Comentários para:

A volta do vira-lata

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. sidi

    Seu comentário anda em círculo.

    Responda
  2. Jorge

    É claro que o Brasil vai ter essa vaguinha. Com o excelente trabalho do Lulinha (até o escriba aí admite) e depois da babada o Obama deu nele e na Dilminha ninguém segura esse País. Olimpíadas, copa do Mundo, exemplo de democracia para o mundo e Petróleo a rodo. kkkkkkkkkkkk Mundo é isso karaí, manda nele quem tem mais e nós temos pakaraí xupaaaaa tukana.lhas , xupaaa ex-DEM.ônios (agora é PSD) kkkkkkkkkkkk

    Responda
  3. Hermes Bastos

    O eterno conflito entre otimistas e realistas (ou pessimistas, vá lá) é sempre divertido. Vivas às nossas características intrigantes.

    Responda
  4. Náufrago da Web®

    Nelson Rodrigues estava certo. Tanto no nosso "Complexo de vira-latas" quanto em denominar de "Fla-Flu" a nossa civilidade política.   A maioria aqui desse espaço, e posso pressupor que esse espaço não seja dominado por completos ignorantes analfabetos, que não conseguem interpretar corretamente um texto, finge que não entendeu o texto para lançar comentários à la torcedores cariocas.   Nossa democracia pode ser a segunda da América, mas ainda está bem longe da Dinamarca.

    Responda
  5. Leonardo Mirandola

    Me parece que as pessoas que comentam neste fórum sao incapazes de ler além do título do artigo.

    Responda
    1. Caio Márcio Rodrigues

      Verdade!

  6. John Galt

    Não há bases pra acreditar que o Brasil vai um dia ter vaga no CS. Os aspectos que mencionados são irrelevantes. E pra cada uma das possíveis justificativas pra entrada do Brasil, há dezenas de outras para a sua não entrada. Há mais razões pra entrada do Japão e da Alemanha, e nem por isso eles estão fora. Vaga no CS é coisa pra país desenvolvido. É piada que um país cuja população não consegue compreender e interpretar um texto queira decidir sobrea paz e segurança internacional.

    Responda
  7. Jamyson Araujo

    Finalmente uma análise de bom senso. Parabéns!

    Responda
  8. érziótinteigentis-wà

    Qdo Br sentar na Poltrona VIP CS ONU será Momento Holometabólico Brasileiro ! Aí Inferno no Céu ! Omi-Murcegu Zatômicou e Supemuié Zatômica vai vazá Rarditividaardi. É para NHP ! Será +1 Nunca na História desse Paízigi ! Mutchu BlaBlaNhóm Nhóm i BlaBlaPum Pum ! Armadirmanéjá/Zirã apoiardu p/Omi-Mucegu + Supemuié vai dá trabaiu ! Uranu pa lá pa cá ...

    Responda
  9. Fernando Castanheira

    "Os dois presidentes mais recentes, Fernando Henrique Cardoso e Luiz Inácio Lula da Silva, puseram o país na agenda do planeta, mais Lula do que FHC, o que não deixa de ser contraditório com a condição de intelectual globalizado deste em contraste com um operário que parecia muito mais voltado para o interior". O texto se refere ao viralatismo da subserviencia, e isso foi o que Lula não foi, além do mais, não foi ele quem tirou os sapatos na Casa Branca.

    Responda
    1. Caio Márcio Rodrigues

      Ah! deve ser "emergente".

    2. RONALDO CASTO

      Tua observação, em negrito, mata a vontade do texto e expõe as tuas intenções. Você é assim, um tendencioso ou necessitado!

  10. CARLOS ROBERTO SILVA

    A questão que alguns ai estão esquecendo que o veto de um unico membro dos pises detentores do assento permanente na onu, inviabiliza a pretensão do pais quanto a sua cadeira.

    Responda
  11. RONALDO CASTO

    Brasil é periferia e você sabe disso Clóvis!

    Responda
  12. CARLOS ROBERTO SILVA

    O problema Clovis , é que os eua não quer parceiros e sim subalternos, quando LULAprivilegiou a politica externa multi lateral em dtrimento da bilateral, se negou a assinar a ALCA, quis interceder pela manutenção do processo democratico em honduras[contra o golpe perpetrado contra Zelaia] e é usado para promover o acordo com o Irã no campo nuclear, essas coisas não agradaram os donos do mundo, e agóra esse engodo [Obama], vem com mais falsas promessas.

