Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marc_O

    Há um motivo óbvio para tentar se "distinguir' a imagem de Dilma, da do molusco bufão... é tentar apagar o rastro de sujeira por ele deixado. Mas isso não dá certo. A verdade sempre aparece. Aliás, já está aparecendo... corte nas verbas dos setores de educação, saúde e agora segurança... vide reportagem onde se afirma corte na verba da polícia federal... Brasil... um País de Tolos... e de corruptos

    Responda
  2. asuvi

    Infeizmente a imprensa brasileira acha que somente os EUA são importante parceiro comercial, tem muito preconceito qdo. presidente brasileiro quer fazer negócios de vulto com outros países, mas vcs. terão que acordar o mundo mudou, vcs. não estão vendo que o Império está desmoronando com uma dívida pequena 14 Trilhões de dólares, quem negocia com endividado? só mesmo não tem juizo. Faça um comparativo com a China, esta não é a maior economia do planeta, mas é a mais sólida.

    Responda
  3. Nihil

    É irônico que Dilma tenha feito sua primeira viagem ao exterior para a China. Digo isso porque é este país, e não os EUA e ou os países europeus, cuja crise promete ser prolongada, que irá detonar com a nossa economia, com sua economia planificada e sem direitos trabalhistas, inclusive competindo por nossos melhores clientes aqui na América do Sul. Como pano de fundo, a "herança maldita": gastança fiscal, inflação, dirigicionismo econômico que faria os militares corarem, aparelhamento estata

    Responda
  4. Leonardo Williams

    Apesar dos esforços que o PIG, por meio de seus urubólogos e atiradores de plantão, faz para mostrar que Dilma é diferente de Lula, sempre que tem oportunidade a presidenta cobre o Lula de elogios, e enfatiza que seu governo e uma continuidade do antecessor.

    Responda
  5. Ismael

    Lula falava muito improvisadamente, e o Phoia criticava. Agora que a Dilma fala "na linha", o Phoia critica também. É impressão minha, ou o Phoia tá querendo ganhar popularidade em cima de "besteiras" ou "devaneios" que alguém possa cometer? SANTA PACIÊNCIA.

    Responda
  6. Marcos Rodrigues Noleto

    Que me perdoem os Lulas e Walessas da vida, mas uma universidade no currículo e na cabeça faz a diferença. Não é que um curso superior garanta o êxito de uma gestão presidencial.Mas, um pessoa com curso superior tem uma visão diferente do mundo e de si mesmo, incluindo o "senso do ridículo". Não fico tenso quando vejo a presidente Dilma pegar um microfone. Já com o Lula, eu tinha calafrios. Aproveito a oportunidade para recomendar ao Lula que faça uma faculdade EAD. Inteligente ele é...! /p

    Responda
  7. Big Jo

    Da-lhe Dilma.o Brasil te quer muito bem.

    Responda
  8. Big Jo

    Avante Dilma,vamos colocar o Brasil pra frente.

    Responda
  9. Big Jo

    Dilma realmente é especial.

    Responda
  10. Dewey

    Nem FHC, nem Lula nem Dilma. Quem melhora o país são os trabalhadores e empresários que insistem com os seus negócios apesar do governo que só atrapalha. É graças a nosso trabalho e seriedade que o Brasil vai aos poucos adquirindo respeito no exterior e não a animadores de auditório que vão lá fora distribuir camisas autografadas da seleção e fazer turismo com o nosso dinheiro.

    Responda
  11. Krüger

    Boa vontade à parte, e conhecendo cabeça de chinês, a viagem foi boa, mas vamos continuar mandando pedra e grão para a China. Brasil respeitado internacionalmente, ainda vai ser só no Futebol, pois no comércio, não temos mesmo a menor expressão. Assim mesmo, se cairmos no ridículo em mais uma Copa, adeus prestígio!

    Responda
  12. Rogério

    Este jornalista não foi um dos que haviam chamado a presidenta de poste?

