Comentários para:

Entre quatro paredes

VER COMENTÁRIOS EM Colunas

Comente*

* Apenas para assinantes

comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

  1. Celson Neris

    Observo nos dias de hoje que muitos intelectuais criticam os religiosos. Sinceramente, acho que tais pessoas, por não respeitarem as convicções religiosas, não podem ser consideradas inteligentes. Religião não se explica por meio da ciência ou da filosofia etc. Parabéns pelo arrazoado, Hélio.

    Responda
  2. Luana Morais

    Parabéns Hélio. Compartilhamos da mesma opinião. O livre arbítrio deve ser condição fundamental nas decisôes jurídicas que afetarão a sociedade. Visualizar assuntos polêmicos por convenções patriarcais e moralistas constitui engano e discriminação.

    Responda
  3. Elinne Barros

    Realmente os gays são uma ameaça à perpetuação da espécie humana, pois nos dias atuais não temos uma superpopulação, não estamos prestes a sofrer um colapso ambiental causado pela poluição dos grandes centros urbanos e os recursos minerais e os alimentos são suficientes e acessíveis a todos. Sim, e os evangélicos e católicos só fazem s&xo p/ reproduzir e não pelo prazer carnal, como manda o cristianismo.

    Responda
  4. Elinne Barros

    É lamentável pessoas q, ainda presas aos preconceitos do século retrasado, os herdeiros da Idade das Trevas, falem da homossexualidade como doença ou aberração. A própria ciência e psiquiatria já descartaram essa hipótese, dado q as doenças mentais não estão relacionadas com orientação sexual. Inclusive muitos distúrbios mentais estão presentes em pessoas de comportamento hetero, tipo estupradores, psicopatas etc.

    Responda
  5. ap

    Com "Mamonas Celestinas", João Pereira Coutinho, colunista da Folha ateou verdadeira guerra dos sexos. É só ler a matéria e os comentários de enfurecidas mulheres. Está aí a mais candente prova do atual crescimento gay, o desenvolvimento de culturas próprias de cada sexo e que os tornam cada vez distantes do modelo desenvolvido antes do advento da cultura, cultura que hoje respectivamente os reúne em pares homossexuais. 

    Responda
  6. ap

     Jesus disse que as prostitutas e os publicanos precederiam os escribas e fariseus no Reino de Deus, que ele estava implantando na Terra.  Hoje também, seguramente Jesus acrescentaria os 'homossexuais' que quiserem ingressar no seu Reino. Não estamos em Sodoma há 3500 anos. Nem na Palestina há 2000. A religião cristã, hoje, precisa considerar o  sexo primeiro como ato natural e fisiológico e depois integrá-lo na lei Reino: o Amor, deixando os próprios

    Responda
  7. Alex Peres

    Em primeiro lugar o texto é genial pois ironiza quem se mete na vida dos outros. O lance de zoofilia foi uma ironia que ninguém entendeu (ou não quis entender), por isso os comentários indignados! Religiosos defendendo a evolução, ou seja, virando a casaca (como sempre, sem personalidade)! No final das contas, o que importa, e o que foi escrito na coluna é que todas as pessoas devem ter os mesmos direitos. Diferenciar é discriminar, é preconceito!

    Responda
  8. edson sarmento

    ...se não houvesse religiões, mas sou também um democrata. Não creio quepossamos ou devamos patrulhar pensamentos e declarações, por mais absurdas quesejam."Isso me fez lembrar daquelamáxima , que diz: 'o meu direito termina onde começa o do outro". O que nãoé verdade , pois, senão os direitos não seriam iguais.A não ser queprefiras outra máxima: "A consciência de cada um se esbarra no muro daconsciência do outro."

    Responda
  9. Tacito

    Parabens pela materia, o que as pessoas fazem entre quatro paredes e problema de cada um, o problema e que nos gostamos de dar pitaculos na vida alheia nossa vida pode ta uma mer..... mas mesmo assim o fazemos.

    Responda
  10. Antonio Jose

    O problema da "lei contra homofobia" é querer criminalizar opinião. Todos os atos de violências contra homossexuais já são atos criminosos.  A única coisa que não é crime e passaria a ser é a opinião, muitas vezes baseadas em questões morais ou religiosas.Eu repudio criminalizar opinião. Apenas atos devem ser crime.A homossexualidade passaria a ser a única coisa imune a críticas, quem criticar se tornaria uma criminoso.

    Responda
  11. Antonio Jose

    Os gays eram felizes e não sabiam agora vão ter os mesmos problemas que prejudicam muitos heteros como despesas com advogados e serão vítimas da indústria da pensão alimentícia. Muitos ao invés de correrem atrás de emprego para se sustentar vão querer viver explorando os outros correndo atrás de pensões.

    Responda
  12. Lúcio Almeida

    "...Troque agora o "inter-raacial" por "h0m0ssexual" e o "oficial" por "Estado" e temos uma ideia de como gays e lésbicas devem se sentir..."Troque um dos individuos que estão se casando por uma pessoa do seix0 opoosto e vera como as coisas se resolvem. Retorne a expressão h0m0ssexual como um distuurbio comportamental e verá como reduzirá o nivel de pessoas nessa condição e aumentará a acessibilidade dos profissionais aptos a resolver a questão que hoje são censurados...

