Ciência > Brasileiro cria teste que detecta azeite adulterado em minutos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Victor Dutra

    Todos tem que ser testados, esta mistura pode matar pessoas com alergia a soja ! Isto e' muito perigoso !

    Responda
  2. Green light

    A segurança alimentar foi decisiva no desenvolvimento dos EUA, mas no Brasil não é valorizada, por exemplo a qualidade do trigo usado por aqui, do leite nem se fala, tudo é duvidoso, o consumidor fica nas mãos das empresas, já que o poder público não fiscaliza e não pune. Parabéns a estes pesquisadores que provavelmente não tiveram incentivo algum.

    Responda
  3. Vladimir Tzonev

    todos os oleos sao falsificados com regularidade faça vc o teste: p.ex., de soja de marcas diferentes. sem abrir as garrafas plasticas, coloque-as na geladeira so para refrigerar, no mesmo compartimento e mesma temperatura depois de aprox. 48 horas algumas garrafas ficarao com o oleo espesso como gelatina, outras estarao mais fluidas o oleo mais espesso eh sinal de adulteraçao - esta misturado com alguma gordura mais saturada e mais barata, q pode ser inclu

    Responda
  4. Bruno Previdello

    GIULIANA MIRANDA Eu nao entendi muito bem como eles fazem a analise, mas Espectrometro nao tem nada a ver com Balança de precisão.

    Responda
  5. Fava

    O congresso nacional deveria aprovar uma lei aos que cometam adulteração em alimentos ou remédios. Pena prisional de no mínimo 10 anos, sem direito à condicional e nem direito à regressão penal que é uma vergonha para um país como o nosso.

    Responda
  6. Saknussem

    O que não entendo é por que não divulgam as marcas que falsificam alimentos, como o azeite neste caso. Trata-se de um caso de saúde publica e portanto é importante sabermos o que estamos ingerindo. Não sei o por que da proteção. Apesar de provavelmente seus agentes sejam processados e presos ainda tem a garantia de anonimato dos órgãos que têm o dever de protejer a população.

    Responda
  7. Vladimir Tzonev

    instalar este e outros equipamentos similares q medem a qualidade de alimentos nos supermercados. o cidadao compra azeite, abre a embalagem e faz o teste. se de falso, o supermercado eh co-responsavel.

    Responda
  8. Ronaldo Luis Gonçalves

    Sabe o que vai acontecer, o seu meio-azeite de cada dia, vai dobrar de preço, e você vai preferir o falsificado mesmo.

    Responda
  9. tiririco

    Para os combustiveis,nao e necessario nenhum teste,todo mundo sabe,e ainda chamam de gasolina,diesel,alcool...

    Responda
  10. Fernandobomde

    Parabéns é pouco, VIVA ! esse nobre cientista pela descoberta,. Que as autoridades usem essa tecnologia de forma profícua em prol da boa qualidade do Azeite que entra no país, comprar gato por lebre, ninguém merece, ainda mais o azeite pelos suas propriedades voltadas a boa saúde. Que não se esqueçam também, da recompensa ao pesquisador, só de "tapinhas" nas costas e medalhas, não é estímulo quem exerce e muito menos estimula novos calouros.

    Responda
  11. Eddie

    A reportagem é muito bacana mas o que me interessa como consumidor é saber quais marcas de azeite são boas e quais são ruins..... toda essa informação técnica para um leigo como eu não tem o menor significado.... aguardo os resultados, marca e marca de forma a ajudar o consumidor!

    Responda
  12. Breba

    Os azeites fabricados atualmente são quase todos 'batizados'! NÃO se encontra mais azeite que tenha gosto de oliva, é tudo marca 'traque'... Para mim, aliás, a falsificação está sendo feita também 'na origem', independentemente de onde tenha sido fabricado... Faz tempo que acompanho este assunto e a coisa mais rara é encontrar um azeite com GOSTO de 'azeite doce', como os que o meu pai comprava em meados dos anos 70... Para mim oliva hoje só existe mesmo no nome!... Esperteza generalizada!!.

    Responda
  13. Ermes Lucas

    Uma técnica muito bem vinda e que deveria ser disseminada rapidamente entre os órgãos de controle de qualidade. Diante da enxurrrada de "azeites" de suposta origem europeia __ produzidos portanto com custo em euro __ e vendidos a até R 4,00 a lata ou garrafa, todo cuidado é pouco.

    Responda
  14. PGOliveira

    Realmente há necessidade de fiscalização destes chamados azeites de oliva. Foi o tempo que tinham sabor e odor peculiares, inconfundíveis, hoje mesmo as marcas mais tradicionais não auferem mais estas qualidades, o que é muito provável que sejam falsificados. Se falsificam tudo até remédios porque não o fariam com os saborosos azeites de oliva. Regulamentar a venda, os vasilhames e a qualidade é fundamental.

    Responda
  15. f lopes

    O Laboratório poderia nos prestar um enorme favor se divulgasse quais os azeites são falsificados, e quais são confiáveis. Seria uma contribuição sem precedentes para nós consumidores.

    Responda
  16. Ele

    BRAVO!!! PARABÉNS!!!