    Responda
  13. Marcio

    Pois é caro Clovis. O filtro deste jornal também não permite que eu escreva o que bem entendo. Curioso não?

    Responda
    1. asuvi

      A Imprensa brasileira é hipócrita, para eles liberdade total, para os comentaristas dos suas tendenciosas notícias, censura, censura....

  14. Murilo

    Lana e Jomar, Vocês tem é uma tremenda raiva por lula e dilma jamais conseguirem corresponder aos próprios discursos.

    Responda
  15. Petruchio Ananias

    Dilma, nada sei de estilos, mas sei de resultados. Não dá para segurar a batata-quente em uma das mãos por muito tempo. Você deve constantemente jogá-la de uma mão para a outra e, no meio do caminho com a batata-quente voando no ar, você deve assoprá-la. Reze muito para que ela não exploda, ou acerte o abajur.

    Responda
  16. João Mayrink Veiga

    A diplomacia da era tucana me lembra aquela piada do sujeito que não joga na Mega Sena e diz que "Ganhou 3 reais!" Na época do rei da "massa cheirosa" éramos visto como o "backyard dos EUA". Tínhamos relevância nula no cenário global. Sei disso pois estudava em colégio americano, fora do pais, entre 91-04... me tocava defender com unhas e dentes o Brasil enquanto FHC e sua "diplomacia de resultados" não dava conta. Éramos vassalos do FMI e do tio Clinton... Muito mudou desde 2002.

    Responda
    1. João Mayrink Veiga

      Ano passado visitei alguns amigos gringos da época de escola, agora advogados, administradores em NYC... a história era outra! "Brazil is the leader of Latin America!" era o que mais ouvia... "I wish Lula was the president of my country..." "I'm planning on moving to Brazil soon!"... Isso é diplomacia de resultados... Lula e Dilma dando aula no príncipe dos sociólogos.

  17. João Mayrink Veiga

    Gostava da "diplomacia de resultados" do FHC... resultados para os credores do FMI, talvez.

    Responda
  18. ulisses sebrian

    ESTA NA HORA DE TODOS OS HOMENS DE BEM E DEMOCRÁTICOS INCLUSIVE OS SINDICATOS A COMEÇAREM A BOICOTAR OS PRODUTOS CHINESES. POR FALTA ABSOLUTA DE DIREITO HUMANOS DEMOCRACIA E LIBERDADE.LIBERDADE PARA A CHINA JÁ.

    Responda
  19. ironman

    A china tem entre 5 e 7 mil anos de história, os maiores inventores do mundo são chineses (do mundo antigo é claro), tem território e uma população grandiosa, impossível querer comparar um país novo como o Brasil que lógicamente terá que exportar bens primários com um gigante cheio de cientistas e técnicos que rivalizam com a maior potência mundial (usa). portanto pontos para a presidenta Dilma. agóra Lula só terá um é o Pelé do presidencialismo.

    Responda
  20. Jeorge Lisboa

    Os colonistas estão perdidinhos com o estilo da presidenta. Tão acostumados a bater em Lula, agora não sabe como agir. É só dar mais um tempinho que eles acharão um jeito de dar o bote. O único problema é que até lá a Dilma se beneficiará de um ambiente perfeito para um contra-ataque, e vai usar todos os elogios que a mídia vem lhe atribuindo agora contra os mesmos, mas na hora certa.

    Responda
    1. Nihil

      Quero ver esse "ambiente perfeito para um contra-ataque"... É bem coisa de um partido que ébom mesmo é de marketing. Eles acham que encontraram a fórmula perfeita da reeleição: aperto de cinto na 1ª metade do mandato, gastança no 2º, pra fazer acreditar que o país agora encontrou seu rumo. Daí, novamente aperto de cinto no mandato seguinte... Lamento dizer, mas Economia não é ciência exata. As condições favoráveis nunca se repetem.Em 2014 mais certo inflação descontrolada e crise polí

    2. ironman

      Cara nota dez para voce. muito bom o seu comentário e cheio de verdades.