    Responda
  13. Lúcio Almeida

    "...a Carta consagra o princípio de que todos os cidadãos são iguais diante da lei, o que já basta para ampliar o escopo da definição. " Otimo. Quero ter o direito de receber um salario acima de R$ 20.000,00 livre de impostos, quero ter o direito de escrever um texto defendendo minha posição pelo tema e te-lo publicado no jornal impresso e on line com o mesmo espaço dado ao jornalista em questão. Quero ter o direito de escrever palavras como h0m0ssexual e niegro sem escreve-l

    Responda
  14. Marcos Noleto

    A decisão do STF sobre os direitos dos homoafetivos, não surpreende os teólogos cristãos, como eu. Ao falar dos sinais que precederiam seu retorno à Terra para buscar sua igreja, Jesus Cristo, que também foi profeta, vaticinou: "o mesmo aconteceu nos dias de Ló...no dia em que Ló saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre e destruiu a todos" (Lucas 17:28-30). Segundo o relato bíblico em Gênesi 19:1-5, o homosexualismo era tão exacerbado que até os anjos correram o risco de serem "abusados" (v. 5)

    Responda
    1. ap

      Marcos Noleto. Jesus disse que as prostitutas e os publicanos precederiam os escribas e fariseus no Reino de Deus, que ele estava implantando na Terra.  Hoje também, seguramente Jesus acrescentaria os 'homossexuais' que quiserem ingressar no seu Reino. Não estamos em Sodoma há 3500 anos. Nem na Palestina há 2000. A religião cristã, hoje, precisa considerar o  sexo primeiro como ato natural e fisiológico e depois integrá-lo na lei Reino: o Amor, deixando os

  15. Juliano

    Deixa eu ver se entendi.....Transar com um animal....pode.....é legal......Transar só com o sexo oposto...é retrogado...hipocrita....Fiquei confuso.....

    Responda
    1. Bender

      Então devia reler o texto porque ele não fala o que vc disse...

  16. ap

    A força da atração sexual, que sobra até para a homossexualidade, parece ser uma das mais poderosas selecionadas na biologia, tendo a ver diretamente com a perpetuação das espécies com ela dotadas. Para fazer valer essa eminente necessidade, a natureza confiou tal perpetuação ao casal de macho e fêmea sexualmente distintos e complementares. Mais de 6 bilhões de seres humanos hoje vivos atestam o êxito da forte atração sexual na perpetuação dos humanos em seus 6 milhões de anos de evolução.

    Responda
    1. Bender

      Lúcio: o que quero dizer é que nós (anymais racionais e irracionais) temos instintos de procurar satisfação com sexxo independente do ato ser capaz de reproduzir, e não catalogamos todos esses atos como desvios comportamentais. Ou seja, até o homem ou a mulher hétero, férteis, monogâmicos fazem isso... (ex: a camisinha, a pílula, a massturbação, e até mesmo a tabelinha). Gays não necessariamente dizem que nasceram no corpo errado. Os transexuais, sim, e geralmente a cura é cirú

    2. Lúcio Almeida

      Hehehehe Ricardo,isso pode ate parecer piada mas é uma comparação séria. Eu não me massturb0 nas pernas do meu cach0rro e nem tão pouco pensando nele. O assunto de desvio comportamental é delicado de se dizer,mas, é só raci0ocinarmos um pouco dentro da propria justificativa h0om0ssexual. A grande maioria diz que nasceu no corpo errado, que não sente feliz com seu seix0 biologico. Isso não é um desvio comportamental?

    3. Bender

      Em relação ao cachorro grudar na perna de alguém... Não sei... Por que o ser humano se massturba? É um desvio comportamental?

    4. Bender

      O q é desvio comportamental? Como justificar cientificamente? A natureza é diversa e só justifica intereferir na forma de vida de alguém se isso estiver prejudicando terceiros. Por ex, é normal um garoto de 18 anos se casar com uma mulher de 81? Normal no sentido de corriqueiro ñ é, mas ninguém vai impedir. Pq impedimos um cara de 30 ter relações com uma criança de 10? Pq a criança ñ tem capacidade de consentir, caracterizando abuso. É POR ISSO (e não por ser doença) q lutamos contra

    5. Lúcio Almeida

      É Ricardo a h0m0ssexualidade não esta bem explicada na ciencia assim como necr0filia, ped0filia, z00filia. Alias, falando em natureza porque será que um cachorro gruda na perna de algumas pessoas ou panos de chão? Por que já foi fotografado canimais copulando entre especimes diferentes. Disturbios na natureza não justificam e transformam como naturais atos dos seres humanos, pelo contrario, devem ser estudados pois podem caracterizar igualmente desvios comportamentais.

    6. Bender

      Pois é... A Ciência até deu um passo à frente, mas não explica por completo como a homossexualidade se encaixa na seleção natural. De qualquer modo, é uma realidade, incompreendida em partes, mas é uma realidade incontestável. Existe razões para isso, sim, e repito que não são culturais, pois o homo sapiens (o único que tem cultura) não é portador exclusivo dessa característica.

  17. João Pedro Strabelli

    Por que parte dos gays tem tanta dificuldade em assumir que ser gay é opção sexual e prefere se esconder atrás de desculpas como nascer gay? Me parece um preconceito às avessas dizer que está nos genes. Está no cérebro, isso sim.

    Responda
    1. João Pedro

      Concordo que, estatisticamente, existem características semelhantes entre gays, como também existem características semelhantes entre ricos e artistas. Também concordo que muita gente já passou por dúvidas se era ou não (e a maioria que conheço não foi). Porém, o que disse não é isso. Me parece, e isso é opinião minha, que defender a causa genética é colocar isso como destino; como opção, a pessoa passa a ser dona do que faz. Há uma diferença entre ser consequência e ser agente.

