-
RAFA
Acho interesante o seu ponto de vista sobre a felicidade, mesmo que sempre será um mau necessário. O excesso de define como Transtorno Maníaco, a sua falta como Depressao. O estado anímico é uma condiçao de vida necessária e ineludível a todos. Talvez seja absurdo que os governos tratem de um assunto tao abstrato, mas a busca utópica do felicidade (prazer sexual, mas turbaçao, amor, laboral ou econômica,) é o único que nos faz mais humanos dentro da nossa mortalidade.
-
EJPB
Li o artigo deste excelente articulista. Depois parti para os comentários e deu-me uma infelicidade ver que muitos não entenderam o que foi escrito. Concordo plenamente com o jornalista, governo não tem que se meter com isso. Todos sabemos o que governos tem que fazer.
-
Andrea Taiyoo
O oposto de felicidade é ateísmo. (Mario de Andrade) Caminhos para felicidade 1)Deus 2)Gratidão 3)Perdão 4)Humildade 5)Sin ceridade 6)Amor ao próximo 7)Prezervar e Zelar Mais informações blog caminhos para felicidade http://camin hosparafelicidade.wordpress.co m
-
Andrea Taiyoo
Olá pessoal, Eu não concordo que a felicidade não existe, para mim ela existe e deve ser escolhida por cada pessoa, como tudo na nossa vida. Eu escolhi ser feliz e sempre procuro colocar em prática 7 caminhos básicos que acredito trazer felicidade a qualquer pessoa, dentro deles esta a fé em Deus (O criador de todas as coisas do céu e da terra), a GRATIDÃO e a Humildade de sentimentos. Não devemos procurar a felicidade fora ela esta perto mais perto que imaginamos. Na no
-
Leandro Gomes
Discordo do autor. É claramente mais fácil ser feliz na Noruega do que no Haiti. O governo pode sim promover a felicidade da população. Isso não significa que os governantes tem como garantir que a população seja feliz, mas nos lembra que um governo pode sim tornar a população mais infeliz. Supondo que você estabeleça uma ditadura e comece a ma tar a população civil sem dar maiores explicações, não parece difícil perceber que o povo se tornará mais infeliz no geral.
-
EJPB
Você tem razão, então existem pessoas felizes no Haiti. Será por culpa do governo e existem pessoas infelizes na Noruega, será por culpa do governo?
-
-
Gonça
Penso que o jornalista esteja falando é do relacionamento humano. Nesse ponto, veja o trecho de nossa poesia: "A felicidade não tem estação nem será forma de viajar. Se a felicidade tem parada, Não passa de uma tapeação descancarada, Por homens burros encampada, Pois a vida foi e sempre será malcriada, Basta dar uma olhada nas piadas, Em Homero, Em Virgilio, Na vida há embrulhadas, E dá-se razão à mulher, Pois a vida é mentiroso beijo, E logo um
-
Gonça
E para que você não fique ainda mais perdido, prezado Jornalista, se a batuta é que assutas, em ciências nós só temos que a arvore dá frutos. Engendrar a possibilidade de existência ou não da felicidade é exemplo de imaturidade viva. Assim, a reflexão também da historiadora que discordou do assassinato de Bin Laden, distanciou em altitude e latidude da historia da humanidade. Quem mata, necessariamente tem de ser morto. Foi assim com o meu pai. Será assim comigo. E pode acontecer com você.
-
Gonça
Por outro ângulo, llustre Jornalista Jovem, considere um pouco de onde surgiu o pensamento ( o seu, possivelmente) verificando Hegel e Carel Cosick. Imagine você aqueles momentos felizes ao lado de pessoas que o querem bem. São efêmeros. Pense no doente mental com causas geneticas ou causas decorrentes da inação do Estado ou irresponsabilidade de todos. Esse comprometimento trará uma série de felicidade e ou infelicidade. E falemos do conceito de que aquele que mata deve ser morto.
-
Gonça
Você está muito equivocado, Senhor Jornalista. Seu texto é de rara falta de pesquisa e profundidade. Aceita um debate publico sobre o tema? Pode ser via email, caso não prefira descer ao andar dos carnais. Felicidade e bem-estar se parecem. Mas diferem intensamente. Ausência de EStado honesto gera infelicidades, meu caro. Talvez você esteja querendo dizer que o Estado Brasileiro ou outros sejam um fiasco. Concordo. Continuo.
-
Mouna
Jão... QUE FELIZ FOSTE EM ABORDAR - COMO ABORDASTE - ESTA QUESTÃO TÃO... ESCORREGADIA, A DA TAL FELICIDADE; FEZ-ME LEMBRAR DO BURRINHO ATRÁS DA CENOURA... TADINHO! DEZ, JOÃO, DEZ!!!!!!!!! SUBJETIVÍSSIMO O TEMA, PORÉM... INESCAPÁVEL QUANDO SE TRATA DE ESTATÍSTICAS. COM UM SÓ TIRO, ACERTASTE EM DUAS CABEÇAS DISTINTAS (APARENTEMENTE) PARABÉNS!!!!!!!!!!
