Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Marta veiga

    Em 1ºlugar, parabéns pelo post.Concordo plenamente quando você diz que falta educação e senso de coletivo para o povo brasileiro.Não é à toa que há enchentes no país todo (culpa da infraestrutura que o governo não se preocupa, pois prefere sediar a Copa e construir estádios, do que construir moradias decentes com saneamento básico,etc).Prais impróprias,rios poluídos.Por isso o país não sai do lugar.Falta educação e moral cívica.

    Responda
  2. CLAUDIA GUERSES

    O texto, "Brasil, um país de poucos", poderia ter apenas um complemento que o resumiria adequadamente: Brasil, um país de poucos educados. A educação quando não é omissa nos conteúdos, quantidade e qualificação de professores, como na escola pública, é omissa no todo, ignorando por completo princípios básicos da existência humana como civilidade, ética, caráter, etc.

    Responda
  3. Gustavo

    Quando vi o titulo fui correndo ler esse texto, mas me decepcionei totalmente. Ainda é pouco e muito pouco o que há de nova classe C no Brasil. As favelas continuam enromes. Veja Recife, veja Rio, veja Sao Paulo. Continua a miséria enorme, continuam os barracos, continua a falta de saneamento basico.Ainda falta muito mesmo. Tenho muita vergonha de ver um texto tao burguês tentando analisar o Brasil tendo como base um passeio pelo litoral norte. Continuamos um pais para poucos, como o autor.

    Responda
  4. Andre Mozart

    Fiquei com a impressão que o colunista é preconceituoso, tenho até achado que há um certo inconformismo das classes A e B, pelo fato de coisas que antes eram de uso e acesso exclusivo das elites, estarem chegando ao acesso da classe C. Viva a distribuição de renda e a diminuição do abismo que sempre separou as classes no Brasil!

    Responda
  5. fernanda lustosa

    indo para visconde de mauá, saindo às sete e meia de são paulo, levamos 11 horas para chegar! mas lá até que tava tudo mais ou menos igual ao passado. graças a Deus!

    Responda
  6. franpipa

    tudo isso já existia,sempre existiu,só que a gente não via,não percebia,mas não fiquem pessimistas não,daqui uns 200 anos a coisa estará bem melhor.........

    Responda
  7. Paulo Toshiharu Watanabe

    Ao ler esta coluna, lembrei-me do meu tempo de "campista selvagem" pelo Litoral Norte, de Bertioga até Angra(RJ). Classe emergente da época, universitários da rêde pública, com fuscas/fuscões, corcel/chevette e até DKV, Sinca Chamboud, Aero Willys,.. Organizavamos um "comboio"com 5/6 carros, e, descíamos a serra, num grupo de pelo menos 20 pessoas, quem entrava com o carro, não entrava na "vaquinha" das despesas.O nosso "truque" era descobrir um "CONDOMÍNIO DE CAIÇARAS" para ter o "básico".

    Responda
  8. Fábio Evangelista

    Canzian, Realmente está um caos turismo no Brasil, ainda mais em feriados em praias paulistas. Tão lamentável quanto ler um texto com visão tão pequena dos acontecimentos atribuindo culpa a nova classe média. Um dissabor uma visão tão pequena de um problema tão amplo. Viaje mais pelo Brasil e ande mais pela sua cidade, pois esse problema vem de longe. Ou será que as buzinadas matinais em ruas residenciais e desrespeito aos pedestres em São Paulo é exclusividade de uma ún

    Responda
  9. Fábio Evangelista

    Canzian, Realmente está um caos turismo no Brasil, ainda mais em feriados em praias paulistas. Tão lamentável quanto ler um texto com visão tão pequena dos acontecimentos atribuindo culpa a nova classe média. Um dissabor uma visão tão pequena de um problema tão amplo. Viaje mais pelo Brasil e ande mais pela sua cidade, pois esse problema vem de longe. Ou será que as buzinadas matinais em ruas residenciais e desrespeito aos pedestres em São Paulo é algo que uma única clas

    Responda
  10. Emidio Silva

    Infelizmente é verdade. O guarda da rua ao ser chamado a atenção por jogar lixo, disse: Aqui é rua, eu jogo lixo aonde eu quero. A rua é do povo.

