-
Regina Dubeux
Sr. Clóvis Rossi: Tudo que se refere ao Japão e seu povo me encanta e emociona, como foi o caso de seu artigo. O recentemente ocorrido no Japão e a forma como os japoneses estão enfrentando a trajédia é um exemplo do terremoto/tsunami/explosão nuclear, digo, explosão da ignomínia que ocorre entre nós, sobretudo entre os políticos deste Brasil. Muito oportuno o ter lembrado a propagando dos japoneses de cá serem os melhores do mundo. Mania de grandeza. Sem fundamento.
-
poste
O Japão só é toda esta maravilha porque foi com disciplina e educação que criaram para se darem bem em qualquer circunstância da vida.Afinal vivem num arquipélago de subsolo instável com terremotos à todo instante.Trabalham muito,são bons poupadores, respeitam a natureza. Mas também tem pena de morte por enforcamento.A religião budista tem muito à ver com esta organização e disciplina dos niponicos.
-
Ricardo
Já que o autor tanto eligiou a educação japonesa, o que também admiro, acredito que tenha observato as equipes de resgate. Durante o resgate das vítimas são raras imagens de tv sobre o estado das pessoas. Foram pouquíssimas vezes em que um microfone ou camera aborda um sobrevivente resgatado.Ontem, inclusive, durante um resgate, os socorristas colocaram uma proteção de pano para evitar que cameras flagrassem a retirada de um corpo. Educação é outra coisa, até na imprensa, caro Rossi.
-
Celso
Claro que o povo japonês tem como marca ser um povo ordeiro, assim como o povo brasileiro de ser alegre, hospitaleiro, mas ficou muito romântica e fora da realidade a informação no artigo sobre os preços. O japonês tem capitalismo na veia e vai lucrar mesmo nesse momento. Exemplo? O preço das passagens aéreas de empresas japonesas Japan Airlines e All Nippon Airlines já triplicaram.
-
Vilma Nagasaki
Japan Airlines ou empresas de turimo? Que sao nao maiorias das vezes brasileiras ou filiais de paises estrangeiros?
-
-
Reginaldo Batista
Lá são ilhas com 2000 anos de história (+/-), muita guerra, catástrofes, sofrimento, budismo e taoismo, aqui, continente, 500 anos, alguns europeus e asiáticos pobres e a maior parte da população vinda diretamente da idade da pedra para o renascimento. Nós vamos devagar e vamos recebê-los ainda mais se precisarem.
-
Intermezzo Brasil Desenvolvimento Corporativo
Achei bastante interessante a matéria......mas porque será que tantos japoneses estão vindo trabalhar no Brasil, será que pela simples falta de mão de obra qualificada......O país do futuro agora se chama brasil e dança samba.....toma caipirinha e as mulheres caminham na frente dos homens, até por uma questão de observação da anatomia, paixão nacional....se é que me entende.....Saudações
-
magro
NÃO SOU SOCIOLOGO,MAS ESSE COMPORTAMENTO (MACUNAÍMA) DEVE-SE POR TERMOS SIDOS E AINDA SOMOS COLONIZADOS,NOSSO PATRIOTISMO ESTA RESTRITO AO ESPORTE,SEMPRE FOMOS USADOS,NÃO NOS RESPEITAM COMO CIDADÃOS,NOS ENXERGÃO PAGADORES DE IMPOSTOS. ALGUEM PERGUNTOU PARA NÓS SE QUEREMOS MAIS USINAS NUCLEARES ? CADE O PLEBICITO??????????????????
-
Karina Gameiro
Aqui no Brasil, terminada a época de chuvas, lá vai a população jogar lixo comum, sofás, fogões, geladeiras e toda sorte de quinquilharia nos rios. E depois não entende porque, no ano seguinte, a enchente é mais forte.
