Ciência > Célula do dente volta a fase "embrionária" Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. luis carlos rodrigues martins

    avante brasil

    Responda
  2. Barbara Pires

    Eu não entendi que se espera a queda natural. Porque na figura 1 fala que o dente ainda tem que estar um pouco firme. E vejam bem, eu sei que é difícil colher sangue de criança, mas dentista de autista é muito, muito mais difícil. Eles mordem ou decidem não abrir a boca de jeito algum. Já vi uma reportagem sobre uma dentista que tinha se especializado em crianças autistas, e era bem difícil o trabalho dela. Para tirar sangue, por exemplo, a criança pode ser simpllesmente segurada. /p

    Responda
  3. Barbara Pires

    Quando que arrancar um dente "não muito mole" é menos traumático que tirar sangue?

    Responda
    1. kgoliveira oliveira

      Eu não li o trabalho da Bragão, pois ele ainda não está disponível na internet, mas não creio que ela tenha sugerido que estas células "per se" possam ser utilizadas para tratamento. Isto deve ter sido interpretação do jornalista qu escreveu a matéria. É preciso tomar cuidado com as notícias que são divulgadas, especialmente na área da saúde, pois as vezes a interpretação do jornalista não reflete a real interpretação dos resultados encontrados pelos cientistas.

    2. kgoliveira oliveira

      pois às vezes a polpa do dente perde a irrigação sanguínea antes mesmo deste cair, e quando este finalmente cai, as células já não estão mais vivas. Isso não significa que esperar pela queda natural do dente inviabilize a obtenção das células. Outra coisa que é preciso ficar clara é que tais células estão sendo utilizadas muito mais para se entender os mecanismos da doença e possíveis drogas que possam ser usadas para tratamento do que usar elas prórpias para tratamento.

    3. kgoliveira oliveira

      Olá Bárbara, Acho que o que foi colocado no gráfico da reportagem com relação a usar o dente que ainda está "meio mole" reflete o seguinte fato visto em laboratório: quando o dente ainda não caiu e é retirado em um dentista, a chance de que haja contaminação da cultura destas células que se tenta estabelecer no laboratório é menor. Além disso, a chance de sobrevivência das células é maior

    4. Marcelo Goncalvez Silva

      Basta tentar coletar sangue de uma criança de 6 anos de idade.

    5. Fabiele Russo

      As células-tronco da polpa do dente de leite são retiradas após a queda NATURAL do dente, ou seja, sem forçar a retirada dele e sem causar dor. Isso as torna mais interessantes ainda, já que o dente cai naturalmente e seria descartado, ou seja, jogado no lixo. Excelente fonte celular!!!!!

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.