Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. sarah connors

    Estou maravilhada com a cultura e educação japonesas.Esse povo tem muito a ensinar aos brasileiros. Vejam o nosso trânsito caótico!Esses ministros soberbos (principalmente a turma do judiciário que se acha acima de qualquer mortal), os filhinhos e filhinhas de papai corruptos. Essa gente só piora o país. Que caia um tsunami na cabeça deles!!

    Responda
  2. Emilia Sasaki

    Clovis, muito obrigada! Tenho certeza que os meus patricios ficarao felizes com a sua nota.Obrigada!Somos uma comunidade de dekasseguis em Tochigui/Otawara/NasuShiobara. Existem bras. que estao em panico.Nunca tremeu tanto c/o esta acontecendo.Fora as radiotividade peq. que esta por nos...no ar.Tem uma equipe da Escola Educativa, corajosas, cuja a enfermidade tomou conta.A diretora nunca hesitou em ir embora e deixar a escola...Ta mais perigoso os alunos e maes irem embora e deixar-las.Educa

    Responda
  3. Marcelo Reis

    Boa reportagem, Clovis, mas 230 mil não é "infinitamente" superior a 10 mil, mas sim 23 vezes maior!

    Responda
  4. Kalli Kat

    É muito interessante notar que os japoneses são taxados de frios, entretanto, todos vêem que a vida está sendo pensada e valorizada ao máximo neste momento. Enquanto lá os prédios são, por lei, adaptados para suportar furações, aqui, no Brasil, os prédios caem por "falha" na engenharia, "erro de cálculo" na construção.Enquanto lá há alertas de tsunamis, aqui, políticos incentivam a invasão de enconstas em áreas de risco de enchente, para conseguir votos. Parabéns Japão!Temos muito a aprender

    Responda
  5. FS

    O povo japonês está sendo um exemplo de disciplina e sabedoria para o mundo inteiro. Já li uma opinião, e tenho de endossá-la: os japoneses reconstruirão o seu país mais rápido do que o Brasil construirá os estádios da Copa 2014. Força ao povo japonês!

    Responda
  6. RENATA MAGALHÃES CASADEI

    Realmente o povo japonês tem mostrado ao mundo o queanto são dígnos e como confiam em suas instituições. Essa confiança se mostrou nos diversos pronunciamentos que eles tem dado na tv...........

    Responda
  7. FRANNZ

    Tento identificar algo que nos torne orgulhosos por termos nascido no Brasil. Se invertermos os conceitos podemos nos orgulhar de alguma coisa, somos baderneiros (vide qualquer evento esportivo), sujos (veja qualquer passeio público), descumpridores de normas (vejam vagas preferenciais de estacionamento ou semáforos), ignorantes politicamente (observem os representantes eleitos), analfabetos funcionais. Nosso povo tem muito a ensinar.

    Responda
    1. John Galt

      Faltou desonesto (vide "experimentos" feito por programas de TV nas ruas de várias cidades)

  8. Fabio Guerrazzi

    País milenar e muito desenvolvido, o Japão chega a chocar um brasileiro que por lá se aventure. São disciplinados e possuem grande responsabilidade social.

    Responda
  9. Maria do Céu Martins Lopes

    Não tenho palavras para expressar os meus sentimentos, com relação a esse povo sábio, nobre, respeitoso e harmonioso!!!!! Sempre admirei os Japoneses, porém de agora em diante, vou aprofundar-me nos seus conhecimentos e sabedoria. Irei me dedicar a leituras orientais para ver se consigo melhorar-me como ser humano.

    Responda
  10. von kaio

    Isso chama-se ´´cultura´´de um povo.O nosso Ministério,ao invéz de patrocinar auto res sem plateia ,deveria difundir noções iguais a essas...

    Responda
  11. raka

    Eh infelizmente grande parte dos brasileiros so faz eh reclamar e cobrar dos governantes, porem fazer sua parte que eh bom nada, tudo eh motivo para esculhambar. exemplos saquear cargas quando acontece acidentes, roubar donativos, furar fila, etc etc.

    Responda
    1. Regina Dubeux

      Sr. Clóvis Rossi:

    2. John Galt

      Carlos, corta esse papo velho de que ter sido "colônia de exploração" é a fonte dos problemas. Todas as colônias foram de "exploração" em alguma medida. Ou você acha que a coroa britânica não queria se beneficiar das suas colônias? A Austrália foi colônia judicial por exemplo. Foi basicamente formada por ladrões, estupradores e todo tipo de criminoso. Agora compare a Austrália com o Brasil e veja se ter sido colônia 500 anos atrás parece explicar a bagunça em que vivemos aqui. 

