Ambiente > Código Florestal prevê isenção de reserva legal, afirma relator Voltar
Comente este texto
Leia Mais
Em certos municÃpios do sul do Brasil não vai mais haver reserva legal. Na chamada "serra gaúcha" (encosta do planalto), quase ninguém deve ter mais que 48 hectares, até agricultores com boas condições têm menos que isso por ali. Nesses lugar a aliança "ruralistas+comunistas", vai extinguir a reserva legal. Muitos alegam que não teria como recompô-la, mas convém lembrar que o código é antigo, ou seja, seria um perdão a quem não cumpriu a lei.
continuação Deputado Paulo César Quartiero (DEM-RR) Recebeu multa de R$ 56 milhões por destruir a vegetação nativa em área de 6,2 mil hectares Senador Ivo Cassol (PP-RO) Acusado de desmatar reserva legal sem autorização e de destruir vegetação nativa em Rondônia Deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) Relator do projeto que agrada aos ruralistas por abrir brecha para desmatamento (fonte: Isto é, 06/05/2011)
PORQUE QUEREM MUDAR O CODIGO FLORESTAL? 27 deputados e senadores querem se livrar de multas milionárias. Dep Giovanni Queiroz (PDT-PA) Foi multado por exploração em área de manejo florestal em perÃodo de chuvas, vetado por lei Sen Jayme Campos (DEM-MT) Recebeu multa de R$ 5 milhões, por desmatar em Ãrea de Proteção Permanente (APP) Dep Reinaldo Azambuja (PSDB-MS) Autuado por alterar curso de rio para captação de águ
Essas ONGs são financiadas por paises da Europa e o EUA que querem meter o bedelho nos nossos assuntos. Por que não se metem com os problemas de seus paises? Esses mauricinhos e patricinhas não sabem distinguir um pé de feijão de um ipê rocho, se continuarem com essas restrições para os agricultores eles irão comer folha de árvores num futuro bem próximo. Quem viver, verá!
Nossa!! Esse povo das ONGs são bem alimentados face bonita... Garanto que não sabem o que é necessidade, desemprego, dificuldade e morar no mato muitas vezes sem luz, e sem estrutura minima... Olha tem que preservar a natureza sim, pois ele é muito importante para a vida assim como a alimentação, a saude o lazer enfim condições basicas que só o desenvolvimento traz e tem que ser coletivo e não só para membros das ONGs
Sou um produtor rural e tenho 20 hectares de terras, sendo 4 hectares de matas preservadas à beira dos córregos que cortam minha propriedade, se não for aprovado o código, além dessa reserva terei de fazer mais 4 hectares, ou seja, sobram 12 hectares dos 20, com isso onde eu colocava 16 vacas para meu sustento caberá somente 12, diminui minha renda, agora minha pergunta é: Você da cidade, tem 20% do seu terreno, casa ou apartamento na forma de mata nativa ou jardim?
Caro Gilmar. Aqui na cidade a maioria dos quintais está tudo calçado. Porque fazer um jardim custa caro a manutenção e ainda junta muita minhoca, uns caramujos nojentos, umas marias fedidas de vez enquando aparece provocando irritação nas crianças, formigas, alguns grilos que tiram o sono da gente a noite, sem falar nos malditoos pássaros que insistem em defecar na nossa calçada. Preferimos que nossas casas e carros sejam alagados todos os anos do que deixar 20% de área para absorção da chuv
Estes ambientalistas que só sabem comer do bom e do melhor não sabem quanto custa para o agricultor produzir a comida que eles comem todos os dias. Se o Brasil é hoje um pais de fartura na mesa é porque nossos avós desmataram e produziram para as gerações futuras e agora querem taxar os agricultores de criminosos. Os agricultores tem que se unir para ter seus representantes no poder para protege-los.
Querem apostar que este código florestal vai dar mer.....
Feijão e milho em beira de rio? Esse Rebelo não é sério mesmo. Não interessa que isso seja "secular". É atividade neolÃtica.
Plantação de milho e café em APPs??? Isenção de reserva legal para todos que dividirem (só burocracia) seus latifúndios em pedacinhos bem pequenos??? Remover a proteção legal da mata ciliar??? E a coisa mais instigante de tudo isso: O Aldo Rebelo ainda se diz de ESQUERDA???
O Brasil tem uma area de cobertura vegetal de 61% de seu território, portanto 39%, sendo utilizado,nestes estão cidades,estradas,leitos dos rios,ou seja tudo que não é mato.pergunta-se:que exploração é esta que não ocupa 50% da area do paÃs?que paÃs tem esta cobertura?a quem interessa atar as mãos dos brasileiros?Li em um comentário abaixo que,os produtores pegam dinheiro e não gastam na atividade,pode ser,no caso da agricultura 90% do dinheiro vem através de maquinas e equipamentos,portanto
Na lista de maravilhas do agronegócio, seus defensores esqueceram de incluir o tanto de gente que morre de câncer por causa dos agrotóxicos e o tanto de gente que morre com as enchentes decorridas dos desmatamentos.