    Responda
  11. Marcelo Silvestre

    É impressão minha ou eu percebi um certo desprezo em relação à nova Classe C? O curioso é que quando só a elite fazia as coisas erradas que o colunista cita não havia problema algum. Me lembrou muito aquele âncora de TV do sul do país que disse que o grande problema do trânsito é os pobres terem carro...

    Responda
    1. Carolina Maria

      Vamos fazer um cursinho de interpretação de texto? Ou a frase "Nesse novo contexto, a classe emergente só replica o comportamento da antiga minoria" não é clara o suficiente para você?

  12. Marc_O

    Mas é claro... essa é a realidade do brasileiro moderno. Tem dinheiro no bolso MAS NÃO TEM EDUCAÇÃO ADEQUADA PARA UTILIZÁ-LO; cobra coerência e honestidade da classe política... MAS É O PRIMEIRO A DESRESPEITAR TODA E QUALQUER LEI... BRASIL... UM PAÍS DE TOLOS... E DE CORRUPTOS...

    Responda
    1. Leonardo Ucha

      Para você eu recomendo peixe, palavra cruzada eleituras históricas. Se não funcionar posso receituar óleo de peróba,porque o seu problema pode ser outro.

    2. Leonardo Ucha

      Mas a corrupção é exclusividade do PT? Creio que não. Já em minhas aulas de história no ensino fundamental me provaram que corrupção é característica marcante da sociedade brasileira desde há séculos. E a culpa é somente do PT? Creio que há mais coisas entre a sociedade e o ParTido do que julga nossas vãs e hipócritas elites incautas.

  13. Reginaldo Batista

    Já foi pior. Precisava ver quando os índios vieram pra cidade(praticamente só havia índio), mais os africanos, turcos e os "europeus" pobres que chegaram! Descarregavam penicos na rua, e jogaram um balde de água no Charles Darwin. Ora, tá muito bom onde chegamos em tão pouco tempo. Que adianta ser "tão" civilizado e morrer com bombas na cabeça? Vamos chegar lá. Deixa eles irem na frente.

    Responda
  14. Lucia Helena

    Pois então, enquanto os tais sem-educação não tinham dinheiro para a compra de móveis e automóveis , a coisa ficava só lá pelas redondezas da Praia Grande e quase ninguém (inclusive da imprensa) reclamava desse tipo de confinamento, ops, comportamento. Mas o que fica patente mesmo, é a intolerância do pessoal que usa papel higiênico de três camadas, que não se conforma com o "insuportável" sucesso material desse tal "povão", cujo pecado mortal só fez engordar ao PIB do País.

    Responda
  15. aloisio

    O BRASIL NAO E UM PAIS DE POUCOS E SIM, PARA POUCOS.

    Responda
  16. Antonio

    Concordo com o seu ponto de vista, e digo mais: o maior problemas do nosso povo é a falta de espírito coletivo e o respeito ao próximo. Qualquer um que ganha um dinheirinho acredita que pode fazer tudo o que lhe vier à cabeça, faz e nada acontece, pois os estado nunca cupriu com a obrigação de oferecer educação para sua população e cobrar o cumprimento de normas de civilidade. Somos um povo carente de educação e pouco dado ao respeito aos direitos dos outros.

    Responda
  17. Bruno

    Não há como negar as origens. Mas não é obrigação se orgulhar delas. O livro "A Cabeça do Brasileiro", de Alberto Carlos Almeida mostra, com rigor científico, que uma parcela significativa da população pensa que político roubar faz parte da ordem natural das coisas. Político que rouba, flanelinha que achaca e boçal que guia pelo acostamento são reflexos do mesmo fenômeno básico: a apropriação do público pelo privado.

    Responda
  18. Joacy Coelho

    O pior é que a maioria das pessoas não percebe que a educação deve estar em primerio lugar no desenvolvimento de um país. O resultado disso tudo é que o número de mortes no trânsito tem aumentado assustadoramente, principalmente no NE. No caso do Maranhão a situação é pior ainda, onde as mortes e lesões só têm aumentado. O problema não é que "todo miserável agora tem carro" - como disse um certo jornalista - a questão é que tem muito burro, cavalo e jumento, e com diploma, atrás de um volante.

