Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. francob

    Ótimo texto!Se eu fosse um sujeito calmo e equilibrado assinaria embaixo.Mas minha tendência é achar que justiça é apenas uma palavra suave quando se precisa usar, de fato, simplesmente a força, qualquer que seja.

    Responda
  2. norsonbotrel

    É muito bom ler um texto do qual discordamos, mas que é bem escrito. Entendo que a prisão de Bin Laden fomentaria o debate sobre o que fazer com ele, atiçaria os ânimos dos radicais islamitas e seu julgamento seria nada mais do que um circo na midia. M0rt0, o assunto encurta-se.

    Responda
  3. castelo

    Bobinho. Jornalismo é coisa séria. Melhor você voltar para o jardim da infancia e contar historinhas de principe encantado e princesa apaixonada.

    Responda
  4. filiol

    para este tipo de sujeito criminoso nao pode haver penalidades coercitivas pois ele transcendeu o limite do aceitavel em contestaçao e rebeldia impondo uum genocidio brutal sem justificativa, a açao americana foi legitima e correta e deve servir de exemplo para outros psicopatas e contestadores que estao por ai

    Responda
  5. Gonzaga

    XÔ...BINLADISTAS PTRALHAS!!!

    Responda
  6. Gonzaga

    Parece que certos jornalistasaprenderam com o Apedeut@. Sigam esse raciocínio lógico: "Se um m@luco meagride e eu me defendo, mat@ndo-o, sou perdoado porque agi em legítima defesa;se um m@luco ou agressor que sofreu lavagem cerebral detona bomba fazendovítimas inocentes é mort0, ele se enquadra como vítima de ass@ssinato".

    Responda
  7. Bruno

    Sinceramente, todo este belo discurso funciona quando nos relacionamos com seres humanos e civilizados. Agora, dá pra se considerar humanos esta caterva de terroristas, barbudos? Consegue-se vislumbra neles, algo q seja considerado civilizado? Então não sejamos ingenuos, criaturas desta especie, só entendem a linguagem da força, do ferro e do fogo. Prova é q os americanos foram feitos de otários por todo este tempo!

    Responda
  8. Reginaldo Batista

    Muito Bom!

    Responda
  9. valdeci Britto

    Não concordo com: Pena de morteInjustiçasLei de Talião etc.........cONCORDO PLENAMENTE com a necessidade de segurança para todos os seres vivos.Bin Laden,não pensou nas centenas de seres que trabalhavam dignamente nas "Torres Gêmeas",convenhamos..........c ontinuava despreocupado com seres humanos inocentes que PRECISAVAM PAGAR, pelo ódio que sentia contra os Estados Unidos e o Ocidente.

    Responda
  10. Evandro Loes

    Não podemos ser ingênuos quanto a essa questão. O próprio Helio reconhece: Bin Laden vivo representaria uma ameaça a segredos de estado e manteria viva a chama do líder. Além disso, Bin Laden colheu o que plantou a vida inteira: a morte. Não havia outro caminho para o terrorista. Acho que a operação americana, nesse caso, foi um sucesso total. Se tivessem esse método com Saddan no Iraque, teriam poupado mais de 100 vidas naquele país, incluindo a de muitos soldados do aicente.

    Responda
  11. Claudomiro Batista de Oliveira Jr

    Excelente texto Hélio. Mais uma vez, meus parabéns.

    Responda
  12. ap

    O 11 de setembro de 2001 foi a bordoada máxima e solene que o extremismo terrorista conseguiu desferir contra o líder do Ocidente, os EE. UU., no exercício rigoroso da Jihad islâmica. A blindagem, seguramente institucional, que por quinze anos foi eficaz na proteção de Bin Laden, mostra a consciência da extensão do estrago no WTC, e a necessidade de se sustar a respectiva reação. Venceu o poder institucional secular no uso de altíssima tecnologia. Subsiste o cego fanatismo.

    Responda
  13. Marcelo

    @Hélio: os mesmos argumentos contra a prisão e julgamento de Bin Laden de acordo com a lei poderiam ter sido levantados contra o julgamento de Nuremberg após a 2a guerra. Ou contra os julgamentos recentes de Milosevic e Saddam. Todos os réus mencionados anteriormente foram figuras tão ou mais terríveis do que Bin Laden e, no entanto, nenhum deles foi executado sumariamente.