  21. Maurilio

    Antes de pensar em concorrer com a China nos manufaturados, não seria melhor explicar - e o povo brasileiro passar a exigir essa explicação - porquê um automóvel vendido no Brasil custa no mínimo 30% mais caro que na Argentina, por exemplo? Será que já somos mais ricos que eles? Não é à toa que um executivo de uma multinacional do setor automobilístico disse certa vez que "preferia vender carros no Brasil pois a lucratividade é muito maior". Bem, lucratividade agora é sinônimo de espoliação?

    Responda
  22. Zeca

    É com estranheza que encaro as matérias que fazem comparações de Dilma com Lula. Os mesmos veículos que a entitulavam de poste agora tentam colocá-la em confronto com seu antecessor. Foi Lula quem viu nela um animal político, usando suas próprias palavras, e apostou no seu talento. Percebe-se claramente que o alvo é e sempre foi ofuscar o brilho do maior governo que esse país já teve. Pois claro, um nordestino, metalúrgico de pouco estudo não pode ser melhor do que um sociólogo que fala inglês.

    Responda
  23. edufredo

    Se o estilo Dilma é melhor ou pior que o de Lula, só o tempo dirá. Só não se pode subestimar a inteligência do ex-presidente, que com aquele jeito matreiro, e igualmente pragmatico, foi azeitando parcerias em fóruns e agendas político- comerciais no exterior. Atacou a nossa histórica relação de subserviência e obediência canina ao tio Sam e bem ao seu modo construiu importantes intercâmbios como o que estamos aprofundando hoje com a China, que passou a ser nosso principal parceiro com

    Responda
    1. Fabio Carv

      Meu ino cente Eduardo Castro, o Brasil só está mudando de dono. Do tio Sam ao drag ão chinês.

  24. João Batista Avelino de Souza

    Prefiro o estilo Dilma ao invés do jeito paspalhão e espalhafatoso do Lula. Ela, pelo menos, tem cultura.

    Responda
    1. luiz henrique

      Pior era o FHC, professor e sociologo, viajava c o pires na mao pedindo um trocadinho por onde passava. Foi chamado de perdedor e de mal adminisdtrador pelo bill clinton. Enquanto isso o metalurgico "ingnorante" de 9 dedos foi chamado de "o cara". Doi nos reacionarios intolerantes, mas LULA foi tudo q o FHC queria ter sido, mas por total ausencia de compromissos c o povao, nao o foi! ta registrado na historia brasileira!!!!!

    2. Colorado Nordestino

      Caro, Não confunda cultura (que o ex Presidente tem de sobra -- ou acha que o mundo lhe rende homenagens após sair do poder à toa -- e nem poderia ser diferente considerando sua trajetória de vida e o conhecimento que adquiriu convivendo com os mais diversos políticos, educadores, sindicalistas, escritores, etc => oportunidade para aprendizado que Eu e penso que a maioria dos que aqui se manifestam não tiveram e não terão) com erudição (que por vezes pouco significa...)

  25. Silvana Ribeiro

    Se for prá compara os resultados do país em 500 anos: em 8 anos de governo a sociedade avançou 5 séculos. O preconceito do pensamento elitista impede isenção da avaliação.

    Responda
  26. Fabio Carv

    "a parte chinesa manifestou disposição de incentivar suas empresas a ampliar a importação de produtos de maior valor agregado do Brasil" Quem acredita que isso vai acontecer deve acreditar também em Papai Noel e coelhinho da Páscoa. A China é hoje o polo mundial de produtos manufaturados, e não tem nenhum motivo para importar produtos manufaturados do Brasil. Infelizmente, meu povo brasileiro, a China ultrapassou o Brasil lá atrás e pelo andar da carruagem continuará assim.

