Ciência > Lama preserva dados de inseto com 315 milhões de anos Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Vandão Sousa

    Nesta eu não boto fé !

    Responda
  2. César

    Meus amigos, se o fóssil estava fendido, com duas metades que se encaixam e formando o molde do corpo do animal... então a descrição inicial que o inseto pousou e saiu voando é ridícula, infantil. Por favor, não queiram romantizar a ciência. O inseto morreu ali, foi aprisionado na lama que endureceu e originou o fóssil. Simples assim.

    Responda
    1. César Grossmann

      Xará, você é que não entendeu a descrição, e não viu direito a foto do fóssil. O inseto pousou, e o peso do corpo deixou a marca na lama. Algum tempo depois a marca foi coberta por outra camada de sedimento, que preencheu o buraco feito pelo corpo do inseto, da mesma forma que a gente faz impressões de pegadas de animais usando gesso. Quando o arqueólogo encontrou o fóssil, as duas camadas estavam se separando, como as folhas de um livro. Não tem ninguém querendo "romantizar" a ciência... /

  3. Barbara Pires

    Pra mim eles tem muita imaginação. Não consigo ver nada nessa figura! Pior que ultrassom de bebê rsrsrs

    Responda
  4. Afonso C

    Isso mesmo... 315 milhões de anos... É conhecido como período Carbonífero... Período onde apareceram os primeiros insetos voadores... Insetos muito semelhantes as libélulas atuais. Apesar de fazer algum sentido, também gostaria de saber como foi feita a datação desta lama. A datação de fósseis se verifica com o decaimento do carbono 14 em relação ao 12, mas fazemos isso porque o carbono 14 foi incorporado através da alimentação do indivíduo ou animal, agora lama eu desconheço o processo...

    Responda
    1. Erico Martins

      Utilizando outros isotopos, como por exemplo a relação urânio-chumbo.

  5. jlinharess

    enquanto isso o mosquito da dengue mata mais que nos ultimos 10 anos , que e vergonhoso numa decada a onde a tecnologia biologica e cientifica e uma das mais ricas de todos tempos .

    Responda
    1. Eduardo Silva

      Mi mi mi. Sempre tem um "enquanto isso". Larga de ser chato. Acharam um fóssil e existe o mosquito da dengue... Tudo a ver.

    2. Elaine Silveira

      ah, faz favor..... não tem o que falar, fica quieto..... não escreve nada. é mais bonito!

  6. José Valfredo Lima Jr

    Dalai Lama, digo, da-lhe lama!!

    Responda
    1. Elaine Silveira

      ah.........ah.........ah...... que........ engraçado.........

  7. alex ayres

    Vem ca!! 315 milhoes de anos? alguém aqui deve ser muito idiota para acreditar em uma besteira dessa!  

    Responda
    1. César Grossmann

      Tersio, a Teoria da Evolução é a teoria melhor comprovada da história da ciência, e a de maior sucesso. Existem lacunas, existem controvérsias, mas que a Evolução é um fato nenhum cientista coloca em dúvida. E para invalidar a Teoria da Evolução é preciso mais do que mostrar que existem fraudes em alguns fósseis, tem que provar que todos os fósseis são falsos, e não só isto, tem que provar que toda a ciência é fantasia - não só a biologia.

    2. César Grossmann

      Alex, onde é que está a besteira? Na idade do fóssil? Não há nada de besteira nisso, apenas ciência. Ou você é um cientista que estudou a datação de fósseis e tem DADOS, EVIDÊNCIAS que contradizem esta datação? Se tiver, por favor, mostre seus dados.

    3. tersiog

      Érico, não vá com muita sede ao pote! Esta questão ainda está longe de ser resolvida e vc poderá ter surpresas!

    4. Erico Martins

      Tersio, a causa perdida aqui é a dos que não aceitam a teoria de Darwin, a mas bem comprovada teoria cientifica que existe.

    5. tersiog

      Erico. Estas ilações dos cientistas são curiosas. Sempre que possuem uma determinada convicção a respeito de alguma coisa, não importa se estão ou não remando contra a maré, aparecem justificativas as mais bizarras possíveis. É assim que funciona a mente humana. Afinal, como sobreviveriam os chamados advogados do diabo que procurarm defender causas perdidas?

    6. Erico Martins

      Tersio, isso já foi explicado pelo cientistas. Lembra que eu escrevi que o Archeopterix era "primo" das aves atuais? O teropodes pequenos evoluiram para criaturas similares a aves muitos milhões de anos antes do Archeopterix. Esse grupo então gerou ramos diferentes: o das aves e o do Archeopterix sendo que esse último não sobreviveu. O Archeopterix é descendente de um "irmão" dos ancestrais das aves.

    7. tersiog

      Érico Procurando ser um pouco mais objetivo, na conceituada revista Nature, vol.322, 1986, p.677 verificamos que 75 milhões antes do Archeopterix já existiam aves quase identicas às atuais. Cabe agora aos evolucionistas explicar isto

    8. Erico Martins

      Tersio, os teropodes gigantes realmente se originaram de outros menores. Isso não significa que todos os teropodes pequenos evoluiram para teropodes gigantes. Realmente, um astronomo, Fred Hoyle, contestou a autenticidade de um dos fosseis de Archaeopteryx, mas esta controversia já foi resolvida. O problema é que Hoyle não tinha conhecimentos suficientes nem de geologia e nem dos processos de fossilização. Como eu disse antes nos teropodes pequenos os braços são proporcionais.

    9. tersiog

      Erico Em 1o lugar, os dinos menores antecederam os maiores (não houve uma 'involução'). Em 2o lugar esse Archaeopteryx é de autenticidade duvidosa e se assemelha muito mais a uma ave do que a um dino. Em 3o lugar, onde estão os transicionais mostrando aumento gradativo dos braços para asas?

    10. Erico Martins

      Tersio, os teropodes gigantes, em sua maioria, tinham braços pequenos. No entanto, nos teropodes menores os braços eram proporcionais. Você que fala tanto em "fosseis transicionais" procure o Archaeopteryx, que tem mais em comum os teropodes do que com as aves. Acredita-se que o Archaeopteryx seja "primo" dos ancestrais das aves modernas.

    11. tersiog

      Mozart provavelmente vc acredita que alguma fada madrinha fez crescer aqueles bracinhos minúsculos dos dinossauros como o nariz do Pinochio e os transformou em belas asas, fazendo-os voar por ai, com majestosas penas, de várias toneladas de peso

    12. Mozart Martins

      Provavelmente voce acredita que o mundo foi feito em uns 6 ou 7 dias...certo ? E que a Terra deve ter uns 6 mil anos de idade, e que Adão precisava de uma companheira, e por isso Deus fez a Eva.... certo ?

    13. Eduardo Silva

      Nossa, e você deve ser especialista no assunto. Deve inclusive ter provas de que isso é impossível.

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.