    Responda
    1. Marcelo

      Qualquer que seja o argumento, execuções sumárias nunca se justificam num estado de direito. A tese de que Bin Laden era um "combatente inimigo" e, portanto, alvo legítimo (como um soldado do exército adversário numa guerra) não se sustenta já que a Al-Qaeda não é um estado soberano formalmente em guerra com os EUA, mas sim uma organização criminosa que deve ser combatida dentro dos parâmetros da lei. Ainda que aceitássemos que Osama era um "soldado", executá-lo depois de rendido seria crime

  14. Rogerio Sampaio

    Que bom que você não teve nenhum parente soterrado sob os escombros das torres gêmeas. Ou, melhor ainda, que nehnuma filha sua, irmã ou prima foi estrupada ou morta por qualquer tipo de fascínora. Assim fica fácil falar em civilidade. O dia em que vc for vitimado por uma destas tragédias, talvez possa falar com mais propriedade sobre o doce gosto da vingança e deixar essas bobajadas filosóficas de lado. Vá sofrer para crescer enquanto ser humano, com tdoas as suas idiossincrasias.

    Responda
  15. Carolina Dembiski

    Realmente, ele devia ter sido torturado vivo antes de matarem-o.. Porque so quem viu o desespero das pessoas se jogando da janela no WTC em 9/11 pra entender o que os americanos sentem. O que vc sentiria se fosse um perente seu?? O que vc acha de sair na rua e vir uma perna caindo ao seu lado? Ou quem sabe as pessoas que estavam dentro daqueles avioes?? Esses tiveram chance??? Infelizmente alimenta mais o odio desses fanaticos loucos.. DH uma pinoia!!!

    Responda
    1. Kinob

      Carolina, A ética do Hélio (que non ecsiste na prática) só vale para os outros, na prática ele cederia aos impulsos "irracionais" de sua natureza. Curioso é ele acha que algo irracional gera o racional e ainda por cima tenha capacidade de corrigir o irracional, haja fé! Além do que você disse, acho que devia mostrá-lo morto ou prendê-lo para arrancar mais verdades dele a força.

  16. Fernando

    Caro Hélio. Parabéns pelo texto. Queria muito que houvesse mais, que cada "caderno" do jornal contasse com reflexões do mesmo nível. O tema era mais do que batido, notícia mais do que mastigada, mesmo assim, seu texto consegue levar a uma reflexão, a um algo a mais. Nada de detalhes inúteis (como sobre os 42 minutos da Sra. Clinton), importante é que a informação faça diferença em nosso pensamento, nossa cultura, nossa sociedade. Contribuição magnífica, queria que muitos a lessem. Parabéns m

    Responda
  17. Brito

    Quando se pune um "déspota sanguinário" não se pretende dar exemplo apenas a outros déspotas, como sugere o autor. Também se atinge a fundamentação dos atos destes. Assim, quando se pune um assassino fundamentalista ou racista, seja ele líder de um povo ou não, busca-se desestimular todos os criminosos que se baseiam em sentimentos fundamentalistas ou racistas. Afora isto, o artigo é ótimo. Concede pistas sobre quais podem ter sido as motivações para um ato à primeira vista incompreen

    Responda
  18. Kinob

    "É que, do ponto de vista utilitário, não ganhamos nada ao executá-los ouprendê-los, visto que, uma vez depostos, não teriam mais os meiosmateriais para voltar a cometer os crimes..." Tem certeza? Você mesmo disse que há casos que clamam por satisfazer nossos impulsos naturais de justiça, entretanto, você diz que isso é uma consessão a nossa natureza irracional . Mas a parte racional também não foi fruto do mesmo processo natural? O racional é irracional segundo sua fé materialista.

    Responda
    1. Kinob

      Concessão aliás.

  19. von kaio

    Sejamos no mínimo racionais,se morto foi o notório fascinora,é porque não houve outra alternativa.Leva-lo com vida,para extrair informações sobre os financiado- res e a extenção da rede terrorista,era o dezejavel...

    Responda
  20. danisteffen

    O texto eh muito bonito e teorico. Na pratica, as pessoas morrem no Brasil por falta de Estado (pobreza, criminalidade - leia-se ai trafico - , escravidao, etc). Ninguem entrou no Brasil com dois avioes e lancou-os contra o Conjunto Nacional, ou o complexo do Itau. Se esquecem que foram mortos civis, sem estarmos em guerra, do nada! O Bin LAden foi o mentor desses ataques, e nao adianta fazer uma tabua rasa de qtos morreram versus paises africanos, isso eh hipocrisia.