    2. Lúcio Almeida

      André, então podemos dizer que o sujeito que é ped0filo, zo0filo ou necr0filo tem uma gene que o predispõe a isso? Já que a escolha que eles estão fazendo é do cerebro e o cerebro vem de um gene? Ricardo, creio que a questão pessoal não deve ser debatida pois é de foro intimo seu, mas, procurou algum auxilio espiritual ou psicologico na ocasião? Comentou o fato aos seus pais?

    3. Bender

      Então, vou dar meu depoimento que é o mesmo da maioria dos gays que conheço. Desde pequeno, eu sentia atração por homem sem entender o que era aquilo. Quando entendi, lutei contra, por muitos anos, porque achava que era errado. Como pode ter sido escolha minha, sendo que eu não quis e até lutei contra?

    4. Andre

      Mas acontece que a responsabilidade pela montagem e construção do cerebro são dos genes.Se orientação sexual fosse opção,ninguem escolheria ser homossexual.E existm varia pistas que demonstram a genética da homossexulidade,como a proporção deles da socidade,que são constantes e não dependem do ambiente onde eles crescem.Muito geneticistas deliberadamente não estão procurando pelos genes que levam a homossexualidade,pois assim que fossem descobertos,haveria um aumento de bebês abandonados e a

    5. João Pedro

      Está no cérebro porque o cérebro faz escolhas, os genes não. O que estranho é a busca meio desesperada que alguns tem em encontrar alguma prova científica que justifique seu homossexualismo. Agora que a lei protege a opção de cada, ninguém precisa mais de desculpas para ser o que é. Não seria bem mais simples dizer que é assim porque quer?

    6. Lúcio Almeida

      Estudos dizem que temos uma evolução identica a do maaccaco e que nosso coração é parecido como do p0rco. Você se sente um p00rco ou um maccacc00 por causa disso. Eu não dou ouvidos para o que a ciencia publica sobre o h0m0ssexualismo porque elaesta vetada de dar uma opinião contraria aos interesses do h0m0ssexual, portanto,cientistas estão desistimulados a refutar ou a buscar evidencias contrarias ao h0m0ssexualismo.

    7. Bender

      Lúcio, Eu sequer entendi o que significa "não tá nos genes, tá no cérebro" para poder dar minha opinião... É claro que está no cérebro! (e não significa que não esteja nos genes, mas isso não foi provado). Estudos já mostraram que o formato dos cérebros dos gays se assemelha ao das mulheres héteros e das lésbicas se assemelha ao dos homens héteros. Uma simples "opção" dificilmente ocasionaria tal diferenciação.

    8. Lúcio Almeida

      Existe alguns cientistas Ricardo que tentam provar que o h0m0ssexualismo ocorre na genetica do individuo e alguns h0m0ssexuais abraçam essa idéia. "não tá nos genes, tá nocérebro". Não é achismo Ricardo é fato censurado. Antes da comunidade médica ser censurada o h0m0ssexualismo era considerado um disturbio comportamental e não opção e mesmo como hoje é entendido como opção, onde se ocorre as escolhas???

    9. Bender

      Sabe, não aidanta vir com achismos, dizer que "não tá nos genes, tá nocérebro". O que isso quer dizer? Uma coisa tão sem sentido nem pode terum contra-argumento, porque não dá para saber o que vc realmente quisdizer.

  18. Tietri

    Cumpádi Nerso criava cabras e ouviu falar em inseminação artificial para melhorar o rebanho. Matuto dos mais broncos, entendeu errado e achou que se tratava dele mesmo fazer o serviço nas bichinh@s. Com vergonha de praticar o ato nas proximidades da Cumádi Zefa, ele subiu as cabras na caminhonete e as levou para a Lagoa, onde praticou o ato. Nas duas semanas seguintes repetiu a dose.

    Responda
  19. Tietri

    Na terceira semana adoeceu e ficou de cama, quando foi surpreendido logo cedo pela buzina da caminhonete. Gritou: Zefa, que diabo tá aconteceno aí fora? E a Zefa respondeu: Hómi du céu, as cabra subíru túdu na caminhonéti e uma delas tá enfiano us cáscu na buzina!!!

    Responda
  20. ap

    Muito oportuna a abordagem do comportamento humano via sexualidade. A justa equiparação entre direitos civis de casais héteros e de casais homossexuais estampa a artificialidade da cultura e sua ingerência alienante sobre o ser humano. Do ponto de vista puramente biológico, o casal humano hétero é o saldo genuíno do processo milionário da seleção natural de que resultou a avassaladora condição sexual binária e indivisa do ser humano: homem e mulher. A cultura viabilizou a homossexualidade.

    Responda
    1. João Pedro

      Ricardo, li muito antes de escrever. Segundos reportagem até da Superinteressante (fora outras que não recordo os nomes), há vários estudos sobre a cultura animal. Imitar outro animal ou outro comportamento já é traço de cultura, segundo alguns cientistas. Todas as afirmações, inclusive a de que existe homossexualidade simplesmente, foram todas baseadas em estudos. E há mamíferos, pássaros, insetos, peixes sendo ou não sendo homossexuais, ou porque podem, ou porque aprenderam ou porque gosta

    2. Bender

      É verdade que muitos não adaptados viram presa, mas NUNCA vi nada relacionado à homossexualidade em anymais...

