-
Gaetano Piromalli
Comparação sem sentido, inútil até. AL re-emergiu democrática por razões históricas próprias a ela. Na verdade, o que acontece a partir da década de 1980 é uma redemocratização da AL. O OM não tem razões/lastros históricos para se livrar de seu atraso político, pois sempre foi atrasado. Estão anos luz do que vivemos aqui. Eles nem mesmo imaginam o que é iso aqui, muito menos uma Noruega e Austrália. Para o povo do OM nós é que somos os bárbaros (ou "cruzados"). Será preciso outro Lepanto? /
-
Zezé
Vc deveria tirar férias para sempre. Jamais escrever. Fala muita bobagem.
-
aloisio
A AMERICA LATRINA CONTINUARA A MESMA. CHEIA DE CORRUPTOS, DE DITADORES DE QUINTA CATEGORIA, DE DESIGUALDADES SOCIAIS, SEM EDUCACAO, SEM SAUDE, SEM SANEAMENTO BASICO,, SEM SEGURANCA, SEM MORADIA, SEM TRANSPORTES...
-
Gaetano Piromalli
Viaje pela AL e veja que ela não continua a mesma. Houve muito mais avanzo do que retrocesso.
-
-
monica camargo neves
(3)Barril de pólvora.Local que germina disputas facilmente. E todos,tem em Israel o inimigo comum. Quando alcançarão a paz? Vejamos que este levante de uma nova perspectiva,principalmente aos jovens.Mas quem serão os novos governantes? America Latina é nova-só "500 anos"(que arrogancia minha!)mas,se compararmos ao começo doa civilização... A America Latina é grande,é vasta.tem recursos.Os vizinhos não são inimigos. sei lá...por aí vai...
-
monica camargo neves
(2)Os britânicos lá estiveram,e com a descoberta do petróleo(ah!daí ...)tentaram(conseguiram?)form atar estados-reinos.Olha,pra falar a verdade,não dou um centavo furado por todos aqueles governates/reis/tiranos de lá;e espero em breve ver o Kaddaffi no rumo do Bin Laden... População sem esperanças,sem emprego,número de homens muito alta(em uma população com aqueles valores e entendimento...)Na verdade,a população masculina lá(em geral)é de 3/5 de homens.(continua)
-
Gaetano Piromalli
E isso tem sido assim desde muitos séculos. OM não tem futuro. É melhor esquecer aquilo e concentrar energia e tempo onde vale a pena: AL, Índia, China e Sudeste Asiático.
-
-
monica camargo neves
São mundos bem diferentes.Bastante diferentes.Pelo que se sabe,a democracia naquela região só existe em Israel.Os estados árabes são em geral pertencentes a famílias,por assim dizer,e geralmente por causa do petróleo são bastante ricas,porém NÃO deixam de ser ditadores dos seus pedaços.Nações tradicionais,antiquíssimas e fechadas em seus próprios limites.E são várias também os grupos étnicos,não?E brigam e guerream bastante entre si.(continua)
-
Edison
Concordo, com ressalvas. O Brasil não tem como servir deombro amigo para o Oriente Médio, pois as realidades são bem diferentes. Atéhoje, não se imaginou um sistema de governo melhor que a democracia; mas para umEstado ser democrático é necessário que hajasuficiente harmonia e organização de seu povo. Impor a democracia forçada a umEstado (ao estilo americano) pode, em determinadas circunstâncias, ser catastróficopara seu povo.
-
cidogalvao
que Allah que a tudo perdoa, me perdoe, mas para se definir um plano é necessário que as retas se cruzem nalgum ponto, inda que seja no infinito.
-
neivair Araujo Mascarenhas
Com o devido respeito pelo articulista, sua visão é desfocada. A América Latina estava repleta de ditaduras, todas sustentadas pelo Grande Irmão do Norte. O Oriente Médio está na mesma condição. Ou como na África do Norte (Líbia), que foi invadida sob o consenso de salvar vidas humanas civis mas, na verdade, é para pegar o petróleo que os "allieds" precisam, quando gastam o dobro da China e não podem ficar sem ele, depois da bolha imobiliária. Bin Laden é cria ianque. Já foi tarde.
-
Henrique Küste
Se ele estava cercado, não seria melhor esperar e prender, para interrogar e obter informações sobre células terroristas e outras sobre o 11 de setembro, depois julgar e condenar? O que ele teria a dizer sobre o governo Bush? Executar, simplesmente, pode ser interpretado como mais uma "queima de arquivo".
-
luiz
. . . desculpe-me pela pergunta e afinal quem deu o tiro no Bin?
-
-
nelsonfjobim
A democracia é um processo. Como na América Latina, no mundo árabe, as transições terão altos e baixos. Deve haver partidos de inspiração religiosa e nacionalistas árabes. O maior desafio é a articulação da opinião pública liberal que está por trás das revoluções democráticas em curso para dar sustentação à democracia. Com os sérios problemas sociais, as tentações do radicalismo e do autoritarismo estarão sempre presentes. O país-chave é o Egito. Para onde for, o mundo árabe vai se inclinar.
-
Lavechia
Nós, ocidentais, temos a infeliz mania de achar que o nosso modelo de democracia é o padrão ouro para o mundo.Seria interessante saber se os árabes querem ficar longe dos líderes religiosos. Já li que quase 80 % querem . Também devemos questionar do por que desta onda de manifestasções no mundo árabe, todas ao mesmo tempo. Vocês não acham muita coincidência?
-
Crisóstomo
Nonsense, colega. O buraco é mais embaixo. Como pode ver quem de fato estudou e tem realmente conhecimento (rs): A Alemanha tava cheia de escolas quando se entregou ao despostismo de Hitler (a Áustria tb), a Itália qdo se submeteu ao ditador Mussolini. Ainda hoje, países escolarizados podem ficar sob o sultão Berlusconi (o apelido é do Spiegel), eleger (?) Bush e mesmo Shwarznegger. A Argentina, escolarizada, tá patinando na política faz anos...
-
sml
O sr. tem razão. O Brasil elegeu o Lula, por não ser escolarizado?
-
ms
Bom, se Itália e Argentina parecem apontar para uma correlação negativa entre nível educacional e democracia, Dinamarca, Finlândia, Austrália, Canadá etc. apontam para o contrário. Ainda que educação não seja condição suficiente para haver democracia, claramente parece ser condição necessária.
-
ELISEU
conforme o sr lula da silva é e dai um paiz de puchadores de carroça realmente não precisa de conhecimento
-
-
Paulista
Não concordo com Clovis Rossi. A América Latina e o Oriente Médio são dois mundos completamente diferentes. Mesmo nos tempos das ditaduras latinas havia ainda nos povos destes países um desejo de democracia e um desejo irresistível de copiar tudo que vinha dos EUA (como ainda ocorre). Nos países do Oriente Médio é diferente. Lá nunca ouve democracia de verdade, apenas fanatismo religioso e um forte ódio aos EUA.
-
WGOMTR Olyveyra
América do Sul é a porta de entrada para atacar os EUA , pela facilidade de como são os Aeroportos da América Latina...; Lembra da reportagem do fantástico como era feito a segurança nos aeroportos do Brasil?A grande preocupação está aí...!!!!
-
Pindaboy
Querido Clovis Rossi: como sempre, li com a maior atenção do mundo os dois artigos que você escreveu... Agora, de uma coisa tenho certeza: acontecimentos extraordinários tem o poder de interromper as suas férias... mas nada neste mundo é capaz de fazer você deixar de ver o jogo de logo mais do seu querido Barcelona
* Apenas para assinantes
comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.