Comentários para:

A volta do vira-lata

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. valdir carlini

    voces querem ver o Brasil na ONU com esses politicos e essas politicas que temos para que?passarmos vergonha,todos sabem que o Brasil e o melhor e maior país do mundo mas todos não fazem e não querem as mudanças o dia que mudarmos essas politicas e essas leis talvez estaremos lá mas não como só como um representante mas como lider mundial igual é o EUA mas para isso preciso ter raça orgulhar-se da nossa raça e não ficar aceitando as migalhas dos trilhões que o povo dá para 2000 mil pessoas s

    Responda
  2. Jânio Cruz

    Clóvis, como tú és contraditório. Em que momento surgiu ou aflorou o complexo de "vira-lata". Se em algum momento você viu isso, conte para nós. Pois não claro na sua coluna (colonista), não está nos discursos do Obama, no desempenho sócio-econômico do Brasil e nem em nenhum momento da cobertura da visita do presidente. Talvez é por isso que a foia lhe cede (desperdiça) este espaço. Para desinformar, lógico...

    Responda
  3. Catão

        Está faltando digressão histórica para explicar por que os EEUU são uma superpotência e por que detem maior peso nas decisões sobre a reforma do CS.     Por que não falar do peso da contribuição financeira dos americanos nos organismos multilaterais? Patrioterismos a parte, ainda falta muito para o Governo brasileiro entender que não adianta distribuir o dinheiro - dos nordestinos - do SUS - dos professores e das catástrofes naturais para comprar o voto dos

    Responda
  4. Esperança

    Achei muito sábia Dilma Rousseff pemitir o coitado moribundo zumblí FHC, rejeitado por todos os presente, foi um comedial fiasco ver mané vira-lata-descalçado, figurar entre a lista de convidados na visita do presidente norteamericano, ocasião onde comediantemente, notou-se o bajulador dos gringos desnorteados completamente deslocado na busca de lamber as bodas de qualquer um que desviava o lhar dele!

    Responda
  5. kimbo

    Sabe o que a India tem e o Brasil não, e é fundamental para o tão almejado assento?A bomba Clóvis, a Bomba!!!O resto é conversa para boi(ou asno) dormir!!

    Responda
    1. Ed bar

      Pode ser... tb.

  6. toni carvalho

    NENHUM JORNALISTA DISCORREU SOBRE UMA DÚVIDA PRINCIPAL SOBRE ESTE ASSUNTO : QUAL A VANTAGEM DE SER DO CONSELHO DE SEGURANÇA ? QUAL A DESVANTAGEM ? ANALISAR OS PROS E CONTRAS . SERÁ QUE NINGUÉM SE PREOCUPA COM ISSO ????

    Responda
    1. Marco Silva

      Ter poder de veto sobre quaisquer assuntos relacionados a segurança (invasões de países, envio dos capacetes azuis, voto de moção contra algum governo, etc.) do planeta. Também é verdade que tudo isso é perfumaria do que algo de concreto na prática, mas serviria para aumentar o status do país nos fóruns internacionais.

  7. Hugo Benck

    O Brasil não tem a mesma importância geopolítica da Índia para os EUA. A Índia serviria para conter a influência chinesa por aqueles lados de lá, enquanto o Brasil se situa no quintal norte-americano e além disso, o Brasil ultimamente tem se mostrado um servo prá lá de rebelde, para os padrões yankees.

    Responda
  8. Ed Bar .

    A volta do vira lata... é verdade !!! LULLA acabou com a possibilidade de conseguirmos alguma coisa na ONU !!! Honduras um fiasco, Irã...sem comentários e Cuba então...meu Deus... Agimos como vira latas .

    Responda
    1. jomar vasconcelos

      É de bar demais. Não tá conseguindo coordenar as idéias. Releia o texto depois da ressaca.

