Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. santos

    ninguem tolera a arrogancia dos americanos e israelenses

    Responda
  2. diogo

    Os EUA sao vitimas e carrascos do proprio mecanismo que criaram, eles atraves da CIA patrocinaram o terror e a tortura em varios regimes ditatoriais aliados. Era a CIA quem treinava os militares brasileiros em tecnicas de tortura e terror.

    Responda
  3. diogo

    Impressionante o ufanismo USA com a suposta vingança (morte) de Bin Laden, parece ate que ganharam a guerra. Ledo engano esse fato pode fazer surgir varios Bin Ladens pelo mundo afora. Afinal cade a foto e o corpo do HOMEM

    Responda
  4. Marcos Berenstein

    O articulista não esconde sua simpatia pelos árabes auto-denominados "palestinos", portanto sua credibilidade para escrever sobre o Oriente Médio é ZERO. Os "métodos" supostamente criticados por Khatib foram AMPLAMENTE utilizados pela sua OLP, em centenas de ataques cruéis contra civis israelenses nos anos 70 e 80 do século passado, portanto a hipocrisia desse senhor é assustadora, mas não tanto quanto a do articulista que o cita de maneira tão amigável.

    Responda
  5. Vini

    É mais que evidente que tem algo de ESTRANHO nisso. Essa estória está, no mínimo, mal contada. Os americanos são, e sempre foram, adeptos do sensasionalismo, vejam a exposição que fizeram com o Sadam Hussein. Não mostrar o Osama, nem as fotos, jogar o TROFÉU (corpo) no mar? Não há ninguém minimamente inteligente que acredite nisso sem perceber que tem algo de podre nisso.

    Responda
  6. santos

    o problema todo começa com israel que oprime e massacra o povo palestino por ganancia e foram os primeiros terroristas do oriente medio,a america sofre por justamente defender o dito povo escolhido,façam o estado palestino e duvido que não acabe com esse odio ao ocidente

    Responda
  7. felco

    One more time: USA, go home!

    Responda
  8. Benilde Beltrão

    Ouví uma vez alguém dizer:"Na guerra a primeira vítima é a verdade"A tal luta contra o terror instaurada no governo Bush, já instalou terrorista onde antes não existia.Não acredito nessa operação americana, acredito sim que Osama morreu, e deve ter bastante tempo.Osama foi útil para alavancar a popularidade de Bush e servirá agora como cabo eleitoral de Obama.Também servirá para que terrorista em nome de uma vingança promova atentados pelo mundo afora.A violência é combustível para o poder.

    Responda
  9. Dewey

    Obama precisava desse fato para melhorar as chances de se re-eleger. Matar o símbolo do terrorismo conforme criação dos próprios americanos, dá a um Presidente fraco e mal avaliado uma áurea de grandeza e heroismo. Daqui a pouco vai começar a vazar as fotos do defunto como forma de mostrar o pau. 

    Responda
  10. Edison

    Concordo com esse ponto de vista. A morte de Osama Bin Laden apenas trará mais ódio e revolta aos muçulmanos. A causa e o discurso ainda existem; só mudam os personagens. A verdadeira paz não se conquista com uma multidão de americanos comemorando a morte de um terrorista: lembre-se, em tempo, que o maior atentado terrorista de todos os tempos partiu dos E.U.A. com a explosão de duas bombas atômicas.

    Responda
    1. psiu

      tô obrando e andando pros muçulmanos atrasados e seu credo satanico....

  11. Ferballes

    gostei da explanação! É evidente q a causa-mor das hostilidades e fanatismo supostamente religioso e étnico no mundo islâmico está associada à escassez na aquisição de bens de consumo duráveis e não duráveis, deficiência ao acesso de benefícios da exploração de recursos naturais renováveis e não-renováveis, como água, petróleo e minérios. Não esquieçamos q a luta por territórios envolve o controle dessas necessidades.

