Ciência > Estilo de letra ajuda na memorização e aprendizado, diz estudo Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. caroline soares souza

    muito boa a reportagem, sou secretaria escolar e auxiliar pedagógica imprimo textos para os alunos todos os dias. vou começar a variar a partir de agora. hehehe mandei no email de todas as professoras daki pra divulgar essa informação valiosa! obrigada!

    Responda
  2. Ronaldo Luis Gonçalves

    Será mesmo ? Vou aplicar comigo este conceito e ver o que acontece.

    Responda
  3. Tiozinho do Dog

    As pessoas devem lembrar bastante do que escrevo no MSN, já que uso Comic Sans por lá... LOL

    Responda
  4. Mongel

    O resultado da pesquisa apenas confirma a base muito antiga das técnicas de memorização em geral, pois a memória tem mais facilidade de fixar imagens que provocam certa estranhesa ou que sejam ridiculas.

    Responda
  5. Gustavo

    Fonte Bodoni Mt no tamanho 12 é horrível de ler, mal dá para enxergar e acho que quem usa, no tamanho 12, acaba ficando com problema de visão.

    Responda
  6. Edson Souza

    Vou recomendá-las ao sr. Kassab, pra ver se ele se lembra das outras 90% promessas não cumpridas feitas na eleição.

    Responda
  7. Onofre Soares

    Tudo que se podedizer sobre isso é algo que não condiz com a realidade dos fatos. Apesar deessa teoria trazer um dado relevante, não traduz a realidade da situação. Naverdade, o que ocorre, não está ligada à uma fonte desconhecida, e sim a maior atençãoque se presta às frases e ao teor cognitivo que transmitem. Eles ainda achamque descobriram algo novo!! Pobres coitados!!!

    Responda
    1. Larissa

      Eu acho que essa galera não recebe financiamento de pesquisa à toa. Óbvio que o texto da folha de São Paulo não vai explicar em detalhes a pesquisa. Imagino que a ideia deles tenha sido achar uma forma de levar as pessoas prestarem mais atenção incoscientemente. Além do  mais a técnica é passível de ser aplicada nas escolas, os professores poderão optar por sempre variar nas fontes no materiais didáticos, evitando de forma indireta que os alunos apliquem a leitura dinâmica.

  8. Melquisedex

    Sempre dei preferência pela fonte Comic Sans, sempre achei que ela me ajudava de alguma forma a memorizar melhor...

    Responda
  9. Camilo_Coelho

    Comic Sans fonte desconhecida? Ela é tão conhecida e mal utilizada que já houve até campanha pelo seu banimento....

    Responda
  10. mp

    Esta é uma das pesquisas mais idiotas que já vi. Não leva em consideração o desenho das letras, nem o uso de caixas ALTAS e baixas como se deveria fazer se algum dos "estudiosos" fosse designer gráfico. Qualquer fonte lapidária, estilo ARIAL, perde em velocidade de leitura para fontes serifadas, como a BODONI. Não me digam que a BODONI, esta fonte clássica, ou que COMIC SANS, são fontes "desconhecidas". Que tal estudar história da arte, tipologia, processos de impressão, Gestalt, etc. Lament

    Responda
    1. mp

      óbvio que não levaram... e vc? sabe do que estou falando? tipologia? processos de impressão? Gestalt? teoria das cores? design de tipos ?????

    2. mp

      Isso não tem nada a ver com ser ou não americano... o fato é: tem ke entender do que se fala... não é designer, entao nao entende do assunto... há muito mais no fundo do que se a fonte é "bonitinha" ou "estranha" ou "desconhecida"... cientista vê aquilo que quer... deduz o que lhe parece... é como akela piada da aranha: a cada patinha cortada, o cientista dizia "anda" e ela andava... sem patas, ela nao andou, conclusão do cientista "sem patas, a aranha não ouve"... já sabemos mais do q esses

    3. Kleber Cardoso

      Discordo. Ate porque varios dos "estudiosos" de varias universidades americanas (Princeton, Yale, Harvard, Stanford, Chicago, etc) nao sao americanos. Tem gente de toda parte do mundo. Alias, tem muito brasileiro por la...

    4. Nelson Machado

      Kleber e Marcos, é claro que "estudiosos americanos de Princeton" não levariam nada disso em consideração. A única coisa que eles levam em consideração é "somos estudiosos americanos de Princeton". Logo, qualquer bobagem que eles publicarem de tempos em tempos será levada a sério por meia dúzia da mídia pelo mundo afora e eles terão mais verbas de todo lado pra fazer mais "estudos valisíossimos" baseados apenas no que está em volta deles e caindo nesse ridículo.

    5. Kleber Cardoso

      Meu amigo ... voce imagina que psicologos pesquisadores da Princeton, umas das universidades mais serias e com maior prestigio do mundo, nao levaram coisas basicas em consideracao?

    6. anaccristina

      O jornal apenas publicou a notícia para as pessoas ficarem sabendo que ela existe. Mais detalhes como esses que você quer terá que ir direto à fonte. Com certeza na pesquisa original está tudo muito bem detalhadinho...

  11. mavs65

    Ah! Agora entendi porque lembro muito mais do que estudei nos meus cadernos (com minha quase ilegível letra) do que o que estudei nos livros....

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.