    Responda
  17. Anderson Sant'Ana

    Trabalho na área e esta preocupação com adulteração e autenticidade é geral. Basta uma olhada nas bases de dados de artigos internacionais, e se verá q o Brasil faz pra tentar pegar esse problema ou q as tentativas q temos no Brasil nao sao nada perto da que países europeus e EUA enfrentam... Mas na visao de uns, tudo no Brasil é ruim... fazer o q né? Só dando uma passagem pra eles viajarem e conhecer os suburbios de New York com suas autenticas favelas, gente pedindo dinheiro nas rua

    Responda
  18. O Auspicioso

    Legal. salvou minhas pizzas.

    Responda
  19. luizpereira

    azeite extra virgem é o preferido do bolsonaro e do papa??????

    Responda
  20. Leopoldo de Dorinha

    Comprar azeite extra-virgem envasado no Brasil...pode ter certeza que é adulterado. Pra ficar tranquilo, tem que comprar azeite extra-virgem envasado na origem.

    Responda
    1. Breba

      Acrescentaria que os azeites fabricados na Itália também são 'batizados'! Eu NUNCA experimentei um azeite italiano que tivesse gosto de oliva, é tudo marca 'traque'... Para mim, aliás, a falsificação está sendo feita também 'na origem', independentemente de onde tenha sido fabricado... Faz tempo que eu venho acompanhando este assunto e a coisa mais rara é encontrar um azeite com GOSTO de azeite, como os que o meu pai comprava em meados dos anos 70... Para mim oliva é só mesmo no nome!!....

  21. chavarria

    QUE AZEITES NO MERCADO DO BRASIL ATENDEM À QUALIFICAÇÃO DE "VIRGEM" APÓS SUBMETIDO AO TESTE? ISTO É QUE SE ESPERA QUE DIGAM PESQUISADORES E GOVERNO E QUE SE APLIQUE MULTA AOS INFRATORES OU SE REFORMULE A LEI SE ESTA FOR PERMISSIVA À FRAUDE.

    Responda
  22. Matheus Coldibelli

    Aparetemente não há pessoas com conhecimento técnico para editar, tudo bem que o BRASIL é carente em tudo, mas um meio de comunicação não poderia passar por isso. O mesmo resultado pode ser obtido com analise de distribuição graxa do óleo, só é necessário conhecer a distribuição graxas dos óleos, exemplo na analise pega presença de ácido eurúcio 4%, este ácido não existe no azeite oliva, ele é comum em colza e crambe, com isso você consegue estimar o qto de óleo é de crambe ou colza.

    Responda
  23. jorge souza ramos

    Sabe quando os brasileiros vão saber o que é ruim ou o bom? nunquinha mesmo porque nóis tamo consumindo porcaria fais tempo. a genti num conhece o gosto do bom. pode ser que se importa produto bão mais os pirata coloca um monte de outras coisas e ele fica batizado e nóis? consome.

    Responda
  24. kadrunko

    Acho que muitos cientistas brasileiros, com enorme esforço despendido ao longo de suas vidas, não fazem a lição de casa corretamente ... - Apenas um pequena dúvida -este experimento foi patenteado, ou não ?

    Responda
    1. Anderson Sant'Ana

      Lógico q foi patenteado ou vc acha q os pesquisadores sao primários a este ponto amigo??? Isso aí já foi feito, no mínimo 3-4 anos atrás, mas só agora divulgado por conta do tempo q demora pra se publicar um trabalho ou reconhecimento da patente.

  25. mavs65

    Imagina o que o poderia ser feito no país se nossos cientistas fossem valorizados e houvesse verba para pesquisas...

    Responda
    1. Anderson Sant'Ana

      Nunca antes na história desse país, o Brasil teve tanto dinheiro pra pesquisa. Auxilios a pesquisa no valor de 1 milhao de reais, bolsas e apoio aos programas de pos-graduacao. O Brasil ta dando saltos de publicacoes e reconhecimento na area. Basta olhar os indices. Graças a Deus este governo enxergou q educacao e ciencia e tecnologia nao sao GASTOS, mas INVESTIMENTOS... ao contrários de uns e outros presidentes do passado...

  26. marcelo master

    No Brasil tudo é falsificado... Nossa alimentação tem baixíssima qualidade, e pagamos caríssimo por tudo. a concentração de renda e o agronegócio serve apenas para enriquecer poucos

    Responda
    1. Anderson Sant'Ana

      Muda! tem vários países precisando de gente pra trabalhar, lavando pratos e limpando banheiros. É fácil achar vagas pra isso nos EUA e Europa.

    2. Anderson Sant'Ana

      Vai comer nos EUA entao e depois volta e me fala! Essa é a visão q os brasileiros têm do próprio país e das coisas do país. Só um tratamento psicológico de choque mesmo! Aqui nos EUA, comida é cara, sem gosto e calórica. Até o alface do Brasil é uma delícia perto do alface americano... Vem pra cá, come e depois me fala!

    3. Oliveira jr

      Concordo. No Brasil tudo é falsificado, inclusive o Brasil. Isso não é um país, é um game de terror.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.