-
sandro gonçalves
O BRASIL INDEPENDENTE DE QUALQUER CLASSE A ;Z;Y;BETA;GAMA;SOMOS TODOS IGUAIS.A MAIORIA DAS PESSOAS NAO RESPEITAM NINGUEM.NAO VENHA VC POR A CULPA NA CLASSSE.EU VIAJEI A UM TEMPO ATRAS AO MESMO DESTINO ;E O QUE EU VI FOI CHEGA COM CARROS ENORMES IMPORTADOS COM EXTREMA ARROGANCIA.VI TAM BEM A POLICIA RODOVIARIA A MAIS DE 150KM ;COM A MAIORIA DE CARROS ATRAS COM A MESMA VELOCIDADE.ASSIM TAM BEM COM VI CARROS VELHOS TAMBEM.AGORA MEU AMIGO NAO SE ACHE MELHOR OU MAIOR QUE NINGUEM;SE EXERGA .......
-
ELZA A.
Fernando, nosso Brasil mudou sim! PRA MUITO PIOR! Mas, como vc sabe a PROPAGANDA É A ALMA DO NEGÓCIO... Então, esta avalanche "dos que apenas deixaram de ser miseráveis e compraram geladeiras", na firme crença de que "agora são "Crasse Média", está deixando claro o tipo de ngentinha que habita esta Nação sem mais gentileza, educação, respeito. Temos que escutar os ruídos que eles querem, afinal "isto é a DEMOCRACIA DELES"!!!E, salve-se quem puder!
-
M K
O brasileiro, culturalmente falando, se acha "o tal", "o cara"...! Há muita individualidade e pouca coletividade...! Falta um pouco mais de humildade e educação no país "cristão"...!
-
Lana Faccini
Essa reportagem é só mais uma amostra da falta de educação do Brasileiro. O colunista atribui a desordem à crescente classe media vinda da pobreza! Como se os ricos fossem educados! O mesmo rico q vai passear na Europa e acha lindo voltar exaltando os bons costumes europeus, aki joga lixo pelas ruas, se acha no direito de furar filas e exigir atendimento VIP, nao respeita leis de transito e tenta subornar guardas.
-
RODRIGO carnellossi
Queima índios nas ruas;Batem pobre com tapete de carro!Batem em gays com lâmpadas na paulista!Rouba e explora seus funcionários. etc
-
alquimista
Perfeito. Quem duvidar, que trabalhe como gari ou acompanhe o comportamento de quem mora em bairros nobres de Sampa (Jardins, Moema) ou do Rio (ZS e Barra).
-
Trouxa
Releia: "Mas, nesse novo contexto, a classe emergente só replica o comportamento da antiga minoria."
-
-
Henrique Feliciano
A falta de educação e a falta de civilidade esta presente em nosso dia a dia pois abrimos as portas para pessoas que não possuem vinculo nem respeito pela nossa terra e nosso passado.Paulistas e paulistanos, em sua maioria, tem civilidade suficiente para saber que lugar publico é feito para o coletivo.
-
alquimista
Tá por fora, cara. São Paulo é uma grande cidade justamente porque é cosmopolita, recebe trabalhadores de todas as regiões do Brasil e do mundo. A pujança de São Paulo se deve aos nordestinos, mineiros, nortistas, sulistas, italianos, árabes, hebreus, japoneses, alemães, portugueses, etc. que escolheram essa terra para viver e trabalhar. Não sou paulista ou paulistano, tenho educação e civilidade e sempre respeitei o espaço público e os monumentos, em São Paulo e noutras cidades.
-
-
Lana Faccini
E se esperar o que da população de um país onde até os mais endinheirados e diplomados nao possuem um pingo de educação, civilidade e respeito ao próximo? Onde a sociedade quer se basear em conceitos de bíblia ao invés de ciencia e valores sociais contemporâneos. onde se preocupa mais com quem o vizinho vai p cama e c a partida de futebol do domingo ao invés de escolher em quem votar! Esse país pode ter 90% da população na classe A q continuará a ser país de terceiro mundo! /p
-
Mineirinho
Isto é o resultado da inclusão social,do combate a miséria,da distr de renda,a demanda aumentou,mais veículos,turismo,quanto a infra estrutura,educação,cabe o poder público prover,ou seja fiscalização,policia na rua,campanhas educativas,pena que o poder público só pensa em arrecadar,falta policia no trânsito,sobra radares,assim não dá,precisamos cobrar as autoridades,porque o Brasil não para e o povo vai continuar a crescer,com alta estima em alta e com mais din din no bolso!
