Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Thiago Machado Sampaio Ribeiro

    É um alívio ver que, apesar de ainda haver muito obscurantismo entre a população, a regra no Estado e nos meios de comunicação sérios é o respeito à diversidade e uma visão moderna e plural de sociedade.

    Responda
  2. Observador_anônimo

    De novo: Bolsonarooooo!!! cadê você meu filho???

    Responda
    1. Livia Santos

      Não adianta em 2014 é bolsonar o pra presidenteeeeeeeeee

    2. M. Knox

      O Bolsonaro tá lá, provando pro Brasil inteiro que ele é apenas um palhaço preconceituoso e SEM VOZ, ainda bem!

    3. Eduardo Benetti

      Aldo...CHAMA O "OME"...

  3. Tiago Carvalho

    Devemos acatar a decisão do Supremo, independentemente de nossas convicções mais profundas. No entanto, sr. Dimenstein, dizer que a 'Parada Gay' é um feito, um marco e algo a orgulhar-se é um equívoco tremendo. Um evento em que a sensualidade e a perversidade extrema sem nenhum pudor são o carro-chefe não pode ser considerado uma conquista social. E, veja bem, não por ser um evento gay, mas por ser imoral; Fosse um evento heteros., continuariam sendo absurdas as coisas lá feitas. (Continua)

    Responda
    1. sartrel

      e o carnaval é o que? e a semana santa serve pra que? liberdade e igualdade...héteros podem se beijar e andar nus no meio da rua em época de festa? criou-se uma data representativa para os gays fazerem o mesmo...dia das mães, dos pais, do trabalho são todas datas representativas de algo para uma classe e porque os gays não podem ter essa data também? todos somos iguais perante a lei e podemos ter uma data que nos represente.

  4. Ana

    Não entedi direito porque especificou São Paulo como se aí fosse uma cidade modelo em tolerância e igualdade. Como se a cada parada gay não existissem assassinatos e carecas de ABC e outras loucuras ideológicas. De qualquer forma, o Brasil não deu aula de nada. Há 22 anos atrás, a Dinamarca estava fazendo o que estamos fazendo hoje, isto é, somos alunos muito incompetentes, não professores, pois demoramos muito para aprender.

    Responda
  5. Akhenathon Akhton

    Que maravilha. Somos um país moderno, "cidadão". Enquanto isso, 50% da nossa população não tem acesso ao saneamento básico, 20% ainda é analfabeta, nossa Educação é terra arrasada, mas isso é mero detalhe...

    Responda
    1. Diego carvalho de souza

      Akh, sem palavras faço de suas palavras as minhas...

    2. M. Knox

      Por que é que quando um direito é concedido a uma parcela da população, sempre aparece alguém pra reclamar alegando que o direito de outros está sendo retirado? O STF julgar a união estável faz com que se aumente o analfabetismo ou a fome?! Cada coisa em seu lugar, meu caro... Até porque o STF não faz nenhum repasse de verbas públicas pra canto nenhum!

  6. Demba

    Não foi o Brasil que tomou essa decisão! A sociedade brasileira não apóia a união de homossexuais. Nova York e São Francisco não são cidades gays. Isso é um absurdo. Por acaso existem cidades heteros?

    Responda
    1. Mar

      Não foi o Brasil mesmo, se fosse por ele não seriamos laicos, portanto, não respeitaríamos que pensa e age diferente dos ditames religiosos. Foi a Justiça que enfim fez valer seu poder de contribuir positivamente para a afirmação do principal direito do homem a igualdade. O poder não pode emanar de um povo ignorante e de visão religiosa, ele pode ate ser religioso, mas n pode ver todo mundo como se fosse ou tivesse de ser.

  7. 1733david

    União estável entre casais do mesmo se_xo, hoje é um DIREITO e OPÇÃO. Respeito a diversidade, hoje é, DEVER e OBRIGAÇÃO. Fora toda essa polêmica RESPEITO ao próximo é um questão de HUMANIDADE e CIVISMO, Pergunte isso ao seu PAS_TOR, quando for pagar sua INDUGÊNCIA.

    Responda
  8. luiz amaral

    VAMOS CONVOCAR OS MILHÕES DE ESQUISTOSSOMÓTICOS, CHAGASICOS, HANSENIANOS, TUBERCULOSOS, PORTADORES DE MALARIA E FEBRE AMARELA, DENGUE, ETC ETC ETC PARA FAZER PASSEATAS NA AV. PAULISTA. QUEM SABE ASSIM, O STF ENXERGUE SEU DIREITO A SANEAMENTO, MEDICAÇÃO. ( DIA DESSES FALTAVA MABITERA PARA PORTADORES DE LINFOMA, PORQUE "É MUITO CARO"). COMO NA SUA QUASE TOTALIDADE SÃO ORFÃOS DA MÃE PATRIA E NÃO DOMINAM OS MEIOS DE COMUNICAÇÃO, QUE SE LASQUEM SOZINHOS.

