-
mario aquino
Muito me admira um jornalista deste nível escrever algo tão estapafurdio assim, e de quebra ainda em um jornal que se propoe a ser sério como este. As raizes da cura desta doença e de muitas outras não estão na mão da ciência exclusivamente, passa ainda por uma revolução social/cultural/cientifica/fil osofica e de cunho espiritual em relação a renovação do ser humano, antes de tudo relacionado ao seu pensamento sobre a felicidade/infelicidade.
-
alquimista
Senhor Dimenstein, A resposta está na própria pergunta. Os exames de imagem e ultrassonografia, que hoje são a extensão dos sentidos do profissional médico, dependem de equipamentos criados por engenheiros. Tumores malignos podem ser detectados em estágio inicial através de exames, usando equip. desenv. por engenheiros. Se houver ética e respeito pela vida antes dos interesses comerciais, a parceria tem grande chance de sucesso.
-
Dinho
Já é hora de criar soluções através de equipes multidisciplinares. Dificilmente um grande projeto, como a cura do câncer, será resolvido com equipes unidisciplinares. Mas é importante unir a criação à implementação, que é a grande dificuldade dos acadêmicos, hoje. Os que criam desenvolvem a ciência, enquanto os que implementam desenvolvem as aplicações industriais. Nisto os engenheuiros são mestres.
-
César
Para que o governo ou uma empresa dos EUA investirão em pesquisa para uma doença que não existe lá, se no Brasil não há pesquisa nem para resolver os males que nos afligem
-
César
Se as empresas farmaceuticas não receberem remuneração pelas pesquisas e pelo desenvolvimento de novos medicamentos não haverá a novas descobertas. Não há tratamento para a doença de chagas simplismente porque se uma empresa investir em pesquisa não terá nenhum retorno.
-
Caio Márcio Rodrigues
Você tem tôda razão, Sr. Dimens... : quebrar barreiras interdepartamentais. Ag ora, precisa corrigir outros dois pontos: 1. O lobby da indústria farma e de equipamento de diagnóstico em cima dos médicos e 2. A inversão de conceito: médico é do Setor da Doença e não do Setor da Saúde, viu? Ministério da Doença, Secr. da Doença. O Setor da Saúde trata da prevenção, coisa da qual todo médico, no fundo de sua consciência, corre como o diabo da cruz. Afinal, médico vive da doença, não é me
-
Josimar Damásio
Isso é um passo importante. Talvez eles não encontrem a cura definitiva deste mal, mas acredito que vão trazer pelo menos grandes avanços nos tratamentos.
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.