    3. Andre

      Caro Francisco.A homossexualidade é observada em todos os mamiferos e aves,e em cada espécie ter alguns homossexuais é vantajoso para a espécie.Por exemplo entre o babuinos,quando o bando é atacado por um felino,os homossexuais assumem a primeira linha de defesa.Entre os seres humanos foi descoberto que homens heterossexuais que tem um irmão homossexual tem mais filhos, que homens heterossexauis sem irmão gay.Parece que este homens heteros,fazem mais sucesso com a mulheres e são mais f

    4. Lúcio Almeida

      Você iniciou a comparação com animais irracionais e eu apenas conclui.Base para afirmar isso é Discovery Chanel, Nationa Geografic,TV Cultura... Só não me peça para colocar exatamente qual o documentario que eunão vou saber te dizer,ma,basta você ver alguns que falam de reprodução animal que vera que a natureza e simples curta e grossa.Não se adaptou vira presa.

    5. Bender

      "Por instinto alguns são m0rt0s pelo baand0 ou predados com maior facilidade." Qual sua base para dizer isso? Aliás, cachorros, leões, chimpanzés, golfilhos entre muitos outros estão ameaçados de extinção? A única utilidade de um animal é se reproduzir? Então quem é estéril é inútil tb... Ou quem resolve não ter filhos porque não quer. Ou mulheres que pós menopausa... Todos inúteis que merecem ser cidadãos de segunda categoria porque não se reproduzem.

    6. Lúcio Almeida

      Pois é Ricardo, porém, animaais que tem tendencias h0m0ssexuais na natureza raramente se reproduzem ou seja tornam-se biologicamente inuteis. Por instinto alguns são m0rt0s pelo baand0 ou predados com maior facilidade.

    7. Bender

      João, Em vez de palpites, você deveria buscar os estudos sobre o assunto e ler. A homossexualidade é vista inclusive em animais monogâmicos (ex. pinguins). E os animais tem INSTINTOS não CULTURA. Também sugiro pesquisar sobre isso.

    8. João Pedro Strabelli

      Vou arriscar uns palpites: dominação. O macho mais forte resolve mostrar quem é que manda mais ou menos do jeito que se faz nas prisões. Cultura, pois, querendo ou não, animais também tem cultura (e o Hélio até que podia tratar disso em alguma coluna). Excesso de hormônio que faz algumas situações de brincadeira passar do ponto. Ou, até, homossexualismo puro e simples mesmo.

    9. Bender

      Você tem certeza disso? Como explica a homossexualidade na natureza???

  21. Bender

    "Ubi eadem ratio, ibi idem jus" Se a lei do raciismo protege contra a discriminação raciial, por que não proteger contra a discriminação por orientação sexxual? Por falar em liberdade, como um gay pode exercer plenamente sua liberdade de ser quem é se ao fazê-lo ele corre riscos? E não me refiro apenas a ataques homofóbicos, mas também a coisas bem mais corriqueiras como não conseguir um emprego ou ser demitido dele ou ainda ser constrangido por ser quem é em lugares públicos..

    Responda
    1. Lúcio Almeida

      Não podemos permitir que nossos leigisladores façam leis apenas para alguns e sim que pensem na sociedade como um todo. Em um outro post defendi a idéia de trocarmos a LEI Nº 7.716, DE 5 DE JANEIRO DE 1989 no Art. 1º , as palavras "raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional" por "contra o ser humano" e na LEI Nº 9.278, DE 10 DE MAIO DE 1996 no Art. 1º onde lemos "de um homem e uma mulher" por "de duas pessoas"

    2. Lúcio Almeida

      Ricardo, tirando a questão da sexualidade de lado e focando no ser humano em si, sempre haverá um engraçadinho querendo levar vantagem com isso. Entro como exemplo o caso da lei Maria da Penha que defende na grande maioria mulheres que são vitimas de abusos fisicos e psicologicos no convivio conjugal, porém, quantos e quantos casos de mulheres que agrediram muito seus maridos e em um simples aperto no braço que lhe marcou acionaram a lei e o marido alem de apanhar ainda foi preso...

    3. Bender

      Espero que a lei seja aprovada e espero que ninguém use de má-fé, porque o intuito é justamente a equiparação: o que um homem e uma mulher podem, dois homens ou duas mulheres também deveriam poder...

    4. Lúcio Almeida

      Ricardo, eu não vejo nada demais em dois homens, duas mulheres ou um homem e uma mulher andarem abraçados ou de mãos dadas. Esse tipo de conduta afetiva nem ao menos chega a ser vinculado a atração fisica em si. O receio de uma lei que proteja demais é que alguns h0m0ssexuais mais afoitos ( assim como existem heter0sexuais ) vão começar a trocar caricias mais quentes em ambientes inadequados e acionar a lei para forçar que o local aceite sua conduta.

    5. Bender

      Quanto ao constrangimento, se você não estava fazendo nada de mais e te repreenderam, quem estava errado é quem te repreendeu! Agora, você foi discriminado por algo que você fazia ou por ser hétero? Se na rua homem e mulher podem andar abraçados e dois homens não, então aí existe injustiça. Num lugar onde homem e mulher não podem trocar carícias, gays tb não podem, mas não é a essas situações que eu me refiro. Lutar pelos meus direitos não é me fazer de coitado! É lutar

    6. Bender

      Lúcio: alguns empregos precisam de pessoas com determinadas características - se vc não tem habilitação para moto e nas atribuições está utilizar moto para ir a algum lugar, é claro que vc não está apto. Agora, demitir alguém por ser ga y sem que isso esteja relacionado a nada no emprego é discriminação. Eu já fui aconselhado a não me revelar como hom ossexual num emprego que tive para não correr o risco de perder uma promoção...