Faça um protesto! Pare de comer!
Concordo com a Gerva desde antigamente os agropecuarios vivem de emprestimos que gastam tudo com tudo menos com a agropecuaria e depois de anos de dividas querem o perdão da divida com o governo e a politica agropecuaria e atrazada e corrupta.
O que seriam dessas ONGs cheia de dinheiro público e privado se um Código Florestal decente, como esse que o deputado Aldo Rebelo propõe, for aprovado!?
Outra coisa Sr. Cidadão Verdadeiro, não leu a matéria? "Código Florestal prevê isenção de reserva legal". E isso para pequenos produtores. Quem está tentando ferrar os pequenos proprietários são as ONGs e o governo ao tentar lhes impor reflorestamento.
Esse código em votação está sendo discutido a anos. Por que essa tal sociedade não fez nada? Não propos mudanças no código? Não mobilizou a população? Agora vem querer dizer que não é bom. Faça me o favor...
Quanta irresponsabilidade governamental e quantos polÃticos sem qualificação para decidir sobre o futuro ambiental de toda a sociedade brasileira. Ainda tiveram a "cara de pau" de colocar como relator "a raposa para cuidar do galinheiro". Agora os latifúndios serão desmembrados para permitir a ampla devastação autorizada pelo novo código que deveria preservar as florestas mas será utilizado para permitir o desflorestamento, o desequilÃbrio ambiental e a escassez de água nos rio
Vou dividir a propriedade em vários módulos. Isso é ótimo. Agora sim podemos desmatar a vontade.
Flavio, veja o que fala a proposta do Relator: § 1º Em caso de fracionamento do imóvel rural, a qualquer tÃtulo, inclusive para assentamentos pelo Programa de Reforma Agrária, será considerada, para fins do disposto do caput, a área do imóvel antes do fracionamento. Portanto , não há este risco de fracionar para poder desmatar. O objetivo é colocar na legalidade inúmeros pequenos produtores, garantindo assim a legalidade e condições para a oferta de alimentos.
O mais interessante é saber que tudo esta sendo feito para beneficiar meia duzia de politicos que estão com multas milionarias por ações contra o meio ambiente ... eles querem anistiar esses FFDDPPs. destruir um pais para livrar meia duzia !! Esse é o desgoverno brasileiro !!
Sou a favor das mudanças do atual código florestal,pessoas das cidades grandes,deveriam ter mais consciencia com os pequenos proprietários de terras, porque a maior parte da produção é a somatória destes.sem eles não teriam seus farturentos cafés todas as manhãs, e deviam cuidar mais do lixo das grandes cidades que isto sim é o grande proplema de poluição dos nossos rios.
Eu já cansei dessa votação, infelizmente é mais um retrocesso!
A verdade é que quem tem terras quer mais terras, quem rouba, no caso os politicos, quer mais dinheiro e nao estao nem aà para o futuro. A natureza está pedindo socorro e todos ficam zombando achando que é utopia essa questao de meio ambiente.
Hoje a maior contribuição do saldo lÃquido de nossa balança comercial vem do agronegócio! O agricultor brasileiro está tecnificado e apoiado por instituições de excelencia como a Embrapa etc, tornou-se competitivo e responsavel. Isto esta nos fazendo falta nos outros segmentos. aonde não somos mais competitivos.Nos falta competencia e inovação!O que diz as nossas Univ.Federais,mais custosas para o contribuinte brasileiro do que os do primeiro mundo!Quase todas nas capitais ou na beira mar!!
Uma Lei que visa defender o uso da Terra pra produção e não pra especulação, favorável à agricultura, pecuária, extração madereira e mineral como essa deve ser muito aplaudida.O ser humano é mais importante que miquinho-leão, oncinha, bicihinho-preguiça e borboletinha.Insatisfeito com a destruição do meio ambiente e quer colaborar? Desligue o PC e mude para a Floresta pra salvar o Planeta.
O seu texto infringe os termos de uso do serviço e por isso foi removido.
Meia dúzia? ahahahahahahaNão conheço nenhum produtor rural mesmo pequeno que não seja a favor de reformas. Os únicos são os que têm terra pra ganhar dinheiro de ONG e não de produção.Aliás, você já foi em fazenda alguma vez na sua vida? Duvido.Quer ajudar o meio ambiente? Desligue o PC e mude para a Floresta. Não pertube a vida de quem quer trabalhar.