    Responda
    1. Caio Márcio Rodrigues

      É. Promove o desenvolvimento nuclear no Irã e negligencia o desenvolvimento nuclear e científico no Brasil... Dá para entender?

  13. Bira Mariano

    qual será a idade mental dos assinantes ou leitores deste jorrrnaallll

    Responda
    1. Caio Márcio Rodrigues

      Qualquer coisa entre -15 e -34 anos. Ou seja: quanto ao estágio na evolução da espécie, uns 3 milhões de anos atrás. Puro pitecantropus peinis erectus. Mais nada.

  14. Kurtz Cirkuit

    Vaga no Conselho de Segurança apoiando Cuba, Irã, e abstendo-se de vontar na questão da Libia? Pode esperar sentado...

    Responda
    1. John Galt

      De fato Kurtz. E o Clóvis ignorou malandramente essa questão. e que fique claro. Essas posições do Brasil colocaram o Brasil ainda mais longe de um assento permanente no CS. Quem diabos vai querer um país que apoia malucos ditadores com poder de veto no comitê que decide a paz e segurança internacionais? Sem chance e [e bom que seja assim.

  15. Alaor Verissimo

    Sua posição e opinião é de quem sabe quem é e o que quer. O Brasil não é o que qualquer presidente estrangeiro diz mas, o nosso país é o que ele faz para sua sociedade e comunidade internacional. O Brasil tem dado sua contribuição e tem direito ao que pretende. Parabéns Clóvis Rossi.

    Responda
    1. Caio Márcio Rodrigues

      Direito? Pensa que no ambiente internacional vale a conversa fiada de advogadoriadores daqui do país? Êsse negócio de "direito" é coisa inventada por advogados, a partir de limitação das liberdades e da justiça, meu chapa, para faturar em cima de gente briguenta. No ambiente internacional, valem mesmo a força do trabuco e da grana, viu? Ah! e um pouco de bom senso pode também ajudar, se não cair para o ridículo, como o Brasil andou fazendo no govêrno anterior.

  16. Val

    Com certeza está muito distante o Brasil deixar o complexo de vira latas Basta ver a cobertura dos nossos "jornalistas". Basta ler os comentários hipócritas e de colonizados que vemos neste site; Basta ver os aplausos dos imbecís diante das guerras e da matança que os EUA promovem mundo a fora; Basta observar as soluções econômicas que Obama ratficou no seu país como o "Trabalho Inteiro"; Basta ver o desprezo que a mídia deu às manifestações das 154 vítimas

    Responda
  17. Marilia Santos

    O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

    1. Caio Márcio Rodrigues

      Agora que "emergente" deu para escrever em jornal, a coisa ficou mesmo uma conversa de bar e de esquina do baixo meret....

    2. Caio Márcio Rodrigues

      De fato o Lula fez mais, e pior! Quanta baboseira e besteirol êle aprontou, não? Vá ver a imagem do povo como ficou. Ainda bem que temos muitos empresários bons na zelite que garantiram boa imagem no tocante à economia, viu?

    3. Val

      Marilia, voce já observou que esta porcaria de site só coloca em evidência os três piores comentários conta LULA e a esquerda? Esses vira latas vão ter um troço! Porque o Brasil e seu povo são imensamente maiores que eles!

  18. gabriel hal

    muito mais vira-lata e o colunista e seu patrao com seu jornal, pois nem nos estados unidos se deu importancia a viagem de seu presidente, e aqui no brasil, ficaram os jornais sabujos e a tvs a gastarem tempo de midia e papel. sem contar que o obama anda em baixa em seu pais e fez um pretenso sucesso aqui mas so nos lambe sacos

    Responda
    1. Caio Márcio Rodrigues

      Ah, é? e quais são suas recomendações geniais, ó candidato a Prêmio Nobel?

  19. Laurindo Bonilha Regueira

    Olha só quem fala?! Um jornalista membro da imprensa mais entreguista do hemisfério, aliadíssima da agremiação partidária neoliberal, que fez o governo mais submisso do Brasil em relação a Washington, em toda a História da república brasileira, sob a liderança de FHC. O texto serve apenas p/ remexer os brios de seus vila-latinhas que postam aqui, como o notório Ed Bar.

