Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Reginaldo Batista

    E a gente que pensava que comunismo ia ficar naquela coisa de esterco com fezes humanas, todo mundo fardado com estrela na testa, xingando burguês, agricultura coletiva e exportação de idéias de coletividade ideal, demos com os burros n'agua. Taí a China, a Russia aproximando devagar. Nesses tempos virtuais não tem balela que sobreviva por muito tempo. De ambos os lados. Tem lado?

    Responda
  2. von kaio

    Genial o ´´comunismo Daslu´´,faz-nos remeter aos anos 60,quando o anseio era ser hippie,porem com um cartão de crédito no bolso.

    Responda
  3. Hugo Benck

    Vejo pelos meus amigos chineses - 99% morando no exterior, isto é, teoricamente sob as ideias ocidentais - que é muito forte neles o sentimento de pátria e civismo e isso nada tem a ver com o comunismo, mas nem assim eles se dobram em deslumbramento para o Ocidente.

    Responda
  4. Polycarpo Egitpi

    Corrigindo: Brasileiro não pode passar do Meier porque começa a falar as-nei-ra. "Comunismo Daslu"? Que título mais i-di-o.ta. Ouça pelo menos os relatos sérios de quem viveu uns anos lá , mesmo limitados a certas regiões, e segui-do pela po-li.cia que controla tudo

    Responda
    1. Reginaldo Batista

      é... não diria "Título Idiota" mas, é uma tentativa de piada. Daslu, simbolicamente, se refere a uma elite paulistana corrupta, brega e exibicionista. Em outras palavras, o comunismo chinês teria se transformado em um capitalismo à latina, corrupto, brega e exibicionista, além de conter a idéia de que isto seria positivo e moderno. Acho meio forçado. É piada, mas sem graça. 

  5. Polycarpo Egitpi

    Brasileiro não tem condição levado aos lugares certos , como os que vão à Cuba e voltam correndo

    Responda
  6. Hercilio Silva

    Outro dia vi um jornal definido o governo da China como comunista, ora, é uma das atuais potências capitalistas, não é porque o seu governo se intitula comunista que iremos manter o rótulo. É capitalismo sim o que existe na China, uma verdadeira ditadura de direita, o resto é falatório.

    Responda
  7. jose rosito,jr

    Descobri que tbm posso redigir uma coluna melhor que essa com o seguinte percurso:Aeroporto Salvador,Hotel 5 estrelas na Av. ACM,beleza! só que depois vou dar uma voltinha no Calabar,Pernambues,Rotula do Abacaxi,apreciar as obras do Metrô!Aí sim posso dizer aos leitores o que é a cidade.No centro histórico não vou,cheiro de xixi,coco,maconha,ladrão, tem pra caramba aqui em sampa.

    Responda
  8. Davi Meskau

    Na verdade da China possui um sistema hibrido de gestão, não era para menos 1,4 bilhão de pessoas com condições de acesso a vida material diferente, há muito para avanço social ainda por lá, bem como por aqui. Parabéns ao Jornalista pela reportagem elucidativa e outra coisa: muitos comentários criticando o Jornalista, até parece que foi ele que trouxe a China até aqui, o gente vamos relaxar...menos stress e mais respeito as diferenças.

    Responda
  9. enzo bortolotti

    Sobrepassando o romanticismo da revolução (para aqueles que gostam, perguntem aos franceses nos tempo da guilhotina), é realmente o pragmatismo que faz o tigre de 10 mil anos começar rugir.

    Responda
  10. sandra cerqueira de almeida

    A situação da China é muito curiosa. Na economia é capitalista, mas há presos políticos, não há liberdade de expressão, de imprensa ou de internete, não há assistência médica pública gratuita para todos (só para os que trabalham para o governo), só existe um partido político (o comunista), não há eleições, etc.