-
Beatriz Silva Naumoff Fujii
Realmente,tá cada vez mais difícil viajar no feriado,curtir uma praia, ou visitar parentes e etc... Não gosto de falar do povão,pois a maioria é gente humilde e trabalhadora, o mais importanteé que estão ocupando cada vez mais espaço e como diz o ditado:os incomodados que se retirem,pois ninguém é mais do que ninguém,estamos todos no mesmo barco,sem saúde e sem educação. Se cada um conseguir educar seus filhos,talvez a próxima geração esteja bem melhor
-
ELZA A.
"incomodados que se retirem"? Próxima geração? Passei minha vida ouvindo "NO FUTURO O BRASIL..."Com que dinheiro? Os mensalões são engavetados, os ladrõ es do $ público são "reabsorvidos" e favorecidos,as sentenças favorecem aos peculatários,a energia limpa não serve aqui, só a atömica, os deseducados AGORA, MANDAM! Futuro bom?Só com uma NOVA REVOLUÇÃO!MAS QUEM A FARIA, se nem os militares querem saber de nada e ninguém os respeita?o jeito é acostumar os ouvidos com o "FUNK"!
-
Mineirinho
É isto ai Beatriz,vc não tem medo de ser feliz,Parabéns................ .....
-
-
Ricardo
A falta de educação existe, porém o problema não é da classe emergente, como insinua o autor. Pessoas porcas na praia existem, assim como pessoas porcas em outros locais públicos também existem, independente de classes. Isso não significa que não se possa comer um bacalhauzinho quentinho no espeto, ou um angú, ou um franguinho no espeto, ou uma moela com farofa nas praias. Tudo claro, regado com cachaça ou cerveja. Em Salvador tem uma praia que serve um cozido dos deuses, na areia, imperdíve
-
renato couto
Nada como um bom feriadão para expor as mazelas da infra estrutura de nosso País, assim como o colunista constatou vários especialistas já alertavam. Que venham a Copa do Mundo e as Olimpíadas para que definitivamente as obras apareçam.
-
Barack Osama
O Mulla da Silva disse que o Brasil é um país rico e que todo mundo agora é rico e que o Brasil passou do 3o. mundo direto para o 1o. sem nem passar pelo 2o. Então, é mentira tudo isso que vcs estão falando e escrevendo. Estamos no paraíso e vocês só não percebem isso porque não querem... Temos estradas de 1o. mundo, principalmente as rodovias federais. E nossa educação é de causar inveja até aos doutores de Harvard !! É verdade. Tudo graças ao "prizidenti" Mulla da Silv
-
-
Macabeu
O que esperar de um país cujo político de maior aprovação nas pesquisas do ano de 2010 se orgulhava de não ter estudado.
-
alquimista
Ser sociólogo medíocre, adúltero e falastrão não constituem requisito para ser presidente da república (basta ler a lei eleitoral e a CF para saber disso). Lula deve dar risada dos que levam ao pé da letra tudo o que ele "verborragia" e pensam que ele não sabia Política ou não sabia negociar. Façam as críticas corretas: os defeitos de Lula e do governo dele nada têm a ver com o grau de instrução dele. Maluf é engenheiro e muuuito corrupto, desonesto, que se apoderou do dinheiro público. E aí
-
vma
Não seria porque os doutores que passaram pelo poder antes dele não f i z e r a m p o r r a N E N H U M A???????????????
-
-
Fuscão Preto
Brasil, um país de porcos.
-
paulinho
de brasil não tem mais nada, temos um brasil lixão.
-
-
Walter
Concordo com tudo que foi dito. Porém falta em nosso país fiscalização e punição para quem não respeita as leis e os direitos dos outros. Recentemente tive a oportunidade de guiar em uma estrada alemã. Realmente os motoristas tem um comportamento muito diferente. Mas o que realmente fica claro é a presença do poder público para fiscalizar e coibir abusos. Um dia chegaremos lá. Abraços...
-
Fabíola Mariana Aguiar Ribeiro
é cada um por si mesmo... vejo isso dentro dos ônibus, onde quem não vai descer não dá passagem de forma alguma para quem vai descer, vi isso outro dia onde acotovelaram uma mãe com criança de colo na escada rolante do metrô pela simples glória de chegar primeiro no topo da escada rolante... o mundo lá fora está uma selva. Eu digo que é a 'lei da vantagem'... cada um se julga mais esperto e acredita que está tendo vantagem frente a outro. É uma miséria!