    Responda
  21. Roma2013

    O problema maior de prender para julgar o Bin Laden seria a retaliacao dos seus seguidores ao saber que ele esta vivo. No dia seguinte nenhum americano poderia sair ah rua em lugar algum do mundo sem correr o risco de ser sequestrado pra ser moeda de troca. Os USA tambem nao teriam como proteger todos seus intereses espalhados pelo planeta, dos fanaticos que iam querer de alguma forma exigir a libertacao de Bin Laden.

    Responda
  22. Krüger

    Em geral concordo com o Hélio em suas colocações, além de acreditar que Bin Laden talves fosse mais útil (e perigoso) vivo do que morto, mas acho nesse caso a execução foi bem aplicada como o início do fim de uma estrutura terrorista financiada por um milionário fanático e personalista que se viu abandonado nas areias do deserto e quis sua vingança. Será como um bolo que murcha após furar seu topo, ao retirar sua cereja, pois muito do gás da al qaeda vem da personalidade de seu lider!

    Responda
  23. ivanjotta

    É muito fácil apenas acusar o Paquistão. E me digam como por tanto tempo um homem conseguiu escapar dos EUA, estando debaixo do nariz deles no Paquistão, país assolado por bombardeios americanos, além de aliado por vários anos na invasão do Afeganistão? Isso sem deixar de lembrarmos q o Paquistão também foi aliado na época em q os americanos combatiam os soviéticos através de pessoas como Osama A acusação q é feita ao Paquistão pode ser direcionada sim aos EUA. Pq

    Responda
  24. Capitu

    E ainda fazem festa como se o bem tivesse vencido o mal. Que coisa infantil, pra não dizer ridícula. Inteligência americana simplista e boba.... ou se faz de boba!

    Responda
  25. Eduardo Brito

    O que os EUA quiseram dizer é "não contem com nossa civilidade e respeito às leis para darem golpes abaixo da cintura", ou que, se necessário, "os EUA saberão também ser rudes, toscos e 'incivilizados' quando necessário". Ainda bem que é assim.

    Responda
  26. Farabutti

    As sugestões de Hélio são corretas e os EUA deveriam mesmo ter agido dessa forma, a não ser que... ... Bin Laden já estivesse morto devido à sua doença renal, neste caso não haveria como leva-lo a julgamento, tembém não haveria mérito nenhum na sua pretensa captura, porque os americanos teriam sido avisados pelos medicos chamados in-extremis para tentar o terrorista. Essa hipótese também explicaria porque os EUA tem se recusado sistematicamente a mostrar as fotos da sua execuçã

    Responda
  27. nezinho

    O Estado a-s-s-a-s-s-i-n-o, um péssimo exemplo, principalmente para as crianças, que vão crescer achando que m-a-t-a-r é coisa natural. Vergonha!

    Responda
    1. bonaparte

      anesio você é daqueles militantes dos direitos humanos certo?

  28. ap

    O 11 de setembro de 2001 mostra o extremo do fanatismo a que a fé religiosa pode levar o ser humano. Nenhum outro fator é capaz de motivar um feito assim. Bin Laden inspirou e louvou Alá nesse episódio que definitivamente findou a validade da fé religiosa. É hora de se acreditar definitivamente no bem e no agir bem. O bem não é ambíguo como a fé religiosa. O bem não inspiraria o 11 de setembro, o extermínio americano dos Povos pré colombianos, a Inquisição, e as Cruzadas. A fé religiosa, sim

    Responda
  29. Gil Mineiro

    'Só iriam para a cadeia pessoas que representassem uma ameaça física àsociedade. [...] Mesmo um ditador genocida, como Adolf Hitler ouSaddam Hussein, teriam de ser poupados da forca e até mesmo da cadeia. Éque, do ponto de vista utilitário, não ganhamos nada ao executá-los ouprendê-los, visto que, uma vez depostos, não teriam mais os meiosmateriais para voltar a cometer os crimes de que os acusamos.' TEXTO EXCLUÍDO PELO AUTOR POR FALTA DE EMBASAMENTO AXIOLÓGICO.

    Responda
  30. mixirica

    É uma operação de guerra, e como em todas guerras, há limitação aos direitos... a medida foi acertada... isso sem considerar que o ocidente anda muito benevolente com quem anda sempre pronto a acabar com os conceitos de liberdade que o ocidente conquistou até hoje...