    Responda
  12. fernando7719

    Pior que os atos terrorista de Osama, só mesmo bombas atômicos sobre cidades atulhadas de civis, crianças, idosos e doentes... O melhor combate ao terrorismo se dá com respeito aos povos e seus costumes, permitindo que se desenvolvam com dignidade e autonomia. Abaixo a ditadura dos "valores universais", utilizados (cada vez mais) como pretexto para a invasão e opressão dos mais fracos.

    Responda
  13. Eliomar Leal

    A tática de eliminar o inimigo para 'limpar' a área, não funciona por muito tempo... não se combate um mal com mentiras!

    Responda
    1. psiu

      arf....vai fazer o que? mandar beijo pro Osama? tem que é mais meter bala nesses terroristas covarde e manda-los para seu deus: o diabo..

  14. Leo Augusto

    Na opinião do jornalista ocidentais são incapazes de atrocidades o terrorismo. Talvez nunca tenha ouvido falar em bombas atómicas, Vietnan, escravidão, napalm...

    Responda
  15. Jotavê

    Não está um pouco estranha a narrativa dessa ação? Um helicóptero caiu. Seus dez ocupantes teriam sobrevivido. Destruíram o helicóptero caído. (Por quê?) No segundo helicóptero teriam subido todos os vinte soldados, ao final da operação, levando o corpo de Bin Laden para ser jogado ao mar. Dizem que para não transformar o túmulo em local de peregrinação. A desculpa não soa um pouco estúpida? Há alguma coisa nessa história que não está fechando...

    Responda
  16. briguento

    "Fanatísmo não tem cura", é isso que preocupa!

    Responda
  17. Rústico de 1890 outro século

    Os americanos são os donos do mundo! Tudo já se resolveu com a morte do ditador afegão! Outros ditadores virão, já se tem uma semente plantado neles não mudarão pela morte do seu líder!

    Responda
  18. Rústico de 1890 outro século

    É tem muito sentido a matéria.Não vejo nada de relevante na morte dele, a não ser o fato em si de que se matou um  terrorista perigoso. A coisa mais horrível que vi foi pela tv foi  americanos comemorando a morte dele como se tivessem ganho uma olimpíada, um troféu, como se isso acabasse com toda a fúria disseminada no oriente médio e adjacentes! Saddam também foi morto, coisa da idade média, foi enforcado, problema no iraque foi resolvido? O problemas do americano &nbsp

    Responda
  19. claudiojornal

    Agora o mundo pode acreditar em duende, papai noel, coelho da páscoa, saci pererê e OSAMA BIN LADEN...

    Responda
  20. claudiojornal

    Bin Laden é fruto da imaginação de George Bush "Laden" ... ou seja, nunca existiu. Obama "matou" ficção

    Responda
  21. deminha

    Esse jornalista sabe o que diz. Tem conhecimento de causa. Contra o fanatismo pouco ou nada se pode fazer, especialmente o religioso que considera que o poder deve pertencer à religião. É bom que todos os paises que apoiam os EUA se preparem porque pode haver vingança.

    Responda
    1. psiu

      pode-se sim: veja as revoltas nos paises arabes....sinal dos tempos

  22. Pachaca

    Só faltou ele dizer que o Ocidente é imaculado e o Oriente é pecador.

    Responda
    1. psiu

      o Oriente médio está na idade média...

  23. Sancle Waldemar

    É interessante ver os comentários dos "advogados" do Bin Laden.Será se eles teriam a mesma opinião,se estivessem como passageiros naqueles aviões momentos antes de serem detonados contra as torres gêmeas?

    Responda
    1. Andy

      Pior seria ser um dos 100.000 civis mor tos durante a guerra do Iraque. Mas acho q isso não conta, né, são só um ban do de iraquianos.

