Comentários para:

Uma defesa de Bolsonaro

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. onc

    A opinião deste jornalista é simplesmente deplorável !!!!!

    Responda
  2. Walter

    O deputado Bolsonaro cometeu um erro grave quando atacou Preta Gil ao responder sobre homossexualismo. Ele deveria ater-se apenas ao assunto sem agredir quem quer que seja. Por isso é criticado com veemência. Foi lembrada no episódio de agora  a desavença dele com a hoje ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário. Acho que ele não agrediu Maria do Rosário. A verdade é que a ministra defende menores que assassinam pessoas. Logo, "tá com peninha deles, pega pra ti".  &nbsp

    Responda
  3. Michelle B

    Porém, há opiniões que são crime, e o racismo é tipificado. Podemos exprimir o que quisermos, mas se cometemos um crime, como o racismo, há uma pena. Todos teos responsabilidades, um deputado federal deve ser um exemplo, um representante de uma parcela da sociedade e deve honrá-la. Não é o caso do cidadão. Pode alegar que foi um mal entendido, mas a fita tape é clara, a declaração não foi homofóbica, foi racista, e portanto, um crime. Quem viu o programa e não viu as "retratações" viu racismo.

    Responda
  4. Hélio Armonia

    "Não concordo com uma só palavra do que dizes, mas defenderei até a morte o direito que tens de dizê-la"...

    Responda
    1. Maurício Machado

      Se é ma/cho pra dizer o que quer, é ma/cho também para arcar com as consequencias do que diz, neste caso, dois cri/mes: racis/mo e homo/fobia. Deverá, com toda a ma/che/za que possui, responder por tais cri/mes. Liberdade de expressão pressupõe responsabilidade e respeito no uso deste direito.

  5. Eduardo Dayrell de A. Goulart

    Todos tem o direito da liberdade de expressão; de expressar inclusive a negação do direito da liberdade de expressão. Diga o que quiser, mas apresente bons argumentos e saiba raciocinar. É nesse ponto que reside o direito máximo da democracia, a atitude de discutir ideias e respeitá-las. Excelente texto!

    Responda
  6. MDunder

    De fato, Bolsonaro tem o direito de dizer o que pensa, até porque, se tem sido eleito deputado federal, representa a forma de pensar de seu eleitorado, em certa medida. Vale lembrar que o direito é universal: quem se ofendeu pode se manifestar. Entretanto, um Deputado Federal, especialmente um que faz parte da comissão de Direitos Humanos, deveria pensar na repercussão do que diz, como formador de opinião. O direito à expressão é tão importante quanto o dever moral de não incitar viol

    Responda
  7. ElianoDFs

    Você está errado, ao confundir agressão com liberdade de expressão. Comete o mesmo erro do deputado. Nota zero.

    Responda
  8. Bolívar

    Síntese é uma arte - dizer com poucas e certeiras palavras. Já a prolixidade (dizer pouco com muito palavreado), é como uma floresta intransponível, no popular: é dose para leão!  Na versão papel, o articulista teria de exercitar a síntese, para se enquadrar ao limite de espaço. Aqui, no mundo de bytes, ele deitou e rolou: se alongou tanto , a ponto de a leitura virar um teste de paciência daqueles! Mas, enfim, na liberdade de expressão, há lugar tanto para a síntese como para a prolix

    Responda
  9. devede

    É bem capaz de alguém ir para a rua reinvindicar punição para o deputado que simplesmente tem direito a opinar e quem rouba esse país (mensalão) ta ae com o processo correndo risco para ser prescrito, quanta hipocrisia!!!!

    Responda
  10. devede

    Querem a cabeça do deputado por dizer o que pensa e pelo que li ele interpretou errada a pergunta dtendo em vista que a mesma segunda a nota dele foi feita por computador, pelo que li. Agora pporque a sociedade quer a cabeça dele sendo que existe mil e um politicos que assalta os cofres públicos, mensaleiros da vida, e muito outros, esse governo que ae está é um assombro! A revolta da "sociedade" é tão grande que é capaz de uns e outros ir as ruas reinvindicar a cabeça dele e os

    Responda
  11. João Pedro Strabelli

    Vou repetir o que um aluno meu comentou dois anos atrás e que, de um certo modo, resume o que andei lendo aqui nos comentários: Homosse xual é igual onça, todo mundo diz que defende mas ninguém quer ter uma em casa. Homossexual é igual onça, opinião dos outros é igual onça, liberdade de opinião é igual onça