    Responda
  19. Magrin

    embora um pouco menos que a outra, sem nenhuma educação ou cultura, mas não se constranje nem um pouco em demonstrá-la. O grande erro do PT foi "dar o pão, antes da educação", tinha que ser os dois juntos, educação nesse país é que é a grande revolução. E nisso se comportou parecido aos governos anteriores. País governado por fazendeiros e militares não poderia ter outro destino. Temos que dobrar os investimentos em educação de qualidade e pesquisa científica se quisermos ser um país civiliz

    Responda
  20. DADA

    Como o povo distorce os comentarios de um jornalista, ele quiz retratar a real situaçao do povo sim, porque nao todos mas a maioria do povo que comprou um carro em 70 parcelas e acha que ta rico, é sim chegar e se achar que é o dono do Brasil, som é só o dele o povo precisa de educaçao e cultura e nada mais se o Pt tivesse dado cultura ao povo ele nunca ganhava uma eleiçao.

    Responda
    1. RODRIGO carnellossi

      Tudo agora e culpa do MULA. educação vem de berço!

  21. Magrin

    No Brasil temos dois tipos de classe média, a CLAÇE media tradicional de origem rural ,( vovô ou vovó pertencente a alguma elite agrária, preconceituosa, classista, elitista,moralista, conservadora, e também sem educação, apesar da aparente educação).Moram nas cidades mas não conseguem esconder sua origem e educação atrasada enfim seus valores arcaicos. Por outro lado a classe média emergente, a crasse media, de origem urbana porém oriunda da periferia urbana,

    Responda
    1. Leonardo Ucha

      Que abiçurdo!

  22. Tietri

    Spes impunitatis continuum affectum tribuit delinquendi

    Responda
    1. Edmat

      É isso aí!

  23. Renato

    Quer dizer que os probemas agora são da classe c? Que preconceito esse seu hein sr. jornalista!

    Responda
    1. RODRIGO carnellossi

      A elite brasileira não quer ver o pobre curtindo o feriadão na praia ou no exterior! eles querem continuar a fazer o que eles estão acostumado a fazer! F.uder o pobres.

  24. Alex

    O brasileiro é individualista. Talvez o comportamento de quem exerce um cargo público seja apenas mais uma demonstraço desse comportamento que vemos no dia a dia, o "cada um por si". Isso de que somos um povo gentil, amigo, divertido talvez seja verdade da perspectiva de um turista estrangeiro. Já morei por muito tempo em 2 países além do Brasil e issompra mim é muito claro.

    Responda
    1. Edmat

      Creio que o comportamento dos políticos não destoa do das pessoas, em geral. No cotidiano, vejo muita, mas muita gente mesmo ser desonesta, utilizar o "jeitinho brasileiro", favorecer amigos e parentes etc. A diferença é que aqueles, os políticos, estão no comando da máquina pública. Logo, o estrago feito é maior. O engraçado é ver alguns desses desonestos no dia-a-dia cobrar moralidade na política. É brincadeira...

  25. Akhenathon Akhton

    O brasileiro infelizmente é um povo mal-educado de maneira geral. Consumista e mal-educado. Bastou melhorar um pouco de vida que desrespeita os demais, como se quisesse se impor. Moro em uma cidade litorânea, e um novo vizinho construiu sua casinha há pouco. Ouve música alto, dirige em alta velocidade e já foi pêgo fazendo uns "gatos molhados" na vizinhança...

    Responda
  26. Edmat

    Bem pertinente o comentário do colunista. Também viajei no feriado da semana santa e, aqui no Ceará, mesmíssimo problema. Na verdade, é um problema brasileiro... Noto que as pessoas que têm "carrão" parecem ter prazer de te deixar para trás (meu carro é um Palio Econony 1.0). É incrível o show de imprudências, de todo tipo. Na cidade, a situação não é diferente. Fico perplexo com a falta de educação das pessoas, principalmente com aquelas de classe média, que se acham

    Responda
    1. Edmat

      Sim, entendi. É que quis chamar a atenção para um apescto mais específico.

    2. Leonardo Ucha

      Pelo visto não entendestes o palavreio de nosso tão nobre jornalista.

    3. RODRIGO carnellossi

      Amigo concordo com vc eu sofri para andar 700km com meu 1.0 eu estava na br 101 a 100km o pessoal me passava no mínimo a uns 150 a 160 km por hora. mal dava para ver o carro que passou.

