Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Licia Rodrigues

    Clóvis, o sofrimento do japonês vem com a coerção feita no processo de educação. Como eles se mostram reprimidos? cada povo com sua cultura, cada povo com suas expressões de felicidade ou...infelicidade. Vc. que conhece o mundo sabe o quanto o Brasil é um país lindo, um povo capaz de ser feliz mesmo na pobreza, uma alegria constante, no nordeste o sol nos fornece energia. A falha é a educação de má qualidade para construirmos uma massa crítica. Quanto ao visto, se eles se acham superiores...

    Responda
  2. Bruno

    Será viável receber toda a população de Governador Valadares (e quejandos) sem visto? Será que dá para exigir isso? Existe uma pressão nos governos de lá por causa dos imigrantes ilegais - será que vale a pena para eles aumentar o tamanho do problema?

    Responda
  3. Bruno Simoes

    O povo Japones e o melhor exemplo do que se é viver em sociedade. Uma sociedade aonde a educacao e o bom senso sao exercitados como algo comum e a ser esperado por parte de todos. Um pais que se organizou e se modernizou sobre o caos natural que é seu territorio, que educa suas geracoes com educacao de primeira e que garante a seus idosos uma vida digna apos anos de contribuicao. Acredito que mais uma vez renascerá das cinzas e mostrara ao mundo, porque eles sao o topo da civilizacao atual

    Responda
  4. Maria Manuela Frade De Almeida

    Rossi Seu texto reflete, à perfeição, o meu pensamento, e mais, com um delicioso senso de humor, sem o qual os acontecimentos, no Japão e nos subsolos da imigração nos EUA, se tornariam intoleráveis.

    Responda
  5. Tuaregui

    Pelo que li:1) - O prezado jornalista parece ser bastante egocentrico  -  Até eu,...2) - Interceder junto a consulados?  --parece-me muito pueril, a não ser que seja missão oficial, que no caso não aparenta ser.3) - É por coisas assim, - voce sabe com quem esta falando?  ou seja uma ¨carteirada ¨com folha de jornal velho é que nosso Brasil ainda é visto como descreve o jornalista,um pais de terceiro mundo.

    Responda
  6. Ângela Bonacci

    Parabéns por colocar em discussão a postura "racista" na "democrática" América do Norte. Por outro lado, e repetindo o que já disse em comentário do leitor da Folha, considero uma desumanidade, no país da robótica, colocar 50 seres humanos para "um suicídio radioativo", na tentativa de "esfriar" o reator atômico. Triste!

    Responda
    1. Ângela Bonacci

      Pietro, obrigada pelo esclarecimento. Com relação ao racismo, o mestre Clóvis Rossi defende: "certamente vítimas do que os próprios norte-americanos chamam de "racial profiling", que se pode traduzir por seleção para investigação devido à raça ou cor".     Portanto, "Racial Profiling" é apenas uma metáfora para uma atitude de preconceito de raça(racismo) e cor(racismo). Abraços e obrigada. Ângela Bonacci

    2. Pietro

      Angela, os 50 tecnicos trabalhando no reator sao VOLUNTARIOS. E, como disse o Hans, ha' confusao de sua parte entre racial profiling e racismo: Racismo e' tratar alguem de maneira desigual apenas por pertencer a um certo grupo etnico. Racial profiling e' generalizar que elementos de um certo grupo etnico agem todos da mesma maneira. 

    3. Ângela Bonacci

      Você me conhece? Então quem falou muita bobagem sobrem mim, foi você mesmo, sr. Hans!! Jamais aceitarei, por qualquer motivo a instrumentalização do ser-humano para fins experimentais ou mesmo "heróicos". Só conheci um povo qwue elegeu judeus para servirem de cobaias aos seus "intentos humanitários. E veja no que deu! Câmbio: desligo.

    4. Hans Malkovic

      Falou bobagem, duplamente. Racial profile não é racismo, é simplesmente a aceitação de um fato, os sul-americanos compõe a maioria dos imigrantes ilegais nos EUA. Todas as pessoas são iguais perante a lei nos EUA, se for pego tentando cometer um crime vão para cadeia o branco, o preto e o pardo.Quando ao Japão, quanta pretensão de diminuir o valor dessas pessoas que voluntariamente arriscam suas vidas para salvar milhares enquanto vc mesmo não arrisca um dedo pelo próximo.