Comentários para:

O 'apreço' de Obama

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. King Simao

    Novos ares na política brasileira http://blogs .estadao.com.br/link/a-volta-d os-piratas/

    Responda
  2. Ales Hanak

    Na minha opinião, os EUA irão ocupar um papel de coadjuvante no século XXI. A China se tornará a grande potência do mundo. O Brasil será mero fornecedor de matérias-primas. A Europa mero comprador de produtos básicos e o Japão vendedor de tecnologias.

    Responda
  3. Jorge

    Gostei do texto, mas ficar também só escrevendo superficialmente é pouco né dona Eliane. Seja mais contundente senhora. Vejo com enorme otimismo a relação com a China e com EUA. Eles têm grana pra tirar o petróleo do pré-sal e nós não. Então vamos às parcerias, pois o que importa mesmo é saber como vamos usar o dinheiro da venda deste óleo pra um dia deixarmos de ser apenas vendedores de matéria prima.

    Responda
  4. rique

    Obama representa tudo de ruim para qualquer país , sem dizer que esta se mostrando incompetente na administração yanke , é um lixo só bajulado pela midia servil , mais nada.

    Responda
  5. Marcelo Silvestre

    O CS só será reformado em último caso. Os EUA só aceitarão uma reforma quando não tiverem mais como suportar a pressão. O Brasil hoje é a 7a economia do mundo. Quando formos a 5a ou a 4a é que eles sentirão a pressão de verdade, uma vez que o Brasil poderá retaliar favorecendo outros parceiros econômicos (como a China), deixando-os para segundo plano.

    Responda
  6. AlvaroTadeu

    O Ridículo é uma arte sem limites. Queriam porque queriam que Obama discursasse na Cinelândia, para o povo (???). Nem um terço dos alunos da Cultura Inglesa compareceria. Depois, para evitar o vexame, transferiram para o Teatro Municipal. Um monte de basbaques foram ouvir o trololó obanístico, há tolos às pencas em qualquer lugar do país. Ministros brasileiros foram revistados pelos agentes dos EUA em plena Brasília, isso foi pior do que o Celso Lafer tirando os sapatos em Miami e NY.Vade re

    Responda
  7. marcos

    Atualmente o Brasil tem participado como gente grande em grandes assuntos e isso é mais frequente vamos aguardar mais um pouco já está mais perto do que longe.,é só uma questão de exercicio.

    Responda
  8. arthur miranda

    O que interessa é a bomba. Temos que caminhar rapidamente para produzir as nossas. E não me venham com esse papo que devemos gastar em outros campos, porque podemos fazer tudo ao mesmo tempo. O Irã já está nos passando a tecnologia de mísseis balísticos. Faltam só as ogivas. Aí quero ver se Obama ou algum outro bobo qualquer vai nos impedir de chegar lá. Ah, já ia esquecendo: O bama não manda nada nos EUA....é um mero refém de um Congresso altamente conservador ( o pior da História americana

    Responda
  9. cuti

    A visita do presidente tem a sua importância para o pais sim é claro. Mas de concreto ficou apenas acordos bilaterais que serão emprementadas a médio prazo. Creio que se a presidente Dilma usar a estratégia correta poderá conseguir frutos desses acordos. Agora a turma do PSDB e FHC como Neoliberais que são ficaram encantados e gostariam que o Brasil fizesse a maior parte dos negócios com os EUA. Mas todos nós sabemos do protecionismo norte americano. O Lula fez a política certa em diversific

    Responda
  10. Luiz Henrique

    O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

  11. Luiz Henrique

    Nao foi dessa vez q os EUA apoiou a reforma do CS da ONU, paciencia, estamos trabalhando p isso e um dia chegaremos lá. P mim o mais importante foi q os 2 presidentes abriram varios foruns bilaterais p iniciar as discussoes sobre varios assuntos de interesse bilateral como petroleo, comercio, economia, investimentos, infraestrutura, entre outros, sera um dialogo franco e equilibrado, como nunca antes na historia desse pais.

    Responda
    1. Midas

      Luiz, sua esperança é bonita, mas ingênua. sem arsenal nuclear, sem acento no CS. Simples assim.

  12. Fábio Rogério

    Cara Eliane: 1- O CS da ONU tem um proposito MILITAR. Portanto, só poderiam entrar lá países influentes militarmente no mundo. E cadeira permanente só é para as POTENCIAS MILITARES, não importa de que lado esteja na politica externa. 2- A China se em 1950 era um caos. Hoje é uma potencia economica. Eles tiveram entao que recorrer ao seu MERCADO INERNO pra vender seus produtos. Pois antes das quinquilharias entrarem aqui, já eram consumidas lá mto antes.

    Responda
    1. von kaio

      Ótica controversa,o melnor entendimento seria o contrario,apenas agora os chineses começam a tentar consumir.

    2. rosalves

      Ou seja, o Brasil estaria pedindo o que não é para seu bico mesmo. E se for para votar a favor das ditaduras cmpanherias, deveria até ficar de fora do rodízio para as vagas não permanentes.

  13. OSSAMI SAKAMORI

    Eliane, Você tem toda razão. O que o Obama prometeu é que na reformulação do Conselho de Segurança, vai ouvir o Brasil. Isto está longe da promessa de um assento como membro permanente daquele Conselho. Enquanto estivermos votando a favor da Líbia, do Cuba, do Irã, da Venezuela, Obama não vai indicar o Brasil em assento nenhum. Vai ficar no banco de espera.

    Responda
    1. Marcelo Silvestre

      Se apoiar ditador significasse alguma coisa pro CS os EUA já tinham sido expulsos... Afinal, quem apoiou o Mubarak por 20 anos e ainda apóia a Arábia Saudita? Iêmen? Bahrein? A lista é enorme...

    2. Krüger

      Acho que enquanto votarmos pensando no que os outros membros permanentes vão pensar, não merecemos entrar no CS. Melhor, pois não temos competência mesmo! Vá a qualquer quartel do exército e compare as condições lá com as nos outros paises. Para imitar outro país, por que não imitarmos a Costa Rica que aboliu o exército? Além de melhorar a segurança institucional e prevenção contra golpes de estado.

    3. rosalves

      Lembrando: o ataque ao Iraque foi feito à reveia da ONU. Se for para apoiar apedrejamentos, coisa que não destroi, mas preserva a familia, então pode?

    4. Luiz Henrique

      Se for p apoiar a guerra, se for p apoiar a destruicao das familias, se for p apoiar coisas parecidas com o q ocorre no Iraque, no Afeganistao e em guantanamo, é melhor nao fazer parte do CS da ONU. Diferente do passado recente quando os intolerantes conservadores neo liberais fundamentalistas nos desgovernavam, o BR de hj tem personalidade e obedece a CF/88 sendo contrario a todas as guerras, entendendo q a melhor via é a diplomatica. Sorte q serra nao ganhou, senao estariamos enviando trap