    2. Marcelo Silvestre

      Tem gente que morre de medo do Brasil dizer o que pensa pq podemos desagradar os EUA. Mas o que nos dará alguma vaga é a nossa independência, nossa economia, nossa posição estratégica. Se apoio ao Irã, o caso Battisti ou ser contra o golpe em Honduras fosse motivo para se perder vaga no CS a China não estaria lá... E os EUA também não, já que apoiaram uma ditadura no Egito por mais de 30 anos.

    3. Fidel

      A contribição de Lula - concordo com o jornalista - foi muito mais significativa na construção de uma visão melhor do Brasil no exterior, do que de outros presidentes!

  9. du

    Para quê o Brasil quer uma vaga no CS se quando perguntado sobre as ações na Líbia, se absteve, queremos permanentemente nos abster das decisões?

    Responda
    1. Caio Márcio Rodrigues

      Porque a mentalidade do brasileiro no govêrno é muito rasteira e desfocada no que interessa. Afinal, temos muito a fazer aqui mesmo por uns 30 anos, pelo menos. Porque se meter com segurança mundial se nem BOMBAS ATÔMICAS E DE HIDROGÊNIO temos? Nem navios, subs ou aviões bombardeiros supersônicos? Segurança requer fôrça e atualmente o brasileiro na política e no funcionalismo não entende de engenharia o suficiente para pensar em armas defensivas ou táticas. E ainda mais: atrapalham os milita

    2. claudio isola

      Como vcs cansam com essa historia de abstenção!!!China e Russia, alem da Açemanha e India tambem se abstiveram e vcs, falam o que? Eles se abstiveram por que, assim como o Brasil, sabiam que essa historia de exclusão aérea era uma mentira! Não se faz exclusão aérea arremessando misseis para dentro do pais e matando inocentes. Portanto, reunam-se com o seu candidato frustrado e vão dançar o vira.....

  10. Tejada

    Se com totas as bobagens e asneiras que o ex-prizidenti fez não conseguiram impedir o Brasil de ter sua vaga no conselho, acho que nada mais impedirá. Agora, que foi uma delícia o FHC estar na recepção do Obama e o ex-prizidenti não, isto foi.

    Responda
    1. Lex

      Sonegador de impostos, isto sim!

    2. Marcelo Silvestre

      A delícia mesmo foi ver a Dilma recebendo o Obama, não o Serra... Lula não foi justamente para deixar a Dilma brilhar. E brilhou, hein? Tá com tudo!

  11. gugu

    É interessante o comentário desse  Senhor. Antes metia o páu no Lula, agora o elogia. Referiu-se ao complexo de vira-latas, lançados nos anos 50 por Nelson Rodrigues, a respeito do futebol. Será que ele não ouviu o Discurso de nossa Presidente, cobrando uma relação mais igual? É lógico que ser do Conselho de uma ONU é importante.Mas do jeito que ela anda é melhor ficar de fora .Acho que tá na hora dele se aposentar e escrever suas memórias

    Responda
  12. carlos

    Comentário do colunista: "O Brasil vai (ou não) ser membro do CS da ONU, o coração do sistema Nações Unidas, pelo que é, principalmente, e também pelo que faz (ou deixa de fazer). Não pelo que diga Obama." É verdade. Mas, ultimamente, o Brasil só fez besteira, como bajular Chavez, Ahmadinejad, Moralez, Cesare Batisti! Assim fica difícil!

    Responda
    1. Marcelo Silvestre

      Se isso quisesse dizer alguma coisa, os EUA seriam expulsos do CS, já que apoiaram ditadores no Oriente Médio por mais de 30 anos... Nenhuma dessas questões têm relevância. O que importa é o nosso tamanho, nosso poder econômico, nossa posição estratégica.

    2. Carlos

      Talvez voltar a bajular os EUA, com déficit e tudo mais, dê resultado. Bah, quanta asneira! Vá, Dilma, atrás do prejuízo na China, na UE e arranque acordos favoráveis ao nosso país. Isso é o q importa, o resto é perfumaria pra dar emprego e assunto em jornais.