    7. Lúcio Almeida

      Sobre constrangimento em locais publicos eu que sou heterosexual já fui expulso de uma rua por namorar no carro. Não estava fazendo nada demais, porém, alguns alucinado achou que eu estava fazendo sex0. E ai? Sou um pobre coitado por causa disso? Quando jovem já fui repreendido por trocar caricias e beijos com a minha namorada em um local publico. Quem estava errado? Quem repreendeu ou eu? Pare de se fazer coitado Ricardo, se um local não te aceita vá para outro.

    8. Lúcio Almeida

      Estranho Ricardo a questão de não conseguir emprego. Trabalhei em muitos lugares e vi h0m0ssexuais assumidos e bem evidentes trabalhando em harmonia com heterosexuais. Eu já tive dificuldade de conseguir emprego por ser baixinho, por não possuir habilitação para moto, por ser homem ( no caso de emprego como balconista ), pela escolaridade. Será que eu deveria juntar-me a milhares de pessoas na mesma condição e começar a fazer alarde para ter leis especificas para isso?

  22. Cassio de Lima

    Completando meu último post, é quase totalmente mesmo. Graças ao infeliz comentário sobre a zoofilia, o qual me fez lembrar de todos os seus artigos anteriores: ideia central ruim, argumentos piores...

    Responda
  23. Marcos Araújo

    Hélio. Só não concordo com a Zoofilia. Pense melhor sobre isso. No mais suas colunas são fantásticas. Abraço

    Responda
  24. Elinne Barros

    Hélio, É reconfortante saber que há pessoas tão lúcidas e mentalmente evoluídas como você, embora não seja a maioria, infelizmente. E pra quem acha que ateísmo é sinônimo de desgraça, compartilho do seu argumento de que as religiões na verdade fazem mais mal do que bem. É só olhar para a História. E digo ainda, para aqueles de mente limitada que provavelmente não são capazes de entender, que não acreditar num deus vingativo, castigador ou recompensador não tem nada a ver com ser amora

    Responda
    1. Lúcio Almeida

      Ricardo, você tá confundindo as opiniões. Tenho uma visão Biblica do h0m0ssexualismo e coloco-me contra por ser um ato impuro e desnatural. Não sou contra o h0m0ssexual e se ele quer ser assim mesmo conhecendo que seu ato é errado na visão divina tem o beneficio do livre arbitrio. Entendo o seguinte Ricardo, desde que o h0m0ssexual em sua escolha não interfira no meu modo de viver ele segue com sua vida como bem entender.

    2. Bender

      Pois então, pelo que entendi, você concorda que a terra tem gente demais (e teremos muito mais daqui a pouco tempo). Não é porque uma minoria é infértil pq é gay, ou é infértil pq nasceu sem útero ou sei lá porque que a raça humana vai desaparecer... Aceitando os gays ou não, a proporção não deve se alterar, pq é algo que, se não nasceu com a criança, vem de muito cedo... a pessoa não escolhe de fato...

    3. Lúcio Almeida

      O ser humano se espalha de forma predatória. Constroem prédios, casas, colocam asfaltos e cimento onde havia uma diversidade enorme de vida como mattas, animais, insetos, rios... Canalisam corregos, pulverizam insetos com inseticidada, criam monoculturas. Vivencio isso onde estou morando Ricardo. Nos recusamos varias vezes a vender um pequeno espaço de Terra como mata semi nativa para construção de condominios e temos um sendo construido como vizinho. Asfaltos e canalisação de corregos.

    4. Bender

      "As noticias informam que o ser humano se encaminha para extinção" Pelo contrário... estão prevendo 9 bilhões de pessoas para 2050... Infelizmente a Terra não tem recursos para tanta gente...

    5. Lúcio Almeida

      As pessoas acham que "evolução" é pensar como uma sociedade decadente. As noticias informam que o ser humano se encaminha para extinção pelo seu comportamento e a expressão moderno, evoluido é colocado com frequencia. Olhe a historia e verá que a maior parte das sociedades que praticavam o h0m0ssexualismo cairam. Hoje paises como a Grecia e Roma que tinham o h0m0ssexualismo como cultura mudaram seus conceitos. Esses paises ninguem usa como exemplo. Por que?

    6. LLAS

      Talvez um dia, lá no distante futuro, vc venha a perceber que essa imagem de "deus vingativo" não corresponde ao Deus-Pai que Jesus Cristo revelou. Mas, isso é apenas uma hipótese...

  25. Cassio de Lima

    Acredito que seja a primeira vez em toda a minha vida que concordo totalmente (ou quase totalmente) com um artigo escrito por você...

    Responda
  26. Descrward

    Discordo entregar ao STF o que deveria ser feito pelo legislativo. A turma que assume o poder fica maluca depois de ver a bufunfa envolvida. E o STF é indicado pelo Presidente. Se a turma do presidente fica no poder por muito tempo, ele se torna da turma. Fico decepcionado sua visão de ignorar o legislativo. Discordo também quanto ao fato de chamar de conservadores o que seriam os legalistas. Se fosse para retirar "direitos" do trabalho, não seriam os chama

    Responda
    1. Lúcio Almeida

      Porqur tiveram uma decisão favoravel aos seus interesses Ricardo. No caso em especifico eles derraparam feio em interpretar de forma erronea leis claras como a da união estavel que tem a citação " de um homem e de uma mulher". Eles forçaram a barra para legislar. Temos muitas leis conflitantes nos mais diversos assuntos, porém, a lei que tra do assunto especifico diz o contrario da decisão deles.

