Folhateen > 'O fim desses rituais seria uma perda enorme', diz antropóloga Voltar

Comente este texto

Leia Mais

  1. Diego carvalho de souza

    Então que dizer, que a opinião de quem sofre tais rituais, tem menos peso, do que o conteúdo histórico ??, essa ai, precisa sentir na pele para rever a sua colocação.....

    Responda
  2. bodoque

    Me admiro como uma pessoa que se diz doutora de antropologia, ter um sentimento sadico em ver o sofrimentos dos povos indigenas e achar que isto é cultura? Ora! Estamos no século XXI e ainda existem gente que tem a coragem de manter povos inteiros em sua primitividade, só por causa de cultura? O que temos a fazer é deixar que estes povos desfrutem das comodidades da vida moderna, como os índios americanos e ponto final.

    Responda
  3. Marcelo Silvestre

    Quando eu li a manchete da matéria, eu já tive a certeza de que a direita raivosa ia cair de pau ofendendo a antropóloga. Claro, pois para essa direita raivosa o mundo inteiro deveria ser branco, cristão e capitalista. Qualquer um que possua uma cultura diferente, uma crença diferente ou possua uma forma diferente de ver o mundo deveria ser automaticamente eliminado da face da terra, não é mesmo? Nós não temos direito algum de impor nossa cultura sobre os índios. Vejam nossos p

    Responda
  4. vencetudo

    essa antropologazinha esquerdinha devia sentar num formigueiro prá ver o que é bom.

    Responda
  5. vencetudo

    a esquerda, os politicamente corretos, os socialistas, querem por que querem manter indios e n3gros em permanente estado primitivo. vai se catar ô antropologazinha alienada!

    Responda
    1. Marcelo Silvestre

      A direita, os politicamentes incorretos, os capitalistas é que acham que os n3gros ou índios são primitivos. Primitivos somos nós. Vejam que beleza é a nossa política, por exemplo...

  6. bodiroga

    Perda para o branco que vê o indio como um espécie de animal que fala, devendo ser preservado a todo o custo, e não como um ser humano que como outro qualquer pode questionar tradições que nao têm mais sentido e podem ser extintas sem qualquer prejuízo.

    Responda
  7. Rui Harayama

    Eu não concordo com a opinião dos outros leitores. Acredito que uma reportagem desse tipo para adolescentes é de extrema importância. Esquecem os outros leitores que obrigamos nossos adolescentes a prestar vestibulares, concursos, em prol de uma vida 'civilizada'? E que ao contrário dos indígenas que ritualizam e mostram suas marcas no corpo, obrigamos nossos adolescentes a 'naturalizar' intervenções como cirurgias do estâomago e da correção de orelhas de abano e pílulas anticoncepcionais?

    Responda
  8. Camerucho

    A aculturação é um processo natural da evolução, todos os povos passam, devem e têm a escolha de passar por isso. Portanto, ouvir uma doutora falando uma coisa dessas é constrangedor. Mas, idiotas existem em todas as classes.

    Responda
  9. Barbara Pires

    Quanta condescendência! É muito fácil para um cientista analisar, de fora, o que é melhor para um grupo. Eles estão praticamente numa gaiola sendo estudados. Esses cientistas parecem se preocupar mais em manter as tradições vivas do que deixar o grupo evoluir. Afinal, são antropólogos e não historiadores.

    Responda
  10. Arame Farpado

    Devia fazer estra doutoura sentar nas formigas tocandiras...

    Responda
    1. Petruchio Ananias

      Boa Farpadão, vais levar um positivo.

    2. Maiche

      Estou rindo aqui.. rssss

  11. jose prado

    A doutora esta a fim de experimentar o ritual de arrancar dente sem anestesia para manter as tradições ancestraIS e sua identidade psico-social agregada ao principio da relevância do cultural sobre o espiríto grupal da origem? A doutora passa a roupa que veste? Sobe ao apartamento pela escada? anda de coletivo? toma banho em água fria?

    Responda

De que você precisa?

Copyright Agora. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página
em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do Agora.