    Responda
  27. Caio Márcio Rodrigues

    Inoportuna e impertinente essa de "direitos humanos". O que precisamos é pragmatismo. Na humanidade hoje, nasce mais lixo em forma de hominídeos do que gente de qualidade. Apesar disso, os agentes dos poderes eleitoreiro, ONGueiro e jornalístico (que adora prosear na espuma das coisas, como bem diz a matéria) protege justamente os hominídeos. Dá para entender? O que é realmente necessário, não são direitos, mas obrigações dos hominídeos de se tornarem humanos. E, se não conseguirem, sinto mu

    Responda
  28. Caio Márcio Rodrigues

    Gostei de sua expressão: "...comércio China/Brasil, que é quase colonial...". E o maior problema da competitividade de nossa manufat. é, primeiro, técnico, e não cambial. Pelo menos é o que minha experiência indústrial revela. Quer exemplo? ABNT. Em vez de normalizar visando a redução de custos pela (a) curva de experiência e (b) escala (fixos), a ABNT especifica o que só atende o mercado interno. Com isso, a produção export é "série especial" - mais cara. Pensem nisso, ó ABNT Boys!

    Responda
  29. luiz henrique

    A viagem de Dilma foi um sucesso, alem de acordos na area dea educacao, p mim o mais importante p o BR, os acordos p trazer investimentos de bilhoes de dolares c transferenmcia de tecnologia é uma excelente noticia, a melhor q poderiamos ter. Mas tem uma coisa muito importante q a midia nao ta falando, sao dos acordos na area de esportes, a china é uma potencia e venceui as ultimas olimpiadas, eles construiram o maior centro de formacao esportiva da terra e nos queremos saber como fazer o BR

    Responda
  30. luiz henrique

    testando

    Responda
  31. CG

    Menos mal que - pelo menos nos discursos - Dilma está seguindo FHC, e não Lula.

    Responda
    1. Paulo Bruno

      Seguindo FHC? O próprio acabou de criticá-la e vive dizendo que nunca entende o que Dilma diz.

  32. Santos Show

    Chega a ser cômico, muita gente aqui fica "somente" discutindo politicos ao invés de se atentar a "politíca".

    Responda
    1. Carlos VII

      Tem gente que credita tudo de bom do governo Lula à uma mera continuação do governo FHC. Essa é uma análise das mais simplistas a que uma classe acomodada pode ter. Falar que Dilma imita FHC é de uma falta de senso crítico bestialesco.

  33. Belo Horizonte

    Esse cara já está fazendo campanha anti-Lula mas, daqui a pouco já estará retomando a campanha anti-PT. O texto dele só me faz lembrar o quanto o Lula era um comunicador extraordinário. Quem sabe, 2014??

    Responda
  34. Santos Show

    Alguém pode me explicar como um país cuja industria não está conseguindo satisfazer a demanda interna, o que tem gerado inflação, pode o governo pensar tanto em exportação? Ou ainda, pergunto: num momento em que a demasiada entrada de dólar no mercado têm valorizado o real e prejudicado a exportação não será algo bom de imediato, uma vez que se o real tivesse menos valorizado as exportações seriam ainda maiores, e a inflação então iria as alturas????

    Responda
  35. João

    não adianta provocar porque não vou esculhambar, só perguntar: a sobrevida da Embraer na China não foi um ganho importante?

    Responda
  36. Lana Faccini

    Dilma é uma administradora publica, tem qualificação e experiencia! Lula é um bom malandro, q levava todo mundo na lábia c seu discursos simplistas e engraçados e deu certo, ele conseguiu melhorar mta coisa no país. Mas..boto mais fé no estilo Dilma! Acho q o q ela conseguir melhorar no país durante seu governo será algo sólido, e nao um castelo de cartas como certas coisas do governo Lula...q o diga a inflação q estorou agora nas mãos de Dilma!