-
JOÃO MRM
Por favor, desconsidere o meu comentário, pois, por distração, respondi ao seu comentário que tem que ver com o colunista João Coutinho! Já pedi que a Equipe da Fo-lha o eliminasse (fico aguardando uma coluna do João P. Coutinho sobre vergonha para poder comentar com conhecimento da matéria).
-
JOÃO MRM
O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.
-
-
loupdemer
Caro João, muito obrigado por ter enriquecido o meu comentário com a definição etmológica da palavra FELICIDADE. Realmente, me dou a pensar agora: soubessem-na também, decerto não o fariam.
-
JOÃO MRM
Por nada! Foi um prazer ter contribuído de algum modo :)
-
-
JOÃO MRM
Felicidade e depressão são duas palavras que atualmente dominam absurdamente o vocabulário de muita gente (não estou me referindo ao colunista nem ao seu texto), esquecendo que outras com significados mais realistas e fecundos existem: contentamento, alegria, júbilo, satisfação, por um lado, melancolia, tristeza, mágoa, pesar, por outro lado. Mas parece que todos só querem alcançar e felicidade, em vez de experienciarem o contentamento, e depois ficam deprimidos, por não expressarem sua tris
-
loupdemer
Dos oito comentários aqui postados, em três deles uma inseção proselitista. Voltei à coluna procurando algo que, minimamente, ligasse à FÉ em Deus ao conceito de FELICIDADE. Quem sabe, por ter lido ainda pela manhã, portanto, sonolento, não percebi nada neste sentido. Perdoem-me esses, mas achei tais inserções, inapropriadas e descabidas. Estaria em curso uma cruzada cristã contra o lúcido articulista, que não teria professado crença religiosa em crônicas passadas? Cruz credo,
-
JOÃO MRM
Caro Carlos. Para corroborar seu comentário sobre a não relação entre fé e felicidade, basta verificar que o termo "felicidade" deriva da palavra grega "eudamonia". Agora sabendo do termo original, sempre quero ver como os prosélitos impetuosos se imaginam felizes, pois feliz é "aquele que desfruta do favor dos daimones". O que não admira, já que a busca pela felicidade possui obsessivamente a vida de muita gente.
-
-
Cavallo
Voce fala de felicidade coletiva, isso não existe mesmo, pois o que é bom para um não é para outros. Mais felicidade pessoal existe sim, e não é encontrada em livros, psicologos, etc...esta feleiciade é encontrada quando a vida nos da tudo o que precisamos e almejamos e tendo Deus em nosso corações. Acho que voces não tem o que comentar e ficam procurando chifre em cabeça de vaca.
-
Lucia Helena
Coutinho: Até que se prove o contrário, pouquíssimos tocarão na felicidade atingível, simplesmente, porque o produto interno, admirável jornalista, é bruto!
-
Rod
João, cuidado com a nova ortografia: "autoajuda", "antiajuda". Seja feliz escrevendo corretamente. Abraços
-
alquimista
Bobagem, Rodrigo. Eu faço questão de NÃO usar essa nada inteligente ortografía (prefiro ortographia); não sinto nenhuma falta. Se a regra de uso do hífem já era confusa, agora ela nem merece ser chamada de regra. Sugiro, aos que usam da palavra, usar o hífem da maneira que melhor lhes aprouver. Em tudo o que escrevo uso o hífem como recurso estilístico; não dou a menor bola para regras sem lógica ou que descaracterizam a língua, forjando aglutinações e justaposições
-
-
tcury
"... a felicidade é um estado imaginário. Pense e Dance"
-
iedu
MEU CARO AMIGO, NOÇÃO DE FELICIDADE DEPENDE DE CADA UM. A VIDA SÓ VALE A PENA SE VOCÊ SOUBER O QUE FAZER COM ELA. E NÃO DEVE LEVAR ELA MUITO A SÉRIO, AFINAL NINGUEM SAI VIVO DELA MESNO..........
-
B RW
sua mensagem foi sutil e talvez poucos se aperceberam. A química no ar e na água . Esqueceu das vacinas. estaremos em breve rindo diante de cadavares de semelhantes. O Antítese do amor de JESUS. agora querem destruir a fé cristã no mundo. De sua forma cientifica e autoconhecimento, a felicidade não é deste mundo, ja bem disse JESUS.Ele alertou pela fé errada tomada pelo seu povo. E como não bastasse os judeus utilizaram dos favores romanos, para não levar a culpa históri
-
loupdemer
Mas que você foi de uma FELICIDADE enorme ao escrever sobre o tema, isto foi!
-
tiomingo
João, o povo brasileiro poderia ser mais feliz se os deputados (os mais caros do mundo) aprovassem a reforma tributária. O sistema que está aí foi inventado quando ainda não tinha internet e permite uma sonegação de mais de 200 bilhões anuais, encarece os produtos em mais de 30%, entope o judiciário com mais de 7 milhões de ações. Conviver com mais de 30 milhões de miseráveis e vendo crescer o número de "laranjas", taí. ATENÇÃO: A vida sem Jesus Cristo não vale absolutamente na
-
Tietri
Mais de três bilhões de seres humanos vivem sem Jesus Cristo. A vida deles não vale nada? Você sugere que eles sejam mortos pelos cristãos?
-
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.