamente para atrapalhar ou para receber o bolsa-família? Ora, a solução é boa estrutura, bons salários e alunos interessados. O resto é conversa de burocratas que não conhecem a educação pública

    Responda
  15. Delair

    Mais uma oportunidade do Brasil copiar modelos experimentais para continuar a literalmente escravisar e deteriorar a educação como um todo. O Brasil precisa sim de mais disciplina, responsabilidade e compromisso de todos os envolvidos principalmente desses jornalistas da Folha absurdamente tendenciosos que não honram em nenhum momento a sua própria história.

    Responda
  16. campeão mundial

    1o precisaríamos de dois séculos de uma nova História para mudarmos só um pouco a mentalidade da maioria dos envolvidos com as escolas do Brasil. Infelizmente nossa tradição é avessa a qualquer idéia de liberdade e autonomia. Paulo Freire falava sobre isso há 50 anos e até hoje o que se vê é pífio.Escolas são locais de covardia e controle que chega as raias da loucura, e o pior, cheias de gente que adora ser mandada pois não acredita que tem capacidade de pensar e agir de forma autônoma.É tr

    Responda
  17. Roney

    A educação pública está totalmente falida, os alunos no 2° e 3° colegiais são analfabetos funcionais, os professores frustados e mau pagos, nehuma nova idéia de ensino que não contemple uma valorização do professor dará certo!

    Responda
  18. Rualo Baga

    NOS ÚLTIMOS ANOS FALA-SE MUITO EM RETOMAR DE FATO OS INVESTIMENTOS EM EDUCAÇÃO PÚBLICA NO BRASIL. URGE TAMBÉM REFLETIR E MUDAR RADICALMENTE O MODELO EDUCACIONAL QUE O PAÍS PRECISA, PRINCIPALMENTE NO SETOR PÚBLICO. CHEGA DE CORPORATIVISMO E PATERNALISMO QUE SÓ CONVÉM AOS MAUS PROFESSORES! AFINAL DE CONTAS, O SISTEMA VIGENTE NÃO ATENDE EM NADA AOS ANSEIOS DA SOCIEDADE ATUAL, MUITO PELO CONTRÁRIO, APENAS COLABORA NA FORMAÇÃO DE JOVENS ALIENADOS, NUMA SOCIEDADE CADA VEZ MAIS EXCLUDENTE E POBRE!

    Responda
    1. rafaelolinto

      Falando em educação, por que cargas d'água o Sr. Lauro Nascimento Ribeiro Filho escreveu tudo em caixa alta? Que coisa desagradável...

  19. OSSAMI SAKAMORI

    Pode ser que funcione nos EEUU. Aqui no Brasil, não temos nem educação fundamental bem estruturada. Esta discussão cai no vazio. Que pena!

    Responda
    1. Carloso Santos

      IXE !!! GIBERTO NAO SEI O QUE esquerdinha ? ESSE CARA É PAU MANDADO DO P.S.D.B... PUXA SACO DO S.E.R.R.A

    2. osmarsan

      Sr.Ossami Sakamori, V.Sa.certamen te conhece o tema. Assim sabe das avaliações feitas periodicamente e publicadas pela imprensa, sem detalhes técnicos-foco só nos resultados.Pois bem,2 cidades se destacaram:Taboão da Serra(G.São Paulo),Cajuru(G.Rib.Preto.Razõ es dos destaques:Os Diretores das Escolas trocaram a eficiência( só cumprir regras) pela EFICÁCIA (FAZER O QUE TEM QUE SER FEITO)conceito que Dimenstein defende com entusiasmo. Nossos professores são bons. Guerra à burocracia é o