    Responda
  11. Vlademir Martines

    A vontade de justificar os custo desta viagem forçou o colunista escrever sobre o que aparentemente só ele não sabia; A parte visível que Pequim transmite, a "nova" Pequim, a imagem que o Governo quer que os ocidentais ofuscados divulguem como sendo a "nova" China. Mordeu a isca Mr. Rossi !! Espero que o Colunista tenha tempo para conhecer a China verdadeira, aquela longe dos turistas, xiéxié.

    Responda
  12. pp

    O relato se refere à China turistica, aquilo que o governo quer forçosamente vender ao mundo (lembra da menina bonita nas Olimpiadas mas que cantava mal e foi dublada..), este e´o marketing chines.

    Responda
  13. Dewey

    Já disse um sábio viajante sobre a China. Se você ficar na China uma semana é capaz de escrever um livro inteiro sobre o país. Se ficar 6 meses poderá escrever um bom relatório de 100 páginas. Agora, se ficar mais de um ano lá, quem sabe poderá escrever duas páginas sobre o país. Clovis, esperava que você pudesse fazer uma análise um pouco melhor sobre a China do que jogador de futebol.

    Responda
  14. Chang Che Wen

    NÃO IRÁ HAVER DERRAMENTO DE SANGUE , TRANSIÇÃO OU COISA PARECIDA , SIMPLESMENTE PORQUE ISSO JÁ ACONTECEU E QUALQUER DIRIGENTE DO PC CHINES QUE SE TORNE PRIMEIRO MINISTRO TERÁ DE SER ACIMA DE TUDO UM ADMINISTRADOR ,COM IDÉIAS CAPITALISTAS , O CAPITALISMO PELO MENOS MENOS NA COSTA LESTE CHINESA GANHOU , O PROBLEMA MAIOR É INCORPORAR O RESTO DA POPULAÇÃO NO MERCADO , SE VIER A TER CRISE SERÁ TIPICAMENTE CAPITALISTA , BAIXO CRESCIMENTO , ETC. O COMUNISMO MORREU...

    Responda
    1. zadig

      Näo precisava gritar, cara! É um Capitalismo sem as situaçöes eufemísticas que caracterizam o do Tio Sam, mas täo cruel - ou mais, que aprenderam a liçäo! - que aquele. Veremos que a criatura ultrapassa o Criador e dá-lhe bela rasteira. Pior para o Mundo, que agora ninguém segura mais a poluiçäo e a selvageria consumista, com todos os males decorrentes. Tomaremos todos na tarraqueta, mas consumindo a tope e mostrando a etiqueta da roupa, com o preço à mostra, clar

  15. Jeorge Lisboa

    Como é que pode alguém que faz uma análise de um país inteiro por conta de experiência do traslado de um aeroporto ao hotel ser considerado um bom colunista?

    Responda
    1. Antoni Mendes

      Mas são tão óbvias as observações que me pergunto: para que mundo se abre essa janela?

    2. antonio freitas

      Ótima pergunta!

    3. antonio freitas

      ótima pergunta....rsrsrs!

  16. Olegario

    Faltou acrescentar ao "DIÁRIO DE VIAGEM" que, apesar dos pesares, os chineses fizeram a revolução que pode ser, capitalista, socialista, ou ainda, pseudo capitalista/socialista ou que rótulo venha ter mas, a verdade, é que êles fizeram a REVOLUÇÃO e isso ninguém tira do povo chinês(apesar do deboche). E, nós, quando iremos fazer a nossa? Afinal, considerando o nivel de corrupção, desmando, descrença nas instituições em quie estamos mergulhados, repito: QUANDO FAREMOS A REVOLUÇÃO BRASILEIRA??

    Responda
  17. Evaldo

    Comparar Pequin com São Paulo é um tanto hilario. São Paulo apesar de seu tamanho, é um conglomerado urbano caotico, sujo e sem planejamento urbano algum. Ta longe de ser um comparativo construtivo, embora seja a cara do Brasil.

    Responda