Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Gaetano Piromalli

    Comparação sem sentido, inútil até. AL re-emergiu democrática por razões históricas próprias a ela. Na verdade, o que acontece a partir da década de 1980 é uma redemocratização da AL. O OM não tem razões/lastros históricos para se livrar de seu atraso político, pois sempre foi atrasado. Estão anos luz do que vivemos aqui. Eles nem mesmo imaginam o que é iso aqui, muito menos uma Noruega e Austrália. Para o povo do OM nós é que somos os bárbaros (ou "cruzados"). Será preciso outro Lepanto? /

    Responda
  2. Zezé

    Vc deveria tirar férias para sempre. Jamais escrever. Fala muita bobagem.

    Responda
  3. aloisio

    A AMERICA LATRINA CONTINUARA A MESMA. CHEIA DE CORRUPTOS, DE DITADORES DE QUINTA CATEGORIA, DE DESIGUALDADES SOCIAIS, SEM EDUCACAO, SEM SAUDE, SEM SANEAMENTO BASICO,, SEM SEGURANCA, SEM MORADIA, SEM TRANSPORTES...

    Responda
    1. Gaetano Piromalli

      Viaje pela AL e veja que ela não continua a mesma. Houve muito mais avanzo do que retrocesso.

  4. monica camargo neves

    (3)Barril de pólvora.Local que germina disputas facilmente. E todos,tem em Israel o inimigo comum. Quando alcançarão a paz? Vejamos que este levante de uma nova perspectiva,principalmente aos jovens.Mas quem serão os novos governantes? America Latina é nova-só "500 anos"(que arrogancia minha!)mas,se compararmos ao começo doa civilização... A America Latina é grande,é vasta.tem recursos.Os vizinhos não são inimigos. sei lá...por aí vai...

    Responda
  5. monica camargo neves

    (2)Os britânicos lá estiveram,e com a descoberta do petróleo(ah!daí ...)tentaram(conseguiram?)form atar estados-reinos.Olha,pra falar a verdade,não dou um centavo furado por todos aqueles governates/reis/tiranos de lá;e espero em breve ver o Kaddaffi no rumo do Bin Laden... População sem esperanças,sem emprego,número de homens muito alta(em uma população com aqueles valores e entendimento...)Na verdade,a população masculina lá(em geral)é de 3/5 de homens.(continua)

    Responda
    1. Gaetano Piromalli

      E isso tem sido assim desde muitos séculos. OM não tem futuro. É melhor esquecer aquilo e concentrar energia e tempo onde vale a pena: AL, Índia, China e Sudeste Asiático.

  6. monica camargo neves

    São mundos bem diferentes.Bastante diferentes.Pelo que se sabe,a democracia naquela região só existe em Israel.Os estados árabes são em geral pertencentes a famílias,por assim dizer,e geralmente por causa do petróleo são bastante ricas,porém NÃO deixam de ser ditadores dos seus pedaços.Nações tradicionais,antiquíssimas e fechadas em seus próprios limites.E são várias também os grupos étnicos,não?E brigam e guerream bastante entre si.(continua)

    Responda
  7. Edison

    Concordo, com ressalvas. O Brasil não tem como servir deombro amigo para o Oriente Médio, pois as realidades são bem diferentes. Atéhoje, não se imaginou um sistema de governo melhor que a democracia; mas para umEstado ser democrático é necessário que hajasuficiente harmonia e organização de seu povo. Impor a democracia forçada a umEstado (ao estilo americano) pode, em determinadas circunstâncias, ser catastróficopara seu povo.

    Responda
  8. cidogalvao

    que Allah que a tudo perdoa, me perdoe, mas para se definir um plano é necessário que as retas se cruzem nalgum ponto, inda que seja no infinito.