    Responda
  37. sidi

    Nota-se claramente o intuito de criticar LULA pelo seu jeito simples de ser , seus discursos lhe renderam muitas homenagens mundo a fora, percebe-se que os opositores de LULA tentam desqualificar o melhor presidente da história , usam Dilma como parametro. Inventem outra por que essa ai não vai colar.

    Responda
  38. Rafael Rocha

    Bem, concordo com todas as suas afirmações Clóvis, portanto penso que essa ligação Brasil - China pode ajudar econômicamente ambos os países. Agora na área de direitos humanos, não creio que o Brasil será influenciado pela China, mas sim ao contrario (isso se podermos confiar nos pensamentos de Dilma)

    Responda
  39. Sérgio Carvalho

    Prezado Jornalista Clovis, Parabéns pela coluna. Texto jovial e impressionamente claro, limpo e muito gostoso de ser entendido.

    Responda
    1. Belo Horizonte

      "jovial' foi bem no sa.co!

  40. jona

    A grande mídia só faltou pisar no pescoço da mãe (pensando bem, alguns veículos pisaram) para eleger o Serra. Agora, ficam puxando o saco da Dilminha, como se ser diferentente do Lula fosse motivo para elogio ou para crítica. Todo mundo é diferente de todo mundo, a Dilma tem o jeito dela, mas enfiem na cabeça de uma vez por todas que nós a elegemos para continuar o que o Lula começou, e é isso que ela está fazendo e vai continuar a fazer. Por mais 7 anos e 9 meses. Depois, a gente vê.

    Responda
    1. Krüger

      Ô mêu! A eleição já passou há mais de 6 meses! Todo mundo já virou a página, menos vc e seu dono (o 9 dedos)!

    2. REFORMA TRIBUTÁRIA JÁ

      é incrivel como vc do pt se acham os donos da verdade. ela é melhor que lula sim, para sua desgraça. a era lula acabou, aceite.

    3. CG

      Realmente ela começou continuando o que Lula começou....haja vista o banho-maria sobre as investigações de corrupções, Sarney deitando e rolando no senado, Palocci e Zé Dirceu no poder. Tudo como dantes no quartel de abrantes, mas menos mal que ela não aparece embriagada para discursar....

    4. BrunoMachado

      Não se iluda, amigo, essa melação é mais perigosa que a baixaria promovida na campanha. O que eles querem é provocar atritos e fazer com que Dilma caia no jogo dos donos do poder. Dilma deve fazer ouvidos moucos a esses "elogios".

  41. TonnyPaul

    Dilma é a rua, a rua é nóis ..

    Responda
  42. VHCarmo

    A mídia vem ultimamente insistindo no tema comparação entre Lula e Dilma. Há por trás disso alguma coisa que a gente ainda não pode detectar plenamente. É claro que Dilma além de ser a continuação de Lula, não poderia ter a atuação que tem na política externa sem a abertura que o Lula conseguiu no seu governo. Como o Brasil se relacioanva com a China antes de Lula? Aliás, como o Brasil se relacionava com o mundo em geral ? Erámos movidos a preconeitos contra certos paises e alinhados aos EEU

    Responda
    1. jose prado

      Mas quando a comparação era entre Lulka e FHC voces adoravam, não é mesmo? Sonsos!

    2. Tânia Araújo

      Rapaz, sua sensibilidade honra o seu nome, grande Victor Hugo, amei o seu comentário! A direita festeja, acentua e cria diferenças entre Dilma e Lula, como se esse fosse o mérito da presidenta. Mas deixa esse povo...Tomara que ela além de aproveitar as portas abertas por Lula, também seja capaz de ampliar o respeito que ele consolidou para o nosso país no mundo. Antes de Lula, nosso povo tinha vergonha de ser brasileiro. Hoje, temos orgulho. Esse pessoal vai negar Lula até quando?????

