Paul Krugman > A falta de sabedoria das elites Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Realmente o ECONOMÃSTA PAULO KRUGMAN tem um grande conhecimento nesta área, mas é incrÃvel como uma pessoa semi-analfabeta como é o nosso ex-Pres. LULA consegue ir aos Estados Unidos ministrar uma palestra ganhando rios de dinheiro ,enquanto este ECOMÃSTA com tanto conhecimento não deve ganhar ,nem a metade.
O ex-presidente Lula, "semi-analfabeta' como o senhor quer acreditar, neste quesito, deu de 10x0 no caro Nobel de Economista. Seu diagnóstico foi dado há quase 1 ano.
É interessante como existe alguém ainda no mundo contrário ao mundo CapitalÃsta ,como se o COMUNISMO implantado em CUBA fosse a oitava maravÃlha do mundo.
Quem é contra o Capitalismo?
Caro EconomÃsta PAULO KRUGMAN não precisa você ir aos ESTADOS UNIDOS pra fazer este comentário,pois aqui mesmo no Brasil as coisas não vão tão maravilha como muitos EconomÃstas acham, pois a nossa dÃvida interna (ou pública ) nunca cresceu tanto (o Governo concentrou a sua publicidade em cima do pagamento da DÃvida Externa ) ; no BRASIL nunca se investiu tão pouco em INFRAESTRUTURA :As nossas Estradas ,Aeroportos e Portos estão em situação de penúria.
QUE O GOVERNO INVESTE MENOS DO QUE DEVERIA EM INFRAESTRUTURA, ALIÃS, MUITO MENOS, EU CONCORDO CONTIGO. MAS DIZER QUE "NUNCA SE INVESTIU TÃO POUCO" É UMA MUITA FALTA DE CONHECIMENTO OU UMA TREMENDA MENTIRA DESLAVADA MESMO. É SER MUITO CARA-DE-PAU!
Caramba!!! Primeiro texto do Krugman que valeu a pena ler... Ainda bem que sou persistente... Agora ele definiu bem a origem da crise... Vamos ver se ele melhora na indicação das soluções...
Como sempre o povo bestial paga as contas, salvando os bancos da falencia. Seu um cidadão não paga suas contas, perde tudo o que tem, inclusive sua esposa. O povo deveria retirar todo o seu dinheiro dos bancos para não dar lastro à sua ganancia voraz. aqui no brasil, todos deveriam se unir para não mais comprar carros, pagar gasolina cara, por pelo menos 3 meses (ninguem vai morrer por não usar o carro). Aà sim queria ver a cara do governo, das montadoras, da petrobras, do pre-sal....
Acontece que os interesses das elites não são os da sociedade em geral. O Estado está quebrado mas os banqueiros cada vez mais ricos. Isso porque na crise, a ideologia liberal exige que os recursos públicos ( dos suados impostos do povo) sejam colocados nas GM'S da vida. Então ficamos assim, não é que as elites erraram. elas simplesmente roubaram. E vaõ continuar a fazê-lo. Esse é o capitalismo que todos adoram.
E agora estamos as voltas com o crescimento da inflação. De quem é a culpa? Com certeza não é do povo. Também não é do novo governo Dilma. Por exclusão, a culpa é do governo Lula que gastou muito além do que deveria, para manter os apoios e a popularidade em alta.
a culpa da atual inflaçao no brasil eh dos estados unidos. eles artificialmente desvalorizam o dolar, o q faz subirem os preços das materias primas, inclusive petroleo. subindo os preços internacionais das materias primas, sobem os preços internos em cada pais, o q se chama inflaçao. pq os eua fazem isso? antes de tudo, para tentar impedir q o resto do mundo se desenvolva, enquanto eles estao parados. por motivos politicos, nosso governo federal nao pode di
Falar como o Lula falou, que a culpa é das elites é correto. Porém ele não foi capaz de explicar de forma tão clara como este excelente texto. Me desculpe, mas você está minimizando o texto.
É fácil ser profeta do ocorrido. De que lado estava esse senhor, quando LULA afirmou em alto e bom som que a crise que abalou o mundo, tinha origem e personagens conhecidos? Aposto que foi mais um dos que esculacharam o nosso ex-presidente, a exemplo da nossa "imparcial" imprensa que não perde uma chance para dimnuir a importância do governo LULA e não reconhece nada do que foi feito nestes oito anos, atribuindo todo o êxito ao fracassado desgoverno de fhc...