-
jose ribeiro
Devido a caracteristica em alguns paises, estamos preparando para lançar um PROJETO .... EDUCAR A AÇÃO . Existe uma verdade induzida, que as pessoas que tiveram a oportunidade de serem ensinadas e aprenderam , o ciclo evolutivo chegou ao final. Sem aplicar , sem atitude , sem ação de mais pessoas colocarem em prática os ensinamentos e aprendizagem , ficamos só na Esperança . ESPERA DE AÇÃO EDUCAR não é Loja de CARROS , e sim uma Loja de AUTOS AUTOS QUE MOTIVAM A AÇÃO DE PESSOAS AUTOMO
-
geppeto
O que esperar de um país cuja indentidade tem apenas 500 anos e 30 de democracia? O que esperar de um país que elege um populista esbanjador que se alia a figuras como Chavez e Morales? Sim, o Japão ensina, mas será que aprenderemos ao menos uma virgula da lição? Afinal somos mestres em assistir, mas detestamos agora. Não, o japonês "deles" é sim, melhor que o nosso.
-
Ricardo
Quando da passagem do Katrina, o povo americano não só saqueou as lojas como várias mulheres foram estupradas. No Japão, de cultura milenar, a disciplina prevalece mesmo em situações de catástrofes. Essa mesma disciplina , que tanto admiro nos orientais, tem seu lado negativo. O nível de exigência, coloca o Japão entre os líderes de suicídios de crianças. A cultura oriental é um exemplo para o mundo. Assim como os orientais, pódemos copiá-la, com adaptações.
-
nelcio carvalho
Nos falta muito para sermos considerados civilizados. Acredito que o que mais falta é educação. Somente com a educação - recebida principalmente em casa, por meio de exemplos de ética, moral, respeito a si mesmo e ao próximo - é que podemos ser cidadãos. Agora pergunto: quantos pais e mães tem educação e moral suficiente para educarem e servirem de exemplo para seus filhos? Grandes nações como a japonesa primaram pela educação o que lhes permite dar exemplos, tal como agora.
-
Eustaquia
A essa hora esse artigo já está velho. Os japoneses já saíram do estado de catatonia e choque em que estavam e começam a estocar produtos e a fugir para longe da tragédia.Os índices de suicídio no Japão são altos e vão aumentar quando a ficha cair e os idosos tiverem de enfrentar a realidade da perda total.O japoneses vão precisar de conselheiros e psicólogos para evitar uma tragédia ainda maior.
-
Paulo Toshiharu Watanabe
Que comentário mais besta! Por acaso você é psicólogo sem ocupação?
-
-
Maria José Sanna Camacho
Impressionante a capacidade de organização e superação daquele povo tão sofrido! Com uma história de trabalho e disciplina, com o espírito de uma fênix, em menos de cinquenta anos caminharam das ruínas a um lugar entre as economias mais fortes do planeta. Ponderada a questão do reduzido espaço geográfico de que dispõe aquele povo, ele é merecedor de nosso respeito e admiração, por fazerem tanto, com tão pouco e em situações tão adversas. A eles, a nossa reverência.l
-
José Armando Nogueira
No livro de Oliveira Lima, de 1903, "No Japão - Impressões da Terra e da Gente" - aprendemos, assim como em outros ensinamentos, o que vem a ser o Caráter Nacional - tão disseminado no Japão. Quando se detalha até às raizes chega-se à conclusão de que a Educação ( com E grande ) faz a diferença. Não só uma Educação formal, mas as linhas que alimentam os japonenes com o Caráter Nacional. Eles fazem jus à história de nação de conhecimentos milenares. Deveríamos copiá-los dia e noite.
-
Biteco
Discordo do jornalista, que só vê qualidade nos outros. Não vimos até o momento no Japão nenhum ato de solidariedade entre a população...Um ajudando o outro...É este o sentimento coletivo mais nobre. E isso temos de sobra.
-
Vilma Nagasaki
E uma pena que as informacoes nao cheguem aos seus ouvidos, os japoneses nao ficam divulgando a toa o quanto eles estao ajudando eh de personalidade do japones ajudar calado. Esta sendo uma licao de vida para nos estrangeiros no japao.
-
-
Biteco
Descordo do jornalista, que só vê qualidade nos outros. Não vimos até o momento no Japão nenhum ato de solidariedade entre a população...Um ajudando o outro...É este o sentimento coletivo mais nobre. E isso temos de sobra.
-
Remédio Amargo
E por que é um tiro no pé? Porque o brasileiro é sem sombra de dúvida um povo desarticulado, s@fado, aproveitador de situações ( a famosa Lei de Gerson) e tem uma postura egocentrada, individualista, na maioria das vezes. Quem discordar disso, estará sendo, no mínimo, hipócrita. Falta ao Brasil identidade nacional, o que sobra no Japão. Tudo bem que falta muita coisa antes de tudo, a instrução, por exemplo. Mas a falta de identidade por aqui é algo grave.