    Responda
  20. Dewey

    O Brasil se tornou importante no mundo devido ao trabalho e criatividade dos seus empresarios a despeito de Lula e FHC, os quais, como os demais politicos, soh atrapalham.

    Responda
  21. Marcello Firenze

    Se não fosse Lula e sua política externa o nosso país estaria de cócoras como esteve durante muito tempo. Provas? O neguinho Mrs. Guerra esperou a assunção de Dilma para nos visitar. Complexo de inferioridade?

    Responda
    1. Caio Márcio Rodrigues

      Não. O neguinho esperou o ar do Planalto despoluir e desenfumaçar um pouco. Gente fina fica longe da ralé.

  22. Estevão Bororo Taukane

    Me suinto muito orgulhoso com as declarações positivas e desenvolvimentistas do Presidente Barack Obama.Afinal sou brasileiro estou vivendo o futuro,como disse o proprio Obama,o futuro é agora.Então vamos construindo,aperfeiçoando,os americanos ja viram isso,por que não acreditarmos!?Podemos ser melhores do que eles.Eles ja enchergaram isso!

    Responda
  23. Luiz Felipe

    O velho complexo de vira-lata é muito mais complexo, terrível e inibidor do que parece. Besteiras por besteiras, EUA e Russia são campões nisso,e para a ONU isso não tem importância alguma. O que realmente mata grandes sonhos no Brasil é o complexo de vira-lata aliado à pobreza de espírito,e de pretensões. Uma vaga no Conselho de Segurança da ONU, para o Brasil, que pode dar o pulo de leão adiante dos EUA e Europa,nos parece uma pretensãozinha pequena demais. Urge pensar grande. PNBC,saudaçõ

    Responda
    1. Luiz Felipe

      A nosso ver, essa tal vaga no CS, no velho modelo de ONU, sonhada há décadas, como uma das coisas mais importantes do mundo para alguns governantes, não pode virar fixação e nem prioridade internacional número um, posto que temos muitas coisas mais importante ( e muitas lições de casa) a fazer para só depois, num patamar mais evoluido, avaliarmos se isso de fato vale a pena, ou se é melhor propor uma Nova ONU.

    2. John Galt

      Não acho que o Brasil mereça uma posição permanente no CS Loriaga. Mas isso não é uma questão de pensar pequeno. É uma questão de bom senso. O Brasil não resolveu questões básicas internas e ainda tem instituições ainda muito obscuras e corruptas (em grau maior do que o que se observa nos desenvolvidos). Resolver isso involve massivos investimentos e um assento perm. no CS "roubaria" muitos recursos. Como os recursos são limitados, melhor que escolhamos desenvolverse pra deopis pleitear o CS

  24. Giu

    Digam o que quiserem as viúvas chorosas,mas o grande estadista Luiz Inácio Lula Da Silva,colocou o Brasil na pauta mundial,e se hoje o desprestigiado presidente americano toma a aniciativa de visitar o Brasil antes mesmo da presidenta Dilma faze-lo, é prova inequívoca da eficiente política externa impementada por Lula. Viva o novo Brasil.

    Responda
  25. Dagno Ribeiro

    O Clovis tá resentido!Suas prerorgativas sempre são melhores que a opinião!É da linha: Brasil-Irã-Cuba-Honduras e o que mais houver de atrasado!De vez enquanto quer enganar, saindo como democrata!Um vexame!Uma pergunta me incomoda: A Folha de São Paulo, como editora, tem uma linha  politica verdadeira em defesa da democracia?Pergunto de novo: Os comentários do Sr Clovis Rossi refletem o ponto de vista desse jornal?

    Responda
  26. Astroinpe

    Ah, tá legal... o Brasil vai ganhar sua vaga por mérito... Eu acredito em papai Noel! O CS da ONU foi formado após a Segunda Guerra e representa politicamente os vencedores daquele conflito. Se fosse por mérito, a Alemanha já estaria há muito tempo no CS. O Brasil não fará parte de nada porque ele não é importante para os EUA (exceto pelo petróleo e submissão política).