  27. Tacito

    Cara com esse reporter conseguiu esse feito descobrir que o brasil e para poucos????????. Ele descobriu o Pi da lampada.

    Responda
  28. cabeca

    no brasil impera a lei do cada um por si e todos contra todos, o brasileiro é um povo que quando está na base da pirâmide é inseguro e medíocre pouco fazendo para sair de lá, foi sempre assim, mas quando por força da conjuntura, eleva-se um pouco que seja, nos tornamos egoístas e mesquinhos e passamos a urinar feito cães nos semáforos, aeroportos, vias de transito, calçadas e tal, a marcar território e defendê-los com unhas e dentes, e pouco nos importamos com o fulano ao lado.

    Responda
  29. Rafa Sampa

    Concordo com o colunista, mas me pergunto: onde ele tem vivido nos últimos anos? Já há algum tempo o Brasil tem estado nessas condições. O que mais me admira são os comentários, os quais respeito, mas sempre recaem no óbvio e denota viéses políticos dos leitores (tem gente inconsolável com a melhora do padrão de vida da população & classe C). O "nouveau-richisme" é uma conseqüência, e acredito que seria mais prático, ao invés de criticá-lo, pensar no que temos feito para mudar essa situação.

    Responda
  30. Osmar F. P.

    Terceiro mundo é isso aí! Qdo bota os pés em terras civilizadas brasileiro leva mais porrada que tambor em festa, pela arrogância e falta de educação dos que se julgam ricos e, pior, dos que não se reconhecem pobres. Triste.

    Responda
  31. CARLOS ROBERTO SILVA

    Quando leio os demais comentarios vejo que continua carregado de ranços ideologicos , o artigo , não depoe contra o atual governo , ele recrimina a ausencia de todos os governos no que se refere a educaçao[educação é um processo , não se muda a educação das pessoas por decreto, da noite para o dia]por outro lado ele enfatiza a transformaçao sócio economica ,que se reflete na melhoria do comercio bem como das rodovias congestionadas.

    Responda
  32. Hermes Bastos

    A aclamada ascensão da nova classe média tem, sim, limites, e sem educação, além da já mencionada falta de civismo e bom senso, esse poder de compra e melhora de vida vai acabar, é esperar para ver mais uma morte anunciada...

    Responda
  33. CARLOS ROBERTO SILVA

    Ha muito que não lia uma matéria de Canzian nesse espaço,tenho que concordar com ele no que diz respeito a educação do nosso povo, contudo o fato do pais ter tido um processo distributivo melhor nos ultimos anos não é o responsavel por essas anomalias comportamentais e não é um governo de 8 anos que irá alterar uma cultura de quase dois séculos de individualismo ao arrepio da lei.

    Responda
    1. Helio Nishio

      O texto é pertinente.., nosso povo é pouco educado, consequentemente é pouco civilizado, pouco informado, maioria não conhece a empatia ,(colocar-se no lugar do outro), antes de qualquer ato ou comentário..a memória é curta..., acha que o Brasil começou a 8 anos..e culpa o descobrimento pelos portugueses as nossas mazelas, espera demais do governo, qualquer governo, federal, estadual, municipal e do judiciario....a lei do Gerson impera por que somos coniventes

    2. alquimista

      Só uma correção: a cultura do cada um por si tem a mesma idade do País, ou seja, já passa dos 500.

  34. Emerson

    Ótimo artigo, que retrata fielmente o que a sociedade brasileira está vivendo atualmente. Padrões de falta de civilidade e falta de senso coletivo sendo repetidos.

    Responda
  35. Carlos VII

    Que falta muito para melhorar isso é verdade! Mas também é verdade que caminhamos muito bem, melhoramos muitas coisas e o país possui uma expectativa muito positivo para o futuro! Em outros tempos teríamos vendido tudo e deixado nossa economia a mercê do capital externo - seríamos um país para os poucos! Muitos jornais escrevem para poucos! Enviesam seus textos!

    Responda
  36. valter

    e continua avançando PRO FUNDO DO POSSO

    Responda
    1. alquimista

      Até que o FUNDO DO POSSO é interessnate; significa que os brasileiros estão podendo viver mais e melhor. Pior seria se estivéssemos indo para o FUNDO DO POÇO, seguindo o receituário neoliberal do FMI.