    Responda
  9. neivair Araujo Mascarenhas

    Com o devido respeito pelo articulista, sua visão é desfocada. A América Latina estava repleta de ditaduras, todas sustentadas pelo Grande Irmão do Norte. O Oriente Médio está na mesma condição. Ou como na África do Norte (Líbia), que foi invadida sob o consenso de salvar vidas humanas civis mas, na verdade, é para pegar o petróleo que os "allieds" precisam, quando gastam o dobro da China e não podem ficar sem ele, depois da bolha imobiliária. Bin Laden é cria ianque. Já foi tarde.

    Responda
  10. Henrique Küste

    Se ele estava cercado, não seria melhor esperar e prender, para interrogar e obter informações sobre células terroristas e outras sobre o 11 de setembro, depois julgar e condenar? O que ele teria a dizer sobre o governo Bush? Executar, simplesmente, pode ser interpretado como mais uma "queima de arquivo".

    Responda
    1. luiz

      . . . desculpe-me pela pergunta e afinal quem deu o tiro no Bin?

  11. nelsonfjobim

    A democracia é um processo. Como na América Latina, no mundo árabe, as transições terão altos e baixos. Deve haver partidos de inspiração religiosa e nacionalistas árabes. O maior desafio é a articulação da opinião pública liberal que está por trás das revoluções democráticas em curso para dar sustentação à democracia. Com os sérios problemas sociais, as tentações do radicalismo e do autoritarismo estarão sempre presentes. O país-chave é o Egito. Para onde for, o mundo árabe vai se inclinar.

    Responda
  12. Lavechia

    Nós, ocidentais, temos a infeliz mania de achar que o nosso modelo de democracia é o padrão ouro para o mundo.Seria interessante saber se os árabes querem ficar longe dos líderes religiosos. Já li que quase 80 % querem . Também devemos questionar do por que desta onda de manifestasções no mundo árabe, todas ao mesmo tempo. Vocês não acham muita coincidência?

    Responda
  13. Crisóstomo

    Nonsense, colega. O buraco é mais embaixo. Como pode ver quem de fato estudou e tem realmente conhecimento (rs): A Alemanha tava cheia de escolas quando se entregou ao despostismo de Hitler (a Áustria tb), a Itália qdo se submeteu ao ditador Mussolini. Ainda hoje, países escolarizados podem ficar sob o sultão Berlusconi (o apelido é do Spiegel), eleger (?) Bush e mesmo Shwarznegger. A Argentina, escolarizada, tá patinando na política faz anos...

    Responda
    1. sml

      O sr. tem razão. O Brasil elegeu o Lula, por não ser escolarizado?

    2. ms

      Bom, se Itália e Argentina parecem apontar para uma correlação negativa entre nível educacional e democracia, Dinamarca, Finlândia, Austrália, Canadá etc. apontam para o contrário. Ainda que educação não seja condição suficiente para haver democracia, claramente parece ser condição necessária.

    3. ELISEU

      conforme o sr lula da silva é e dai um paiz de puchadores de carroça realmente não precisa de conhecimento

  14. Paulista

    Não concordo com Clovis Rossi. A América Latina e o Oriente Médio são dois mundos completamente diferentes. Mesmo nos tempos das ditaduras latinas havia ainda nos povos destes países um desejo de democracia e um desejo irresistível de copiar tudo que vinha dos EUA (como ainda ocorre). Nos países do Oriente Médio é diferente. Lá nunca ouve democracia de verdade, apenas fanatismo religioso e um forte ódio aos EUA.

    Responda
  15. WGOMTR Olyveyra

    América do Sul é a porta de entrada para atacar os EUA , pela facilidade de como são os Aeroportos da América Latina...; Lembra da reportagem do fantástico como era feito a segurança nos aeroportos do Brasil?A grande preocupação está aí...!!!!

    Responda
  16. Pindaboy

    Querido Clovis Rossi: como sempre, li com a maior atenção do mundo os dois artigos que você escreveu... Agora, de uma coisa tenho certeza: acontecimentos extraordinários tem o poder de interromper as suas férias... mas nada neste mundo é capaz de fazer você deixar de ver o jogo de logo mais do seu querido Barcelona

    Responda