-
ejrmonteiro
PARABENS PELO SEU COMENTÁRIO. BASTA VER AS POSTURAS DE ALGUMAS AUTORIDADES BRASILEIRAS, UM PRESIDENTE DE UMA OAB, FAZENDO PILHERIA DA DESGRAÇA NO JAPÃO, UM MINISTRO ACHANDO QUE O BRASIL VAI LUCRAR COM O ACONTECIMENTO (LEI DE GERSON)
-
jpgoergen
Concordo com tudo o que disse.
-
-
Remédio Amargo
O texto é um elogio à cultura japonesa e uma depreciação à nossa. Rossi está chamando a atenção para o fato de os japoneses conseguirem, diante do caos, manterem uma ordem (basta observar a forma ordeira com que se organizam em abrigos ou em filas); serem serenos diante de uma catástrofe ou de não se aproveitarem da situação, extraindo vantagem pessoal dela. É disso que o texto fala. Discordar dessas colocações dele e desviar-se para outras questões é dar um tiro no pé. Muita besteira por aq
-
Katia Mendes
Falou tudo Renata!
-
-
vasco
Achei relevante as imagens mostradas pelo correspondente da Folha, onde se vê uma geladeira com bebidas, em meio aos destroços da tsunami, sem ter sofrido saque ou depredação, apesar da carência de agua. Tais exemplos - como aqueles das filas organizadas - deveriam ser reproduzidos por todas as redes de noticias como exemplo de conduta em catastrofes.
-
Matheus Ramaldes
Brasil. Não somos preparados para nada disto..terremotos e afins. Pq não existe. Nosso problema e a educação. -Mal temos um bom portugues e matematica assimilados nas escolas. Não existe educação moral e cultural alguma. Violencia nos colegios. Desigualdade social aguda. Pensamento coletivo. Pensamento Politico. Mas ¨todos¨ aqui sabemos..pq os resmugões nada fazem? Medo? Ao menos nossa população e bastante so
-
Matheus Ramaldes
Brasileiro=Complexo de Inferioridade. La existe saques em menor escala. Porem não e mostrado pela midia e não incentivado. La eles se preparam muito para isto,pois a região instavel geologicamente. Existe o que o amigo falou abaixo na cultura deles. Indice de suicidio alto. E etc... Não são perfeitos,porem tem suas qualidades...organização e disciplina(Ex). Alem da educação que e bastante investida. Negativo. São frios e
-
Velbinho
Porque o japonês é organizado e evoluido ? -Porque as mulheres no japão são submissas ? -Porque o japonês é educado para obedecer e não questionar ? -Porque o no japão não se pergunta porque ? -Porque no japão se pergunta porque para tudo ? "Porque" - Pratique você também. Opinião pessoal - quem acha Japão melhor que o Brasil, mude pra lá.
-
Paulo Toshiharu Watanabe
Velberson Sending, qual a origem do teu nome? Se todos que acreditam que o país "x" é melhor do que o Brasil, portanto, vou me mudar para lá, com certeza, perderíamos muitos mais talentos. Veja o que acontece com o nosso futebol.O problema é que poucos brasileiros atendem o "pré-requisito"!
-
Gabi
A questao nao eh se o Brasil eh melhor ou pior, mas o que se tem no Japao que se aplicado no Brasil melhoraria muito a sociedade. Pergunto a voce, porque nao aprender com quem tem a ensinar?
-
-
Fernando Fernando
Estou com medo! E a nossa usina nuclear Brasileira ta seguro Angra1,2 e futuro3? Conseguiremos apagar incendio, se houver? Se Sao Paulo ter um terremoto que ja aconteceu, o que deveremos fazer? Nossos bombeiros de interiores tem equipamentos para suprir para sao paulo? O Brasil nao deveria investir mais em equipamentos de catastrofe? E parar de comprar avioes caças de guerra? Se acontecer comigo, acho que o socorro iria demorar e morrer no desespero.