  37. Fernando Santos

    De 2 uma ! Ou o povo daqui ta acordando e vendo as besteiras deste desgoverno do PT podemos dizer arrependidos ?? Ou os ptralhas sumiram daqui ! Pois na maioria dos assuntos abordados pela foia os comentarios estao a desfavor do atual governo !

    Responda
    1. Leonardo Ucha

      Exuberante fauna esta a brasileira: petralhas, tucanalhas... será que tais espécimes são ilustradas no filme Rio - The Movie?

    2. alquimista

      Você prefere tucanalhas? Fique com eles.

  38. berenice tasca

    100% correto. O sr. escreve o que penso e por estas e outras- feriado prolongado- é o melhor lugar do mundo... para se ficar em casa.

    Responda
    1. Aguinaldo Luz

      O que realmente aconteceu que em 2002 o BRASIL tinha uma frota de veiculos estimada em 20 milhões de veiculos e hoje só o ESP tem 21700 milhões e o BRASIL incluindo ESP tem hoje 80 milhões de veiculos e as estradas são as mesmas , aqui no ESP ainda tem muitas estradas sem acostamentos e em total abadono EX= SP 413

  39. Julio Cunha

    As famílias que hoje choram pelas as de seus entes, queneste feriado prolongado tiveram a infelicidade de comprovar o que já se fala amuito, em todo o país, as estradas estão abandonadas, e o poder publico contribuidiretamente para esta catástrofe e suas consequências. Obrigado senhora presidente,os governadores, prefeitos, senadores, deputados e vereadores, estão fazendo comextrema competência a função de carrascos, pois o extermínio da população segueseu corso, de forma acelerada.

    Responda
  40. Zezé

    Os condominios fechados são para os "bem sucedidos", principalmente aqueles que ganham muito com atividades ilegais. Aqueles que, como eu, trabalharam a vida toda sem privilegios, temos que suportar a infraestrutura deficiente, a falta de educação e sem poder falar mal do governo, já que poderá ser taxado de anti-Brasil. Vide o que aconteceu com a Br-381, na saida de Belo Horizonte para Vitoria, no dia 20 de abril.

    Responda
    1. alquimista

      Sr. José, Já ralei muito (trabalho desde os 10 anos de idade) e compreendo tua revolta com os (des)governos, com a classe política e com os "inatacáveis" do PJ. Mas deves perceber que as críticas ácidas ao PT e aos governos desse partido (desde 2002) feitas por veículos da imprensa e certa classe de leitores não têm nada de isentas. Apoiar o otanacut entreguista é um retrocesso que NÃO interessa ao País.

  41. ana laura fleury

    infelizmente é culpa desse sistema, que somente individualiza o indivíduo, faltam escolas no Brasil, falta uma educação voltada para a formação de indivíduos críticos e conscientimente socializados, coletivos. Nossa educação, hoje, esta voltada, somente para o podre mercado de trabalho.

    Responda
  42. Diógenes de Sínope

    Concordo com o articulista. Convém, inclusive, mudar os dizeres da Bandeira do Brasil. Em vez de Ordem e Progresso, DESORDEM e RETROCESSO. Fica mais condizente com nossa atual sociedade.

    Responda
  43. alcides emanuelli

    Um dia o Brasil vai chegar ao limite, tudo vai explodir porque tudo incha no Brasil nada acontece de acordo com planejamento e politicas obvias de crescimento social e economico. O Brasil esta perto da saturação total, tudo aqui é financiamentos, e todos estão cada dia mais se endividando e criando expectativas de perigos para os empresários. O dia em que o Brasil vai parar está muito proximo, vamos ter cuidado para ele só parar não explodir.

    Responda
  44. luc83.br

    É, depois de 18 anos do governo do PSDB no estado de SP, de 18 anos de roubalheira no pedágio, a gente vê que falta infra-estrutura. Depois eles perdem mais uma eleição, perdem o governo de SP e não sabem por quê. Em 2012 eles irão dançar.

    Responda
    1. Akhenathon Akhton

      Ande nas estradas federais de SP, cheias de buracos e também com pedágios. Aliás o estado das estradas federais no país todo é lastimável.