-
Niva´s
Precisamos entender de uma vez por todas que Bolsa Família rende muito mais votos do que Bolsa de Estudos. Os currais eleitorais devem ser mantidos, não importa qual a maquiagem utilizada. É muito mais fácil manobrar uma massa alimentada, mesmo que precáriamente, do que uma massa com um pouco de estudo e orientação. Dar educação para um povo pode ser (e geralmente é) um tiro no próprio pé.
-
alquimista
Esse discurso de onacut derrotado já apodreceu. Troca o disco. A educação é precária, mas tirar as pessoas da miséria é mais do que necessário. O BF precisa de aprimoramentos e as ações sociais do GF não podem se restringir a esse benefício; os desvios devem ser corrigidos. O resto é chororô de rapineiros derrotados.
-
-
Marttins
Excelente matéria. Depois de ler esse brilhante "artigo", que ao meu ver,traça com "fidelidade" o perfil do brasileiro de hoje e o mais importante; para onde estamos caminhando? como serão os nossos bisnetos?
-
maykol varela
Concordo que falta muita infra-estrutura. Nossas estradas são esburacadas mal sinalizadas e com excesso de caminhões. Concordo também com a falta de educação de algumas pessoas que forçam ultrapassagem, jogam lixo e colocam som alto, mas fico com a pulga atrás da orelha quando o senhor Fernando dá a entender que a recente ascenção social dos brasileiros é quem dificulta o bom ambiente nas estradas e nas praias. Não seria isso um indício de discriminação? Ou seriam mesmo os pobres os culpados
-
Trouxa
Releia o penúltimo parágrafo: "Mas, nesse novo contexto, a classe emergente só replica o comportamento da antiga minoria."
-
du
Caro Maycol, o que eu vejo na matéria é que se popularizou as estradas, aeroportos, etc e com isso aumentou o número de mal educados, não significa que a Classe A e B são educados, apenas são em menor número. Além disso a educação em questão, não é aquela exclusiva das escolas e sim civilidade, aquilo que aprendemos em casa, e levamos para a vida inteira.
-
-
CZG
Concordo em gênero, número e grau! Sempre tenho esta mesma impressão quando viajo de carro pelas ruas e estradas brasileiras. Aqui o individualismo está a flor da pele. Acredito mesmo que seja a falta de punição que leve a este estado de coisas no Brasil e à tantas mortes no trânsito. Se tivéssemos mais policiais e viaturas fiscalizando as pessoas ultrapassando por acostamentos, faixas duplas etc hoje muita gente estaria viva para contar a estória. Precisamos evoluir...
-
Angelica
Finalmente uma pessoa que mora no mesmo país que eu.Sempre disse que o governo Lula não foi bom nem muito menos ótimo. Não adianta dar dinheiro para a população sem dar educação. O povo não tem a mínima noção de civilidade e coletividade e os poucos que tem são tidos como trouxas pela maioria mal educada.É uma pena...
-
RODRIGO carnellossi
De que adianta a cultura com a barriga vazia!
-
alquimista
A reportagem não é sobre Política nem está em discussão o governo Lula ou outro em particular. O que o articulista quer mostrar é a falta de educação e civiliade da maioria da população brasileira, seja rica ou pobre, tenha ela muita ou pouca educação formal (de banco de escola). A verdadeira educação que implica em comportamento civilizado é dada em casa, pelos pais e pela família, colocando limites e restrições, ensinado como respeitar os outros
-
Marcus Trindade
Clássica comentário cínico. Não adianta ir a escola sem proteínas, aceite isso. Os últimos 10 ou 11 anos de governo ajudaram um pouco a alimentar nosso povo, quem sabe um dia os filhos dessa classe estejam devidamente alimentados e possam aprender, não apenas frequentar escolas. Não tem varinha de condão ....
-
Cairo Tavares
Não se trata de ter dinheiro ou mais acesso a educação. O comportamento da sociedade brasileira advém de uma cultura que dura séculos e não vai mudar simplesmente por que as pessoas têm acesso a educação. Se fosse assim, não haveria tantos escândalos de corrupção e sonegação de impostos praticados pela parcela mais rica da sociedade.A distribuição de renda promovida pelo governo Lula pelo menos possibilitou há alguns trabalhadores o acesso a uma vida mais digna, além de dinamizar a economia.
-
raimundo
Tenha paciência, Angélica! Tua posição só reforça a necessidade que temos de crescer como cidadãos. O colunista foi claro: " classe emergente só replica o comportamento da antiga minoria".
-
Nori
Lamentável o comentário da Sra. Magalhaes. Ao escrever demonstra não ter exatamente o que reclama faltar: civilidade e educação. Isso explica muita coisa nesse país que é o meu, o dela e do colunista. Sem Mais!