    Responda
  12. Robson Araujo

    assim mesmo pessoas irão discordar até pq nem todo mundo pensa igual.....acredito que todos temos vez nesse mundo, mas temos que ter calma e sabedoria, sei que é difícil conviver com o radicalismo e o preconceito de alguns ,mas pensem como vc se sentiria na pele do outro, se coloque no lugar do proximo......a Europa hj o homossexualismo é aceito, mas nem sempre foi assim......com calma td se resolverá........abraço a todos.

    Responda
  13. Robson Araujo

    Acredito q como td brasileiro o Bolsonaro n sonha em ter um filho homosexual! O Deputado Bolsonaro apenas disse o q pensa, n tenho nd contra os homosexuais mas temos q adimitir que ainda n é uma coisa normal, o novo sempre assusta, é difícil explicar p uma criança em formação de carater e personalidade q aqueles 2 homens ou aquelas 2 mulheres se beijando é normal, a criança gosta do novo, é curiosa por natureza, a sociedade ainda n está preparada p isso, mas com o tempo ficará, mas assim mes

    Responda
  14. diealberto

    Penso que hoje se blinda muito um grupo de pessoas que optaram pole comportamento gay, não se pode fazer piada, e nem falar o que pensa, pois já é motivo de grande alarde, gostaria de saber o por que disso tudo? Humanos todos somos, mas a homossexualidade não é da natureza humana, não existe um gene que diga que uma pessoa será g-a-y. Não defendo que se parta para a violencia, mas que seja respeitada a opinião de cada um.

    Responda
  15. LéoB

    Cumprimento pela leitura atenta, lúcida e imparcial.

    Responda
  16. Pearmi

    Infelizmente, a democracia e liberdade de expressão devem permitir que todos digam e pensem o que querem. Caso contrário, a democracia poderia se transformar numa ditadura da maioria. Devemos deixar os incoerentes dizerem o que pensam, caso contrário, não podereremos defender individualmente nossos pontos de vistas. Se a escravidão fosse ainda vigente - não podemos esquecer que ocorreu em período recente - e o estado criminalizasse quem defendesse a liberdade???

    Responda
  17. Zeca Pinto

    Sou favorável a liberdade de expressão. Cada um pode dizer o que quiser, mesmo sendo politicamente incorreto, como escreveu o articulista. Agora tem que arcar com as conseqüências, não adianta ir para grande mídia dizer que não entendeu a pergunta e tentar se desdizer, aí sim a emenda fica pior do que o soneto. Continuo afirmando que o Bolsonaro é um personagem, e a mídia caiu na armadilha.

    Responda
  18. jose mario bimbato

    Respeito e admiro o colunista Hélio Schwarzman. Naturalmente o uso da regência do verbo "gostar", como em "as opiniões que você não gosta", faz parte também da liberdade de expressão. Mas perginto: É preciso ser tão liberal com a gramática, quanto com a manifestação do pensamento? José Mário Bimbato

    Responda
  19. Andre Barbosa

    Homem e Mulher públicos, políticos devem ser aqueles mais bem informados ante a sociedade! Homem e Mulher políticos devem EXEMPLIFICAR! Concordem eles ou não com determinado assunto. Bolsonaro é inteligente. Bolsonaro tem a noção de que as palavras que partiram dele seriam interpretadas e seriam aprovadas por alguns e desaprovadas por outros. Faz parte da democracia, o peso da sociedade esmagar a torpe idéia de liberdade que temos do mundo!

    Responda
  20. Andre Barbosa

    O começo de tua reportagem mostra que você tenta desqualificar a importância do ocorrido! Até quando, nós, sociedade, vamos inverter situações, valores e menosprezar o valor das boas atitudes em valorizar as péssimas atitudes para as gerações que a cada ano aprendem corrupção moral e material?

    Responda
  21. Andre Barbosa

    Seu comentário: "surpreendeu-me o número de pessoas ...". Homem e Mulher públicos, políticos deve ser aquele mais bem informado ante a sociedade! Homem e Mulher políticos devem EXEMPLIFICAR! Concordem eles ou não com determinado assunto. Bolsonaro não é burro! Bolsonaro tem a noção de que as palavras que partiram dele seriam inter. regadas e seriam aprovadas por alguns e desaprovadas por outros.