    2. Bender

      Pois é! Não digo que os ministros do STF são santos (não conheço eles a ponto de ter opinião), mas entre eles e os deputados e senadores, fico com eles... Os argumentos sempre me pareceram muito mais racionais.

    3. Lúcio Almeida

      Eu insinuando??? Imagina. Nosso legislativo não merece também tal qualificação. Você já viu alguma vez eles legislarem em beneficio proprio concedendo a eles mesmos aumento de salario e beneficios???

    4. Bender

      Você está insinuando que os minitros do STF são corruptos e o legislativo é que é exemplo a ser seguido? rsrsrsrs

    5. Lúcio Almeida

      Para mostrar a qualidade do STF coloco novamente um nome como evidencia: GILMAR MENDES . as decisões do STF são em sua maioria agradaveis ao povo, decidindo pelo coletivo e não só para poucos e engana-se quem diga que eles decidem pelo dinheiro. Alguém já viu por acaso algum banqueiro ser beneficiado pelo STF?

    6. Bender

      Fica calmo, Carlos, Mandar pular de abismo é inconstitucional... Ainda bem que ainda existem pessoas capazes de interpretação.

    7. Descrward

      Se eles mandarem pular no abismo, você vai pular né? Infantil...

    8. Bender

      Engraçado que foi 10 X 0... todos indicados pelo mesmo presidente? Aliás, o presidente não foi eleito pelo povo?

  27. RubensL

    Como já em outro dia: tanta paixão pelo assunto, me leva a crer que está laborando em causa e interesses próprios; fazer o quê?

    Responda
  28. Osmar F. P.

    Tenho que admitir: Um perfeito texto ateu. É esse belo mundo que desejam e pregam. Ainda bem que tenho a liberdade de pensar diferente. Cada makaco no seu galho. Ou seria o caso de... vai procurar tua turma?

    Responda
  29. Pedroso

    (concluindo) Dizer que tal tentativa de misturar crença religiosa com ciência não tem nenhum fundamento lógico e racional é redundante. Claramente é um enfoque acientífico. Mas a grande pergunta que deve ficar é outra: Qual a razão de tanto medo dos religiosos dos homossexuais se casarem e terem direitos iguais a qualquer outro casal heterossexual? Creio que já dei a resposta nos outros comentários. E só complemento. Por verem a coisa como uma doença, o medo é eles se contagiarem. Olhaovírus

    Responda
    1. LLAS

      (continuando)ato falho:sua expressão "virusgay" revela seu deboche sobre o assunto e sobre os gays. Sua religião é um bem pior que as demais, pois é estéril e não impulsiona o ser humano na busca da virtude e da humildade. Aliás, recomenda-se em seu caso, igual ao de qualquer um, a conversão numa nova criatura, proposta cristã de resgate da imago dei residente no ser humano, embora haja pessoas (entre elas o H.Schwartzmonkey) que, no fundo,só enxerguem o "gorila interior".

    2. RubensL

      Concordo em gênero número e grau; trodia fui fazer o famigerado exame de próstata... hmmmmmmmmmm......... saí de lá muito injuriado; não sei como alguém pode gostar de uma coisa dessas! Mas parece que o articulista e muitos por aí gostam!

    3. LLAS

      1)Cada um escolhe o trafego de seu respectivo fiofó:no meu caso,saída de mão única. 2)A confusão "embaixo" reflete na confusão "em cima":o autor ignora que o "papel passado" é apenas papel, que em muitos casos (hetero ou homo), é passado "lá"(portanto,nada higiënico)apenas e tão somente com efeitos civis,leia-se economicos.3)Vincular a (in)validade da tese a pseudo-argumentos evolucionistas é "amaurose uterógena" e infertilidade mental, embora, no limite,não deixe de ser verdade.

  30. Pedroso

    (continuando) A visão de muitos religiosos que a liberação do casamento entre homossexuais é um risco para a espécie humana, só denota o enfoque da homossexualidade como uma doença para os mesmos. E o pior. Uma doença contagiosa! A linha de pensamento é simples: liberar o casamento para os homossexuais é um estímulo a doença homossexualidade. E este "vírus" maligno se espande, e em breve a espécie humana corre o risco de desaparecer por falta de casais heterossexuais, logo, filhos.

    Responda
  31. Pedroso

    Antes de mais nada, parabéns pelo artigo. O Grande barato da situação toda é ver muitos religiosos defendendo a vedação ao casamento entre homossexuais com base em argumentos evolucionistas. Trabalham com a idéia que tal liberação contraria a biologia evolutiva e abre uma possibilidade de no futuro a espécie humana ser extinta, por falta de casais que tenham filhos, pois casais homossexuais não podem procriar e perpetuar a espécie. Pergunto: O que tem a ver uma coisa com outra? (conti

    Responda
  32. Pereira

    Texto quilomêtrico, prolixo, com mistura de temas, que poderiam ser tratados em dois ou três artigos, com mais objetividade. A tendência jornalistica da era atual é partir para textos menores que possam ser lidos com mais interesse. Quanto ao fato de ser ateu, democrático, ou detentor de vários títulos, nada contra, desde que coerente como afirma e sobretudo feliz. Entretanto, por ser ateu não implica a destruição da religião e muito menos o desrespeito à fé de tanta gente, também feliz. /p

    Responda
    1. Alex Peres

      Antonioi, em que trecho do texto o Helio desrespeita as religiões? Favor indicar! A sua interpretação de texto está horrorosa. Ninguém que destruir as religiões. Mas tem-se o direito de opinar sobre um mundo sem elas! Veja que sua radicalização mostra claramente como funciona a mente sob o domínio torto da religião. Era isso que o Hélio queria dizer!