    3. Claudio Ogawa

      Infelizmente ainda prevalece a Lei de Gerson no Brasil, todos querem levar vantagem em tudo, ninguem ganha nada com isso.

    4. MASSA

      Raquel, isso é a cultura do Brasil. Vem das suas origens. Um país que foi colônia de exploração. Desde de criança o que mais aprendemos na rua é ser malandro. Levar vantagem em cima de outras pessoas, ganhar a vida de modo fácil.Para mudar isso é preciso investir muito em educação, reduzir a criminalidade com leis mais rígidas e criar condições que motivem a população a viver honestamente... pena que no Brasil as leis existem pra proteger bandidos. Até o direitos humanos defendem os bandidos.

    5. jpereira

      meu amigo.. o motivo é um só .. é porque os brasileiros são o exato reflexo de seus governantes... assim como o inverso tambem...

    6. SrConservador

      Exatamente, Raquel. Somos um país de trambiqueiros e desonestos mas que tentam passar a imagem de vítimas boazinhas. Basta uma única oportunidade e a maioria de nós não tem qualquer pudor em transgredir a lei, seja de que forma for e se pegos minimizam seus atos mencionando os desmandos dos políticos e autoridades fazendo com que estes últimos pareçam ter brotado da terra como cogumelos e não sido eleitos por aqueles mesmos espertinhos que os recriminam.

    7. JANIAC

      Pois é, Raquel, é uma questão cultural mesmo. Enquanto cada um de nós não assumir nossa parte também nada mudará. De que adianta as pessoas cobrarem das autoridades, se estão lá com o aval da maioria de votos? E cobrar exemplos que a própria população não dá? Ontem no JN mostrou uma cena de "corre-corre" em um mercado no Japão, para comprar comida. Meu Deus, até nisso esse povo é educado... A pilha de latinhas permanecia intacta, enquanto eles pegavam três ou quatro latinhas apenas.

    8. FernandoTF

      Raquel, é isso mesmo! os brasileiros se orgulham do jeitinho. Adoram contar vantagens que conseguem os preços mais baratos, mesmo sabendo que a origem é irregular, descaminho, ou mesmo roubado.Preferimos procurar conhecidos numa fila pra conseguir vantagem sobre os outros, ao invés de ficarmos esperando na fila pacientemente, pois não conseguimos compreender que, como chegamos tarde, é nosso dever e castigo esperar... Vejo que isso é fruto da deficiência da educação no lar e na

  12. josi simoncini

    mas humano que os outros,,, um povo que não sabe chorar, nem sorrir.... NOSSA AMIGA diz isso porque nunca morou no japão... eles são frios,fortes, e criativos

    Responda
  13. André

    Concordo com as suas palavras, mas antes de um povo educado, temos um sistema rígido de regras sociais, nos quais qualquer coisa fora do padrão aceito, e imediatamente rejeitada pela sociedade, coisa que no Brasil, fazemos piadas e achamos normal.

    Responda
  14. Guto Borelli

    Eu até já tinha mencionado sobre como e sociedade japonesa é a mais evoluída e humana que existe. Temos muito o que aprender com este povo. Japão Forever!

    Responda
    1. Lili

      A falta de educação no Brasil surge no topo da pirâmide até a base, ou seja, generalizar a população brasileira é de extrema ignorância quando não se leva em conta o péssimo planejamento urbano das cidades brasileiras e do descaso dos governantes com pessoas que vivem em áreas de risco. Claro, isso não justifica as ações, mas viver no Brasil, um país em que a massa é ridicularizada, é revoltante. Mais ainda quando acreditamos que o problema do Brasil se encontra nos brasileiros.

    2. anderson sevilha

      É verdade, pergunte às baleias, tubarões e golfinhos. Eles são testemunhas dessa sociedade tão evoluída! À propósito, não é isso que se comenta (ausência de saques) aqui nos jornais da Austrália. Ou seja, a humanidade, quer seja Brasil, EUA, Haiti, Nova Zelândia, Japão, Chile, Egito, etc é a mesma em toda e qualquer parte. A diferença está no poder de vigilância exercido.