Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. monitorciencia

    Meus Deus , agora apoia testes em animais ... O pacote veio completo . É possível que quem odeie professores também odeie animais .

    Responda
  2. Pedro E Ribeiro

    Um livro publicado em 1998 por Ray Kurzweil já fazia todas essas previsões: em 10 anos vamos rejuvenescer ratos, e 5 anos mais tarde os humanos. Kurzweil acertou quase todas suas previsões: o fim da União Soviética, a explosão da Internet, a derrota de um mestre humano no xadez por um computador, etc. Ele é também inventor e formando em ciência de computação pelo MIT.

    Responda
  3. Rogerioaugusto

    basta conhecer o grupo Krisis e sua teoria contra o trabalho uma pessoa deve sim, procurar mais lazer e porque nao viver em funçao disso? quando as pessoas deixarem de envelhecer, os robos farao o trabalho para nós, a consequencia disso é infinita, teremos consequentemente, sistemas muito mais avançados do que temos hoje, para poder gerar conforto para a terra superpopulosa, conceito esse que esta longe de nossa compreensao. Mas nao se preocupem, nao vamos acabar com o dim dim

    Responda
  4. Clarissa Müller

    Sem desmerecer os pesquisadores que se dedicam a esse tipo de pesquisa, mas acho irônico que gastem tempo e dinheiro pensando em como fazer as pessoas rejuvenescerem enquanto milhares de pessoas no mundo todo continuem morrendo por motivos tão estúpidos e problemas tão simples de serem resolvidos.

    Responda
  5. maria ines prado

    Caro Dimenstein, Como colaboradora do Edição Extra (São João da Boa Vista-SP), escrevi sobre a experiência de rejuvenecimento de ratos, assim que veiculada pela FOLHA. No próximo sábado, publico: "Marcha por bônus nos palnos de saúde" ( sobre reajuste de mais de 60% , em razão da mudança de faixa etária!). Velhos são meros números a serem punidos com majoração indecente e pré-programada. Nada mais! E mais: de que vale rejuvenecer velhos num país em que faltam pediatras?

    Responda
  6. Adônis Mandato

    Espero que o Sarney não tenha lido o que vc escreveu.

    Responda
  7. Soulmente

    se passarmos a ser eternos na Terra, vamos precisar de mais uns 4 planetas p/suportarmo-nos... esse aqui, praticamente, já destruímos... mais uns aninhos e teremos velhinhos muito jovens e sem um planeta para morar....agora temos os sem-teto, sem-terra, sem-ética e, brevemente, teremos os sem-planeta.... que bonitinho!

    Responda
  8. Fátima Jorge

    UMa coisa sobre a qual reflito há muito tempo. Entendo perfeitamente a morte, afinal isso evita a superlotação do planeta..etc...etc. Agora a velhice é completamente desnecessária e incompreensível para mim.

    Responda
  9. Marcio

    Achei interessante ter visto sobre isso no wikipédia em "futurologia", falando que em 2100 o homem chegará à imortalidade.

    Responda
  10. João Pedro

    Acho que precisa um pouco de cuidado. Lembro que na década de oitenta os cientistas tentaram várias coisas, até com fetos de aves, na busca de curas de doenças ou de rejuvenescimento. Uma das experiências foi abandonada porque era um caminho para o câncer. A ideia é ótima, mas o que dá certo (até que ponto?) no laboratório nem sempre funciona fora dele, em condições reais. Em todo caso, tomara que eu consiga voltar uns vinte anso atrás. Minhas articulações am adorar.

    Responda
  11. CLODOALDO BARBOSA DA SILVA

    Difícil de acreditar que essa tecnologia científica chegue nos próximo 50 anos, até porque como já escreveram aqui o envelhecimento é junção de vários e diferentes fatores, porém chegarmos aos 90 ou 100 anos só valerá a pena se acompanhada com uma expressiva qualidade de vida, a qual a absurda maioria da população está ainda aquém dessa realidade.

    Responda
  12. Marcelo

    Me parece que a ciência avança em detrimento do ser humano. Nosso corpo se prepara para viver 100 anos. E a nossa alma ? Como será acumular 100 anos de vida, conflitos pessoais e familiares, trabalho e satisfação ? Não sei se para a Humanidade e para o Planeta será bom. Com certeza, todos os tiranos do mundo vão querer desfrutar desta maravilha e se eternizar de fato no poder. Que inferno. Os mais jovens não encontrarão mais espaço para suas idéias, pois os mais velhos bloquearão suas ações.

    Responda
    1. Rústico de 1890 outro século

      Nossa como as pessoas ligam política em tudo numa coisa tão hipotética! jamais chegarão a esse consenso, estudos demostram que o processo de envelhecimento está ligado diversos fatores, e envelhecimento é irreversível, células vão morrendo e com isso prejudica todo o sistema imunológico. Para ser tirano nem precisa ser velho!

  13. dj marcão

    Não avisem para o INSS Eles querem matar a turma da 3 idade para não pagar aposentadoria

    Responda
  14. Lucia Helena

    Eu ficaria de fato encantadíssima com a possibilidade desse esticamento de vida, se houvesse alguma garantia, mínima que fosse, de podermos continuar vivendo num mundo melhor no amplo sentido, onde, entre outros, toda essa modernidade fosse entregue em bloco para o bem-estar urgente da humanidade inteira. Do jeito que está posto, tem-se academias de excelentes resultados, voltadas para poucos e bons. De bolso! Pergunta crucial: Onde mora o sincero sentido nessa miríade de desco

    Responda
  15. Vinícius Loyola

    Velho não. "Melhor Idade", já que aparentemente ser velho também virou motivo de vergonha hoje em dia... Quer dizer, o cara é velho, mas você não pode falar que ele é.

    Responda
  16. RubensL

    Caro Gilberto: Você no altos dos seus 53 anos, logo que houver a possibilidade vai entrar no programa? Answer me, please!

    Responda
  17. ViniGrassi

    Essa questão não é terrível, aliás, é uma solução para "o que fazer com tantos velhos". A resposta é recupera-los e torna-los novamente produtivos.

    Responda
    1. irado furioso com tudo

      diga isso para as empresas que rejeitam as pessoas com mais de 35 anos ;)

  18. Júlio Dalcin

    Estamos imitando os anunnaki/nefilim, que detem este conhecimento, Noé/Utnapisthim, que vivenciou o evento do dilúvio lá por 10.500 a.C., teve seus dias prolongados e contou sua história para Gilgamesh, rei de Uruk, que viajou em busca da imortalidade, lá por 2900 a.C.

    Responda
    1. Danilo Collado

      Não sei o que esse Júlio andou fumando, mas não caiu bem!

    2. Fabio

      Aliás, há quem diga que o calendário maia termina no dia em que os deuses (An, Enki, Enlil e Ninhursag) retornarão à terra. Bom, com o conhecimento deles poderemos economizar uma bela grana em pesquisa, afinal eles são nossos parentes, não são?

  19. Meunome (não trenho)

    Ilustre jornalista, gostei do seu artigo. Para comentá-lo, eu preciso primeiro dizer o seguinte: Não sou um leitor de revistas especializadas como v.sa. que eu considero dotado de visão holística. Não tenho formação acadêmica na área, mas estou seguro de que já era mais do que chegada a hora de alguém abordar o assunto. Com a palavra os cientístas e estudiosos, filósofos, antropólogos e médicos, além de jornalistas que fazem pesquisas para reportagens como já se verifica nos últimos anos. /

    Responda