-
Emílio Neto
É o que se espera de um povo com milênios de tradições e historia!! Se fosse aqui no Brasil (sil) (sil)! o povo estaria amutuando entulho nas ruas e queimando, saqueando os mercados queimando onibus e exigindo uma solução instantanea do governo. ( que governo?.. - O Tiririca) Temos só 5 séculos de "E"storias e somos frutos de su ru bas entre indias safa dinhas e Burdugueses com suas caravelas a deriva, perdidos no novo mundo!!!
-
Rústico de 1890 outro século
Vemos países do novo continente como Nova Zelândia produzir mais e ser mais eficiente que nos que já temos 500 anos. Porque tivemos que ser colonizados por eles? Nem vou mencionar o nome do povo que colonizou o Brasil que não vem ao caso. Budapeste que que tem uma economia sólida, Suiça e tantos países que são pequenos se desenvolvem com uma administração coesa e sensata, enquanto o nosso aqui, temos políticos assombrosos que dão medo até em mestres dos horrores como o escritor Stephan King.
-
Rústico de 1890 outro século
Um país que tem medo de brigar por um transporte justo e eficiente e mais digno vai se seguir exemplos dos outros? Morrem, de medo se machucar, está faltando uma injeção ousadia e mais agressividade pra ir adiante com êxito!
-
Rústico de 1890 outro século
Se todos nós parássemos de nos espelhar em estrangeiros e focássemos em mudar nossa atitude diante da vida esse país seria melhor. Um dos primeiros passos está na educação que precisa passar por uma grande revolução urgente ( provavelmente isso não acontecer)aqui no Brasil. Fica a impressão que tem grupos interessados nesses manter caos( até parece coisa secreta) e inércia que assola o país inteiro. Estamos vivendo um atraso colossal em todas as esferas da sociedade e ninguém faz nada, o
-
Janderson
Não acredito em raça melhor ou pior. Mas creio veementemente que existem nações onde se preservam melhores princípios, governo, moral, civismo, criação etc.A nossa banalização do certo e errado, da educação, do respeito e da moral nos levaram a condição de uma nação em que todos querem apenas levar vantagem.Ótimo estamos fora da área de desastres, pois creio que aqui, apesar da certeza de vermos a compaixão e o heroísmo, o saque, o assassínio, o estupro e o caos ainda seriam a regra.
-
ScryedMatrix
OBS:. Eles tem problemas sim, mafia, bandidos, prostitutas, desempregados, corruptos etc. mas principalmente eles tem respeito ao proximo, ao compatriota, muito diferente daqui onde no caso de uma catastrofe desse nivel, algum animal iria desviar as doações para poder vendelas no mercado da esquina! jeitinho brasileiro = falta de carater.
-
ScryedMatrix
Sempre admirei o povo e a cultura japonesa, e hoje sinto muita tristeza por tudo que estão passando, mas vejo o exemplo de civilidade que eles passam e os admiro ainda mais, vão vencer esta catastrofe com certeza! eles merecem, e a nos aqui fica o exemplo de um povo que honra seu nome...
-
apelido
É engraçado o brasileiro sempre dando uma de elogiar os outros. O japonês é tão bonzinho, a yakuza foi inventada no Brasil e o recall da Toyota, que deve ter sido escondido por um brasileiro, foi denunciado por um japonês, o próprio sistema de avançar sobre o mar e construir usina atômica em cima, como fizeram aqui com a marginal do tiete, lá não tem cadeia, não tem cocaìna, os desempregados não se suicidam, prostituna, nem pensar, nossa é o paraíso. Já que o Brasil não presta,
-
Carlos Gimenes
.
