Ciência > Estudo ataca suposta existência de uma "gramática universal" Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Edson Souza

    Como pode o hebraico ser a lingua original, se Jacó nasceu muito posteriormente a Noé? As pretenções de Ninrode o projenitor da atual elite global de unicar todos os povos e linguas, é a mesma proposta de globalização da NOVA ORDEM MUNDIAL: uma Lingua universal, moeda universal, código de identifiçao (CPF, CNPJ, Crédito virtual, RG) conectado a central mundial de computadores (sinal da Besta). "Nada é tão novo nada é tão velho"

    Responda
    1. Edson Souza

      Já ví que a visão contextual e a interpretação além do suposto óbvio de tudo que se vê e se ouve é pra poucos, são os gados consumidores de cervejas, palhaços dos circos de pão e vinho, promovidos pela elite global que produzem suposto intectuais que discutem superficialmente assuntos que acham que entendem: política, astronomia, culinária, futebol nas essembléias dos botecos acreditando no que dizem os FHCs, BARACKs, H. SIMONSENs, GLOBOS, F. TIMESs, NY TIMESs, LE FIGAROs. Gados "do Ofício"

    2. Miguel Pinheiro

      Senhor Edson Sousa eu fico muito feliz com a existências de pessoas como você pois fica clara a possibilidade de lucrar em cima da IGNOR4NCIA alheia, graças a pessoas como você que existem estelion4tários, pic4retas, p4stores, vendedores de cogumelo do sol e pulseiras power ballance. Mas aconselho a ter uma visão mais otimista pois o acumulo de pessimismo leva-nos a derrota e a depressão além de gerar uma vida necrótica e sem graça.

  2. Edson Souza

    Ainda que haja divergências quanto a possibilidade de ter havido o dilúvio, a medida em que avançamos no tempo e na ciência, a BÃBLIA, embora mui antiga é além de contemporânea, futurista; diferente dos demais livros cuja linguagem se torna ultrapassada. São os descendentes de Noé...

    Responda
  3. Crazyseawolf

    Só falta alguém vir aqui dizer que foi Deus que fez a separação dos idiomas... Contagem regressiva 5... 4... 3...2...

    Responda
    1. Júlio Dalcin

      1... Se considerarmos que Enlil, deus de Nippur(então governante da Terra) não gostou de saber que Marduk, deus da Babilônia (desafiante) estava construindo uma torre de lançamento de foguetes com apoio da humanidade em 3350 a.C., me atrevo a dizer houve sim a separação, até alí se falava uma única lingua.

  4. James

    Acredito que o título foi trocado.... "ATACA" OU "ACATA"???? Entendi que há uma denominador comum e não diferente, mesmo separando os idiomas no decorrer do tempo.

    Responda
    1. Barbara Pires

      É ataca mesmo. Para esse linguista, NÃO Hà uma gramática universal. Só há equivalências dentro da mesma família.

    2. James

      Acho que sei o que aconteceu: tradutor + word fizeram a troca.

  5. Selminhoc

    Essa ideia de gramatica universal partiu de um linguista e matematico americano chamado Noam Choamsky. Essa teoria prenuncia que praticamente todos os idiomas conhecidos, como diz a reportagem, possuem um padrao comum em termos gramaticais. Mas jah faz algum tempo que esta teoria vem sendo contestada.

    Responda
    1. Thimail

      É mais provável que essas tais línguas que "divergem" nos universais, em sua maioria estudadas por somente um linguista (!), tenham sido descritas de modo equivocado e uma análise mais aprofundada vá dizer que, sim, as estruturas estão lá; mesmo que sejam em princípio bem diferentes, essas línguas abrem os horizontes para entendermos como a linguagem funciona, e o que deve ser modificado nas teorias para englobar toda a gama de possibilidades linguísticas.

    2. jean

      Pois é, infelizmente parece que 2 dialetos indíginos contradizem essa teoria. Mas para mim ela é válida para 99,90% das línguas e para 99,9999% da população mundial. Talvez melhor verificar se essas poucas exceções não sejam resultado de um processo degenerativo do uso dessas línguas por serem faladas por uma parcela insignificativa de pessoas. Quero dizer, as pessoas deixaram de usar a gramática original porque os praticantes se entendem entre-si sem ela por outras nuances, talvez posturais

  6. Thimail

    O artigo dele não refuta a existência dos universais linguísticos, somente reafirma que as línguas são agrupadas por afinidade tipológica, e que há tendências de evolução numa ou noutra direção. Os universais existem, sim, pois toda língua tem sujeito, verbo e complementos, que assumem uma ordem ou outra, seja ela sujeito-verbo-objeto ou não; esses são os princípios universais; o que a pesquisa dele mostra são os parâmetros, como se arranjam as coisas dentro desses princípios.

    Responda
  7. Marcelo Bazzo

    Ecitoidi - Idiotice ao contrário..

    Responda
  8. EulerSantiago

    Isso quer dizer que apesar do ancestral comum que a ciência indica, "algo" (talvez um evento) aconteceu que separou os idiomas de maneira radical de modo que as gramáticas são muito variadas. Tenho uma teoria sobre que evento seria esse... Interessante e intrigante, pois para as gramáticas variarem tanto assim, as pessoas não poderiam ter vivido numa única grande aldeia, mas se separaram em grupos bem definidos, cedo na história, e então os idiomas foram evoluindo em famílias...

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.