    2. Aguinaldo Luz

      Falar nverdades é facil o RS tem os pedágios muito mais baratos do que os de SP , só para se ter uma idéia dos fatos no ESP tem 227 praças de pedágios é mais do o que o triplo de todo o BRASIL alem de dizer que a maior parte das ESTRADAS de SP não pedágiadas estão todas esburacadas sem contar que foram construidas a mais de 30 anos e que o PSDB não construiu nenhuma

    3. midia democratica ja

      é falta muita escola mesmo, "erradicados" serao a classe alta que nunca teve educação, mesmo frequentando escolas carissimas e a bordo de carros de luxo e avioes exclusivos, nunca tiveram um senso da coletividade muito menos educação social, ambiental ou o que valha, quer dizer isso nao é governo, é cultura do colonialismo, do conservador e do abismo social fruto de uma concetração de renda absurdamente injusta

    4. alcides emanuelli

      Falar em pedagio privado e atacar o mesmo querendo pedágios publicos por parte dos pelegos do PT no minimo é contradições. O PT tambem tem seus pedágios publicos, o Rio Grande do Sul tem os pedágios mais caros do Brasil, a origem é do PT, depois vem o PMDB que passou para o PSDB e agora devolve para o PT, e ninguem termina porque será! devem estar tendo as mesmas praticas que denuncia em São Paulo.

  45. vilton giglio

    A Palavra chave que o Brasil ainda não descobriu e principalmente a classe D para cima é a grande falta de EDUCAÇÃO com letras maiusculas,em todos os sentidos, a começar pelos berços das familias brasileiras,berços das creches,nas igrejas onde os lideres religiosos fazem Marketing,pregam o consumismo,o ganha-ganha,sem piedade qto. aos politicos e leis,ora a ambos,o "puder"manda mais,pois sempre ouvimos em algum canto do Brasil" o sr.sabe com quem fala?" Assim caminha a humanidade. /p

    Responda
  46. Gil

    Tenho uma solução genial para o problema da bueguesia que não quer se ver misturada com os proletários. AUMENTE O VALOR DOS PEDÁGIOS, COLOQUE UNS R$500,00 E PIMBA...PROBLEMA SOLUCIONADO... HÁ TIREM A ÁGUA DO MAR E COLOQUE NO LUGAR "PERRIER",TIREM O SAL DO MAR E COLOQUEM SIAS DE BANHO. EITA MASSA CHEIROSA...KKKKKKKKKKKK

    Responda
    1. Akhenathon Akhton

      Quanta besteira...

  47. Rody

    Essa reportagem aborda o sinal de grandeza e ao mesmo tempo o de inferioridade que muitos de nos (brasileiros) temos. Grandeza : Queremos ser melhor do que o nosso vizinho. Se antes tinhamos um carro popular, agora queremos um medio e assim por diante.. Inferi oridade: As pessoas que nao tem condicoes de ter um carro, se sentem inferiores comparadas com aquelas que tem... O Brasil superara todos os obstaculos, se investir em educacao.etc

    Responda
  48. Gil

    O colunista assim como muitos que concordam com ele pensam se moradores da çuiça, e despejam um balde de preconceitos com base em senso comum (regado a cachaça meira, sem bafômetro). Ledo engano 1-educação é com base em cilcos, de no mínimo médio prazo - uma geração ao menos - 2-O Estado é pra todos, sendo assim as estradas e tudo mais... 3-Melhora da situação pressupõe que outros aceitem que a classe C esteja presente Colunista: Você é Membro da "massa cheirosa"?

    Responda
    1. Akhenathon Akhton

      Você deve ouvir fânque com porta-malas aberto e se acha chicoso no úrtimo, não?

  49. Fernando Vanigli

    Como se dinheiro ou estatus dessem as pessoas prudencia, respeito, educação no transito, civilidade etc etc etc... O que mudou meu amigo, foi o ser humano, que não respeita mais o direito alheio, banalizou a vida, se distanciou da fé, e deixou de entender o sentido de amor, seja ele po/bre, ri/co, neg/ro, bra/nco.

    Responda
  50. Silvio Coelho

    Este é um país de Macunaímas (o herói sem nenhum caráter), ou como eu sempre digo, um povo com a disciplina do cão vira-latas.

    Responda