Acredito que a crise atual é muito mais profunda do que os erros das Elites citadas pelo colunista. Como ocorreu após o inÃcio da revolução industrial com o fim da escravidão para aumentar o mercado consumidor dos produtos industrializados. Hoje, após processo de Globalização, Internet, informação instantânea, produção chinesa desenfreada as várias economias integradas tentam achar saÃdas para reativar o sistema econômico. Novas crises econômicas, sociais e polÃticas serão inevitáveis
Creio que o termo "elites" nesse texto foi utilizado para substituir "governantes", e ninguém se deu conta. Nada de surpreendente, já que no Brasil "elite" é sinônimo de "direita", ou de "tudo aquilo que eu considero mau". As crises financeiras não foram causadas pelo sistema capitalista, e sim pelas intervenções estatais na economia. Não são os empresários que recolhem impostos, imprimem dólares, e declaram guerras. Mas quando o governo o faz, surgem os oportunistas que querem lucrar
Caro Gabriel, pelo visto você é que não se deu conta de algo. Krugman está falandos das elites econômicas sim. Não haveria motivos para que recorresse a esse tipo de jogo de palavras. Se quisesse criticar o estado, teria usado o termo "estado". Os cortes de impostos e as guerras foram resultado de pressões das elites econômicas. A recessão, então, nem se fala. Essa foi causada diretamente pelas elites econômicas, devido ao baixo grau de regulação.
Só que os governantes das principais potências ocidentais, nos últimos anos - sem exceção - têm servido aos interesses de quem? Dos pobres é que não... Ao interesse das elites econômicas sim, meu caro, ou são "estatais" as grandes fábricas de armamentos e as "grandes irmãs do petróleo"? E eu não conheço nenhuma indústria de armamentos nem gigante multinacional do petróleo pobre.
Ou seja, a acusação é direcionada ao estado americano, e não aos ricos americanos. A elite descrita por Krugman é a do poder polÃtico.
Nem mesmo nas ditaduras os ditadores têm a exclusiva responsabilidade, muito menos em democracias. "Quem foi responsável por todas essas decisões que causaram estouro de orçamentos? Não foram as pessoas comuns." Mas e quem votou e concordou para que Bush e outros tomassem essas decisões? Não foram as pessoas comuns? Quem elege os polÃticos? Quem apoia os polÃticos nas enquetes? Quem enche as passeatas? As pessoas comuns!!
Esse palavrório é tÃpico dos que não sabem mas pensam que sabem. Uma dose de simancol lhe vai bem.
Ale Freitas, parabéns pelo seu comentário tão oportuno.
Elite deveria ser sinonimo de gente seleta do ponto de vista intelectual e cultural, e não de quem tem mais dinheiro. quando uma elite compreende sua missão como guia da nação, e não dos seus interesses, aà o paÃs evolui.
Análise bem fundamentada deste economista.O pior é que o Brasil estava imune a esta crise,mas a nossa mÃdia fez te-ro-ris-mo e exigiu que o gov. brasileiro pisasse com mais força no acelerador.Resultado:O gov. caiu na armadilha e a coisa extrapolou, isto pq muito dh foi jogada na economia e muitos impostos deixaram de ser arrecadados enfraquecendo as contas públicas.
A única elite que merece respeito e credibilidade é a elite dos humanistas, possÃvel de ser encontrada em todos os setores da sociedade. Essa elite que o Krugman citou, esta se fortalecendo também no Brasil. Em breve quando a sociedade brasileira tiver a mesma classe média da Europa e dos Estados Unidos, também irá eleger figuras como Bush ou Berlusconi. É certo que a nossa mÃdia irá colaborar para esse encantamento neo-liberal. Em todo caso, o público também é responsavel.
Mas a elite brasileira é a mais b-u-r-r-a do mundo... manda os filhos estudarem em Oxford ou Cambridge, e depois voltam para atuarem como "capitão do mato", na capitania hereditária da famÃlia...
Gostei, cara. Eu não teria dito melhor.
Lula lá nos EUA, p/ botar a casa em ordem.
Isso mesmo! da mesma maneira que você resolveu o conflito israelo-palestino! vai lá, lula!