  24. Marcos Hortz

    Clóvis, porque nenhum jornalista brasileiro critica uma operação em que ninguém viu o corpo, a amostra e o exame de DNA é mostrado como inquestionável, o suposto corpo foi jogado no mar seguindo uma tradição islâmica que é inexistente, numa operação de 40 minutos, em um país cujas autoridades são facilmente manipuláveis pelos EUA, em um momento em que a popularidade de Obama está em baixa e 10 anos depois dos atentados? Por que tanto silêncio?

    Responda
    1. Izilda

      Porque o Ocidente se acostumou a se comportar como capacho dos EUA,dizendo amém a tudo que eles dizem ou fazem.Não importa se são ditadores tão sanguinários qto Bin Laden, cria dos americanos.Falam em conter a proliferação das armas atômicas, controlam com mão de ferro os países nesta questão,qdo eles e aliados seus, como Israel as tem de sobra. E que moral tem para isso? Não foram eles que lançaram as 1ªs bombas que arrasaram Hiroshima e Nagazaki? Hipócritas e selvagens, viram a comemoração

  25. fiininho

    A cura deve ser pelo melhor meio o paciente não reagem sem a devida ajuda dos meios medicamentoso ou não a fé e um principio e age no organismno .No caso do brasil a junçao dinheiro e midia torna um explosivo com capsula .O DINHEIRO hoje nos leva a não ter uma boa imformaçao tem um valor e má informação um terror no caso o degas aqui alem de preso era chamado pelos gringos que mainipulam a informaçao de terrorista assim fica rui9n sou

    Responda
  26. pé de gato

    Tem razão Sr. Clóvis Rossi, fanatismo não tem cura; vide militantes do pt.

    Responda
    1. Izilda

      Falou o cre tino Leones. Se tem algum fanático aqui, este é vc, pois nunca muda o disco. Pan aca!!!

    2. Pachaca

      E a nossa oposição, tem cura?

  27. Ana

    Mais uma vez o tão sábio ocidente perde a chance de oferecer sua aclamada sabedoria. Matar acaba validando o que os fanáticos fazem e para os extremistas justifica mais morte. Onde vai acabar? Como dizia o sábio do oriente, o grande Mahatma "Em terra onde se exige olho por olho acabam todos cegos". Punir não precisa ser um ato de crueldade, nem de ódio, podemos buscar formas de controle e educação que permita manter a humanidade em todas as situações. A justiça não pode ser sangrenta e violenta.

    Responda
    1. Izilda

      Não é justiça,Ana.É vingança, pura e simples.Eles nunca enguliram serem atingidos no seu próprio território.Estão acostumados a agredirem no território alheio, sem se importarem se ma tam ou não civis.Todos sabemos disto, mesmo fingindo não saber. Agora Bin Laden já era cach orro mor to, como se diz, fazia diálise, daí ter saído das montanhas, mas ninguem pode agredir o império, é prerrogativa só deles agredir qquer um e ainda aplaudirmos a tão propalada democracia americana. Pra eles, claro

  28. JH

    SE VIVEMOS NUM REGIME DE VINGANÇAS, COMO OS ISRAELENSES, PALESTINOS E O PRÓPRIO ESTADO UNIDOS, CERTAMENTE NUNCA HAVERÁ PAZ. SHAKESPEARE JÁ DIZIA QUE NUTRIR ÓDIO E RESSENTIMENTO É O MESMO QUE TOMAR VENENO E ESPERAR QUE O OUTRO MORRA; NÃO VAI DAR CERTO. EM SUMA, O UNIVERSO SE ENCARREGARÁ DE COBRAR O QUE LIBERAMOS NELE E A JUSTIÇA PELOS ERROS VIRÁ NATURALMENTE, SEM PRECISAR QUE FAÇAMOS JUSTIÇA A QUALQUER CUSTO. UMA SAÍDA ESTÁ NO RESPEITO AO DIREITO DE VIDA DIGNA A TODOS OS POVOS.