    Responda
  22. AndreCosta

    Helio, parabens. Seus artigos como sempre sao intelgentes e bem articulados. Um po'co de cultura geral.   Sou Negro, nao concordo com o Bolsonaro, as defendo ateh a morte o seu direito de dize-lo.

    Responda
  23. Ferreira

    Embora repugnante a opinião do Bolsonaro, é preciso respeitar as diferenças, mas como respeitar as diferenças sem respeitar sua opinião?

    Responda
  24. Luciano Souza

    Por isso não temos um país melhor, porque as pessoas não respeitam as opiniões dos outros, queria também falar que nas declarações Bolsonaro, não incentivou a violência, mais uma vez repito "ELE DEFENDEU APENAS UM PONTO DE VISTA", tal ponto de vista seja particular dele, então POVO BRASILEIRO mais uma vez vamos respeitar os ideais de cada um e só assim construir um Brasil melhor para todos.

    Responda
    1. lambreta

      Caro Luciano, na verdade o digníssimo merecedor da liberdade de expressão, o Sr. Bolsonaro, com certeza não é de aceitar qualquer ofensa. Tenho certeza que se alguém chegar na frente daquele cidadão e dizer o que pensa dele, ele não vai levar como direito de expressão do portador e vai, com certeza absoluta, partir para a violência e para "p.orrada", que sempre foi o estilo dele.

  25. Luciano Souza

    Parabéns pelo texto Hélio. Pessoal temos que respeitar as opiniões, vale lembrar que Bolsonaro não é o único que pensa assim, A MAIORIA do congresso pensa do mesmo jeito só que não botam a cara pra bater, porque querem continuar no poder, longe de mim estar em defesa de A e B, quem sou eu pra julgar, tenho 2 tias lésbicas amo do mesmo jeito, embora seja contra, mas temos que aprender a respeitar, o que Ele fez não foi discrimação, simplesmente disse não aceitar se iss

    Responda
  26. toin

    Parabéns pelo belo texto que, ao lado do artigo no Noblat no O GLOBO do dia 4 são a esperança de que possa haver um dia debate político democrático no Brasil, povoado por medíocres, candidatos a ditadores e patrulheiros de toda espécie.

    Responda
  27. Anderson Gonçalves

    Então o Bolsonaro pode ter o direito de ser homofóbico, é isso? OK. Talvez ele não deva ser condenado pela resposta à Preta Gil. Mas o próprio Bolsonaro não é partidário da livre-expressão, e, se os deixarmos muito à vontade, ele e seus simpatizantes, logo teremos ataques à liberdade de expressão. E mesmo que o Bolsonaro não incite diretamente a violência, todos os que cometem ataques homofóbicos violentos são simpatizantes dele.

    Responda
  28. Carlos

    Sensatíssimo! Registro, contudo, assombro com a incapacidade de tantas pessoas em compreender sua defesa e opinião.

    Responda
    1. Fernando

      Fato, poucos perceberam uma pequena inconsistência no argumento. "A única situação em que o poder pode justificadamente ser exercido contra a vontade de qualquer membro de uma comunidade civilizada é para prevenir dano a outros", justamente o dano, historicamente observado, que a lei que criminaliza o racismo procura evitar. No mais, nenhum direito é absoluto, o limite é simples de perceber, é o direito do outro, e o nobre deputado o extrapolou.

  29. Oliveira

    No livro On Liberty (Sobre a Liberdade), John Stuart Mill lembra que ninguém pode estar completamente seguro sobre a infalibidade de suas próprias opiniões, nem mesma a maioria. Isso já seria motivo suficiente para que ocorra o livre debate entre opiniões divergentes. Até mesmo épocas históricas podem emitir opiniões falíveis, escreveu ele. Portanto, a falibilidade humana está no cerne da defesa da liberdade de expressão pregada pelo grande John Stuart Mill.

    Responda
  30. Glaucia Barros

    Não acredito que Bolsonaro seja uma pessoa ruim ,só um pouco lento das ideias.

    Responda
    1. Caconti

      De fato: pra ser ruim, ele precisa melhorar muito.