  33. LLAS

    Na má terra da sociedade,adubada por sabedorias de batráqueo,brotam "flores de odor putrefato" como o desgastado bordão de que "o casamento é instituição falida".Essa lógica é natimorta.Para justificar o "casamento gay", torpedeia-se o casamento, que os gays procuram.Patético e ingënuo!Até o inteligente (mas parcial) articulista,e seus "crentes fiéis",podem perceber!A panela não torna bons ingredientes podres. Assim também o casamento com integrantes deteriorados(gays ou hetero). "BON APPÉTI

    Responda
  34. sergei pesar

    CONTINUANDO: O artigo entitulado A LEI DA MOCREIA, em que fez completa previsão sobre a legislação que adotou a convivência continuada (sem prazo de duração em análise) e que se converteria, como vemos, em indústria de pensões e extorções, e que ora volta sua faceta aos homessexuais para também se agasalharem nos cofres da previdência etc.

    Responda
  35. sergei pesar

    Acho que o autor fez inovação infeliz no diminutivo criado para seu texto. Primeiro não cabe a designação pretendida já que é muito prolixo e enorme para o tema; segundo por que a designação diminutiva criada se lhe liga muito mais ao termo que eufonicamente se aproxima muito mais das idéias colocadas e que se grafa com S medial. Mas se quiser tratar do tema sem pretensão de estrelismo, sugiro que consulte matéria do ex ministro Saulo Ramos, no seu jornal em década passada, -CONTINUO~-

    Responda
  36. Marcelo Silvestre

    Tem gente aqui nos comentários citando a velha e anacrônica hipótese da espécie não se perpetuar. Vcs SEMPRE esquecem que um casal gay masculino pode DOAR esperma para um casal gay feminino. A espécie se perpetuaria mesmo que 100% da população fosse gay.

    Responda
  37. Lady Pri

    Que horror.... !  um jornalista instigando sexo com animais.. não vejo nada de engraçado nisso... o ser humano  no geral, já tem uma mente, um tanto pevertida, não precisam de mais ideias como essa! Nota 0, para essa sua posição!

    Responda
    1. Alex Peres

      Que bobagem! Não há nada de instigante no texto! É apenas uma ironia Priscila! Olhaa pessoal, nota zero para interpretação de texto aqui! Todo mundo fugiu da aula de portugues?

  38. flavia fiaschi

    Parabéns! Texto fantástico, bastante democrático e imparcial!

    Responda
  39. Adriana de Paula

    Parabéns, Hélio, pelo texto: argumentação precisa e coerente. Ainda ontem discutia com uma colega a respeito dos projetos citados, que criminalizam a homofobia, e concordo plenamente com você: não sou evangélica nem nada, mas cada um tem sua crença, e criminalizar alguém por isso vai contra à nossa Constituição Federal. É exatamente como você diz: o que cada um faz entre quatro paredes, desde que entre adultos e consensualmente, somente diz respeito a si.

    Responda
  40. Maysa Blay

    Excelente. Parabéns.

    Responda
  41. Fatima Braganholi

    Gostaria que o autor me esclarecesse como o animal pode se opor a vontade humana de subjugá-lo. Foi de extremo mal gosto incluir entre as práticas permitidas aos seres humanos, seres que não podem expressar suas vontades.

    Responda
    1. Alex Peres

      Foi uma ironia Fatima! Será possível que todo mundo leva tudo ao pé da letra?!?!?

  42. nando

    O homossexualismo é um distúrbio de personalidade grave.São pessoas que hipervalorizam a sexualidade, pois tem uma fixação na fase genital, tornando-se pessoas narcisista.Tem uma arrogância profunda em relação à realidade, e tentam recriá-la de acordo com a sua fantasia.O resultado dessa atitude, como pesquisas mostram nos EUA e Europa, é que se envolvem em atitudes muito mais destrutivas que uma pessoa heterossexual. E você é desinformado ao divulgar as inconsequencias do homossexualismo.

    Responda
    1. Lúcio Almeida

      Marcelo, o seu conceito sobre preconceito não seria originario do proprio preconceito?

    2. Marcelo Silvestre

      O preconceito é que é um distúrbio de personalidade grave. É uma atitude muito mais destrutiva socialmente.

  43. LUCIANO STOREL

    Como Cristão Evangélico e com total respeito a todas as opiniões aqui apresentadas, creio na interferência e no poder de Deus em todas as situações, menos nas decisões do ser humano, pois Ele nos fez detentores do livre arbítrio.

    Responda
  44. Seita dos Petralhas

    Se fosse só o casamento não haveria problema, o duro é que criou-se uma nova moda e tendência, em que ser homossexual é legal, com isso vai se além do fim do casamento, também a familia. Agora diga-se lá, "ZOOFILIA" (se o animal concordar), que comentário mais ridículo, como vai ser ? Pergunta-se para o animal se ele quer isso ? Ou vai ser por tentativa e erro ? Tem horas que preferia ser analfabeto a ter que ler coisas desse tipo !