    Responda
  31. R. Sollo

    Admitir que chegaram no Osama atavés de de tortura apenas legitima e justifica o uso da mesma para obter o fim desejado. São os EUA legalizando a tortura definitivamente. Alías, acreditar nessa história toda só porque o Tio Sam disse "porque sim!", sem questionar nada, só mostra o quanto é fácil manipular a massa acéfala mundial.

    Responda
  32. Buddy

    ....só por que acham que as informaçoes foram a base de tortura....paremos de ser hipócritas....voces querem mais TORTURA do que a FOME que impera no MUNDO e ninguem desses Governos , nem o Vaticano fazem nada.....voces sabem o que é a tortura de nao ter o que comer?....ora bolas !!!......coitado do Bin e do delator, foi sob tortura....ninguem merece!!!

    Responda
    1. ana list

      Prezado, parece que há certa confusão. Combate à fome não guarda relação com a execução. Há um Direito Internacional. A regra básica é o respeito à soberania. Está em todas as cartas, inclusive naquela da ONU. E até agora nenhum país, exceto alguns membros da UE, disseram qualquer coisa sobre essa violação. Ao partir para a barbárie, alegando que o fim justifica os meios, passa a valer tudo. Também homem com homem e mulher com mulher, como está decidindo o STF agora.

    2. Juliano Daitx

      Você misturou assuntos....não foi preciso na resposta.

  33. Eduardo Alegre Regado

    A tropa de elite militar usada na missão "Osama" não é como as "Swat" que buscam preservar vidas e se possível prender criminosos. O objetivo dessa tropa militar é eliminar o alvo. Quando se lida com terroristas, não importa se é uma mulher, velho ou até criança. É comum eles se fingirem feridos, simular doenças etc para que a tropa abaixe a arma e se aproxime para então explodir uma bomba ou leva-los até onde se encontra uma armadilha.

    Responda
  34. Buddy

    ...pois é , nem JESUS CRISTO conseguiu unanimidade aqui nessa TERRA....uns criticam por que os EUA mataram, outros, por ele nao merecer uma corte, seria um circo mediático....então como ficamos?.....agora vem esse convercê todo de delaçãopremiada...rs...rs sob " tortura " ora bolas , deixemos de ser hipócritas, tortura mesmo é ver esse MUNDAO nosso passando fome , morrendo as minguas.....e ninguem desses governos fazem nada

    Responda
  35. Roberto Oliveira

    Hélio, já assistiu ao documentário da BBC Londrina, chamado "O Poder do Pesadelo"?... Não se trata de um vídeo de aulgum grupelho conspiracionista. Por favor... assista ao vídeo da BBC e descontrua o mito da Al Qaeda. Pois, é muito frustrante ver gente inteligente dizer que Bin Laden é o arquiteto do 11 de Setembro.

    Responda
    1. R. Sollo

      Roberto, assisti a este documentário e concordo com você. É fácil ver como todos preferem acreditar na história de mocinho e bandido, "se não é meu aliado, é meu inimigo", basta ver que qualquer comentário questionando a veracidade da versão oficial, recebe mais votos negativos que positivos.Ninguém vai mudar de opinião, mas é curioso ver "o poder do pesadelo" em ação até mesmo nos comentários. Até o direito de questionamento é reprimido pelas ovelhas com seus cérebros lavados.

  36. creso pires

    Caro Hélio. Como podemos acreditar numa operação desta se só o lado interessado (EUA) se manifesta. A notícia carece de muitos pontos obscuros. Por ex: nenhum vestígio do morto foi apresentado; as autoridades paquistanesas não se manifestaram repudiando a invasão; e tantas outras mais. Como uma nação desenvolvida pode invadir outra sem qualquer satisfação? Me parece uma farsa. O presidente americano estava mal nas pesquisas e os maqueteiros sabem manipular essas coisas. Não dá para ac

    Responda
    1. Gil Mineiro

      Calma, Creso. Não acredito na afirmação dos EUA em terem matado Bin Laden, é mais sensato crer numa eventual NEGATIVA do morto, e assim desmoralizar a ação de Obama. É esperar para ver... ou crer.

  37. Paulors

    Osmar F. P. É um crime por acaso ser ateu? E por favor, ficar "nervosinha" e atacar o autor desse jeito não vai resolver em nada a sua falta total de argumentos...

    Responda
    1. Osmar F. P.