    Responda
  27. luis

    É dificil tomar assento no CS da ONU sem que os atuais detentores permitam. Agora, não tem sentido fazer parte por fazer. Nosso governo, diferentemente do que diz o autor da matéria, não tem nada haver com a forma como FH via e vê as relações internacionais. É bom para o mundo, se quisermos que existam organismos multilaterais de verdade, que os países tenham suas próprias posições. Ao contraário do que muitos dizem, as ações do governo Lula não são fiascos, são sim visões diferentes

    Responda
  28. Edula

    NÃO VI COMPLEXO DE VIRA LATA NESTA VISITA E SIM UMA TENTATIVA GRANDE DO GOVERNO, MÍDIA E POVO DE RESGATAR DETERMINADAS BESTEIRAS "ESQUERDISTAS" (ASSIM MESMO COM ASPAS, POIS NÃO É UMA POSIÇÃO AUTENTICAMENTE ESQUERDISTA) DE DEFESA DE DITADORES PELO MUNDO AFORA DE LULA. DE FATO SÓ NÓS PODEMOS NOS ERGUER (E FALTA BASTANTE) À CONDIÇÃO DE POTÊNCIA MUNDIAL ECONÔMICA, SOCIAL E POLÍTICA, MAS PARA ISSO GOVERNOS PRECISAM PARAR DE NOMEAR CUPINCHADA PARA SE MANTER NO PODER E INVESTIR NO DESENVOLVIMENTO.

    Responda
  29. Swamy

    É incrível como as pessoas não compreendem um texto. Rossi faz uma crítica pertinente principalmente à imprensa, reconhecendo o valor de FHC e, principalmente, de Lula na colocação do Brasil como interlocutor de peso nas questões internacionais. Lula talvez tenha sido o Presidente de maior visibildiade internacional. O Brasil, com ele, deixou de ser um "recebedor" de verbas (como o próprio Obama falou em relações ao FMI) para ser um forte ator no cenário global. E olha que nem falava inglês.

    Responda
  30. Roberto Dimitrio

    "Estados Unidos, a única superpotência depois do fim da URSS" Quando foi a última vez que o Sr leu algo a respeito de história, geopolítica e economia? Em 1990? Em que mundo o Sr vive?

    Responda
    1. Caio Márcio Rodrigues

      O cara é muito ruizinho, Sr. Lui.. Acho que o Sr. Rober... é daquêles que nem aprenderam inglês para não dar chance de "se contaminarem" com a mentalidade avançada dos nossos amigos do Norte.

    2. Luiz Rodrigues

      Acho que Rossi tem razão. Superpotencia pode ser em poder economico ou poder militar. França ou UK tem poder militar para vencer SOZINHA? Não, nem nas Malvinas onde os EUA deram uma mãozinha para UK. França, nem se diga. Não ganharam nem na Argélia. Economicamente , onde estão França e UK? Segundo está China, seguida do Japão. Poder militar para se impor, SOZINHO,hoje, só os EUA. A China está se aproximando, mas na filosofia do Sun Tzu!!!. /p

    3. Roberto Dimitrio

      E o pior é que é um jornalista dito entendido da área.

  31. Brasil para Todos

    Todo mundo agora virou analista de relações internacionais. Não precisamos mais dos altamente preparados embaixadores e técnicos do Itamaraty. Não precisa ser expert no assunto que a política internacional de Lula estava voltada em apoiar as nações que não se alinhavam com USA ou excludentes pelo dito "Ocidente". Quem disse que todo mundo tem que apoiar os USA em tudo? As nações são soberanas e independentes, logo elas quem decidem o destino de seus povos.

    Responda
  32. Schultz

    Depois de ler tanta opinião e comentarios idi-otas sobre o assento permanente do Brasil no Conselho de Segurança da ONU, faço as seguintes perguntas aos jornalistas e demais istas da Fôya: Por acaso só os EUA votam na composição e modificação de tal conselho? Os demais paises como Inglaterra, França e etc são apenas decorativos? se assim for é melhor não participar desse influente conselho de uma nota só.

    Responda
    1. John Galt

      Meu amigo UK, França, Russia e EUA nunca vão dar assento permanente pra um país corrupto e desonesto e sem qualquer tradição intelectual. Não adianta querer posar de importante por que tem carrão (PIB grande), mal vestido, burro e sem classe não tem chance. 

    2. Marcelo Silvestre

      Matou a pau. Disse tudo. A China ou a Rússia podem ajudar muito mais o Brasil do que os EUA. Qualquer país com poder de veto pode paralizar o CS permanentemente por enquanto não houver uma reforma. O caminho é esse, de veto a tudo que for discutido por enquanto esse conselho de uma nota só não for modificado.

