-
Tietri
Todo investimento gerador de empregos deve ser comemorado, ainda mais se estiver acompanhado de capacitação dos empregados e transferência de tecnologia. Todavia, a questão inquietante é: algum de nós estará vivo quando um produto com o mesmo impacto tecnológico e comercial do iPad for idealizado por engenheiros brasileiros trabalhando numa empresa de capital nacional?
-
Eliomar Leal
As novas tecnologias são bem vindas, claro, mas não considero consumo desenfreado, a busca frenética por novas tecnologias,crescimento a qualquer custo, como sinônimos de 'prosperidade', pelo contrário, é isto que está levando à degradação das sociedades, e do nosso planeta!
-
beto gomez
Esse senhor sempre torce pelo pior! Que venham as indústrias chinesas, coreanas, americanas. Desde que o povo brasileiro tenha o que sempre lutou para conquistar. A Folha repete esse discurso infinitamente com medo dos pobres que pegam avião pra EUA, Europa, coisa que era privilégio da classe alta. Enfim, parabéns a todos nós brasileiros por nossas conquistas e lamento pelos que estão choramingando pelo canto, acuados pelo sucesso alheio! #OBJETIVISMO
-
Marcelo Silvestre
E quem quer um iPad? A Apple faz controle de conteúdo, determina o que vc pode ou não fazer ou acessar com seu iPad ou iPhone. A Apple quer controlar quais eBooks ou revistas vc pode ler, quais músicas pode ouvir... E exige ser intermediária em todas as compras (30% de taxa), pela AppStore. Não, obrigado. Prefiro a minha liberdade. Meu velho notebook com Windows XP, ou quem sabe um Linux, permite que eu instale o que eu quiser.
-
Diogo Cyrineu
Mas nós não lideraremos esta cadeia mas nem daqui a 50 anos... Essa fábrica é o primeiro passo importante. O know how e a formação de novos profissionais dentro dela vão fomentar a formação de novas empresas. A melhor notícia de toda essa história, ao meu ver, é o ano de treinamento na China que a fabrica pretende dar a engenheiros e técnicos.... Se nossas escolas e universidades não têm capacidade para forma-los, a própria empresa o fará.
-
mesquiya
Infelizmente esta fabrica nao vai significar nada, apenas mais votos. Sera implantada, nos produtos serao utilizadas tecnologias desenvolvidas no exterior e os produtos serao montados no Brasil, para atender a demanda regional. A reportagem fala que os problemas encontrados, durante a implantacao dessa fabrica, deveriam ser resolvidos. Os problemas persistem, o Brasil e fechado, a infraestrutura e precaria, e um pais burocratico e complicado. Investir no Brasil, nao, na China.
-
-
jose prado
Os brasileiros só aceitam sacrifícios diante da guilhotina! Portanto, se valer a tradição, iremos até o fundo do poço, para aí tentar achar a luz no fim do túnel! Infelizmente! E iremos ao cadafalso alegremente, comemorando nos recordes!
-
luc83.br
Sérgio, vc percebeu o absurdo do seu artigo: uma empresa como a FoxComm decide tirar US$ 12 bilhoes do bolso para ajudar a Apple a vender ipad? Só isto??? Mais nada? Simples assim? Ou será porque eles produzem celulares, e uma infinidade de componentes para a indústria eletrônica? E o Brasil já é a 7a economia, caminhando para ser a 5a, e com crescimento econômico?Infelizmente as VANTAGENS que a empresa de Taiwan viu vc não viu, apesar de ter pesquisado antes de escrever a matéria...
-
Hercilio Silva
Corte de gastos por aqui não prospera porque sempre vem em forma de cortar serviços básicos para a população ou de salários do funcionalismo, pois não pode cortar o dos políticos, nem os custos da corrupção, então a população é contra o corte, pois sabe que pagará a conta. Enquanto quiserem cortar a carne preservando a gordura, assim será. Obama vai cortar na saúde? será que se reelege? pois ninguém vai votar num democrata pra executar o programa dos republicanos.
-
jose prado
Não precisa cortar salario de funcionário publico!! Não poerca o sono. Basta que coloquem eles para trabalharem!
-
-
Docallegari
A mentalidade Barnabé triunfa nesse país. Ainda que tenhamos um espírito empreendedor fantástico (qualquer pessoa de outro país jamais tentaria ser empresário no ambiente hostil que o Brasil oferece aos pequenos e médios empresários), falta muito para chegarmos ao patamar proposto pelo colunista. Pena.
-
Fabio
Brasil: comendo mortadela e arrotando caviar.
-
Paulo Toshiharu Watanabe
É verdade a presunção é o maior risco Brasil junto com o excesso de mentiras oficiais!Nos anos 70~80, marcas como Philco, Sharp, Sanyo, Toshiba eram fabricados no Brasil em parceria com grupos brasileiros.Conheci uma fábrica da Ford que produzia auto-rádios em Guarulhos que tinha uma linha de montagem com quase 1.000 funcionários, ou a Kodak em S. José dos Campos que empregava 3.000 funcionários. Ambos, hoje, estão na Ásia.
-
REFORMA TRIBUTÁRIA JÁ
o governo navega na mare em ponto morto. esta passivo e assim ficara até o barco arrebentar numa curva inesperada. mantegas e tombinis sao fracos e miopes. estamos nas maos de deus.
-
-
PCSJ
Só pode ser brincadeira esse texto !!! kkkkkk Amigo veja se a China isenta de tributos os manufaturados importados. NÃO !! E sabe por que ?? Para atrair fábricas, Know How e tecnologia para dentro de suas fronteiras, e não importações de manufaturados baratos para satisfazer a "nova classe média" e criar lucros e empregos lá fora !!! Nenhuma empresa em sã consciência vai investir aqui pela bondade de seu coração, só vai investir se isso lhe garantir vantagem econômica./
-
jose prado
Não. O artigo defende a eliminação da causa dos juros e impostos altos que espanta investimentos produtivos. E quais são esswas causas? Desperdicio, corrupção, aparelhamento, desvios, superfaturamento, negociatas, corporativismo, mamatas, privilégios, sanguessugas, aspones, fantasmas, etc...
-
PCSJ
E como você e o autor esperam que o país consiga isso sem que tnha nenhuma ponta da cadeia ? Nenhum Know How ? Nenhuma tecnologia ? A China é a fábrica dos EUA e do mundo há muito tempo, e esta aprendendo a fazer por si só e lançando suas próprias marcas. Temos que buscar sim a liderança da cadeia, mas precisamos absorver a tecnologia e o saber-fazer primeiro. E não alimentar sonhos impossíveis de fazermos tudo sozinhos do zero.
-
Nelson
Pelo que entendi, o texto não defende o fim dos impostos para importados, mas sim que os produtos sejam concebidos e industrializados no Brasil e não apenas "remontados". Como pode ler em "... somos a última etapa do ciclo de um produto de ponta concebido nosEUA, industrializado por Taiwan, manufaturado na China e remontado noBrasil. Estaremos realmente bem quando liderarmos essa cadeia."
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.