    Responda
  45. Al Hill

    Concordo em grande parte com o seu texto, de forma geral, salvo alguns itens menores. Entretanto, quanto a adoção de crianças por pares gays (casais creio que não se aplica a estes casos), sou totalmente contrario. A formação de uma pessoa deve seguir o curso natural de procriação/maternidade/paterni dade. O homossexualismo não é uma doença, mas foge a regra natural de preservação de espécie e formação familiar. Reconheciment o, sim, direitos idem. Incentivo, promoção, ambientes favor

    Responda
    1. Bender

      Sabe, acho que a única coisa que acho aceitável ser discutida é o caso da adoção pq envolve um tercerio (todos os outros direitos não envolvem terceiros e por isso ninguém deveria ir contra eles). No entanto, essa discussão tem que ser justa. Não basta vir com os achismos da maioria... É fato que muitos já foram criados por gays e é fato que não se tornam gays por isso (as chances são como as de qualquer outra criança). Enfim, o espaço é curto para prosseguir...

    2. Lúcio Almeida

      Nesse caso Ricardo, se alguma vez eu posicionei-me contra vou mudar para neutralidade. Realmente não conheço nenhum caso pessoalmente para dizer se é benefico ou não e como o impacto inicial é bom para nossas crianças já terão um lar e, pensando de forma otimista, muito carinho e amor.

    3. Bender

      Recente no Brasil... E mesmo sem ser recente, existe muita gente criada já por casais ga ys (sendo oficialmente filho de apenas um) e esses casos já foram estudados - não há nada de errado...

    4. Lúcio Almeida

      A adoção por h0m0ssexuais ainda é recente. É cedo para dizer se vai dar certo ou errado.

    5. Marcelo Silvestre

      "A formação de uma pessoa deve seguir o curso natural de procriação/maternidade/paterni dade." Pelo jeito vc é contra até a adoção de crianças por heteros... Nenhum estudo conseguiu demonstrar qualquer demérito na criação de crianças por gays. E olha que os cristãos já tentaram fazer vários estudos desses para comprovar sua tese.

  46. Clécio Oliveira

    Discordo de sua opinião, apenas quando se refere à questão vinculada à adoção de filhos! Sou, firmemente, contra, a esses aspectos, e, não apenas por uma questão dita natural, mas, aí, sim, pelos aspectos psico-sociais que envolverão as crianças, porventura envoltas, inocentemente, nesses "affairs" e embróglios, que envolvem, muito mais, como você mesmo tão bem colocou, uma mera questão persecutória de 'reconhecimento' e de "inveja" contra uma tradição e negação, essa, sim, biológica

    Responda
    1. Lúcio Almeida

      Marcelo, não há estudos que mostrem os beneficios também, portanto, opiniões a favor e contra são validas. Os estudos se iniciam em cima de suspeitas para que elas se confirmem ou não.

    2. Marcelo Silvestre

      Vc é contra apenas por opinião pessoal, não existem estudos que mostrem qualquer demérito na adoção de crianças por gays. E olha que já tentaram fazer vários!

  47. Romeu Fossati

    Acho que não há mais o que dizer sobre uniões estáveis, mas tenho ideias paralelas às suas quanto à usurpação dos direitos do povo pelo STF, ao se reunir como uma Pós-Constituinte. Havia na Constituição um conceito implícito de que casais são formados por pessoas de sexos diferentes, conceito esse que o STF resolveu riscar, e criar um novo conceito, que não havia na Constituição, de casal homoafetivo, numa alteração radical do conceito de família, que não cabia ao STF decidir qual deveria se

    Responda
    1. Marcelo Silvestre

      É por isso mesmo que nosso país possui três poderes, um contra-balanceia o outro. O STF não usurpou nada. É dever do STF interpretar a lei e aplicar o mesmo entendimento para situações semelhantes. Se o legislativo se omite, é dever do judiciário contra-balencear e esclarecer o entendimento.

  48. Ricardzilla

    "zoofilia (se o animal em questão não se opuser)", cume é que é????????????? Você precisa de tratamento cara, urgente!!!!!!!!!!!

    Responda
    1. Ricardzilla

      Ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, ha, excelente Petruchio!!!!!!!!!!!!!!!!!

    2. Petruchio Ananias

      Ou de marido!

  49. tato

    Nenhum de nós estaria aqui escrevendo se nossos pais fossem homossexuais,incluindo o autor.

    Responda
    1. Lúcio Almeida

      Não daria certo Marcelo. Na hipotese h0m0afetiva, a mulher que convive com a outra ficaria com ciumes pela criança ser filho do homem doador e na hipotese dos parceiros homens aguardarem a gestação para adotarem a criança, quem te garante que depois de 9 meses gerando um filho a mulher vai entrega-lo facilmente. E a depressão por ter gerado um filho e não criar? E a culpa que vai perdurar por anos e anos. E o psicologico da criança que naturalmente vai procurar a figura masculina e feminina?

    2. Marcelo Silvestre

      Não, óbvio! Para isso existe a adoção. E vcs SEMPRE esquecem que um casal gay masculino pode doar esperma para um casal gay feminino. A espécie se perpetuaria mesmo que 100% da população fosse gay.

    3. Petruchio Ananias

      SIM, claro! E positivo.

  50. aulima

    Parabens! argumentos muito bem fundamentados, e para aqueles que continuam querendo se cobrir com o manto da iprocrisia, ai vai meu recado:abram so um pouquinho essas cabeças retrogradas.

    Responda
    1. Lúcio Almeida

      A reciproca é verdadeira.