-
apelido
você já foi na apae de sete barras, para ver o trabalho feito lá, ou melhor você já foi em qualquer instituição de voluntários (BRASILEIROS) que ao invés de falar mal do Brasil buscam construir um país melhor ? sabe quantas instituições tem no Brasil mantida por brasileiros ? sabia que existem tantos voluntários no Brasil que existe até lei do ministério do trabalho regulando a atividade ? acorda o Brasil não é só o pais mais lindo do mundo, mas tem um povo a altura das suas riquezas naturai
-
apelido
tive um conhecido que foi trabalhar no Japão e caiu nas mãos da yakusa, conseguiu se safar e voltar para o Brasil, mas foi proibido de abrir a boca, até mesmo para os primos, porque ele não podia passar esta imagem para os outros, o que iriam dizer ? conheço pessoas que foram muito mal-tratadas na Europa e no Japão, você fala em escala, mas o o povo Brasileiro, do qual faço parte e tenho orgulho de fazer parte, tem muita gente boa é só querer procurar. continua
-
apelido
melhor você desenhar para por suas idéias em ordem, só porque eles não noticiam as coisas ruins, não quer dizer que não existem. ou melhor você poderia visitar, como eu fiz, e ir aos lugares aos quais os turistas não vão. tenho fotos, tiradas por mim, da universidadde de zurich, que é uma das mais caras do mundo, pichada com dizeres anti-semitas, vi, na própria zurich, sequestro relâmpago, defendi um senhor que ia ser espancado por jovens, mas na Europa e no Japão não são permi
-
John Galt
Flodnar, você precisa aprender a noção de escala contínua. A superioridade do Japão em termos de desenvolvimento humano e material não vem de uma completa inexistência de desonestidade, roubo, corrupção e outras mazelas mas do fato que tais coisas existem em uma escala imensamente inferior ao que se observa em outros países. Entendeu ou quer que eu desenhe?
-
apelido
corrigindo não é prostituna, prostituta, mesmo assim também não tem. é lógico que me solidarizo com o povo japonês. respeito suas dores e pesares, mas daí a exaltar coisas sem o devido raciocínio lógico, é estultície e o que é pior, se juntar aos hipócritas de plantão que querem agora tirar uma casquinha em cima da desgraça alheia quando deveríamos nos recolher aos nossos pensamentos e pensar melhor sobre o que estamos fazendo da nossa vida.
-
-
joão carlos coimbra
Quando leio este tipo de comentário, no caso mais atual referente ao triste terremoto ocorrido no Japão, verifico que há uma tentativa de exaltar o povo dos chamados paises ricos e, é claro, diminuir as qualidades dos demais povos, notadamente do nosso, o povo brasileiro. O que o Clóvis escreve aqui é "lugar comum" de muitas colunas Brasil afora. É lamentável essa análise simplista e carregada de preconceito ou pior, esta tentaiva deliberada de exaltar distorcer a realidade.
-
Gabi
Mas a realidade estah ai, ninguem estah distorcendo nada, eh fato, basta abrir e ler os jornais todos os dias. O Brasil eh um pais maravilhoso, cheio de mulheres bonitas, riquezas naturais, povo receptivo, etc, isto sim eh simplista e carregado de preconceito. Esta mais do que na hora de aprendermos com quem tem a ensinar, e o Japao pos-guerra aprendeu e agora estah nos ensinando.
-
John Galt
Goste você ou não, há países com mais qualidade do que outros. E que o Brasil não está no topo do ranking só uma distorção da realidade pra gente que desconhece a realidade social and institucional dos outros países. Se você um dia morar no japão ou mesmo ler sobre eles vai ficar convencido que eles estão em outra classe que não é a nossa.
-
-
danilobc
Olho para o Japão, olho para o Brasil e me dá vergonha.Jeitinho brasileiro uma ova. Picaretagem.
-
John Galt
Picaretagem é eufemismo. Jeitinho brasileiro é pura desonestidade. O problema é que nós brasileiros relativizamos o conceito de honestidade, de modo que pegar uma bala no supermercado é ok, mas uma caixa de leite não.
-
-
Jane Richarti
Cada um reage as situações de uma maneira.O que para uns é civilidade, para outros é apenas submissão e por ai vai. Comparar as pessoas,o comportamento das pessoas de diferentes lugares,de naturezas diferentes é muito pouco para se analisar o que quer que seja. Respeitar as pessoas como elas são também faz parte de uma boa Educação. É claro que podemos aprender com os japoneses,mas eles com certeza deverão aprender com outros povos também.
-
John Galt
Civilidade é mesmo submissão. Submissão as regras e as regras da lei. Nesse sentido, nós brasileiros não somos submissos. E não vejo nada que há pra se orgulhar nisso já que só prova que não saímos da fase inicial do processo civilizatório que socieddes como o japão já deixaram pra trás há seculos atrás. Certamente o Japão tem algo a aprender de outros povos, mas certamente não de brasileiros e latinos em geral.