Ah, esqueci de dizer ao sábio senhor(a) que os interesses de meio dúzia de latifundiários não se confundem, nem de longe, com os interesses sociais.
Só que o ser humano, assim como miquinho-leão e borboletinha, também é afetado pela destruição do meio ambiente. Talvez antas, igual ao senhor(a), não!
Parabéns pela sua consciência ambiental, moço!
a foia esta a favor dos ruralistas. esta mostrando so dois comentarios em baixo da materia, pq os outros dois sao contra.
NESSA BRIGA RURALISTAS X AMBIENTALISTAS, COM RECRUSDESCIMENTO DE POSIÇÕES, QUEM PERDE É O MEIO AMBIENTE. Hà QUE SE CHEGAR A UM CONSENSO QUE NÃO PREJUDIQUE O MEIO AMBIENTE, MAS PERMITA QUE OS AGROPECUARISTAS QUE Jà ESTÃO ESTABELECIDOS Hà ANOS EM ÃREAS DE PROTEÇÃO AMBIENTAL CONTINUEM A PRODUZIR, MAS COMPENSANDO COM RECUPERAÇÃO DE OUTRAS ÃREAS IMPRODUTIVAS.
O Brasil continua com sua "vocação agrÃcola" intacta em pleno século XXI. Essa mentalidade retrogada de nossa elite econômica, sobretudo a agrÃcola, nos deixará eternamente como exportadores de commodities. Brasil a fazenda do mundo!
Ser a fazenda do mundo é motivo de orgulho para o Brasil! Somente os limitados não entendem a realidade...
Desde criancinha vejo o agronegócio viver de empréstimos (subsidiados) para depois reivindicar o tal "perdão de dÃvida". É sim o setor mais atrasado da sociedade. É assim desde os tempos de extração do pau brasil. Sem preservação não há agropecuária nem água de qualidade nas cidades.
ONGs ma l ditas. Vivem mamando na teta do Estado e ainda querem impedir o desenvolvimento do paÃs. Essas desgraçaas acham que comida brota no supermercado e que a carne dá em árvore.
Concordo com você Filipe... O mais engraçado sao os defensores da natureza dono da 'sua' própria verdade. Cada um tem um argumento para acabar com os "politicamente incorretos". Percebeu nos comentários que os ruralistas são o ca peta... por que esse povo não para de comer comida?? Simples assim. Ou plantem seu próprio alimento. Na hora de falar mal tem um monte, mas todo mundo gosta de ir no mercado, comprar sua comidinha limpinha, bem produzida...
Vc sabia que a agricultura é a que mais consome agua? cerca de 70%. Vc sabia que para a agricultura ter agua é necessario ter cobertura vegetal? Entao se informe, antes de falar besteiras.
Você é inocente mesmo hein? Não percebe que a questão de comida no Brasil é precária pela questão de logÃstica do transporte? Você acha que desmatar mais vai gerar mais desenvolvimento? Coitado...
Desculpe-me mas dizer que para ter desenvolvimento do paÃs temos que devastar o que resta das nossas florestas é falta de conhecimento. Os grandes produtores do Brasil, nem um deles, produzem comida para o os brasileiros, as maiores culturas agricolas brasileiras servem para alimentar o mercado internacional. Os ruralistas "mamam nas tetas" do governo há anos, as dÃvidas rurais são as maiores do paÃs.
obAAAAA. to indo no cartório dividir minha propriedade....valeu!
§ 1º Em caso de fracionamento do imóvel rural, a qualquer tÃtulo, inclusive para assentamentos pelo Programa de Reforma Agrária, será considerada, para fins do disposto do caput, a área do imóvel antes do fracionamento. Portanto , não há este risco de fracionar para poder desmatar. O objetivo é colocar na legalidade inúmeros pequenos produtores, garantindo assim a legalidade e condições para a oferta de alimentos.
Não leu a reportagem,até 2008, nos estamos em 2011,2011-2008=-3,portanto analf-abetto que tinha esta area 3 anos atrás, para er esta area 3 anos atrás pronta o individuo tinha que ter começado o processo uns cinco anos antes,portanto 2005.A unica forma de fazer em menos tempo é compra os funcio-narios das SEMAs,e INCRAs,e eles não mordem pouco pode ter certeza.São contra as modificações porque o numero de clientes vai diminuir, pois hoje estão quase todos o produtores na ilega-lidade
Todos são livres para burlar as leis, assumindo assim a responsabilidade pelos atos. Cabe ao estado cuidar disso, como deve ser em todos os setores da sociedade regulamentados por leis.
ALDO PRA PRESIDENTE!!!
Busca
De que você precisa?
Fale com o Agora
Tire suas dúvidas, mande sua reclamação e fale com a redação.
Ambiente > Código Florestal prevê isenção de reserva legal, afirma relator Voltar
Comente este texto