TÃpica crise de primeiro mundo, criada e alimentada por gente bem nascida, estudada, culta e desenvolvida.
Ué, não é assim que os EUA e a Europa se auto intitulam? E o resto do planeta não é o Terceiro Mundo? Tudo que é desenvolvido é primeiro mundo, não? Pois bem: eles conseguiram desenvolver a maior crise financeira verificada até então e ao mesmo tempo alimentar o dragão chinês! Conseguiram o impensável, ao mesmo tempo que se enfraqueceram por conta própria, fortaleceram o principal concorrente. Foi genial, coisa de quem estudou em Harvard, Cambridge ou Osford!!!
Ótima análise, rara entre os 'nobels' economistas. Acrescento que tal crise teve origem no neoliberalismo de Reagan e Thatcher, que promoveram uma transferência absurda de rendas p/ a minoria abastada e, assim transformou o mercado de caipitais num cassino financeiro ganancioso e suicida. As suas causas permanecem e, ao contrário do que afirmam os seus responsáveis, contam com o beneplácito dos seus governantes (vide a ajuda financeira aos bancos americanos).
Disse tudo, Carlos. E tem muito jornalista, analista econômico, economista, doutor nisso e naquilo - todos metidos a besta - querendo enganar o povo brasileiro com esse engodo do neoliberalismo. Basta ver a miséria e opressão semeadas no OM, na Ãfrica, na AL - e mesmo na Ãsia - por essa "elite" de que fala o colunista.
No Brasil, já tivermos evoluções no sistema de eleições, podemos evoluir mais, possivelmente para eleição via internet, até passemos para não obrigatoriedade de votação, até número maior de "consultas", votação. Precisamos, pricipalmente para os cargos executivos, mais teinadas, especializadas em administração, profissÃonais, Não é mais possivel sobrivermos só com obrigações e pagando impostos monstruosos. Elegemos pirracentos, inaptos administrativos, somos roubados atrapalhados, os idolatr
É necessário refletir sobre o absoluto fracasso do Capitalismo. As crises se sucedem e os menos favorecidos é que sofrem as consequências. Precisamos de uma revolução polÃtica e econômica. Principalmente no Brasil. Nós não podemos sempre depender da saúde financeira dos Estados Unidos, que históricamente causa a instabilidade mundial. Quando vamos aprender a votar?
Aqui no Brasil o PSDB paulista quer atribuir o falso retorno da inflação ao consumo da classe C e D, ou seja, a politica de distribuição de renda e acesso destas classe ao mercado...isso que é um visão elitista do PSDB que declaradamente diz que não quer saber do "povão".
Juro que gostaria de entender porque os psdbistas sentem essa necessidade mesquinha de ofender as pessoas que discordam deles. É constantemente ofendendo quer o ex-presidente, quer as pessoas que concordam com ele. Isso me parece tão pouco democrático, pois se você desqualifica seu opositor, como espera que poderá se desenvolver um debate?
Nem leu o texto do FHC, e tá reproduzindo o que ouviu por aÃ.Se tivesse lido e interpretado, não teria seguido pelo caminho fácil da distorção que o molusco e seus seguidores tentam vender.
Nisso você tem razão, a inflação que vivemos hoje poco se de au aumento de renda das classe C e D, porém vale a pena lembra que boa parte disso se deve aos desenfreados gastos pré-eleitoreiros do governo e a vista grossa aos sinais de superaquecimento e ao forte fluxo de capital especulativo que já podiam ser notados a um bom tempo.
Ainda bem que no Brasil estamos vivendo um momento favorável frente a esta batalha.
É a hora da revolução....!!!! governo participativo e eletrônico já... chega de mazelas de polÃticos... chega de depender daqueles que não se importam com ninguém.... quem paga impostos somos nós... e nós é que devemos decidir o que fazer com ele, não estes velhos polÃticos podres...!!!!
Mas como a mÃdia americana e mundial tratavam essas pessoas quando no auge do sucesso? O que diziam de Gresphan? do FED? não eram incensados? Quando Gresphan saiu do FED , quantas laudas foram gastas em tom choroso pela sua aposentadoria? Qual foi o instrumento?
É so pararem de substituir os técnicos pelos polÃticos corruptos..........
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Paul Krugman > A falta de sabedoria das elites Voltar
Comente este texto