  31. Leonardo Uller

    Caro Hélio, É inegável que a liberdade de expressão é um direito muito mal interpretado na sociedade atual. Ouvir o que não nos agrada, ou o que não é "politicamente correto" é algo cada vez mais raro e que incomoda grandes setores da população. Porém a situação dos homossexuais no país é cada vez mais preocupante, ataques são frequentes e é exatamente esse contexto que torna as declarações do deputado Bolsonaro descabidas, por isso antes da liberdade de expressão que venha o b

    Responda
  32. Kyrie

    Ninguém questiona a imunidade parlamentar do deputado, mas esta imunidade não pode servir como escudo para o ataque a cidadãos comuns (como Pret.ta Gil, o tempo todo chamada de promískua e similares), contra Gilberto Gil, nem como forma de propalar a discriminação aos homossexuais, pois este tipo de discurso - na forma em que é feito - incentiva a violência. A imunidade parlamentar deve ser exercida de acordo com a Constiuição, que proíbe qualquer tipo de discriminação (incluindo gays).

    Responda
  33. Trunfim

    Uma defesa de Bolsonaro?. Tem tanta defesa de Bolsonaro pela internet e jornais. O interessante é que quase ninguém defende aqueles que um dia foram inegralistas, nazistas, etc. Há o respeito pelo grande intelectual. Mas com os casos de racismos fazem comparações absurdas e no mínimo escrevem que o racista tem liberdade de expressão.

    Responda
  34. Marcos Hortz

    Senhor jornalista, saiba que por ser um FORMADOR DE OPINIÕES você tem responsabilidades. E, essa responsabilidade também deve se extender para políticos. Semear o ódio para as massas de mentalidade fraca deve ser, SIM, punido.

    Responda
  35. Pólux

    "Mill, porém, tinha em mente perigos físicos muito concretos e não meras indignações e chiliques por parte de gente que se ofende com facilidade." É exatamente ai que está o problema. Não se trata apenas de "chiliques" de quem se ofende com facilidade, se trata de apologia a crimes de violência. A liberdade de expressão tem um limite, que é justamente a lei. Embora a homofobia ainda não seja classificada como crime, o racismo é.

    Responda
  36. M.V Valvemark

    Concordo plenamente com tudo que foi escrito pelo autor!! O debate franco é o melhor caminho para o consenso.

    Responda
    1. Kyrie

      Debate franco desde que em RESPEITO À CONSTITUIÇÃO, que proíbe quaisquer atos discriminatórios entre cidadãos do país...

  37. Carlos

    Cabe esclarecer entre o que se pensa de um indivíduo, dirigindo-se a este de forma grosseira, preconceituosa e discricionária, da formulação de uma opinião sobre um ato ou conduta da qual não comugamos. Ou seja, não posso discriminar um pobre, mas posso odiar a pobreza. Não posso desmerecer a opinião de um analfabeto mas tenho que ser intolerante com a ignorância. Agora, eu, por exemplo, não posso ser obrigado a que meu filho receba aulas de "kit promiscuidade educativa".

    Responda
  38. marcos

    hoje estamos em uma democracia onde tdos tem o direito garantido pela constituição federal de falar e assumir com responssabilidade ; agora aqui prá nós esse grupo do arco iris ja tá enchendo o saco da familia brasileira !

    Responda
    1. Fabrício

      Senti cheiro de uma noção limitada do conceito "família" Alguém assistiu a muitos comerciais de margarina...

  39. Luciene

    A sociedade parece concordar quando se trata de racismo e intolerância religiosa. Mas e quanto à homofobia?

    Responda
  40. Luciene

    Há uns 16 anos atrás, eu poderia concordar totalmente com você,articulista que respeito bastante. Entretanto, com o passar do tempo, percebique a freqüência dos "perigos físicos, muito concretos" aumentam coma intensidade dos discursos de ódio. Se a sociedade optar por protegê-los aoabrigo do direito constitucional à liberdade de expressão, isso não a exime decriar também dispositivos de proteção aos alvos desses discursos específicos.

    Responda
  41. divandreia maddalena

    qq um tem o direito de dizer o que pensa desde que isso não implique em demérito de outros. principalmente numa situação e numa época como a nossa. aliás, já está organizada manifestação de extrema direita em favor do deputado (leia-se neofascistas). a imensa distância que nos separa de um sociedade justa e tolerante não fica menor aceitando-se elegantemente (como seu texto) um argumento como o dele.