    Responda
  29. Adilson Ferreira Agura

    Respeito o Clóvis Rossi como jornalista, mas há algo de estranho em tudo isso. O Bin Laden era portador de insuficência renal crônica, já havia sido transplantado não sei quantas vezes. Provavelmente, Obama quer faturar em cima da morte, que acredito que tenha sido natural, pois essas pessoas não vivem muito. Na minha experiência como médico, sei que um rim transplantado dura em média cerca de 8 anos e, não é de hoje que ele vem se tratando.

    Responda
    1. Vini

      Perfeito, essa é uma hipótese plenamente aceitável, tem algo MUITO ESTRANHO nessa estória. Não havia melhor momento para o Obama capitalizar isso para melhorar sua popuparidade já pensando nas próximas eleições.

  30. fiininho

    melhor que americano so o prefeito da cidade paulista ele aprovitou que a Aecio deixou de vizitar Salinas de tomar umas caninhas e com uma frase de treis palavras PSD Acertou de cheio O DEM eo PSDB Que devidp ferimentos sangam vertiginosamente podendo chegar òbtos

    Responda
    1. psiu

      Vizitar? eu visitaria o dicionário se fosse você! ou a escola se o caso for grave..

  31. ZURIQUE

    E o que se propôe afinal? Fumar o cachimbo da paz? Paradoxalmente hoje o mundo árabe e a China detém boa parte da economia do ocidente. Pesados investimentos de ambos e o petróleo salvam as "democracias ocidentais progressistas", e ajuda a fechar os olhos para as com tiranias em todo o mundo em prol do giro econômico. Os "atrasados asiáticos" juntamente com a China mandam no mundo ameaçando a supremacia ocidental. Acreditamos sempre que o ocidente é bom e o oriente é ruim!

    Responda
  32. fiininho

    Americvano devia ir aprender em minas Gerais Com meu oonterraneo Senador aecio neves ao inves dessa bobagens devemo e´tomar uma boa cachaça e manter sempre com a cabeça de cheia de mesou

    Responda
    1. psiu

      Aécio é um mané

  33. enzo bortolotti

    O tema aqui é a violencia, e a humanidade parace que não resolveu bem este assunto durante a sua evolução. O filme do americano Stanley Kubrick, A Laranja Mecânica, nos elucida estes acontencimentos.

    Responda
  34. fiininho

    O kassab é melhor que Obama ele criou um tar de PSD e ja ameaça exterminar O DEM e o PSDB e tudo na moral .Nos bons costume é uma interrogação

    Responda
    1. psiu

      Kassab é melhor que, que....que...Kassab não é melhor que nada...

  35. Lyra

    Matar para melhorar, isso é filosofia de americano. Quero saber a quem se deve matar para acabar com a arrogância mentirosa desse povo ...

    Responda
    1. psiu

      mataram um terrorista cruel e covarde....e isso eu aprovo

  36. CesarM

    Sim, o fanatismo não tem cura. O fundamentalismo protestante dos EUA seguramente não tem cura. Bin Laden em toda sua vida não deve ter mat.ado mais de 4000 pessoas. Os Americanos mataram quase 3 milhões de vietnamitas, usando armas banidas pela Convenção e Genebra. No Iraque, centenas de milhares, após frude e informações mentirosas. O terrorismo tem várias faces. É pena que só uma delas pevalesce.

    Responda
    1. psiu

      bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla

    2. psiu

      bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla

    3. Ronaldo Seglis

      O Terrorista se foi, as viúvas ficam, chora PT1STA!!!

    4. Andy

      GEralmente quem ganha conta a história a seu favor!

  37. fiininho

    A cachaça mineira faz mais sucesso que o discurso do senador Aecio  todos mineiros preferem  o o autentico que toma uma de alambique e diz a verdade .QUANDO  sobrio todos sabe da vulnerabiloidade  e o Kassab vem provocar crises enorme. Jáq anda chamado PSD de tiro certo  que morte levar o exterminio do DEM e PSDB DE UMA SÓ VEZ cruz credo  é dificil a vida de mineiro sou

    Responda
    1. psiu

      Aecio é carioca. Vive no Rio, bebe no Rio, badala, no Rio....o resto é bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla

  38. regina cintra

    Clovis Rossi teria feito melhor se tivesse continuado suas férias. Perdeu uma boa ocasião de ficar de boca fechada.