-
vitor oliveira
Não creio que o texto disse isso que a senhora interpretou. O autor parece consciente de que os problemas de civilidade do brasileiro não são um "privilégio" de uma classe média crescente. por outro lado, sem negar a necessidade de investimento maior em educação, um maior poder aquisitivo pode ser, a médio prazo, uma porta para investimento pessoal em educação. Há de se considerar por ultimo, que o investimento federal em educação foi muito superior ao que era no passado, vide as IFES
-
Ricardo Candido de Araujo
Você acredita mesmo no que disse? Um dos maiores exemplos que vi na vida de falta de civilidade foi dado por pessoa seguramente "estudada" (seu conceito de "civilidade"), por outro lado, mande um dos filhos da senhora que faz faxina em minha casa jogar um papel de bala no chão para ver o que acontece... E essa senhora mal é alfabetizada! Colocar a culpa da maioria de nossa sociedade não ser civilizada em um governante, seja ele quem for, é, no mínimo, misturar uma coisa com outra. /p
-
Val
Há, há, há, há...! Quá, quá, quá, quá...! Cuidado para não cortar os pulsos!!!
-
maykol varela
Vai morar na Europa então ricaço!!!
-
-
Fabio Carv
Concordo com o colunista. A última frase dele é a que eu sempre repito. O Brasil é o país do cada um por si. O brasileiro só é solidário nas tragédias. No dia a dia vale a lei do mais forte.
-
antonio freire
o colunista foi bem no que falou, mais não deixou de expressar o seu descontentamneto com as pessoas que conseguiram subir um degrau na vida, sr canzian o mundo é de todos e o sr não se preoculpe vai ficar pior.
-
Zecão
E mesmo assim, não nos esqueçamos que face a tragédias o brasileiro com o seu velho jeitinho de malandro se aproveita da situação e vende galão de água por R$ 40,00 como em Teresópolis ou desvia donativos para depois vendê-los como no Nordeste ou em Santa Catarina, lembram? Nunca é demais lembrar que somos solidários, mas também aproveitadores e mesquinhos, uma pena. A educação do país vai de mal a pior, então, como cobrar isso das pessoas que acham que as ruas são o seu lixo pessoal?
-
-
Ossami Sakamori
O Brasil todo é assim. Somos país de novos ricos. Andar de avião ou andar de carros financiados, dão um certo ar de conquistas. Só que este país, em nada mudou quanto à educação, saúde pública, segurança pública. Comemos mortadela e arrotamos caviar.
-
Doss
Mas como irá mudar se a educação de valores está cada vez pior no país? Que podemos esperar se não lemos. Povo que não ler, não estuda, não se educa.
-
zecamaeda
Quem são vocês o Brasil mudou se antigamente só os filhos do 20% da população podiam andar de carro se mostrando para os que não tinham isso mudou carro agora é um bem basico que da liberdade as pessoas de ir para onde quizer a qualquer hora ,se a CNH naão estiver vencida essa oposição fraca e sem idéias nunca mais ganha uma eleição pensando só nos 30% da população.
-
RODRIGO carnellossi
A venda de carros financiados como vocês criticam foi uns dos fatores que levaram o Brasil a 7º economia do mundo. A inflação esta subindo por incompetência do governo em não reduzir seus gastos conseqüentemente a divida publica e não investir em infra-estrutura e educação.
-
mrfukaya
Você relacionou um fato importante: andar de carro financiado e achar que isso é conquista. Conquista seria se a taxa de juros do financiamento fosse de 1,5% a.a. como é aqui nos EUA.Porém a taxa de juros no Brasil é de no mínimo 1% ao mês. Ou seja, o povo continua asno e entrando de cabeça na dívida. Não é a toa que a inflação está decolando.
-
-
JD
Volta a falar mal do Lula, do PT e do governo. É menos vergonhoso!
-
Paulo
Ranzinza. O Fernando ficou ranzinza. É geração X, não gosta da geração Y. Prefere carroças, andando devargazinho, praias vazias, gente velha, respeitadora da lei do silência. Talvez o melhor lugar para se passar as férias seja um asilo.
-
ferjr
Não são as pessoas educadas que tem que ir para o asilo, massim vocês mal-educados que tem que ir para os Quintos dos Inf.
-
Bruno Peixoto
Desde quando ser jovem significa não respeitar as leis? É por pensamentos assim que, geração após geração, o Brasil continua uma terra sem-lei e onde o respeitador das normas é visto como o errado, o diferente, o burro. Até quando???
-
sml
Permita-me discordar do sr. O melhor lugar para passar as férias é mesmo em locais onde se respeitam as leis, todas elas, mas esses locais são raridades aqui no Brasil.
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.