      R.R. Soares, não é crime ser ateu, mas tendencioso metido a intelectuóide me dá náusea. Seja crente, ateu, hetero, homo, amarelo ou azul. Fique "tranquila" que esses eu detono mesmo!

    2. Andre

      Para o Osmar F. P. não só é crime ,com de pena de mor.te

  38. Ana

    Achei ótimo o texto, mas vai de uma reflexão que está muito complexa para uma pessoa comum como eu. Existe a dor das pessoas que perderam seus entes queridos, existe a eliminação de regras que fazem da sociedade mais evoluída que outrora. Fico confusa com o que pesa mais. Mas fica comigo apena uma dúvida: Se fosse qualquer outro país que tomasse as mesmas atitudes em terras americanas. O que faria os EUA em relação a isso?

    Responda
    1. Andre

      Se fosse qualquer outro país que tomasse as mesmas atitudes em terras americanas. O que faria os EUA em relação a isso? A mesma coisa que o Paquistão esta fazendo .

  39. Osmar F. P.

    Choram os WASP (brancos, anglos e protestantes, loiros de olhos azuis) que morreram nas Torres e não derramam uma lágrima pelos milhares de Palestinos mortos, massacrados e escravizados pelos americanos e judeus. Hipócritas! É guerra! Davi feriu Golias e, enquanto não houver justiça, não haverá paz. Esse é o resumo da Ópera. Goste quem gostar! Bin Laden? Pode até arder no inferno, mas agora os americanos (e o mundo) conseguem localizar no mapa onde sobrevivem os palestinos. Funcionou!

    Responda
  40. nezinho

    Quando o Estado se torna um a .s .s .a. s .s. i. n. o comum, como um "Esquadrão da M .o. r. t .e", com o aval do seu presidente, o mundo perde uma grande oportunidade de se sentir melhor e protegido, justamente o contrário do que se tem alardeado.

    Responda
  41. Savio

    Quanta papagaiada.Putzzzzzz.

    Responda
  42. Pudim de Canjibrina

    Por mais que os E.U.A seja um país hipocr@ta que diz defender a democracia e os direitos humanos mas que na verdade seus interesses internacionais são puramente financeiros, não dá para crticá-los neste ato. Bin Landen assumiu como responsável por atentados que mataram milhares de pessoas, destruiu a vida dos familiares destes mortos, provocou prejuízos financeiros enormes e difundiu idéias arcaicas que faz com que o terrorismo apenas se perpetue.Se julgado seria condenado a morte

    Responda
  43. Osmar F. P.

    Hoje é difícil sustentar, no mundo civilizado, a concepção puramenteretributiva. Por razões que não cabe aqui comentar (como assim?), os sistemas legaisdo Ocidente foram deixando de fazer referência a Deus e procuraramfundar-se como positivos. É isso que me dá nojo em cego que finge não ver. ADMITA ATEU: A Lei de Talião, que vc cita com certo prazer no Velho Testamento, caiu com JESUS CRISTO, no Novo Testamento e séculos de civilização cristã do Ocidente que vc qu

    Responda
    1. Pietro

      Caiu, talvez, para os cristaos. Para os outros (judeus, muculmanos, etc) a lei de Taliao continua valida. Que alias, se escreve Taleban. Precisamos de uma versao moderna da mesma, aqui no Brasil.

    2. Kinob

      Isso vai ser difícil, ele é daqueles tipos pertinazes. Mas ele nega a noção de justiça comum aos seres humanos normais, a não ser por uma questão biológica fundada no acaso.

  44. Raphael Kling

    Exelente Artigo. Concordo plenamente. Antes de comemorar a morte do inimigo publico norte americano numero 1 é bom alguns questionamentos: A quem interessa a morte do Osama ? A quem interessa a falta de evidências sobre essa suposta morte ? É correto fazer o que bem entender para perseguir seus inimigos ? Ou somente se voce for os EUA ?Um serviço eficiente de inteligencia como teoricamente é o norte americano não teria esperado e acumulado material para desmantelar toda a rede terrorista ? 

    Responda
  45. solano low lopes

    Hélio, parabéns pelo artigo. Fiquei chocado em ver como a mídia comemorou a morte e aceitou a tortura. Estamos construindo a civilização a milênios, lutando contra a barbárie e a intolerância. Como vou convencer meus alunos que nada justifica matar tendo a tv comemorando um assassinato.