    Responda
    1. psiu

      não acho mas creio que você Regina perdeu essa chance

    2. deminha

      Regina, por quê, vc não ´dá sua opinião sobre o fato ao invés de criticar o jornalista, ou vc acha que fanatismo tem cura?

  39. freitas wender

    esse carloa rossi esta cada dia mais chato. faça com o bin laden, volta pro mar ,OFERENDA

    Responda
  40. Marcelo Bastos

    Não há Caminho para a Paz a Paz é o Caminho. Gandhi Assim falou o profeta da não-violência,morto por três balas de um revolver a 30 de janeiro de 1948.

    Responda
  41. Fio da Navalha

    Discordo disso, contra o discurso existe o debate e contra o fanatismo a efetividade da segurança pública.

    Responda
  42. ivan

    Osama foi morto com o objetivo de reeleger Obama.

    Responda
    1. psiu

      bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla

  43. Marcelo Carvalho de Sant'Anna

    A Al Qaeda é resultado não só do fanatismo mas também da intolerância e desrespeito dos EUA a autodeterminação dos povos árabe-muçulmanos. A morte de Bin Laden, se realmente confirmada, não mudará muito o modus operandi da organização terrorista, de modo que a prevenção a ataques, em locais emblemáticos, alvo preferido dos homens-bomba.

    Responda
    1. psiu

      bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla

  44. ivan

    Não precisava voltar ao trabalho só para escrever isso. Não mesmo.

    Responda
    1. psiu

      bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla bla

  45. ivan

    Acabo de ler o óbvio.

    Responda
  46. SEM APELIDO

    Concordo com o jornalista, mas há de se entender que o que mais fomenta o ódio contra Israel e EUA é o fato de que esses dois paises, um colonia do outro, fomentam o ódio com suas investiduras na busca de roubar territórios e riquezas em nome dos direitos humanos que eles não respeitam...Guantanamo e prisões Israelenses. Israel proibiu que jornalistas cobrissem as gueras, coisa que KADAF não fez... PQ?

    Responda
    1. Ferballes

      ô amigão! Mas o q disse o jornalista? Não foi isso mesmo? Israel disputa por território com os palestinos por questões de acesso, controle e consumo de recursos naturais como água e solo arável. Não esqueça q esses dois recursos são importantíssimos para o desenvolvimento e a qualidade de vida econômica e social de um povo!

    2. SEM APELIDO

      Por vezes até nos pegamos torcendo por Bim Laden, pois se analisarmos direitinho, são os terroristas que criam o equilibrio no mundo. Os EUA querem agora o Petróleo do Iran, país que deve ter sua bombinha. Quanto ao OBAMA, se retrucar o Israel sucumbirá com Os Kenedys assassinados por eles.

  47. Turco

    E sobre o terrorismo de Estado promovido pela belezura chamada USA? Ninguém fala nada?

    Responda
  48. Mohamad Jehad

    Mais uma aula de Clóvis Rossi.

    Responda
  49. Hades

    Realmente a morte não mata o discurso. Uma prova disso são as ideologias que mesmo após a morte de seus líderes ainda hoje continuam sendo seguidas.

    Responda
  50. iedu

    Eu concordo com as opiniões do texto, mas devemos ser realistas no mundo que vivemos. Interrompidos por breves períodos de tempo na história, desde tempos imemoriais  o que se vê no mundo são guerras de civilização por definição. A única possibilidade de mudança se dará onde os valores e os principios humanos forem mais fortes e isso, pelo bem ou pelo mal, só conheço em um mundo democrático. Na civilização onde o direito romano, o espiritual hebreu e a filozofia grega prosperaram.&nbsp

    Responda