Ambiente > "Suor" da cana ajuda a resfriar o clima, diz pesquisa Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. martins

    Despois pra esquentá nóis toca fogo nas paia da cana.

    Responda
  2. ANALISTA POLÃTICO

    então em vooo bebe bastante, que é para suar pura cana...rsrs

    Responda
  3. Petruchio Ananias

    Depende de onde vem o "suor" da cana. Se vier do bafo, fique atento e não acenda nenhum pálito de fósforo. Fonte: wikipédia do ex-presidente.

    Responda
  4. Henrique Junji Matsuda

    Isso é uma tremenda mentira!!!...aqui na região que eu moro...Bebedouro-SP...derrubar am os pomares de laranjas e implantaram o famoso "deserto verde" conhecido como canavial...a temperatura média da região aumentou 2° C nesses últimos 15 anos...os problemas respiratórios e alérgicos na população aumentaram 25%..dois açudes onde antes eram pomar simplesmente secaram após a implantação do canavial...além de que o volume de contaminação com agrotóxicos aumentou!!!...crise nuclear??? é fichinha

    Responda
  5. Marcelo Silvestre

    Parece mais uma daquelas pesquisas "patrocinadas" pela indústria do biocombustível. Uma pesquisa para ser válida precisa ser replicada por grupos independentes. Até lá, não tem validade alguma. Aguardemos.

    Responda
    1. Jonathan 'Hamelin' Malavolta

      Bom, não foi falado nome de nenhum dos cientistas que conduziram tal pesquisa e muito menos o grupo (universidade ou empresa) que tais cientistas representam, então pode ser meio cedo para proclamar que tal é propaganda para o biocombustível, ou que tenha sido patrocinado pelos bam-bam-bans deste biocombutível.

  6. Lirio do Vale

    Que bom né, já que acaba com o solo, não sei se esta compensação vale a pena. Toda monocultura, por não ter diversidade, degrada rapidamente o solo. Basta lembrar que no sertão árido nordestino, já foi plantada a cana no primeiro ciclo de cana. Na Argentina, onde era um celeiro de trigo, o mesmo está acontecendo (a desrtificação). Isto deve ser pesquisa bancada pelos usineiros. Mas deve ter algo a ver, já que o preço do etanol está nas núvens. Se esfria o planeta, nos deixa de de cuca quente.

    Responda
  7. Hélio Pereira

    Bem se não devemos substituir a Boa e Velha Mata Nativa por cana,pelo menos podemos planta-la em areás degradadas,seria uma forma de reduzir a temperatura e ainda produzir um combustível natural.

    Responda
  8. Hélio Shinsato

    Os cientistas fizeram um ótimo trabalho medindo as condições climáticas numa área que foi desma tada para virar pa stagem e depois plantação de so ja ou ca na. Podemos notar que o melhor para o clima é não desma tar. Se já for pas to, é melhor cultivar ca na do que so ja. Juntando tudo, é melhor evitar que o gado continue migr ando para a am azônia (incentivo à criação intensiva). Menos pastos, mais ca na, mas mais so ja. E reflor estar!

    Responda
    1. Hélio Shinsato

      Oi Lirio, quando eu falo em reflorestar, nunca penso em eucalipto. Penso, por exemplo, na recomposição de trechos da mata atlântica. Você conhece aquela história do Henry Ford, que tentou produzir borracha na amazônia? Pois bem, plantar grandes áreas coim uma só espécie nunca foi uma boa solução. E no caso do eucalipto, como você lembrou, é muito mais problemático.

    2. Lirio do Vale

      Reflorestar nos padrões comuns nem sempre é uma boa pedida. Antigamente se reflorestava com eucalipto. Ãrvore altamente beberrona (adulta, precisa de cerca de 100 litros de água/dia). Veja o solo de uma região reflorestada assim: pobre, arenoso e infértil. Só não é pior que encher o povo de xarope barato que provoca a obesidade e suas vária doenças e depois reciclar as embalagens pets e latinhas, achando que se faz um bom serviço. Os males, no caso, não compensam os supostos benefício

  9. sml

    Verdade? Aqui em Ribeirão vai nevar.

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.