    Responda
  42. Arnon

    Odeio o Bolsonaro, mas ele somente expressou sua opinião.

    Responda
  43. claudinei

    O deputado tem todo o direito de usar da livre expressão para dizer o que quiser, assim como as pessoas que se sentem ofendidas também têm o mesmo direito e podem usar do caminho do judiciário para punirem o que consideram sendo ofensa. Livre expressão é para todos os lados ( e não só para o deputado) que deve arcar com as consequências jurídicas do que falou. Se o cabra é macho para falar o que pensa deve também ser macho suficiente para sustentar o que falou e arcar com as consequências.

    Responda
  44. Maurício Machado

    A Sociedade brasileira está doente e insana, até mesmo um jornalista que deveria usar de sua função para defender os direitos humanos, compactua com um cidadão que representa o que o Brasil tem de mais retrogrado, nojento e nefasto. Se vc desejava ter um pouco de ibope na rabeira do lixo humano chamado Bolsonaro vc conseguiu, agora sr. Hélio renuncie a demência e use seu conhecimento para construir,num futuro próximo, uma sociedade plural baseada no respeito às diferenças.

    Responda
  45. Elias Gasparini

    É bom ver que diante dos tsunamis da opinião pública que vai para um lado... vai para o outro... vai para cá e para lá, alguém consegue mostrar equilíbrio e independência de opinião.

    Responda
  46. Marc_O

    Engraçado, agora, descobriram até "fósseis de homem pre-histórico com caracteristicas homos-sex-uais"... isso é matéria de reportagem de hoje... vejam só... o que eu não entendo, é como um "monte de ossos" pode dizer se ele era homo-ss-exual ou não... para mim, isso significa apenas uma coisa... para justificar toda essa bandalheira, estão induzindo o povo a pensar, que ser gay é algo natural... desculpem, se você acha, problema seu, agora, dizer que o que você acha é certo... é outra

    Responda
    1. JohnnyBravo-QC

      Ta na moda ser g ay! nos homens  he teros, nos somos brutos, igno rantes, sem cultura e nem sensibilidade arti sitica. Resumidamente o coco do cavalo do bandido.

    2. Andre

      Caro Marc One .vc comenta uma reportagem que não leu.Pois la esta escrito que um homem foi enterrado com rituais e adereços usados em funerais de mulheres.E tal comportamento é visto até hoje na India.É assim que um monte de ossos diz que alguem foi homo.E tem outra coisa,a homossexualidade é observada na natureza,em todas as espécies de mamiferos e aves.Então a homossexualidade é algo natural . Se vc acha que não natural vc esta errado,pois eu provo que é natural .

  47. G SF

    E se eu declarasse diante de enorme audiência que acho promíscuo todo cidadão que não defe.que em sua cabeça e que deveríamos torturá-lo até parar de sentir nojo? E que, sei lá... Já sei! Por ser, provavelmente, destro, deve ser diferente das pessoas tidas "normais" e que, se uma filha minha se aproximasse de você, eu surraria até sangrar (ambos)? Eu tenho liberdade pra isso? Sim. A questão é como usamos a liberdade. Certamente, você se inflaria contra ela nesse caso. Não?

    Responda
  48. G SF

    E se eu declarasse diante de enorme audiência que acho promíscuo todo cidadão que não defeque em sua cabeça e que deveríamos torturá-lo até parar de sentir nojo? E que, sei lá... Já sei! Por ser, provavelmente, destro, deve ser diferente das pessoas tidas "normais" e que, se uma filha minha se aproximasse de você, eu surraria até sangrar (ambos)? Eu tenho liberdade pra isso? Sim. A questão é como usamos a liberdade. Certamente, você se inflaria contra ela nesse caso. Não?

    Responda
  49. Alex M

    * Parte 3 de 3 * Algumas décadas atrás um deputado que levantasse a voz para defender os direitos dos "gueis" receberia o mesmo tratamento dispensado ao deputado hoje. Parece que ninguém aprendeu nada. Neste ponto estou com Voltaire e não abro: "Posso não concordar nenhuma das palavras que você diz, mas defenderei "hasta la muerte" seu direito de dizê-las" OBS.: Aparentemente a FSP não concorda com Voltaire

    Responda
  50. G SF

    YJGYXJG

    Responda