    Responda
  46. Jacinto

    Se analisarmos (i)que Bin Laden e seus parceiros sabem construir bombas de detonação remota, (ii)que estas bombas causam grande parte das baixas americanas no Afeganistão e no Iraque, (iii)que não é preciso ser atleta para apertar um botão e (iv)que ele sempre disse que não seria pego vivo, acho que é razoável ordenar a morte dele ao menor sinal de resistência. Já matou gente demais, não vale a pena arriscar mais mortes por esta utopia de querer um julgamento cujo fim é óbviamente a condena

    Responda
  47. Hugo Bastos

    A morte do Bin laden pode ter aliviado o mundo ate concordo com o apodreça no inferno, entretanto o recado que os americanos mandaram para o mundo ao invador território sem conhecimento do paquistão em uma ação totalmente ilegal é "Não respeitamos fronteira e direito internacional, o mundo é nosso porque temos armas sofisticadas", Brasil e Venezuela que tem algum petroleo e detem o controle da amazônia, e estão próximo a uma nação que manda um recado destes devem botar os dois pés para trás.

    Responda
  48. Gíndor DIAS DA SILVA

    Hélio Schwartsman: Sou formado em Econ. e Adm. S. Judas de São Paulo e, atualm.estou com 71a. Concordo em gênro, núm. e gráu com o seu excel. comentário! PARABÉNS pela sua lucidez política e internacional. É muito bom ver jóvens brilhantes ajudando a formar a opinião publica! N'uma época em que vivemos, "pós-golpe covarde" militar que amord, manietou, e mazelas deixou na mente da Nação por mais de 20 anos "travou" crescim. intec. fech. as Faculd. de Filos. C. e Letras, gerando uma elite acéf

    Responda
    1. Andre

      Caro Eduardo.O Golpe de 64 tem haver sim com terrorismo.Pois foi um terrorismo de estado.Onde os terroristas estavam no poder.E caro Rubens,eu tambem vivi os anos de chumbo e tenho opnião exata do contrario.Os comunistas não erram uma ameça para o Brasil.Mas serviram de bode expiatório para o Golpe.

    2. RubensL

      Sr.Gindor:Não importa a formação(tambémsou=química); tenho64?Digoque trabalhei em 1966 prox à 7deabril/Xavierdetoledo/barão/ pçad.j.gaspar (know you?) e vivi os anos de chumbo; não fosse a paulada, também os comunas tinha iludido os lulas e diumas da vida e hoje o alcool poderia não se tão karo (rssssssssssss) e as bananas tbm, pois, é isso q seríamos:"república de bananas! Uma koisa é uma koisa e, outra koisa e outra koisa! Sou de 3ªidade e vejo q foi melhor assim; julgamento?prisão?onde?qu

    3. Eduardo Benetti

      Desculpe Gindor, com todo respeito, as pessoas de mais idade costumam ter idéias e opiniões muito rígidas e normalmente desatualizadas. No século 21 não cabe mais terrorismo, chega.Terrorista bom é terrorisra morto. Quanto ao golpe de 64, é uma outra coisa que não tem nada a ver com o assunto...portanto e´necessário que o Sr. se atualize e respeite o modo de pensar das pessoas, pois vivemos num País livre...

  49. ROBERTOBITTENCOURT

    Pimenta no dos outros é refresco. É bem fácil fazer todo esse proselitismo filosófico quando os mortos estão no terreno do vizinho. Gostaria de ver toda essa teoria sendo defendida quando alguém de sua própria família fosse o alvo. É como o pessoal dos "dereitos humanos" defendem presos que estupraram e mataram filhos do alheio, não os deles. Caia na real...filosofar é bom, mas não tráz ente queridos de volta.

    Responda
    1. Juliano Daitx

      E por um acaso a vingança e o rancor trazem?

    2. cara3

      Você tem plena certeza, dada pela Globo e outras tvs, que a coisa se deu como disseram... Vc sabia que os engenheiros e arquitetos do WTC disseram que as torres suportariam o impacto simultâneo de 7 aviões daqueles. Vc já ouviu falar da torre 7, parte anexa do WTC que caiu sozinha? Não? Os maus prevalecem não porque os bons deixam, mas porque os ingênuos acreditam...

  50. Heusner

    O xis do problema deve incluir a língua solta de Obama e subordinados. Confessar que se chegou a Bin Laden através da tortura e, que ele foi morto depois de capturado mostra um despreparo geral.

    Responda
    1. cara3

      Despreparo é acreditar nisso... Santa ingenuidade