  33. Marcelo Silvestre

    O país que mais arrota bravatas e mais sustenta posições polêmicas é o próprio EUA. O mundo todo questiona suas ações, muitas feitas aos arrepios da ONU. Assim como os EUA nunca foram (e nunca serão) expulsos do CS por causa disso, também não são as posições polêmicas do Brasil que impedirão uma vaga no CS. O que nos dará a vaga é a nossa economia e nossa posição estratégica. Não nossas opiniões. Mas tem gente que tem "medinho" do que os EUA podem achar do que a gente pensa...

    Responda
  34. Caio Márcio Rodrigues

    Concordo com muito da coluna de hoje, máxime "O Brasil vai (ou não) ser membro , pelo que é, principalmente, e também pelo que faz (ou deixa de fazer).". Mas em 3 afirmações eu poria um bemol: 1. "...o Brasil é candidato mais que natural". Isso é um postulado, revelação divina, ou wishful thinking? 2. "É a maior democracia do hemisfério": só se for em população, não pela qualidade; 3. "zona de paz, não tem conflito com vizinhos nem problemas étnicos, religiosos etc." é só uma visão cândida!

    Responda
    1. Luiz Rodrigues

      Austrália e Nova Zelândia estão no hemisfério sul, lembrem-se!

    2. Marcelo Silvestre

      1- É a realidade mesmo. 2- mostre um país mais democrático no hemisfério sul. 3- Se comparado ao resto do mundo a América do Sul é uma ilha de tranquilidade.

  35. Edvaldo

    Com os celerados de plantão no Planalto e no Itamarati, é melhor esperar mais um pouco. Deus nos livre de ver o Celso Amorim, o Marco Aurélio Garcia ou quem sabe o Emir Sader, arrotando suas bravatas no CS da ONU.

    Responda
    1. Marcelo Silvestre

      Tem gente que morre de medo do Brasil dizer o que pensa pq podemos desagradar os EUA. Mas o que nos dará alguma vaga é a nossa independência, nossa economia, nossa posição estratégica. Se apoio ao Irã, o caso Battisti ou ser contra o golpe em Honduras fosse motivo para se perder vaga no CS a China não estaria lá... E os EUA também não, já que apoiaram uma ditadura sanguinária no Egito por mais de 30 anos!

  36. Edvaldo

    O complexo de vira-lata é alimentado justamente por quem? Pela militância de esquerda infiltrada na imprensa e por aqueles partidos na ânsia de manterem um estado de ânimo permanente nos incautos, geralmente no afã de esconder sua incompetência e seus atos de corrupçaõ. O que se podeia esperar de um Celso Amorim, um Marco Aurélio Garcia ou quem sabe um Emir Sader, sentado no CS da ONU, representando a Dilma ou o Lula e seus asseclas? Muita bravata e muita meleca. É melhor ficar como está. /

    Responda
    1. Marcelo Silvestre

      O complexo de vira-latas é alimentado pelos que acham, como você, que o Brasil deveria pedir autorização pros EUA antes de dizer qualquer coisa. É essa direita retrógrada que não sabe o que é pensar por si só. Aliás, vc pediu autorização pro consulado americano antes de postar seu comentário?

  37. ironman

    Os contra tudo de sempre após o DL (Depois de Lula), são contraditórios em todas as vezes que se manifestam, esqueceram que o grande Presidente Lula é que colocou o Gigante Adormecido no concerto das Nações, e hoje o Brasil é visto com outros olhos pelo mundo todo, visto no bom sentido vamos explicar senão vão deturpar. Esqueceram quando o presidente deles fhc, só sorria para os brothers e aceitava a politica imposta pelo FMI, toda vez que aquele pessoal vinha aqui, era uma vergonha nacional

    Responda
  38. Marcelo Silvestre

    Para os que não entenderam: o Clóvis falou do complexo de vira-latas da cobertura da imprensa, não do governo. Quem viu o discurso da Dilma notou os diversos puxões de orelha nos EUA, ali não teve submissão alguma. Mas a imprensa estava eufórica com cada palavra do Obama.

    Responda
  39. popoio

    Esse jornalista é uma piada. Será mesmo que está de acordo com a desastrosa política externa do ex-presidente Lula? Irã, Honduras etc. Política externa totalmente partidária devotada a amigos e não ao Estado.