-
-
Fabio Andrade
O povo japonês tem muito a ensinar...vieram para o Brasil sem NADA no pós-guerra, venceram uma língua e cultura totalmente diferentes e saíram da pobreza...alguém já viu um menor de rua japonês?No meio da catástrofe atual ninguém fura fila, ninguém rouba nada...Daqui a 5 ou 10 anos todos os locais destruídos já estarão refeitos.Imaginem se eles tivessem um Brasil para tocar...Parabéns GRANDE JAPÃO !!!
-
bala
Excelente o dinamismo e a diciplina dos Japoneses. É hora, inclusive de repensar na exploração de petróleo no mar; a precariedade, da capacidade de se lacrar um poço que deu problema como ocorrido recentemente. Alem doque ,ninguem levantou a possibilidade de estas catástrofes estarem ligadas a extraçao de petróleo.(assunto para geólogos, ambientalistas, etc. que trabalham de forma criteriosa e independente)
-
Ana
É exemplar a atitude do povo japonês num momento de tanta dificuldade e sofrimento. Fica aqui a mensagem, não só a nós, brasileiros, mas ao mundo todo. O editor soube colocar isso muito bem em seu artigo.
-
Antoni Mendes
Diante de imagens tão contundentes, vejam o que o Clóvis Rossi ouviu: o velho refrão do mestre sofrimento! portanto nós brasileiros precisamos de um tsunami de vez em qdo pra temperar o carater, falta-nos um ou dois terremotos ao ano pra pagar nossos pecados... ah, deve ter sido a quaresma que o inspirou! arfffff ! mas a China vem aí trocar de paradígma, porém, antes que ela venha com o milho, já vou saborear uma broa de Confúncio com ovos de tracajá, é servido?
-
Igor Rodrigo
Se os japonêses vivessem em um terrítório vasto como o nosso eles certamente dominariam o mundo!
-
claudemir
Um país que vai emporcalhar o mundo com radiação pode ensinar o quê? Enchem um país que sofre terremotos a todo momento com usinas nucleares e são exemplo para o mundo? Parece que muitos brasileiros tem complexo de inferioridade. Desastres há em todo lugar. Mas alguns fazem elas ficarem piores, como está acontedendo no Japão. Nossos japoneses, com certeza, não teriam feito tanta M...!
-
Paulo Toshiharu Watanabe
Caro Claudemir, eu me divirto lendo comentários tolos de quem tem complexo de superioridade por acreditar que é tratado como um sêr inferior.
-
Remédio Amargo
Eu não tenho tido muita vontade de rebater a comentários tolos, mas o seu não deu para eu me conter. O texto de Clóvis Rossi está centrado no comportamento do povo japonês, na sua ordem mesmo no caos, na forma comedida de enfrentar as dificuldades e no respeito mútuo em situação de crise. Aprenda a ler, a compreender, a interpretar um texto. Não transfira a sua dificuldade de leitura.
-
MASSA
A tecnologia nuclear causou avanços enormes em todo o mundo, pois as fontes energéticas são escassas em varios países. Temos as usinas de Angra que são mal projetadas. Foi uma infelicidade ter ocorrido o acidente com as usinas que resistiram bem ao terremoto. Infelizmente a força do tsunami ninguém conseguiu prever. Mas assim evolui a humanidade. E a noticia mostra como os japoneses são civilizados mesmo nesses momentos críticos onde o panico e a criminalidade tomam conta em varios paises.
-
-
Remédio Amargo
Muito bom texto, Clóvis Rossi! O problema é que, além de não sabermos lidar com catástrofes infinitamente menores, também somos péssimos alunos. Muito provavelmente continuaremos a não aprender com o que o Japão nos ensina.Triste isso, não? Somos tão abençoados pela natureza, não passamos por perigos de tsunamis, terremotos, não temos vulcões, etc. No entanto, temos um povo tão apático e desunido para fins políticos e sociais. Somos muito ignorantes em matéria de cidadania. Toscos mesmo! /p
-
Maria Aparecida franca
O Brasil é bem melhor,pois aqui nasci,moro.Acolhemos todas as nacionalidades,sem preconceito,somos o poo mais solidário do planeta.Sinto muito pelos Japoneses,que Deus os protejam.Contudo minha gente,meu povo é o melhor do mundo.Gente desonesta tem em todo lugar,mas povo amigo só no Brasil.