    3. Rodrigo Évora

      Vc está correto Victor Hugo, Sem a abertura, a independencia e descolamento de Lula e Celso Amorim na área internacional, o Brasil não conseguiria dar os saltos que pretende hoje dar. Lula sabia disso quando elegeu Dilma. E sabia também que ela seria diferente. Não um poste. Já FhhC o máximo de política internacional foi quando foi ao FMI de pires na mão por 4 vezes e quando seus ministros tiraram os sapatos nos aeroportos norte-americanos. Vergonha.

    4. rexel

      Suas colocações são ABSOLUTAMENTE RIDICULAS. O Brasil começou a aparecer aos olhos do mundo com Fernando Henrique Cardoso, que como um grande estadista abriu portas pelo mundo mostrando um Brasil firme e com moeda forte e inflação sob contrlole. depois chgou lula e fez sua parte. só isso

  43. Amanda Lobato

    Se Dilma fará um trabalho melhor do que Lula eu não sei. Pior não será. O que posso garatir é que existe uma forte tendencia da grande mídia em plantar um divisor de agua entre os dois, mas isso é feito pelos mesmos que a acusavam de ser um poste. A grande mídia é, no mínimo, têndenciosa.

    Responda
    1. ironman

      gostei do seu comentário Amanda e assino embaixo.

  44. Murilo

    Em primeiro lugar, resultados você tem quando um investimento ou perspectiva se concretizam e você começa a colher frutos dos mesmosEm segundo lugar, temos sim muitos exemplos de resultado do governo lula+dilma, um deles é que o salário da classe média em 2002 era de 2500,00 a 5000,00. Em 2010 (segundo lula) classe média ganhava entre 188,00 e 465,00Em terceiro lugar, tem jornalista sendo pago com dinheiro do governo federal (nosso dinheiro dos impostos). O pt investindo em alienação

    Responda
    1. Murilo

      Jomar, Sei lá que propósito é esse que você cita, o que importa é que os dados são REAIS. Os argumentos ptistas se sucumbem a luz dos fatos.

    2. jomar vasconcelos

      Seus dados são fora de qualquer propósito.

    3. Lana Faccini

      EU nao sei em qual país vc vive. Mas definitivamente nao é no Brasil. O governo do PT teve mt falcatrua e corrupção, mas nao mais do q nos governos anteriores! E é inegavel q hje o padrao de vida da população mais pobre é infinitamente melhor q nos governos antecessores. Hj pobre viaja de aviao, tem tv de plasma, carro, casa propria, internet em casa!! Sem falar q emprego ta sobrando! Falo isso nao baseado em numeros, mas observando pessoas q conheço e convivo!

    4. carine kely viana

      prezado nãos ei em que país vc vive, pois a classe média não teve encolhimento de salario não, e nem quem ganha bolsa esmola tem renda de 188,00. Oq ue vejo é q a classe média se doeu pq a empregada pdoe viajar de avião também como a patroa, pode ir a formatura do filho na faculdade e até morar no "apertamento" do minha casa minha vida, antes privilégio de poucos hoje acessivel aos invisivéis de antes, os mais pobres.

    5. Rodrigo Évora

      É o trololó de novo....

    6. Murilo

      Sérgo Eu não estou dizendo, eu estou afirmando. A classe média foi empurrada para a pobreza e a classe "pobre" foi enviada à miséria. lula só mudou os rótulos para fabricar a mobilidade social. Ao contrário de vocês eu provo o que eu escrevo, e você??? Não ví nenhuma informação em seu comentário, apens a opinião de alguem que nem sabe em que planeta estamos. Vocês ptistas são todos iguais, escrevem e nem sabem sobre o que estão opinando.

    7. starego

      he he he... quer dizer que a situação do país e da classe média, média baixa, pobres e miseráveis piorou durante o governo Lula e agora Dilma? Não dá pra levar a sério um comentário tão desconectado da realidade. Mas tudo bem... deve ser um viúvo do serra ainda no chororô....