Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Ted

    Imigrante ilegal na Espanha ( deportacao = OK)

    Responda
  2. Gustavo Fuentes

    (...) que correm muito acima do limite da velocidade permitida, expondo o passageiro a um maior risco de acidentes. A Espanha precisa reciclar todo o pessoal que atende o público. Dar-lhes noções básicas de bom atendimento. Nisso, eles têm muito a aprender com o sistema americano de atenção ao cliente, como é o hábito no Brasil: ser bem atendido. Na Catalunha, se você não fala a horrível língua catalã, é mal atendido. Raros são os lugares na Espanha onde se encontra um sorriso aberto, simpát

    Responda
    1. Clone de mim mesmo .

      O quê o erário espanhol tem a ver com isso? Tudo ou Nada?Sr. Gustavo, Existem várias nuances, em todos os setores que mencionaste em seus comentários, em nosso "continental" Brasil.Gostei do recurso ao uso dos termos "na imensa maioria" (2x), "raros", "exceções", "alguns que"...principalmente o "alguns", muito exato! E foram dez anos, então,Seja mais, mas bem mais, específico, por gentileza.

  3. Gustavo Fuentes

    (...) é muito diferente do brasileiro no quesito simpatia. O povo é extremamente cético, sobretudo com relação ao estrangeiro, e não há cordialidade. Muitos sequer saúdam o estrangeiro. Claro que há excessões, mas a regra é esta. Em tempos de crise, qualquer forasteiro é visto como potencial rival na luta por um emprego. Com isso, aumenta-se a repulsa e a rejeição aos que vêm de fora. Taxistas que cobram absurdos por uma simples corrida e que não dão uma palavra com o passageiro, alguns que(

    Responda
  4. Gustavo Fuentes

    (...) A imensa maioria dos hotéis sequer oferecem café-da-manhã e quando o fazem é de uma mesquinhez tremenda: um croissant, um café com leite e pouco mais, desde que se pague por isso. Para turismo de sol e praia, é muito melhor ficar no Brasil onde, além de ser bem tratado, as praias e a comida são muito melhores. Acho que a Espanha tem a oferecer o aspecto cultural, de museus excelentes como o Prado, o Reina Sofia e o Thyssen, em Madri, entre outros. Àparte disso, o espanhol é muito (...)

    Responda
  5. Gustavo Fuentes

    É fácil sair pelo mundo afora, às custas do erário espanhol, para afirmar que a Espanha é um ótimo destino e que os brasileiros são turistas "apreciados" nesse país. Tendo morado na Espanha por quase 10 anos, afirmo com conhecimento de causa que a gastronomia espanhola não chega aos pés da portuguesa ou da italiana. Come-se bem na Espanha desde que se pague o alto preço dos restaurantes de design e de chefes estrelados. Na imensa maioria dos lugares, é-se mal atendido e paga-se caro. (...)

    Responda
  6. Rodrigo Rique

    Eu que não vou em um lugar que posso ser discriminado por minha nacionalidade. A Espanha criou uma má fama que vai levar muito tempo para ser desfeita. Pessoas com tudo em ordem (dinheiro, hotel, passagem de volta, inscrição em congresso) foram trancadas numa sala sem ter a chance de se explicar, sem comunicação, sem agua e sem comida.Nunca li nada sobre isso em outros lugares.Sempre que entrei em Londres fui muito bem tratado. Já tive a mala revistada, mas com muita cordialidade e educação

    Responda
  7. Clone de mim mesmo .

    Jamyson, Bem observado, em São Paulo existe um consulado neste novo endereço: Avenida Brasil, 948 - Jardim América, São Paulo, 04877-110 (11) 3085-9914 

    Responda
  8. Clone de mim mesmo .

    Sr. Belchior Costa, O quê o Sr. quis dizer com "b...."? Beleza? Explique melhor sua opinião,já que a expôs.Desculpe minha imensa ignorância a respeito de adjetivos com quatro pontinhos, etc -não me alongarei- pois não a entendi! Justifique-se para leitores iguais a mim, que não compreendem certas "coisas" postadas por - nisto estou seguro - sapientíssimos comentaristas, que aparecem postando genialidades aqui. Interessou-me seu comentário, sabendo que o respeito s

    Responda
  9. Jamyson Araujo

    Correção: Embaixada da Espanha é em Brasília. Em São Paulo deve existir um Consulado.

    Responda
  10. Zé Povão

    Esse povo que vai para essa b.... chamada espanha, são igual a mulher de malandro, quanto mais apanha, mais gosta. vade retro.

    Responda
  11. Daniel Salles

    Sim, o aeroporto de Barajas-Madri tem uma imigração não muito simpática aos brasileiros, mas isso ocorre também em outros pontos de entrada da zona Schengen (por ex. Londres). É uma culpa tanto de uma minoria de brasileiros (garotas de programa e afins) e da polícia de imigração espanhola, que exagera na dose.

    Responda
    1. Jorge Carmo

      As autoridades de imigração de muitos países são hostis a brasileiros de qualquer tipo. Após alguns dias, percebe-se o perfil dos brasileiros que ali vivem, e  como conseguiram entrar. Andam aos bandos, falando português errado e palavrões inclusive na língua do país receptor, arrastam pés, gingam, gritam... Mesmo assim, os oficiais deveriam saber discernir sobre os níveis de diferentes pessoas numa simples entrevista. Mas não, vêem um passaporte brasileiro e ficam logo enrubescidos.

  12. LuisInacioparaCuritiba

    Os Brasileiros de bem devem procurar outros destinos que não a ESPANHA para suas viagens pois são muito mal tratados ao chegar ao aeroporto de MADRID !!

    Responda
  13. jose carlos tristao

    concordo plenamente ,pois e verdade espaha ten um sul maravilhoso na costa do sol ,lindas praias mediterraneas andalusas .alen da generosidade do povo un forte atendimento medico e gosa tambem de uma segurança de norte a sul e leste a oeste do pais ,espanha e muito linda vale apena visitar .

    Responda
  14. Rodrigo Rique

    Ele esqueceu de falar dos vários brasileiros que foram mal tratados ao chegar na Espanha.Eu que não me arrisco de ir pra lá.

    Responda