-
Paulo Toshiharu Watanabe
Sergio, gostei! Você conhece aquela piada de quando Deus estava criando o Mundo e disse ao anjo na hora que estava concebendo a parte destinada ao Brasil?
-
-
Licia Rodrigues
O comportamento dos japoneses ante fato tão desastroso pode até ser elogiado, pois é consequência da rigidez da educação a que são submetidos e também da riqueza em que vivem. Não precisa é nos rebaixar, pois somos um país maravilhoso, e se a "rigidez" não nos chega é porque não há interesse em ter povo instruído e educado, pois povo instruído e educado tem senso crítico e não só os nossos governantes não querem, a própria "ordem mundial" (Davos e cia.) querem que permaneça como está.
-
John Galt
Que besteirol! O típico papinho esquerdóide de que somos um país subdesenvolvido por que OS OUTROS - o governo, a ordem mundial - assim querem bla bla bla. Senhora, acorda pra jesus. Somos a bagunça que somos por culpa nossa e tão somente nossa. Você provavlemente não percebe que esse papo de que a "culpa é dos outros" é precisamente o que os que comanda esse país porcamente querem que você acredite.
-
-
Maria Aparecida franca
Lendo os comentarios,fiquei chocada parece que não veem as qualidades dos brasileiros?Tem muitos bandidos,malandrs aqui,mas tem o povo mais solidario do mundo.Choramos,rimos,oramos junto com todos os povos. Recebemos milhares de imigrantes de varios paises aqui.O Brasil é lindo,o melhor lugar da terra,pois a maioria da população tem coração bom,além de trabalhador.No Japão não é essa maravilha toda,trabalham muito,dormem apertadinho,não tem a natureza maravilhosa do Brasil,entrar lá dificil.
-
Gaetano Piromalli
Concordo 100%. Além disso essa tal "natureza" está desaparecendo rápido. Em poucas décadas mais, nem mesmo a "natureza" vai servir para justificar que o Brasil vale a pena.
-
John Galt
Cansei desse papo de brasileiro solidário e natureza majestosa. Antes não fosse solidário mas se comportasse de maneira civilizada no transito e na administração da coisa pública. E natureza bonita não compensa viver numa sociedade cujo governo escraviza as pessoas (25% de IR = 4 meses de trabalho pro governo) sem a devida compensação. No dia a dia, a beleza do litoral, das montanhas, etc não importa. A única natureza que interessa é a natureza dos humanos com quem interagimos.
-
-
Jojó
Educação e disciplina sempre. Somente isso. Coisas que não temos.
-
Antonio Julio
Tenho um amigo que há uns 15 anos emigrou para o Japão com a esposa. Quando voltou de férias, disse que estava satisfeito pois ganhavam um bom dinheiro, embora se sentisse incomodado quando entrava no spermercado e o sistema de alto falantes alertasse os funcionários para a presença de brasileiros no recinto. Desnecessário dizer a razão. Pelos comentários por aqui acima, isto se justificaria por uma questão cultural, por ser no Japão, pois se fosse na Europa..meu Deus !! FORÇA JAPÃO!!!!!!!
-
Suely Souza
Parabéns pelo seu texto Clóvis. Mostra exatamente aquilo que tenho reparado no comportamento dos japoneses diante essa imensa catastrófe. O povo brasileiro que insiste em aprender com tantos países, também deveria observar, deixando o preconceito de lado e aplicar os conhecimentos 'melhores' que os orientais possuem. Mais uma vez, parabéns pelo texto.
-
Sussumu Niyama
Parabéns Clóvis pela seu artigo. Como descendente e com várias idas para intercâmbios nas universidades, achava que conhecia um pouco a cultura e espírito daquele povo. Num momento como este, o comportamento deles ainda me surpreende. Aquilo que nos parece resignação, respeito, deve ser mais do que isso. Me lembra o espírito de verdadeiro samurai que o povo carrega. Creio que os mais jovens estão assimilando isso e sairão mais fortalecidos, assim como nós que refletiremos nestas ocasiões. /
-
Adão Freitas
GANBARU NIPPON...
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.