    Responda
    1. Hans Malkovic

      Marcelo, em que sentido o Basttidi é "aliado" do Brasil? A política externa é sim voltada para aliados, quando é profissional... agora nossa política externa foi extremamente amadora no governo lula.

    2. Marcelo Silvestre

      Política externa voltada aos aliados, não existem "amigos" entre nações. O Brasil volta sua política externa aos seus aliados enquanto os EUA voltam a política externa deles aos aliados deles. Ou alguém viu algum bombardeio na Arábia Saudita???

  40. Luiz Henrique

    A unica bobagem q o BR poderia fazer é seu povo votar num candidato q representa os reacionarios intolerantes q desgovernaram o pais por decadas e so conseguiram aumentar a miseria. É so continuar votando na nova democracia popular republicana q a vaga no CS, bem como o caminho p o 1 mundo estao garantidos. Destaco q essa mudanca no relacionamento entre BR e EUA se deu face o trabalho de Lula, q enfrentou os poderosos e deu o 1 passo p nossa independencia internacional. parabens Lula!

    Responda
  41. ironman

    meu caro jornalista, se a união soviética, não tivesse rivalizado com os steites, a maior parte do planeta já estaria como alguns estão em guantânamo, e voce talvez, não tivesse opórtunidade de falar como fala, pois estaria monitarado pelo grande irmão. se não houver equilibrio entre as nações, fatalmente a mais forte escr@vi.za.rá a mais fraca, isto é próprio do ser humano. exemplos a gente tem até nas familias, aquele mais bem sucedido por conseguinte mais forte, é visto com outros olhos.

    Responda
  42. Marcelo Silvestre

    O Clóvis é, com certeza, o melhor colunista daqui, e o mais imparcial. Tem gente que morre de medo do Brasil dizer o que pensa pq podemos desagradar os EUA. Mas o que nos dará alguma vaga é a nossa independência, nossa economia, nossa posição estratégica. Se apoio ao Irã, o caso Battisti ou ser contra o golpe em Honduras fosse motivo para se perder vaga no CS a China não estaria lá... E os EUA também não, já que apoiaram uma ditadura no Egito por mais de 30 anos. Quem pode, manda. E n

    Responda
  43. Adolfo Vollig Von Schutz

    Somos sim.... principalmente na era Lulllla

    Responda
  44. Paulo

    Vou levar para o lado da ironia, o comentário de Clovis Rossi sobre Lula ter contribuído com a imagem do Brasil no exterior. Castro, Ahmadinejad e as trapalhadas no mundo árabe que o digam.

    Responda
    1. Marcelo Silvestre

      As "trapalhadas" no mundo Árabe foram seguidas agora pelo CS. O que os EUA fizeram com o Irã? NADA! As sanções resultaram em algo? NÃO. No fim das contas, o Brasil estava certo. O CS continua negociando com o Irã até hoje! Seria melhor terem deixado o Brasil à frente das negociações. Talvez hoje já teríamos uma definição dessa situação.

  45. eduardo jonet

    É verdade... mas não como a Mãe Dinah ( Clovis Rossi ) imagina... teremos uma cadeira no CS da Onu, com gente séria no poder, lulanóquio foi um desastre.

    Responda
  46. Ardrak kak

    Imaginem... SOMOS VIRA LATAS ... mas tb lalaulula só fez bobagens .

    Responda
  47. Eliomar Leal

    Melhor que venha por decorrencia, como sugere o articulista, e o que o país continue com seu tradicional pragamatismo diplomático. Considero o melhor caminho.

    Responda
  48. Paulo

    Por quê toda vez que um governante visita esta republiqueta, é levado pra fazer tour em favela e assistir dança da capoeira? Assim o complexo de vira-lata se eterniza.

    Responda
  49. Krüger

    Clovis, vc tirou as palavras da minha boca! Um país nunca será membro permanente de nada enquanto se referenciar em outro para tomar posições (para ser contra ou a favor).

    Responda
  50. zezinho

    Vaga no conselho é para quem tem coragem de tomar decisões, sejam positivas ou negativas, do ponto de vista universal e não ficar em cima do muro. A china tem suas razões para não ser a favor da travada no Kaddafi, pois lá também eles agem da mesma forma, é só o povo reinvindicar seus direitos que a repressão aparece!

    Responda
    1. Marcelo Silvestre

      E a Alemanha?