    Responda
    1. M. Knox

      Faça isso! Eu apoio. A questão é que os gays tiveram a coragem e a disposição pra lutar pelos seus direitos, enquanto o povo que quer saneamento, escola e hospitais prefere receber o bolsa família, bolsa gás, bolsa escola, bolsa-bolsa-bolsa bem quietinhos. Tem mais é que ir pra rua lutar, sim! E se fazer ouvir, ao invés de reclamar e aceitar esse "suborno" estatal pra que se calem.

  9. Ivan de Paula

    "avanços de um país." ou "Inversão de valores" Ser autosuficiente em energia, ter uma economia forte, a saúde publica em boas condições, educação publica... até então para todo cidadão de bem, isso era avanços de um país. Essa ideia passada de pai para filho, torna-se realidade na medida em que é respeitada e acatada como um bem social, e o país realmente avança, nos meios importantes do mundo, nas mesas de nogociações...Mas o que importa são plumas e paetês, e quanto mais ofensivo e

    Responda
    1. Diego carvalho de souza

      Ivan, escolho a segunda opção!!!

  10. Luciene

    Feito o adendo, só nos resta mesmo comemorar a decisão do STF, cujo efeito é muito rico: defende os valores republicanos, aumenta o grau de cidadania de uma parte da sociedade que se encontrava desprotegida e ainda age de forma pedagógica, enviando à sociedade a mensagem de que as pessoas não devem ser tratadas de forma inferior por serem homossexuais. A bola está com o Congresso Nacional.

    Responda
  11. AndreJosePires

    Avanço ????? Que Deus nos perdoe...

    Responda
    1. sartrel

      Deus é AMOR, o AMOR ganhou, então Deus ganhou...ele está feliz pelo STF ter feito algo que a população não entendia por serem desprovidos de educação e cultura!

  12. Luciene

    Gilberto, só um adendo: as paradas gays contemporâneas na Paulista tiveram início em 1996, seguindo o pontapé inicial dado pela Marcha Pela Plena Cidadania de Gays e Lésbicas, que fechou o 17º Congresso Internacional da ILGA, em 1995, no Rio de Janeiro. Não é uma ressalva bairrista. Apenas lembra a importância que o Congresso da ILGA teve, naquele ano, ainda mais com o lançamento do projeto de Marta Suplicy e a presença da deputada sueca Barbro Westerholm. A FSP fez uma excelente cobe

    Responda
  13. jorge munhoz

    Discordo do Dimenstein. Acho que a aprovação desta lei não representa um avanço, até porque, nenhuma lei acaba com o preconceito (Lei Áurea). O Brasil não está preparado para este momento, e as consequências deste reconhecimento podem ser muito grandes. O Brasil não está dando aula nenhuma ao meu ver, porque não foi o primeiro país a fazer isto. Os gays não precisam de lei para viver sua opção. Respeito à diversidade se faz respeitando inclusive a opinião de quem não concorda.

    Responda
    1. Mar

      ô "ig no rân cia" a lei não é pra garantir a "opção" de ninguém não. A decisão é conferir os mesmos direitos a quem tem orientação sex ual diferente. O Direito está aí pra conferir essa igualdade.

  14. Marcelo Beralto

    "Sodoma & Gomorra"... boa.

    Responda
  15. kimbo

    O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.

    1. sartrel

      alegra-te pois tu vais poder sair do armário! a vontade divina tarda, mas não falha!

    2. M. Knox

      A pergunta que não quer calar: no que essa decisão te afeta, Sr. Hétero? Vai se sentir menos hétero pelo fato de os gays terem os mesmos direitos que você, que teve que lutar tanto pra ser machão? Há há há.

  16. Galo

    Tudo é uma questão de oportunidade! Muitos jornalistas e "intelectuais" defendem publicamente o movimento gay, apenas como uma forma de transmitir uma imagem de moderno e de "puro" sem preconceitos, mas fora dos holofotes seus comportamentos são bem diferentes.

    Responda
  17. JOSÉ A.JR.

    sodoma & gomorra

    Responda
  18. Lau

    Sodoma & gomorra...

    Responda
    1. FRANK

      ALEMANHA NAZISTA !

  19. Lau

    Sodomo & Gomorra...

    Responda
  20. Zeca

    O segredo é ter tolerância e respeito aos direitos alheios! O fato de fulano ou ciclano ser gay não interfere em nada na minha vida. Vamos nos preocupar cada um com a sua própria vida! Seremos mais felizes dessa forma.

    Responda
    1. Mar

      injustiça pra um é injustiça pra todo mundo, como em lugar é pra todo lugar.Primeiro levaram os negrosMas não me importei com isso Eu não era negroEm seguida levaram alguns operáriosMas não me importei com isso Eu também não era operárioDepois prenderam os miseráveis Mas não me importei com isso Porque eu não sou miserávelDepois agarraram uns desempregados Mas como tenho meu emprego Também não me importeiAgora estão me